Muito bem, caro leitor brasileiro. Vamos a mais um texto especial do "Fatos e Opiniões" especial Copa do Mundo 2010, onde estamos opinando sobre os jogos da Seleção Brasileira. Desta vez, vamos falar sobre as oitavas de final, onde jogamos conta o Chile, no Ellis Park (Joanesburgo) e ganhamos por 3 a 0 na segunda-feira.
Foto: Jornal O Globo
Pois bem, chegamos às oitavas, onde a copa começa a ficar emocionante. E não foi pra menos no jogo da seleção brasileira. E como diz a matéria do Globoesporte.com, "freguesia é coisa pra ser respeitada". E ontem não foi diferente contra os chilenos: Uma goleada incontestável, no melhor jogo do Brasil até agora na 19ª Copa do Mundo de Futebol.
Enfim, um excelente jogo da turma de tio Dunga. Um jogo consistente, com várias opções de jogadas, sem períodos de toques para o lado, jogando rápido e sendo eficiente: Com essa formação de segunda-feira, acredito que a nossa equipe achou o jeito ideal de se jogar uma partida eliminatória de Copa. O Ramires jogou muito, o Kaká se movimentou mais, o Robinho fazendo boa atuação no ataque, o Michel Alves tentando mostrar um pouco o seu futebol, o Júlio César trabalhando bem. Essa é a seleção que queremos ver.
Nesse jogo, ficou provado a forma que o Dunga gosta de jogar: No contra-ataque. Em um jogo onde a seleção é exigida na defesa, como ontem, o rendimento é bem melhor. Se o Chile jogasse como Portugal, o jogo não seria tão bom.
Porém, tenho de destacar 3 acontecimentos do jogo. Primeiro: A infelicidade do Ramires, que vinha jogando muito bem e tomou um cartão amarelo bobo, em uma falta desnecessária, desfalcando a seleção no próximo jogo. Segundo: O nervosismo do Kaká, que novamente jogou nervoso, fazendo faltas, tomando um novo cartão. O que está acontcendo com ele? Terceiro: A atuação pífia do Daniel Alves, que não jogou nada, bem diferente do que vinha jogando. Nessa formação, ele não se deu com o Maicon começando um jogo - Prefiro que ele seja opção para o segundo tempo.
Aproveito pra rebater algumas críticas que estão sendo tecidas injustamente contra nosso lateral-esquerdo titular. Andam falando nas mesas-redondas e na internet que o Michel Alves não está jogando nada. É óbvio que não está, afinal não estão o usando para fazer jogadas de ataque. Ora, como é que vocês, analistas do futebol, querem que ele jogue bem se o time não colabora? Se eu fosse o Dunga, utilizaria mais a lateral-esquerda para jogar, uma vez que o uso do Maicon está cada vez mais previsível e os adversários estão o marcando, como no último jogo. Abra o olho, Dunga!
Já os chilenos devem ser parabenizados pela sua atuação na copa. Depois de 48 anos sem vitória em mundiais, ganharam dois jogos, se classificando para as oitavas em um grupo dificílimo, contra uma favorita Espanha e uma defensiva Suíça - Que não tomava gol em copas há 6 jogos. Parabéns a turma do Marcelo Bielsa, que trouxe bons jogadores, como o Valdívia - Que poderá voltar ao Palmeiras em breve.
E agora é esperar a sexta-feira. O jogo será contra a forte Holanda. É promessa de jogo emocionante. A partida será na cidade de Porto Elizabeth, na sexta, às 11h. Neste dia, mais uma atualização - Espero que seja comemorando mais uma classificação - sobre a Copa do Mundo. Vai lá Brasil, que a hora é essa!