15 de janeiro de 2010

Chuva, vento e granizo causam danos em 5 municípios de Sergipe

19:50 | , ,

Créditos: Terra
Foto: Jorge Henrique (Futura Press)
Um forte temporal com chuva intensa e granizo atingiu e causou danos a cinco municípios de Sergipe na noite e na madrugada desta terça-feira. "Foi desesperador. Pessoas ficaram feridas, famílias desabrigadas, casas e escolas foram destruídas. A comunidade não dormiu. Nunca vimos uma chuva tão forte, de granizo, antes no alto sertão sergipano", disse a secretária municipal da Cultura e do Turismo, Sílvia de Oliveira. O temporal atingiu os municípios de Canindé, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre e Nossa Senhora de Lourdes.

A Defesa Civil está monitorando os cinco municípios sergipanos atingidos pela chuva de granizo, de acordo com o major José Erivaldo Mendes, coordenador Estadual de Defesa Civil (Codec). "Nossa prioridade é abrigar as familías que perderam suas casas", disse o major. Segundo ele, carros pipas já foram enviados para as cidades atingidas por conta da falta de água.

Em Porto da Folha, distante 190 km de Aracaju, o temporal, que começou ontem à noite e durou toda a madrugada de hoje, destruiu dez moradias e destelhou outras 23. A chuva de granizo derrubou também o muro de uma creche e o telhado do estádio Caio Feitosa.

O temporal atingiu também assentamentos próximos ao povoado Capim Grosso, em Canindé de São Francisco, e várias famílias do assentamento João Pedro Teixeira tiveram suas casas atingidas. Segundo a prefeitura, uma equipe do município está no local prestando assistência às famílias atingidas. Em um levantamento preliminar, a Defesa Civil contabiliza no local dez casas destruídas, outras 50 atingidas parcialmente, 64 famílias desalojadas e cinco animais mortos por causa da chuva.

Segundo Everaldo Nunes, coordenador da Defesa Civil Municipal de Canindé de São Francisco, a população mais atingida estava nos assentamentos de João Pedro Teixeira, Maria Feitosa e na comunidade Nova Vida.

Por causa do temporal, em vários pontos do município houve falta de energia elétrica e a tempestade chegou a derrubar casas e estragar plantações. De acordo com o prefeito de Canindé, Orlando Andrade, todas as famílias atingidas terão assistência prestada pela Prefeitura de Canindé.

Em Gararu, a Defesa Civil afirmou que uma casa ficou totalmente destruída, outras duas foram destelhadas e três famílias estão desalojadas. Mãe e filho que estavam na casa que desabou conseguiram se salvar pulando a janela. Segundo a Defesa Civil, o levantamento completo dos danos aos municípios está sendo finalizado pelo órgão, porém, ainda não há registros oficiais de mortos ou feridos.

0 comentários: