26 de novembro de 2010

O que acontece no Rio?

21:53 | , ,

Estamos todos horrorizados com o que estamos vendo no Rio de Janeiro desde domingo: Uma onda de ataques por parte do crime organizado contra a população, com foco nas autoridades - Tudo por conta das unidades de Polícia Pacificadora que estão sendo implantadas no Rio de Janeiro.

Só sendo bandido mesmo para não querer que essa excelente iniciativa continue. Essa ação, iniciada no atual governo fluminense, é uma das melhores sacadas que já vi em se tratando de segurança pública no país. A atuação dos policiais acaba expulsando os traficantes e/ou as milícias das comunidades e favelas, garantindo assim que o Estado possa contribuir para uma melhor qualidade de vida. Quase não ouvimos falar de ações dessa magnitude que não tenham dado certo - Se configurando um excelente trabalho das autoridades da segurança pública.

Mas, como tudo que é bom tem seu defeitinho, aqui também encontramos um e, possivelmente, é o motivo dos ataques: Como as unidades estão sendo implantadas, o crime vem perdendo território e os bandidos, como as pessoas de bem, querem retomar o que perderam. Por isso, tentam intimidar a população e a polícia, orquestrando esses ataques a pessoas inocentes, que não tem nada a ver com a richa com os "polícia".

O que as autoridades precisam entender é que não bastam apenas UPP's. É preciso, antes de mais nada, prender todos esses que "mandavam" nas comunidades. Após isso, fazer um amplo trabalho social nesses locais, para que as crianças e os jovens não queiram entrar nesse cruel mundo das drogas, que é o que financia toda essa bandidagem.

E falando em drogas, esse é o principal entrave para que a violência não diminua: Enquanto pessoas pobres e inocentes estão morrendo nas favelas, há filhinhos de papai fumando seu "baseado" em mansões chiques ou em apartamentos de luxo na área nobre. O maior trabalho a se fazer é a conscientização dessas pessoas, mostrando a elas que o seu prazer momentâneo custa, sobretudo, vidas! Isso é muito sério: Riquinhos fumando maconha e causando enormes problemas sociais nas favelas e bairros pobres, de onde sai o seu lazer. Conscientizar é preciso, mas o trabalho social que mencionei acima também é necessário.

Fico na torcida para que essa situação vexatória acabe logo. Os amigos cariocas não merecem sofrer nas mãos de criminosos que só mancham o nome da capital fluminense. Espero poder, um dia, noticiar aqui que o Rio voltou a ser a "Cidade Maravilhosa".

0 comentários: