18 de junho de 2010

Um jogo chato... Mas que valeu!

10:55 | , , ,

Muito bem leitor. Vamos para o primeiro dos vários textos que pretendo postar sobre a Copa do Mundo de 2010 em relação a atuação da Seleção Brasileira. O de hoje fala sobre a atuação contra a Coréia do Norte, no estádio Ellis Park (Joanesburgo), quando nossa seleção venceu por 2 a 1.

Olha, eu tinha muitas expectativas quanto ao que via até então na 19ª Copa do Mundo de Futebol. Jogos truncados, muita marcação, apenas uma goleada e uma seleção apenas dando show. Achava que isso tudo teria um novo panorama com a estreia da seleção brasileira.

Mas, o teclado e a televisão queimaram meus dedos e minha língua. Ô joguinho chato hein! Nossa, nunca vi tanta dificuldade para se vencer um jogo como o do Brasil - Mesmo sendo contra um fraquíssimo time.

O primeiro tempo foi insignificante: Os nossos jogadores talvez estivessem nervosos, mas isso não é motivo para ficar o primeiro tempo inteirinho com toque para um lado, um toque para o outro, sem querer arriscar um chute sequer ao gol dos norte-coreanos. É brincadeira o que o Dunga pregou para os jogadores fazerem nos primeiros 45 minutos. Atuação digna de um time como o da Coréia do Norte, esperando o adversário, só nos toques, com medo de ser atacado, temendo a velocidade do oponente. Como diria um comentarista da Rádio Globo de São Paulo: "Noooosssssssaaaaaa... O que é isso?!". O Kaká foi muito apático, sem movimentação alguma (Acho que ainda sente sua lesão no púbis). Sem o camisa 10 jogando, o Brasil não teve movimentação no primeiro tempo, resultando apenas em um chute do Maicon por volta dos 25 minutos.

Já o segundo tempo foi mais convincente. Com a calmaria dos jogadores, o futebol que o Brasil mostrou subiu consideravelmente de produção. O Kaká correu mais, o Robinho se movimentou e ajudou na parte tática, o Maicon correu mais e fez mais cruzamentos - Tanto que em um errado fez um gol. E melhorou mais ainda com a entrada de Ramires e Daniel Alves para ajudar na movimentação dos dois laterais. Foi muito bom o segundo tempo.

Quanto aos gols, gostei muito das jogadas. O Maicon aproveitou a sorte, a falha do goleiro e a velocidade da "Jabulani" para fazer o primeiro gol. Já o Robinho tem uma visão de jogo impressionante para dar um passe como o que ele deu para o Elano. Genial! Porém, como tudo que é bom dura pouco, os nossos zagueiros deram mole e deixaram os norte-coreanos fazerem um gol, deixando o fim de jogo tenso.

Não tenho o que destacar da atuação do goleiro Júlio César. O coitado não trabalhou o jogo inteiro (Exceto em uma cobrança de falta no segundo tempo e na tentativa de deter o gol deles). Mas, precisa melhorar a forma física e ser um pouco mais exigido, tudo para demonstrar a sua atual fama, de melhor goleiro do mundo na atualidade.

E agora é esperar o jogo do próximo domingo, contra a Costa do Marfim. Os africanos vão vir com tudo - Inclusive com o Drogba. Mas, a nossa seleção é valente e vai levar essa... A partida será às 15:30 (Horário de Brasília) no Soccer City, em Joanesburgo. Vamos lá Brasil, que quero fazer um texto elogiando sua atuação na segunda-feira!

0 comentários: