8 de novembro de 2010

Credibilidade indo por água abaixo

21:07 | , ,

Já se foi o tempo que fazer uma prova era prazeroso e produtivo para se testar conhecimentos. Isso é o que acontece com o ENEM nos últimos dois anos: Passou o tempo em que era legal você testar seu conhecimento em uma prova de âmbito nacional.

O ENEM, depois de sua modificação, vem perdendo cada vez mais credibilidade e confiança por parte dos estudantes. Parece que o MEC, ao invés de facilitar o acesso do jovem à universidade, piorou as coisas. Provas mal diagramadas, erros grotescos da gráfica na organização da prova, bem como no cartão de respostas, até roubo de provas teve. Lamentável!

O que esse exame precisa é de uma nova reorganização. Quem comanda a aplicação dessas provas de grande magnitude não pode tolerar erros grosseiros como os das provas do último fim de semana. Já bastou o cúmulo de duas provas vierem misturadas no mesmo caderno de provas.

E o estudante que perdeu tempo, sono, compromissos e outras coisas para se dedicar ao estudo de até um ano para fazer essa prova e é surpreendido com falhas tão graves? Como é que fica? Vai perder mais um ano de estudo? O MEC deveria tomar sérias providências para combater esse amadorismo de ensino fundamental na aplicação dessas provas.

Aproveito para saudar a juíza cearense que deferiu a liminar suspendendo a correção e o andamento do cronograma do ENEM. Ações enérgicas precisam ser tomadas para que esse exame volte a ser confiável - Caso contrário, estou prevendo que, ano que vem, a abstenção possa dobrar e o velho vestibular volte a ser mais importante.

Abre o olho, MEC!

0 comentários: