Peço desculpas, mais uma vez, por atrasar um dia de postagem... Mas, em final de semestre letivo, com duas coordenações e mais uma programação de rádio nas costas, é difícil conciliar tudo e ainda ter tempo pra descansar... Mas, não se preocupem: Isso é só por hoje... Na sexta-feira será normalizado... Boa leitura!
Imagem: IBOPE
A cada 4 anos é a mesma coisa: Ano de copa do mundo, ano de são joão revestido de verde-e-amarelo, ano sempre par e... Bingo! Eleição para presidente da república! E esse tema não poderia ser deixado de lado por este singelo autor...
A campanha nem começou e já tem os animos bem acirrados. Tudo por causa dessas pesquisas que saem de vez em quando na imprensa. A última foi a que a Globo e o jornal O Estado de S. Paulo encomendaram ao IBOPE, onde os principais pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados nas intenções de voto.
Essa pesquisa mostrou uma tendência que, provavelmente, nos próximos 4 meses será seguida: O populista presidente Lula está conseguindo alavancar sua candidata a sucessão, enquanto o carrancudo ex-ministro da saúde do governo FHC está caindo vertiginosamente nas pesquisas. Acredito que isso se deve a dois fatores:
Primeiro: Como já disse, o Presidente Lula é uma pessoa bem carismática, fácil de se lidar. É óbvio que ele conseguirá mover uma grande parcela da sociedade - Sobretudo os nordestinos e os de classe mais baixa - para ser a favor do que ele quer. E não seria diferente com a sua pré-candidata a sucessão.
Segundo: Enquanto um apoiador de uma pré-candidata é bem carismático, o outro pré-candidato principal não demonstra tão bom humor assim. O sósia em carne e osso do Sr. Burns, dos Simpsons, não demonstra, desde sua gestão na pasta da saúde, ser uma pessoa fácil de se lidar. Ele é muito fechado, parece sempre que está de mau humor. A princípio, não parece ter carisma suficiente para conquistar a população brasileira.
O que acontece, caro leitor, é que um, tentando explorar a deficiência do outro, vai transformar essa campanha em uma saga incontestável de ataques a golpes baixos. Inclusive já foram veiculados spots do PT nas rádios (Propagandas veiculadas em todo o Brasil) que, no meu modo de ver - E ouvir -, foram bem ofensivas contra o pré-candidato tucano. Por outro lado, já estão acusando os petistas de fabricarem um dossiê contra seu pré-candidato. Ora, pra quê tanta baixaria, se o povo quer saber mesmo é de propostas convincentes que o levem ao palácio do planalto?
Quem vai ficar de coadjuvante vendo tudo isso e só esperando um bote é a Marina Silva (PV). Ela, coitada, ao meu ver, vai ser esquecida um pouco pela mídia, que vai querer, claro, ver a baixaria na campanha - E é o que vai dar o IBOPE nas TVs e nas rádios.
Sou contra a baixaria em qualquer situação, mesmo aquelas que podem mudar nossas vidas nos próximos 4 anos. Então, espero e peço aos que serão candidatos que não usem desse artifício para se promover, pois o que vai interessar mesmo é o conteúdo prático do que forem falar - Leia-se propostas. E agora é esperar o dia 6 de julho, quando vai começar a campanha. É esperar pelo alto nível do debate político.
A campanha nem começou e já tem os animos bem acirrados. Tudo por causa dessas pesquisas que saem de vez em quando na imprensa. A última foi a que a Globo e o jornal O Estado de S. Paulo encomendaram ao IBOPE, onde os principais pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados nas intenções de voto.
Essa pesquisa mostrou uma tendência que, provavelmente, nos próximos 4 meses será seguida: O populista presidente Lula está conseguindo alavancar sua candidata a sucessão, enquanto o carrancudo ex-ministro da saúde do governo FHC está caindo vertiginosamente nas pesquisas. Acredito que isso se deve a dois fatores:
Primeiro: Como já disse, o Presidente Lula é uma pessoa bem carismática, fácil de se lidar. É óbvio que ele conseguirá mover uma grande parcela da sociedade - Sobretudo os nordestinos e os de classe mais baixa - para ser a favor do que ele quer. E não seria diferente com a sua pré-candidata a sucessão.
Segundo: Enquanto um apoiador de uma pré-candidata é bem carismático, o outro pré-candidato principal não demonstra tão bom humor assim. O sósia em carne e osso do Sr. Burns, dos Simpsons, não demonstra, desde sua gestão na pasta da saúde, ser uma pessoa fácil de se lidar. Ele é muito fechado, parece sempre que está de mau humor. A princípio, não parece ter carisma suficiente para conquistar a população brasileira.
O que acontece, caro leitor, é que um, tentando explorar a deficiência do outro, vai transformar essa campanha em uma saga incontestável de ataques a golpes baixos. Inclusive já foram veiculados spots do PT nas rádios (Propagandas veiculadas em todo o Brasil) que, no meu modo de ver - E ouvir -, foram bem ofensivas contra o pré-candidato tucano. Por outro lado, já estão acusando os petistas de fabricarem um dossiê contra seu pré-candidato. Ora, pra quê tanta baixaria, se o povo quer saber mesmo é de propostas convincentes que o levem ao palácio do planalto?
Quem vai ficar de coadjuvante vendo tudo isso e só esperando um bote é a Marina Silva (PV). Ela, coitada, ao meu ver, vai ser esquecida um pouco pela mídia, que vai querer, claro, ver a baixaria na campanha - E é o que vai dar o IBOPE nas TVs e nas rádios.
Sou contra a baixaria em qualquer situação, mesmo aquelas que podem mudar nossas vidas nos próximos 4 anos. Então, espero e peço aos que serão candidatos que não usem desse artifício para se promover, pois o que vai interessar mesmo é o conteúdo prático do que forem falar - Leia-se propostas. E agora é esperar o dia 6 de julho, quando vai começar a campanha. É esperar pelo alto nível do debate político.
0 comentários:
Postar um comentário