17 de junho de 2010

Jorge de Altinho no São João da Universitária FM

15:13 |

Neste final de semana o programa Vozes do Brasil tem “...um segredo, menina, cá dentro do peito”: É o especial junino que segue o caminho da roça ao som de Jorge de Altinho, o Príncipe do Baião.

Antes de se firmar no cenário musical compondo e cantando para o forró, este Pernambucano (natural de Olinda),  criou o grupo musical The Big Boys, no início dos anos 70 e no clima de Jovem Guarda. Logo fundou depois uma pequena orquestra de frevos e por fim um conjunto de chorinho, denominado Cavaco & Viola.

Jorge de Altinho começou compondo para o Trio Nordestino em 1975, e conquistou sucessos como "Fole de Ouro", "Amor Demais", "Forró Quentão" e "Petrolina Juazeiro", com a interpretação do Trio.

Em 1980 partiu para a carreira solo, como cantor e compositor, lançando o disco "Jorge de Altinho - O Príncipe do Baião" pela Odeon. O artista foi o responsável por inovar e dar uma repaginada no ritmo.

Ele acrescentou os metais – sax, trompete e trombone - e guitarras aos elementos básicos do forró, a zabumba, sanfona e triângulo. Durante a moda da lambada compôs algumas músicas no gênero... Sempre tentando conseguir sucesso no sul do país, incluiu outros ritmos em seus discos, gravando frevos, baiões e até mesmo boleros. Seu sétimo disco, "Calor de Verão" (1987) foi o primeiro a estourar fora do Nordeste, ganhando Disco de Ouro levando o compositor a shows por Rio e São Paulo. Em 1998 lançou um CD com canções românticas, destacando-se "Me Dê Motivos", sucesso de Sullivan na voz de Tim Maia. Outros sucessos seus foram "Petrolina Juazeiro", "Sigilo", "Nem Ligue",  e o seu maior sucesso a música "Confidência".

Na Universitária FM – 88,9 MHz – o seu fim de semana fica em clima de São João, no Vozes do Brasil especial Jorge de Altinho.

SERVIÇO:
O QUÊ: Programa Vozes do Brasil – Jorge de Altinho
ONDE: Universitária FM | 88,9 MHz
QUANDO: Sábado (19/05) e Domingo (20/05) às 19h.
CONTATO: vozes@fmu.ufrn.br | www.fmu.ufrn.br

0 comentários: