29 de novembro de 2010

Não adianta denominar culpados...

19:24 | , ,

Este fim de semana foi melancólico para os torcedores do América. Infelizmente, o time alvi-rubro da Av. Rodrigues Alves foi rebaixado pela terceira vez em quatro anos, indo disputar a terceira divisão do Campeonato Brasileiro em 2011.

Realmente, foi uma vergonha para o futebol do Rio Grande do Norte. Há uma semana atrás, víamos o ABC se sagrando campeão nacional (mesmo sendo o título da Série C, é um título de expressão nacional), com uma belíssima festa nas ruas da capital potiguar. Mas, bastou apenas uma semana para o quadro se inverter e vermos o outro grande clube da capital ser rebaixado como lanterna e ainda perdendo em casa para outro time que caira após o fim da rodada (o Brasiliense).

Reproduzo aqui o comentário do cronista esportivo Pedro Neto dado hoje na segunda edição do  programa Globo Esportivo, terminado agora há pouco na Rádio Globo Natal, onde ele, em palavras próximas as que estão abaixo, descreveu um dos motivos para a queda do América: "Não há um só culpado pelo descenso. Há vários. Não culparia o atual presidente, nem o treinador Dado Cavalcanti por pegarem o bonde andando. Não culparia a maioria dos jogadores, pois alguns mostraram bom futebol. Culparia sim a diretoria, que não administrou bem e fez algumas contratações erradas e culparia o Lula Pereira (ex-treinador do clube) por ter afundado mais o time alvi-rubro".

Em partes, concordo com o cronista e aqui faço o meu comentário: A maior mancada americana foi ter contratado o Lula Pereira. Ora, ele não dirigia um clube há dois anos. Precisava de uma reciclagem. E, para piorar, induziu a diretoria a trazer péssimos jogadores. Já a diretoria culpo por dois fatos: desde 2007 não faz bons planejamentos para o futebol, culminando nessas quedas, e por não conseguir perceber que a coisa está errada e não consertar a tempo (que foi o caso do treinador cearense). Era uma lástima passar em algum lugar e ver um torcedor americano quase chorando de raiva ou triste mesmo vendo seu time se afundar cada vez mais. Chegava a ter pena de alguns.

Só que aí chego a um ponto que não concordo: não culpar o atual presidente. Ele fez parte dessa diretoria que afundou o América. Participou ativamente de algumas das decisões que ajudaram no rebaixamento. Contribuiu para contratações erradas. E, espero estar enganado, encobriu pessoas da diretoria que colocaram seus interesses pessoais, financeiros e até políticos a frente do clube que administravam. Realmente, é uma vergonha.

E agora é fazer um novo planejamento para disputar a terceirona em 2011. Espero, sendo um torcedor neutro aqui no RN (já que sou flamenguista aliviado por não ser rebaixado e orgulhoso do meu time), que o América possa se reerguer e voltar a Série B ou quem sabe ir à primeira divisão, junto com o ABC.

0 comentários: