26 de junho de 2010

Brasil 0 X 0 Portugal: O pior jogo da Copa

13:04 | , , ,

E chegou a decisão do grupo G da 19ª Copa do Mundo. A cidade litorânea de Durban estava em êxtase: De um lado, a seleção da sua maior colônia estrangeira (Portugal); De outro, o time mais amado e idolatrado no futebol mundial (Brasil). Se esperava um digno jogo de futebol no mais alto nível possível.

Mas... Foi um jogo pra tirar aquele cochilo de depois de almoçar. Meu Deus, que partida ruim! Parecia um amistoso de luxo, já que um empate classificava os lusitanos - Mesmo os marfinenses acreditando em um milagre contra os norte-coreanos. Um jogo sem criatividade alguma, com muita acomodação dos dois lados, sem qualquer tipo de objetividade - Claro, pois Portugal se classificava com um empate e o Brasil com esse resultado seria o primeiro colocado da chave.

Os portugueses se apoiaram no que já foi o melhor jogador de futebol. Cristiano Ronaldo foi completamente anulado pelo Lúcio - Quer dizer, não completamente, mas em boa parte do jogo. Queriam usar de uma de nossas armas, o contra-ataque, para poder ganhar o jogo. Ficaram nos esperando, hora no seu campo, hora marcando a saída de bola. Só quiseram ganhar o jogo no início do segundo tempo, quando Carlos Queiroz mexeu no time, o deixando com três atacantes. Não conseguiu.

Já os brasileiros... Bem, os brasileiros... Sabe, não há muito o que falar sobre um time tão apático. Nossa seleção não jogou absolutamente nada, pior até do que no jogo contra a Coréia do Norte.Ficou com toquinho pra lá, toquinho pra cá, sem objetividade nenhuma, com todos os jogadores parecendo postes dentro de campo, sem movimentação alguma. Com a ausência de Kaká, expulso no último jogo, Elano, ainda contundido, e Robinho, poupado por Dunga, em todo o jogo os nossos jogadores queriam jogar com o regulamento embaixo do braço. Ridículo.

A única coisa benéfica do jogo, pra mim, foi a substituição do Felipe Melo no final do primeiro tempo. O Dunga não caiu, desta vez, nos conselhos dos auxiliares técnicos em deixar um jogador descontrolado e irritado dentro de campo, fazendo jogadas ríspidas e a ponto de prejudicar o time. Vamos ver se, assim, o Dunga deixa logo de vez o Ramires no time, que é bem melhor do que ele.

Quanto ao Dunga, acredito que ele não mexeu bem no time e demorou pra isso. O Júlio Baptista não jogou bem, o Daniel Alves também não (Apesar de ser uma excelente opção). Quando viu que estava sendo ameaçado e não tinha opções para tal defesa, apenas aos 37 minutos do segundo tempo ele coloca o Ramires no lugar do jogador da Roma. Definitivamente não gostei da atuação do Brasil.

E agora é o mata-mata. Não se pode perder mais, pois podemos voltar pra casa mais cedo. E agora é esperar o Chile pra jogar na segunda-feira, às 15:30, em Joanesburgo. Boa sorte pro Brasil! Ah, e um recado pro Dunga: Não precisa pedir desculpas ao torcedor brasileiro, nem ao Alex Escobar. Faz teu trabalho em paz que tudo vai pra frente. Vamos lá Brasil!

0 comentários: