29 de outubro de 2010

Enfim, acabou...

21:41 | , ,

Finalmente, depois de três meses e dois turnos eleitorais, acabou hoje a propaganda eleitoral gratuita (De gratuita não tem nada) obrigatória nas emissoras de rádio e TV brasileiras para as eleições gerais desse ano. Hoje foi o último dia para os candidatos exporem suas idéias e propstas no rádio e na televisão em rede nacional.

Ainda bem que acabou... Tudo bem, eu gosto de política, assisto e ouço (Por obrigação, pois trabalho em uma rádio) a propaganda dos candidatos. Só que, convenhamos: O nível da propaganda caiu drasticamente nesta eleição. E quando falo em qualidade, não é no material não - É no conteúdo do material.

Nunca vi tanta baixaria em uma campanha eleitoral. Acusações graves, feitas na mais baixa civilidade, sem escrúpulos, nem medo de perder espaço nos preciosos segundos ou minutos destinados às suas propostas. A propaganda só não foi de baixo calão por conta da linguagem utilizada nesses ataques: A linguagem culta - Tentando até demonstrar uma educação dos locutores e apresentadores do programa eleitoral.

Espero que fique de lição essa jornada eleitoral desse ano para os próximos candidatos melhorarem o nível da campanha. Cheguei a testemunhar pessoas dizendo que "ceboseira pouca é bobagem" no horário eleitoral. O povo quer um debate de idéias e propostas, não acusações. Em 2012, quando teremos eleição para prefeito, espero que o nível suba bastante e não tenhamos baixaria na campanha.

E por falar em campanha, novamente o "Fatos e Opiniões" fará a malhor análise das eleições 2010 - 2º turno. No domingo iremos às urnas para decidir o futuro do Brasil nos próximos 4 anos. E, na segunda, dia 1º, traremos um resumo da cobertura das eleições, além da melhor avaliação do resultado oficial das urnas divulgado pelo TSE. Então, vote direito que, na segunda, analisaremos o seu voto e o dos mais de 135 milhões de eleitores brasileiros. Fatos e Opiniões: A melhor análise da decisão dos brasileiros!

Propaganda eleitoral no rádio e na TV termina nesta sexta-feira

21:22 | , ,

Créditos: Editora Abril
Esta sexta-feira (29) é o último dia de exibição da propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV, dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais que disputam o segundo turno.

De acordo com o calendário eleitoral, também termina o prazo para a divulgação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita, de propaganda eleitoral em páginas institucionais na internet e para a realização de debates entre os candidatos.

A legislação estabelece ainda que a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes e amplificadores de som pode ser feita até sábado (30), mas só até as 22 horas, assim como a realização de carreatas e a distribuição de material de propaganda política.

No domingo (31), os eleitores poderão ir às urnas entre as 8h e as 17h. Aqueles que chegarem perto do fim do horário, receberão senhas para que possam ser atendidos e, com isso, garantir o direito ao voto. Os eleitores de todo o País deverão votar em seu candidato à presidência e, em oito Estados, em concorrentes ao governo estadual. Nos dois casos, o número do candidato e do partido tem dois dígitos. O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma cola com o número do candidato, e com isso, agilizar o tempo de votação.

A estimativa do TSE é que, nos Estados onde haverá segundo turno (Goiás, Alagoas, Pará, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima e Piauí, além do Distrito Federal), o tempo médio que cada eleitor gastará na cabine de votação será de 30 segundos. Nas localidades onde haverá votação apenas para presidente, o tempo deverá ser menor.

No dia da eleição, os eleitores podem manifestar seu voto, desde que de maneira individual e silenciosa.

Serra e Dilma agradecem e pedem voto no último programa

21:18 | , ,

Créditos: G1
O último programa eleitoral de José Serra (PSDB) veiculado na noite desta sexta-feira (29) destacou a biografia do candidato. Serra apareceu ao lado da esposa, Mônica, e dos filhos, Verônica e Luciano. Um locutor contou a história de exílio do tucano durante o período do regime militar: “José Serra tem 40 anos de vida pública, diferente a Dilma, que nunca disputou uma eleição e só chegou aqui por conta do seu partido político”, disse o locutor.

“Eu nunca consegui nada de mão beijada, sempre tive de trabalhar e muito. Trabalhei bastante para chegar aqui, agora peço seu voto no domingo. Pense bem, eu não teria sido eleito e reeleito tantas vezes pelo povo se não trabalhasse direito. O novo Brasil vai nascer da nossa coragem e da nossa união, para enfrentarmos a violência e o perigo das drogas. É num novo país. Com ordem e progresso nós vamos juntos pela Pátria amada, Brasil”, disse o candidato.

Durante o programa, um locutor falou sobre os principais projetos desenvolvidos pelo tucano, como os genéricos e o mutirão da saúde. O locutor ainda afirmou que, caso eleito, Serra vai criar 150 policlínicas, dar 10% de reajuste para aposentados e pensionistas e reajustar o salário mínimo para R$ 600.

O programa ainda trouxe depoimentos de apoiadores de Serra, como os governadores eleitos do Paraná, Beto Richa (PSDB), de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM) e de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O deputado federal Fernando Gabeira, que concorreu ao governo do Rio de Janeiro pelo PV, também manifestou seu apoio. “O Serra é mais que um homem que trabalha, ele trabalha com muita dedicação e muito empenho”. O jurista e um fundadores do PT, Hélio Bicudo, também deu um depoimento. “Serra é a maneira de se salvar a democracia no Brasil”.

O programa do candidato encerrou com um clipe, onde dançarinos interpretaram o jingle da campanha de Serra.

Dilma: O último programa da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, começou com um depoimento da petista, em que disse que sua caminhada pelo país durante a campanha renovou sua “fé neste Brasil que está nascendo. Por onde andei, vi um Brasil que sabe o que quer”, disse.

O programa ainda afirmou que o Brasil já teve 35 presidentes da República, mas “só um veio do povo”, referindo-se a Luiz Inácio Lula da Silva. Logo em seguida, Lula deu um depoimento em que disse que agradece pelas oportunidades que teve. “O dia em que eu sai da pequena Caetés, num pau de arara, eu não tinha ideia do meu destino. Eu só queria ajudar minha família. Deus foi mais que generoso comigo e meu deu a oportunidade de trabalhar por uma família imensa chamada Brasil. Por isso sou imensamente grato a Deus. A Dilma tem tudo para levar esse trabalho adiante”, disse o presidente.

Logo em seguida, um locutor começou a listar algumas das principais propostas de Dilma, apresentadas durante o período eleitoral. Entre elas, a criação da rede cegonha, criação de 6 mil creches e pré-escolas, apoio aos setores produtivos, à pequena e média empresa, além da construção de 2 milhões de novas casas. O locutor também afirmou que a candidata, caso eleita, vai lutar para erradicar a miséria do país. Dilma prometeu que vai “representar todas as mulheres do país”. “Quando a pessoa encontra trabalho,a gente vê o brilho nos olhos. Já geramos 15 milhões de empregos. Meu compromisso é fazer do Brasil um país de pleno emprego”, disse a candidata.

Ao final do programa, Lula fez uma mensagem de encerramento pedindo voto para a candidata. “Daqui a dois meses, eu não serei mais presente, e ficaria muito feliz em ver a companheira Dilma continuar esse trabalho. Se votar na Dilma, vai estar votando na pessoa mais preparada, e votando um pouquinho também em mim” , disse o presidente.

Dilma encerrou o programa com uma mensagem de agradecimento. “Agradeço desde já o apoio e o carinho que recebi nesta campanha. Tenho um compromisso, que é de seguir por este caminho”, disse.

25 de outubro de 2010

Parabéns ao ABC: 2011 na Segundona!

21:22 | , ,

O RN parou neste domingo para ver uma decisão: O ABC Futebol Clube jogava seu ano de 2010 e de 2011 contra o Águia, time paraense da cidade de Marabá. No primeiro jogo, os natalenses venceram por 1 a 0 lá no Pará. Ontem, debaixo de um sol escaldante, o ABC venceu novamente: 3 a 1, garantindo assim seu acesso à Segunda Divisão no ano que vem.

Foi uma campanha sofrida, com altos e baixos. Jogos difíceis, outros nem tanto.  Uma campanha até mesmo irregular, mas eficiente - Ganhando os jogos que precisava e conseguindo pontinhos funamentais fora de casa. Mas, o trabalho de Leandro Campos e toda a diretoria do clube alvinegro teve sua coroação ontem pela manhã, com a garantia de que jogará o campeonato brasileiro em uma divisão superior.

A classificação foi merecida. O time jogou muito ontem, mesmo sem seu principal jogador - O meia Cascata, contundido. Não deixou o Águia jogar. Fez com que os visitantes tivessem medo dos quase 20 mil torcedores que estufavam o distante estádio na Rota do Sol, num calor escaldante. Realmente, foi um jogo inesquecível.

Mas, aproveito para deixar meu protesto contra a CBF. É inadmissível que se marque um jogo, às vesperas do verão, em uma cidade litorânea, às 9 da manhã. Muitos torcedores passaram mal  devido ao mormaço e pela aglomeração de pessoas - Creio que até os jogadores sentiram tal calor. E tudo isso apenas para satisfazer a audiência. Lamentável.

O "Fatos e Opiniões" deixa suas congratulações ao decacampeão estadual que conseguiu seu retorno à Série B. Ficamos na torcida para que o ABC represente com muita honra e garra o RN na Segunda Divisão do Brasileirão 2011. Parabéns, mais querido!

ABC vence Águia de Marabá por 3 a 1 e garante retorno à Série B

21:09 | , ,

Créditos: Nominuto.com
Foto: Elpídio Júnior (Nominuto.com)
O ABC mostrou sua força jogando em casa e venceu o Águia de Marabá, na manhã deste domingo (24). Os gols sóvieram no segundo tempo: o alvinegro venceu por  3 a 1, com gols de Leandrão, aos 14 minutos, Jackson, aos 31 minutos, e Claudemir, aos 45 minutos. enquanto o gol do Águia foi marcado por Jaime, aos 48. O resultado deu ao ABC a última vaga à Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogo: Nos primeiros instantes de partida, o Águia tratou de buscar logo o gol. Em menos de três sminutos, a equipe fez duas investiudas pela esquerda, assustando a zaga alvinegra. Bastou um minuto para o ABC dar o troco: aos 4 minutos, João Paulo avançlou pela direita e tentou, sem sucesso, resolver sozinho - e não reparou que Leandrão estava melhor colocado, situação que se repetiria mais de uma vez ao longo da partida.

Aos 9, João Paulo tentou escorar de cabeça uma cobrança de falta de Pio - a bola, descalibrada, saiu pela linha de fundo. Aos 12, o goleiro Alan teve que tirar a bola da área de soco, após cobrança de Renatinho Potiguar.

Após os 15 minutos, a dupla Pio e Renatinho passarma a infernizar o adversário. Aos 17, Pio cobrou falta e Alan espalmou; aos 22, Pio passou a Renatinho pela esquerda, que ganhou do marcador e tentou cruzar para Leandrão na pequena área - o goleiro, atento, interceptou o cruzamento.

O ABC seguiu insistindo até o fim do primeiro tempo, mas nada do gol sair, enquanto o Águia se punha em uma posição mais discreta, mas não menos perigosa - como, por exemplo, aos 37 minutos, quando Bernardo escorou de cabeça, sozinho e sem marcação, escanteio de Bernardo (a bola acabou na linha de fundo).

No segundo tempo, o Águia deu a impressão de se apresentar melhor em campo. Mas quem abriu o marcador foi o anfitrião ABC: aos 14 minutos, após uma investida sem sucesso do Águia, os alvinegros rapidamente engrenaram um contra-ataque, com bola longa para Leandrão, que recebeu sozzinho, avançou em linha reta e ganhou do marcador antes de mandar a bola ao fundo das redes. ABC, 1 a zero. Na comemoração, o atleta se empolgou demais, tirou a camisa e recebeu cartão amarelo.

A partir dos 20 minutos começaram as substituições. No Águia, Vander deu lugar a Tiago Marabá - para amnular a mudança, o ABC trocou Pio por Bileu.

O Águia buscava empatar a partida. Mas quem se saiu melhor foi o ABC: aos 31, Jackson recebeu cruzamento da esquerda de João Paulo no "segundo pau" e, sem deixar a bola quicar no chão, chutou sem piedade - ABC, 2 a zero.

O ABC ampliou a vantagem nos minutos finaiis. Aos 44, Ederson chutou com força, a bola bateu no travessão, rebateu no chão e voltou para o canpo de jogo; a sobra ficou com Claudemir, que chutou "na veia" - ABC, 3 a zero. A esta altura o Frasqueirão era uma festa só.

Aos 48, o Águia - que perdeu Diego, expulso, dois minutos antes - fez seu gol de honra com Jaime, arriscando um chute forte da intermediária, surpreendendo o goleiro Welllington - ABC 3 x 1 Águia, placar final.

E haja emoção: Após o fim da partida, a torcida do ABC foi só emoção. As arquibancadas lotadas mostraram toda sua alegria com o acesso à Série B. O clube continua a disputa pela Série C e agora enfrenta o Salgueiro para buscar uma vaga na final do campeonato Brasileiro.

O grande nome da partida deste domingo foi o atacante Leandrão, que marcou o primeiro gol e fez o cruzamento para o segundo.

“Todos aqui são guerreiros, lutaram até o fim e não se entregaram em nenhum momento. Agradeço a todos, comissão, torcida e diretoria”, disse o atacante, emocionado. Agora, começa a comemoração da torcida do ABC com Capilé e a Banda Grafith em cima do trio elétrico.
Foto: Elpídio Júnior (Nominuto.com)
FICHA TÉCNICA - ABC 3 X 1 ÁGUIA DE MARABÁ
ABC: Wellington, Suelinton, Tiago Garça, Leonardo, Renatinho Potiguar; Basílio, Ricardo Oliveira, Pio (Bileu), Leandrão; Jackson (Claudemir), João Paulo (Ederson). Técnico Leandro Campos.
ÁGUIA DE MARABÁ: Alan, Sinésio, Bernardo, Ari, Vander (Tiago Marabá); Clelber (Roma), Daniel (Jaime), Analdo, Diego; Samuel Lopes, Torró. Técnico: João Galvão.

Local: Estádio Maria Lamas Farache "Frasqueirão" (Natal, RN).
Árbitro: Elmo Resende (GO).
Cartões amarelos: Suelinton, Basílio, Leandrão, João Paulo (ABC); Vander, Clelber, Diego, Torró (AGU).
Cartões vermelhos: Diego (AGU).
Gols: Leandrão, Jackson, Claudemir (ABC); Jaime (AGU).

22 de outubro de 2010

A comunicação potiguar está de luto

13:24 | , ,

Testemunhamos nesta semana algo lamentável e inadimissível que aconteceu na comunicação potiguar: A morte de um jornalista, provavelmente, por causa do tráfico de drogas. Perdemos F. Gomes, um radialista Caicoense que tinha coragem de denunciar o crime e querer ser solícito com a população que o ouvia no seu programa de rádio.

É uma vergonha o que acontece no trabalho da imprensa. Os jornalistas e radialistas fazem de tudo para ter seu trabalho reconhecido, virando dias e noites atrás da melhor informação. Mas, às vezes, pagam com a vida a coragem que demonstram quando tentam defender os interesses da sociedade e o bem-estar do público. Foi por isso que o radialista foi morto: Tinha coragem, não tinha pápas na língua. Era do povão e o defendia. Seu trabalho era amplamente reconhecido no meio comunicacional pela excelência, qualidade e coragem das suas denúncias.

Esse assassinato deixa evidente, mais uma vez, que a polícia não funciona. Os traficantes estão mandando em todos os lugares - Até mesmo em pacatas cidades do interior, como é Caicó. Chega a ser vergonhosa a atuação do poder público pra combater esse tipo de crime. Pior ainda é saber que, com um crime de repercussão, agora as autoridades aparecem para querer investigar. Ora, se não investigam uma morte de cidadãos comuns, vão querer ter essa postura por causa de um jornalista... O povo não é bobo!

Com mais esse assassinato, o tráfico de drogas venceu mais uum "inimigo". A sociedade perdeu um defensor. A comunicação perdeu um excelente profissional. Por isso, deixo aqui meus votos de pesar para a família de F. Gomes e, como radialista que estou me formando, exigo uma investigação apurada e rápida do crime. Quero trabalhar em paz, não precisando ficar a mercê da polícia para não ser morto por traficantes. Luto!

Delegado acredita que F. Gomes foi morto a mando do crime organizado

13:09 | , ,

Créditos: Nominuto.com
O delegado Ronaldo Gomes, titular da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), declarou que o assassinato de F. Gomes foi contratado pelo crime organizado. Designado em caráter especial para o caso, o delegado ouviu a confissão de João Francisco dos Santos, o “Dão”, mas não acredita que ele tenha feito isso por conta própria.

“Trabalhamos claramente com a hipótese de que ele foi contratado pelo crime organizado. Não acreditamos nessa história contada por ele de que cometeu o crime por conta própria”, declarou Ronaldo Gomes.

João Francisco dos Santos foi preso nesta terça-feira (19) e, após mais de cinco horas de depoimento, confessou ter matado o radialista Francisco Gomes de Medeiros. De acordo com o assassino, a motivação para a morte de F. Gomes teria sido vingança.

Ele declarou ao delegado que em 2007 o radialista teria dado muita ênfase ao caso envolvendo Dão, em que ele tinha sido preso por assalto, mas cumpriria a pena no semi-aberto. Depois da veiculação das matérias, a Justiça decidiu pela prisão em regime fechado.

Com isso, Dão afirmou ter ficado com raiva de F. Gomes e passou a planejar sua morte, tendo executado o plano na noite da segunda-feira (18). Apesar da confissão, o delegado da Deicor afirma que o crime organizado está por trás do assassinato.

“O pistoleiro foi ele, mas vamos investigar para descobrir quem mandou”, ressaltou. Ronaldo Gomes informou que F. Gomes foi morto por causa do tráfico de drogas, lembrando que essa prática criminosa tem se tornado forte no interior e o radialista era um forte combatente na luta contra o avanço da venda de droga.

O delegado disse ao portal Nominuto.com que vai continuar em Caicó para dar prosseguimento às investigações. Hoje, ele deverá ouvir várias pessoas ligadas à F. Gomes ou possíveis testemunhas do homicídio.

Suspeito de matar jornalista confessa crime e é preso no RN

13:06 | , ,

Créditos: Terra
O desempregado João Francisco dos Santos foi preso na noite da última terça-feira em Caicó (RN), distante 280 km de Natal, e confessou à polícia o assassinato do jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, 46 anos. O crime aconteceu na segunda-feira em Caicó. Segundo a Polícia Civil, o homicídio foi motivado por vingança. "O João Francisco dos Santos alegou que estava com raiva do jornalista porque estaria sendo denunciado por ele na imprensa, por isso o matou", disse o delegado Ronaldo Gomes, que investiga o caso.

Dão, como é conhecido o suspeito, já estaria fazendo ameaças ao jornalista desde 2007. O delegado Ronaldo Gomes afirma que as ameaças eram relatadas pelo jornalista no seu programa de rádio: "A investigação não está encerrada. Estamos trabalhando com a hipótese de que haja um mandante deste crime. Queremos descobrir se ele realmente se vingou ou se foi pago por traficantes".

O delegado disse que o jornalista Francisco Gomes de Medeiros denunciava os crimes relacionados ao tráfico na região, e que os traficantes de Caicó teriam ligações com criminosos de Natal, da Paraíba e de Sao Paulo. Recentemente, a Polícia Civil da cidade apreendeu uma grande quantidade de drogas vindas de SP. O suspeito, que está detido na penitenciária de Caicó, relatou ao delegado que acompanhava a rotina do jornalista há cerca de 30 dias.

Conhecido como "F. Gomes" entre os colegas, o comunicador estava sentado na calçada de casa quando foi alvejado por cinco tiros. O radialista, que era um dos mais antigos repórteres policiais da cidade, morreu durante atendimento no Hospital Regional de Seridó. Ele foi enterrado ontem no cemitério Campo Jorge, em Caicó, e recebeu uma homenagem da população local e das três rádios, que convocaram um buzinaço.

O assassinato repercutiu no Twitter, no qual jornalistas potiguares proclamaram luto. Gomes apresentava um programa policial na Rádio Caicó e mantinha um blog, onde recentemente denunciou um suposto esquema em que "a moeda da compra de voto" seria o crack. Colegas relatam que o radialista recebeu muitas ameaças de morte ao longo da carreira.

F.Gomes denunciou suspeita de troca de crack por votos

13:03 | , ,

Créditos: DN Online
Imagem: Click PB
A carreira do jornalista Francisco Gomes, assassinado na noite desta segunda-feira(18) em Caicó, foi marcada pela coragem de denunciar. Através de matérias investigativas publicadas nos jornais de grande circulação do estado, na rádio Caicó e no seu blog, F. Gomes denunciou diversos crimes.

Uma das denúncias mais recentes e bombásticas publicadas em primeira mão pelo jornalista foi a suspeita de que na região Seridó o crack estava sendo usado como moeda de troca por voto no período eleitoral. O jornalista fez a apuração e publicou a denúncia em seu blog no final de setembro.

O Diário de Natal repercutiu o assunto que virou manchete e destaque em vários veículos, inclusive nacionais. Informações extraoficiais davam conta que cabos eleitorais de três candidatos a deputado estadual do Rio Grande do Norte estavam comprando votos em troca de crack, no município de Caicó.

Após a denúncia, o Ministério Público Estadual solicitou que fosse investigada a suspeita.

Jornalista F. Gomes é assassinado a tiros em Caicó

12:57 | , ,

Créditos: DN Online
O radialista e jornalista Francisco Gomes de Medeiros, mais conhecido como F.Gomes, de 46 anos, foi executado na noite desta segunda-feira (18) no município de Caicó, onde morava, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

Com mais de 30 anos de jornalismo, F. Gomes era um dos mais respeitados jornalistas policiais do estado e combatia o crime com textos publicados diariamente em seu blog. O radialista foi correspondente do Diário de Natal na região Seridó durante muitos anos.

De acordo com Ronaldo Santiago da Silva, o cunhado da vítima que presenciou o crime, o jornalista foi assassinado por volta das 21h15, com vários tiros em frente à sua casa, na rua Professor Viana, 1269, no bairro Paraíba. "Ele estava sentado na calçada em frente à sua residência quando um homem baixo e forte que estava com uma jaqueta verde, se aproximou em uma moto preta  e efetuou cerca de cinco tiros que atingiram o tórax". disse.

Após ser baleado, Gomes ainda foi socorrido ao Hospital Regional do Seridó, mas não resistiu aos ferimentos. F. atualmente dirigia o departamento de radiojornalismo da Caicó AM. Em sua carreira, ainda atuou nas emissoras A Voz do Seridó e Rural AM. Ele era casado com Eliane Gomes, e tinha três filhos. Toda a família estava em casa na hora do assassinato.

O delegado reginal e de Caicó, George David, informou que já têm várias equipes da PM em diligências em toda região Seridó a procura dos criminosos. Ainda nesta segunda, um homem foi detido como suspeito, mas já foi liberado, por falta de provas.

A família do jornalista não apontou nenhum nome para a autoria do crime, mas a última denúncia de F.Gomes foi a troca de votos por Crack na cidade de Caicó durante a campanha para as eleições 2010.

O clima em Caicó é de comoção. Gomes era muito querido na cidade. Muita gente foi até a casa do radialista ontem para prestar assistência à viúva. O velório está sendo na Loja Maçônica Regeneração do Seridó e autoridades como o deputado João Maia, o governador Iberê e o comandante geral do policialmento do estado coronel Francisco Araújo estão indo para o local.

18 de outubro de 2010

E o horário de verão chegou...

13:24 | , , , ,

Pois bem... O que muitos temem e outros adoram chegou: O horário de verão nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do nosso país. Isso consiste em adiantar o relógio em uma hora para gerar diversos tipos de economia - Sobretudo energética. Mas, não é tudo que se adeqüa a esse novo fuso-horário.
De 26 estados e o Distrito Federal, 10 aderiram ao novo horário de Brasília. Mas, isso causa um transtorno pra alguns viu... Sobretudo nos bancos: Com o funcionamento vinculado ao horário de Brasília, pra alguns fica difícil resolver seus problemas - Nas capitais, o funcionamento vai de 9h às 15h. Nos aeroportos, segue-se o horário de verão: Portanto, vá mais cedo pro aeroporto! E no horário político então... Eu trabalho na Universitária FM, de Natal. E é um transtorno, sobretudo para os operadores de áudio, que tem de vir às 6h da manhã colocar  propaganda obrigatória em rede para ser exibida... É um saco!

Mas, há quem goste. E para os defensores do horário de verão, a maior aliada de quem não aderiu ao novo horário é a TV: A grande maioria dos programas está passando mais cedo, possibilitando ao telespectador ficar acordado até um pouco mais tarde e assistir aquele programa que era impossível de se ver pois era muito tarde. As programações de rádio que estão em rede com emissoras do sudeste também estão adiantadas em uma hora - Ouça seu programa preferido mais cedo!

Eu particularmente sou favorável ao horário de verão. Dá maior possibilidade, sobretudo, de se economizar luz - E isso estamos precisando cada vez mais. Só que não sou favorável a forma como se aplica a medida hoje: Nos estados do Norte, por exemplo, há casos que a localidade fica 2 horas a menos em relação a Brasília - Imagine o transtorno. Por essas e outras questões que sou favorável a uma ampliação do horário de verão, voltando a vigorar no Nordeste do nosso país e em alguns estados do Norte, para que essa diferença seja menor e os transtornos sanados. É interessante para a economia de energia, é interessante para quem gosta de um pouco mais de sol e curtir a praia, é interessante pro comércio se adequar aos horários nacionais e é fundamental para um desenvolvimento igualitário da nossa região, sem depender de ficar uma hora a menos em relação à capital nacional.

Vamos ter de nos adeqüar, pois até 21 de fevereiro estaremos uma hora atrás de Brasília. Então corra para resolver suas coisas no banco ou corra para a poltrona para assistir seu programa de TV. Pois, o horário de verão tá aí e vamos ver se vai surtir o efeito desejado. Se você gosta dele, ou não, vai ter de aturar.

Começa o horário de verão; adiante seu relógio em uma hora

13:05 | , , , ,

Créditos: G1
Foto: Caroline Hasselmann (G1)
Começou o horário brasileiro de verão. Desde 0h deste domingo (17) moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora.

O horário brasileiro de verão é adotado em dez estados do país e no Distrito Federal até a 0h de 20 de fevereiro de 2011.

A medida, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), visa reduzir a demanda por energia elétrica em horários de pico por meio do aproveitamento da luz solar. Por isso, o período escolhido para o horário de verão no Brasil, assim como em outros países no hemisfério sul, é o segundo semestre, entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos.

“A grande vantagem do horário de verão no Brasil não é a redução de consumo, mas a redução na demanda no horário de pico, o que evita sobrecarga no sistema. A economia no consumo não é tão alta”, diz Fernanda Gabriela Borger, professora da Business School São Paulo e pesquisadora da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O professor Mauro Moura Severino, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB), também acredita que a economia de energia não é o principal benefício do horário de verão. “A economia de energia não é o grande motivador para o horário de verão. Ele tem o objetivo de reduzir o consumo máximo, evitar que o sistema elétrico entre em colapso”, diz.

A mudança de horários deve ocorrer no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Desde 2008, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. “A expectativa de redução da demanda é muito próxima do que ocorreu no horário de verão do ano passado, da ordem, aproximadamente, de 5%”, diz o secretário de Energia Elétrica do MME, Ildo Grüdtner, em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (14).

Versão 2009/2010: Segundo o MME, o horário de verão versão 2009/2010, que teve início à 0h do dia 18 de outubro de 2009 e vigorou até a 0h do dia 21 de fevereiro de 2010, reduziu a demanda de energia elétrica em aproximadamente 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e em 4,5% na Região Sul.

Nos últimos dez anos, a adoção do horário de verão possibilitou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo, chamado horário de pico, que ocorre entre 18h e 21h. Isso significa, de acordo com o MME, que as usinas deixaram de gerar, no horário de pico, cerca de 2 mil megawatts a cada ano. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932.

Horário de verão deve reduzir em 5% consumo de energia

13:00 | , , , ,

O horário de verão começa amanhã e deverá proporcionar uma redução de cerca de 5% no consumo de energia elétrica nos momentos de pico de demanda nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País. A estimativa foi feita ontem pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner. À meia-noite deste sábado, os moradores dessas regiões terão de adiantar os relógios em uma hora. A medida vai valer até zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que as companhias aéreas vão seguir o horário de verão desde a hora da virada, mas recomenda aos passageiros que procurem as empresas em caso de dúvida.

A SPTrans informou que todas as linhas de ônibus da capital paulista farão o mesmo número de viagens. As 60 linhas que rodam 24 horas não têm mudanças. Já ônibus que param de madrugada terão horário normal mantido até 1h30 (2h30 no horário de verão), e voltarão a rodar às 3h30 do horário de verão. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) divulgará hoje como vai operar.

Segundo o secretário de Energia Elétrica, esse porcentual de redução de 5% na demanda é o mesmo dos anos anteriores. O principal objetivo do horário de verão é aliviar a carga entre 19 horas e 21 horas, período em que a maioria das pessoas chega em casa, toma banho e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, esse pico do consumo é diluído, pois a luz natural do dia é aproveitada por mais tempo.

15 de outubro de 2010

Um exemplo de superação

20:56 | , ,

Imagem: Folha Online
Não poderia deixar de comentar o acontecimento que o mundo acompanhava há mais ou menos dois meses: O drama de 33 mineradores presos a 700 metros abaixo da superfície em uma mina no Chile. Nesta semana, eles foram resgatados em uma operação de 22 horas transmitida ao vivo para todo o mundo.

Foi impressionante a superação destes homens. Ficar 70 dias confinados embaixo da terra, em um ambiente quente e úmido e à meia-luz é incrível. E o melhor: Sair desse "inferno" nas condições de saúde que se encontraram. Realmente foi um teste de resistência e tanto.

Aproveito a oportunidade para parabenizar o Governo do Chile, o pessoal da NASA que ajudaram no resgate e, sobretudo, a todos os demais envolvidos nesta perigosa operação. Foi um árduo trabalho, com muita persistência e dedicação que deu certo. Não foi a toa que essa operação foi considerada a maior do gênero na história da humanidade. O que a tecnologia não faz...

Mas, o acidente também deixou uma lacuna que precisa ser explorada: A segurança da atividade mineradora. Inúmeros acidentes como esse acontecem todos os anos ao redor do mundo e não são noticiados. Alguns deles são mais graves, resultando em mortes. É preciso maior atenção dos governos e das empresas para que esse risco diminua e a mineração seja feita com maior segurança.

No mais, desejo boa sorte a esses bravos 33 mineiros. Que voltem a sua vida normal, sejam felizes. Os felicito pela resistência, dedicação e força de vontade em querer reviver, saindo literalmente de baixo. Parabéns!

Chile encerra com sucesso operação de resgate na mina San José

20:25 | , ,

Créditos: G1
Foto: AP / G1
Após mais de 25 horas de trabalho, o Chile concluiu com sucesso o resgate de todos os 33 mineiros e 6 socorristas que estavam confinados a uma profundidade de quase 700 metros. A operação de resgate, sem precedentes na história da mineração, foi concluída sem incidentes 70 dias após o acidente de 5 de agosto numa mina de cobre em Copiapó, no norte do país.

A operação de retirada dos mineiros foi iniciada às 23h18 da terça-feira (12), com a descida ao refúgio do socorrista Manuel González Pavez, e só chegou ao final às 0h32 desta quinta-feira (14), quando o sexto e último socorrista que ajudou na retirada dos mineiros chegou à superfície.

A retirada dos 33 mineiros terminou às 21h55 desta quarta (13), com a saída de Luis Urzúa Iribarren, de 54 anos, último mineiro resgatado. Com a chegada da cápsula à superfície, uma sirene tocou por alguns segundos e foi feito um anúncio formal de que todos haviam sido resgatados e estavam em perfeitas condições. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, parabenizou Urzúa.

Em conversa com o presidente, Urzúa contou que os mineiros queriam abraçar a sonda na hora que foi cavado o túnel pelo qual foi feito o resgate dos 33.

A cada mineiro que chegava à superfície, a equipe de resgate e familiares comemoravam muito, e os mineiros, sempre emocionados, passavam por uma bateria de exames médicos.

A previsão inicial era de que a operação pudesse durar até 48 horas, mas o prazo foi revisto e o presidente anunciou que terminaria ainda nesta quarta. O processo de descida e subida da cápsula de resgate, programado para durar cerca de uma hora por mineiro, levou menos de 30 minutos no final do dia.

Um a um, os resgatados foram atendidos por médicos que avaliaram as condições gerais de saúde. Pelo menos 22 deles já foram transferidos de helicóptero ao hospital da cidade de Copiapó. A maioria estava com a saúde perfeita, e apenas um precisou ser internado por apresentar um quadro de pneumonia aguda.

As mais de 25 horas de resgate foram marcadas por muitos momentos emocionantes e curiosos. O segundo mineiro a ser resgatado, o eletricista Mario Sepúlvera, distribuiu pedras ao presidente Piñera e ao ministro da Mineração, Laurence Golborne. O 21º, o enfermeiro Yonni Barrios Rojas, foi recebido por sua amante, após uma disputa de triângulo amoroso com sua mulher. O ex-jogador de futebol Franklin Lobos recebeu de presente uma bola ao ser retirado, tentou fazer embaixadinhas, mas se atrapalhou.

Resgate dos 33 mineiros coloca Copiapó no mapa do mundo

20:19 | , ,

Créditos: Folha Online
Imagem: R7
O resgate dos 33 mineradores presos no norte do Chile colocou a tranquila cidade de Copiapó no mapa do mundo, enquanto a população local acompanha o caso com o coração na mão e garante que isso tudo está sendo um fator de união e reencontro.

Localizada no árido deserto do Atacama, a 804 quilômetros ao norte de Santiago e com uma população que beira os 130 mil habitantes, a tragédia dos operários da mina San José alterou a calma da sossegada cidade, cujo nome significa nos dialetos quíchuas e aimaras "Copa de Ouro".

"A partir da fatídica tarde de 5 de agosto, Copiapó e sua gente mudou de vida", relata à agência Efe Maglio Cicardini, prefeito da cidade, relembrando o dia que uma explosão, seguida por um desmoronamento, sepultou os mineradores a 700 metros de profundidade.

Desde esse dia, reconhece, "os olhos do mundo estão colocados em nós", e presenciaram a "tremenda lição de nobreza, fé e esperança que nos deram os mineradores".

Cicardini ressalta a turbulência de emoções vividas no Chile durante os últimos dois meses, desde a tristeza inicial pelo desmoronamento, transformado depois em euforia em 22 de agosto, quando foi confirmado que os 33 mineradores estavam vivos e a ansiedade nos últimos dias, diante do iminente resgate.

Para o prefeito, a experiência extrema dos mineradores foi 'muito instrutiva' para os habitantes de Copiapó e da região de Atacama em geral, aos quais classifica como 'pessoas esforçadas e envolvidas com a mineração', a principal atividade econômica do país.

Segundo Cicardini, isso tudo mostrou ao mundo as distintas faces desta região do Chile, como 'a dureza da mineração, a beleza dos entornos naturais e a disposição das pessoas em cooperar'.

Grande parte dos 33 mineradores e suas famílias reside em Copiapó, algo que salta aos olhos após um breve passeio pelas suas ruas. São inúmeros os veículos cobertos por mensagens de apoio aos mineradores e cartazes em homenagens aos 'heróis do bicentenário', enquanto 'o milagre dos 33' é o tema recorrente nas conversas entre moradores.

Rosa Ahumada é a presidente da associação de moradores de Copiapó, entidade que abriga mais de 160 organizações vizinhas, e viveu a proeza dos operários da mina San José ao pé da montanha.

Lembra do 'estresse' dos primeiros dias, as rezas e as preces para encontrá-los com vida: 'para os copiapinos foi como reencontrar-se com a fé', assinala a Efe.

A nota que enviaram os operários com a mensagem 'Estamos bem no refúgio, os 33' devolveu a alegria aos copiapinos, que saíram às ruas para celebrar, algo que, segundo esta mulher, só ocorre com os triunfos da seleção chilena de futebol.

'Há muito tempo que Copiapó não colocava bandeiras chilenas nas ruas, e fez-se pelos mineradores, por sentirem-se copiapinos e chilenos', assinala a dirigente, que resume: 'serviu para reencontrar-nos'.

Garante que o acidente abriu os olhos dos habitantes da cidade para a dura realidade do setor de mineração.

'Para nós deixou claro que os grandes empresários enriquecem, mas pensam neles somente, não estão pensando nos trabalhadores, que no final são os que geram a riqueza', sustenta.

Critica também o papel do Governo, a quem acusa de transformar a tragédia em um 'reality show'.

'O Governo tomou como seu o problema e como comunidade estamos alheios', lamenta Rosa Ahumada, que denuncia que as autoridades não deixaram os mineradores presos se comunicarem com os representantes sindicais.

'O Governo se apropriou do resgate e deixou ao mundo social fora', resume a mulher.

Outro aspecto do caso dos habitantes de Copiapó é o impacto econômico que está gerando o resgate para a cidade.

Há várias semanas é difícil encontrar alojamento em hotéis, e as empresas de transporte e de aluguel de veículos não conseguem atender a demanda de centenas de jornalistas que chegaram a partir de todos os cantos do planeta para cobrir este histórico acontecimento.

'É bom este impulso econômico porque, além de o mundo nos olhar, também se traduzem em recursos para a economia local', afirma o prefeito, Maglio Cicardelli.

A presidente da associação de moradores de Copiapó, no entanto, sustenta que o 'empurrãozinho' às finanças municipais será praticamente imperceptível quando terminar o resgate, os meios de comunicação irão embora e a calma retornará à cidade.

'Os jornalistas são os que ocupam transporte e hotéis, depois as autoridades esquecerão problemas cotidianos dos copiapinos', lamenta.

Veja a cronologia do caso dos 33 mineiros presos no Chile

20:12 | , ,

Créditos: Folha Online
Foto: Hector Retamal (AP / Folha Online)
O revestimento do túnel pelo qual os 33 mineiros chilenos presos desde 5 de agosto na mina de San José, em Copiapó (Chile), devem ser resgatados, foi concluído nas primeiras horas desta segunda-feira, informaram os responsáveis pela equipe de resgate.

Veja a cronologia de um dos maiores acidentes de mineração na história do Chile:

5 de agosto: A estrutura da mina cedeu, deixando 33 mineiros presos a mais de 600 metros de profundidade, em uma pequena mina de cobre e ouro no norte do Chile, na cidade de Copiapó (800 km ao norte de Santiago).

Os proprietários da mina, a empresa privada local Compania Minera San Esteban Primeira, notifica as autoridades várias horas depois, alegando que primeiro tinham que avaliar a situação.

6 de agosto: O ministro de Minas do Chile, Laurence Golborne, encurta uma visita ao Equador e voa de volta ao Chile para liderar os esforços de resgate em Copiapó. Autoridades da área de mineração mantêm as esperanças de que os mineiros presos tenham alcançado um abrigo onde havia oxigênio, água e comida estocados.

7 de agosto: Equipes de resgate, que começaram a descer em direção ao abrigo por meio de um túnel de ventilação em 6 de agosto, tiveram de abandonar a rota quando um novo desmoronamento fecha o túnel.

O presidente Sebastián Piñera reduz uma visita à Colômbia e volta ao Chile para ficar ao lado de familiares dos mineiros presos, em um acampamento montado do lado de fora da mina.

8 de agosto: Equipes de resgate começam a cavar buracos de 12 centímetros de diâmetro tentando localizar as minas.

11 de agosto: Piñera demite o chefe da agência nacional reguladora de mineração, a Sernageomin, e ordena uma revisão geral do órgão, que monitora a segurança das minas.

19 de agosto: Uma máquina perfuradora chega ao nível da mina onde as autoridades acreditavam que os mineiros estariam, mas não encontram o abrigo, nem sinal dos mineiros.

22 de agosto: No começo do dia, uma perfuradora alcança uma profundidade de 688 metros e funcionários de resgate ouvem batidas na máquina.

No começo da tarde, Piñera anuncia que os mineiros prenderam uma mensagem na máquina dizendo: "Os 33 de nós no abrigo estão bem".

Horas depois, trabalhadores de resgate gravam as primeiras imagens em vídeo dos mineiros, mostrando estar em condições muito melhores do que esperado.

Golborne e Andre Sougarret, chefe da operação de resgate, dizem que o resgate dos mineiros deve levar entre três e quatro meses, dada a instabilidade da mina e o tempo necessário para perfurar um novo túnel, com cerca de 66 centímetros de diâmetro, para removê-los.

23 de agosto: Água, comida e remédios são enviados aos mineiros, que estavam ficando sem suprimentos encontrados na câmara de resgate.

17 de setembro: Uma perfuradora alcança os mineiros. O pequeno túnel é alargado durante o mês seguinte para preparar a remoção.

4 de outubro: Golborne diz que os mineiros podem ser resgatados na segunda metade de outubro. Os homens começam a se preparar para a jornada de volta para casa, mandando de volta à superfície presentes que receberam, como camisas de futebol autografadas e rosários abençoados pelo papa Bento 16.

11 de outubro de 2010

Depois de 10 anos, descobre-se a segunda paixão do brasileiro...

11:13 | , , ,

... E é o voleibol. Nome estranho né? Pois bem, vamos reduzí-lo para Vôlei. Já há vários anos que esse esporte vem crescendo nas escolas e no coração do brasileiro. Mas, o título deste domingo implantou, de vez, uma quadra com uma rede no meio e uma bola jogada pro alto nos corações tupiniquins.
Realmente, é um esporte fascinante e emocionante a todo o tempo. Você percebe o semblante de tensão nos jogadores, pois a regra fundamental desse esporte é não deixar a bola cair - O que origina um ponto pro adversário. Sensacional!

Cresci vendo vôlei na TV. Cresci vendo as gerações vitoriosas desse esporte surgindo para o mundo inteiro ver e venerar. E tudo isso tem um responsável: Bernardo Rezende, o Bernardinho - Técnico da seleção brasileira masculina de vôlei há 10 anos. Um gênio do esporte, comparado até a Schumacher (Fórmula 1), Pelé (Futebol), Tiger Woods (Golfe), dentre outros esportistas de genialidade, prestígio e sucesso. Esse é o cara.

Mas, há de se salientar uma coisa: Esse é um esporte democrático. Homens e mulheres disputam com níveis praticamente iguais as competições e as equipes caem no gosto do público. Aproveito pra mencionar o treinador da seleção feminina, José Roberto Guimarães - Atual campeão olímpico -, que é outro profundo conhecedor dessa segunda paixão dos brasileiros.

Parabéns, voleibol brasileiro. Você é o melhor do mundo. Tri campeão do mundo! E tem de seguir assim, pois as futuras gerações terão o dever de manter a dinastia. Parabéns a seleção de vôlei pelo Tri masculino. E que venha o título feminino!

Título mais difícil do Brasil tem noites em claro, dilema e termina com "E daí?"

10:57 | , , ,

Créditos: Uol
Doença, problemas físicos, dilemas, explicações, noites em claro e a trilha sonora de “E daí?”. Esse foi o roteiro da seleção brasileira masculina de vôlei nos últimos 20 dias. O resultado de reuniões e tratamentos madrugadas adentro acabou recompensado com o título do Campeonato Mundial, o terceiro consecutivo do time verde-amarelo na competição. Diante de tantos percalços, a equipe classificou a conquista na Itália como a mais difícil do Brasil.

A seleção iniciou a disputa no dia 25 de setembro sem um levantador reserva. Na época, Marlon ainda estava muito abatido e realizava exames para descobrir o verdadeiro problema no sistema digestivo. Uma colite ulcerativa foi diagnosticada, o jogador ficou em tratamento a base de remédios e perdeu as duas primeiras fases do Mundial.

Leandro Vissotto sentiu o calcanhar, Murilo teve cãimbras na panturrilha. Tudo foi superado aos poucos. O levantador Bruninho machucou o tornozelo após levar pisão acidental de Murilo. E era dúvida para a final. Mas o titular jogou, e bem, na decisão contra Cuba e o Brasil não teve dificuldades em vencer e conquistar o tricampeonato – igualando feito da Itália campeã em 1990, 1994 e 1998.

“Por todos os problemas físicos, este foi o título mais difícil. Conversávamos que até 2009 nunca tinha acontecido problemas assim ao longo de uma competição. Dizíamos até que éramos sortudos. Este teve o Marlon, que nem era problema físico, mas sim fisiológico. Depois o Bruno e eu mesmo”, afirmou Murilo, eleito o melhor jogador do Mundial.

Para disputar a final, Bruninho ficou fazendo tratamento com gelo e fisioterapia até 5h da manhã. E não foi somente esta noite mal dormida durante o Mundial. Na véspera do jogo contra a Bulgária, a equipe participou de uma longa reunião que invadiu a madrugada. A justificativa oficial é que era para decidir se o Brasil pouparia seu único levantador disponível por estar gripado.

O dilema se estendeu até 5h da manhã. E a decisão final foi a de não utilizar Bruninho e improvisar o oposto Théo. O discurso pronto de falar em usar o regulamento foi quebrado por Mário Júnior após a conquista do título. O líbero foi o primeiro a admitir com todas as letras que a seleção entregou o jogo para a Bulgária para ter caminho mais fácil no Mundial.

“Foi uma situação difícil desde o início. Não sabíamos se íamos poder contar com o Marlon e o Bruno não vinha sendo titular, mas fez uma reta final de Mundial excepcional. Mas são dificuldades que fortalecem. Sob pressão, este time tem demonstrado a sua força”, elogiou o técnico Bernardinho.

Polêmicas à parte, o Brasil entrou em quadra no domingo para decidir o título mundial contra a algoz da primeira fase: Cuba. E atropelou. Com o 3 a 0 na decisão, subiu ao lugar mais alto do pódio pela terceira vez seguida. A festa começou na quadra e terminou no hotel e a superação foi a palavra mais usada nas entrevistas. No ônibus, a delegação voltou ao som de “E daí?”, de Guilherme e Santiago, que diz: "E daí se eu quiser farrear tomar todas num bar sair para namorar. O que é que tem?".

Com o tri, Bernardinho fecha década de glórias: ‘Mais do que eu merecia’

10:48 | , , ,

Créditos: Globoesporte.com
Foto: Globoesporte.com
Há exatos nove anos, quatro meses e 29 dias, Bernardo Rocha de Rezende sentou-se à beira da quadra e, pela primeira vez, emprestou seu estilo enérgico à seleção masculina de vôlei. Era a estreia do Brasil na Liga Mundial de 2001, na Holanda, uma vitória dramática sobre os donos da casa no tie-break. Naquela noite, não havia muletas por perto. O técnico estava livre para pular, correr, gritar, morder a bola e, principalmente, injetar na equipe verde-amarela sua obsessão pelo perfeccionismo. Naquele dia, em Groningen, Bernardinho não imaginava que, ao longo da década seguinte, rechearia seu currículo com troféus e medalhas de todas as espécies. Neste domingo, abriu espaço para uma conquista que nenhum colega de profissão tem: o tricampeonato mundial.

- Trabalho pensando sempre na próxima competição. É assim que eu funciono. Se eu imaginava conquistar tudo o que conquistei? Não imaginava. Talvez tenha vencido mais do que merecia - afirmou o comandante após a conquista deste domingo.

Foi com a cara do técnico que o Brasil conquistou um ouro e uma prata em Olimpíadas, oito títulos da Liga Mundial, dois da Copa do Mundo e dois da Copa dos Campeões e os três Mundiais em 2002, 2006 e 2010. Este último veio contra tudo e todos, na Arena de Roma, coroando uma campanha cheia de percalços. Inclusive para o próprio treinador, que se viu limitado por um par de muletas após uma cirurgia no pé esquerdo.

A bota “Robocop” limitou a movimentação à beira da quadra, mas não impediu o técnico de levar o Brasil a mais uma conquista. Os exageros à beira da quadra tiveram de ser substituídos por gestos e gritos, caras e bocas. E não foram poucas.

Em Verona, ainda na primeira fase do Mundial, Bernardinho estava nitidamente desconfortável. Acostumado com a liberdade de pular e andar, via-se preso a uma cadeira posicionada especialmente para ele ao lado da comissão técnica. Mas se a perna não lhe deixava ficar de pé, as mãos ganharam novas funções. As mesmas mãos do levantador que, em 1984, ajudaram a seleção brasileira a conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, agora se transformaram na válvula de escape para empurrar a nova geração.

Na cidade de Ancona, já na segunda fase, as dificuldades físicas ganharam companhia: a crítica moral. Após o “jogo da vergonha”, contra a Bulgária, cresceram os ataques da imprensa italiana e a hostilidade dos donos da casa. De olho em um caminho mais tranquilo, o Brasil entrou com Theo de levantador, poupou Murilo. Perdeu, avançou e mergulhou em desconfiança. A postura da seleção virou manchete de jornal: “escândalo”, “palhaçada”, “vergonha”. No ginásio, o técnico foi agraciado com faixas que lhe chamavam de covarde.

- Eu já esperava por essa reação. Todos são contra o Brasil - disse o comandante, sem esconder o abatimento com toda a polêmica.

A resposta tinha de vir na bola. Na semifinal contra os italianos, Bernardinho já conseguia ficar sem as muletas e a bota nos treinos. Tentava não polemizar e deixava o confronto para os comandados. Mencionava uma restrição velada com dificuldades impostas pela organização italiana, mas não comentava a suposta “sabotagem”. A carga de revolta do treinador já tinha dado as caras antes mesmo do campeonato, no embarque para a Europa, quando argumentou que o regulamento era favorável aos donos da casa.

Covarde? Bernardinho mostrou o contrário em quadra. Derrubou a Itália sem piedade na semi e fez o mesmo com Cuba na decisão. Cobrou Leandro Vissotto durante todo o Mundial para vê-lo brilhar nas duas últimas partidas. Fez parecido com Marlon, controlando o ímpeto do levantador, que insistia em jogar mesmo com uma inflamação no intestino. Coisa de quem conhece o grupo que tem em mãos. Coisa de quem se acostumou, como nenhum outro técnico do vôlei mundial, a levar seu país ao alto do pódio.

8 de outubro de 2010

Pense numa mazela...

11:55 | , , , ,

Pois é, caro leitor. Como você deve ter lido abaixo, realmente estamos vendo o resultado de uma das maiores mazelas que o Brasil vive: A prostituição. Mas, o que mais me revolta é o estímulo a pessoas tão jovens pra praticar a profissão mais antiga do mundo.

É revoltante você ver meninas tão jovens, com 10, 11, 12 anos vendendo seu bem mais precioso, o seu corpo, por uns trocados ou um punhado de drogas. Isso é terminantemente lamentável.

Mas, é feito muito barulho quando se divulga um estudo desse - Que, por sinal, foi muito bem feito pela PRF. Só que, nem as autoridades, nem a população se lembra de um detalhezinho básico quando se sabem dados como esses: O que causa essa migração para a prostituição? Hein?

Se fizessem essa pergunta, todos iriam saber respoder facilmente: Está na falta de políticas públicas para melhor condição de vida dessas crianças e adolescentes. Ora, quem é que vai querer viver apenas com uma "Bolsa Família" da vida, se ela só seria suficiente pra comer? É óbvio que quem migra para a prostituição, na maioria das vezes, não tem condições suficientes para viver e se sustentar. É preciso emprego para os pais dessas jovens. É preciso melhorar as condições básicas de onde esse povo mora. É preciso renda para esse povo. É preciso escola, saúde, segurança... Se eu for listar tudo, não daria tempo de completar essa postagem.

Espero que o nosso próximo governo faça algo para melhorar essa situação. É estarrecedor você ver uma menina jovem com um caminhoneiro parrudo e velho. Mas, é possível mudar essa situação, através de políticas públicas que dêem as famílias dessas garotas as melhores condições possíveis de se viver, pois boléia é só pra caminhoneiro.

RN é 6º no ranking da prostituição

11:33 | , , ,

Créditos: Tribuna do Norte
Uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a Organização Internacional do Trabalho e a organização internacional Childhood Brasil, resultou num trabalho de mapeamento das zonas onde ocorrem, possivelmente, exploração de crianças e adolescentes. No ranking nacional, o Rio Grande do Norte ocupa a sexta colocação com 110 pontos mapeados. O maior índice ocorre nas zonas urbanas com 78 pontos identificados contra 32 no perímetro rural.

Em nível nacional, foram catalogados 1.820 pontos de risco para exploração sexual de crianças e adolescentes.  Os locais se espalham por 66 mil quilômetros de estradas, sendo 67,5% deles nas áreas urbanas. No estado, o número de pontos suspeitos é o mesmo do ano passado – 110 – sendo a maior parte deles próximos a cidades de grande porte, como Natal e Mossoró.

Para o inspetor da PRF, Roberto Cabral, a manutenção do mesmo índice do ano passado demonstra que o trabalho desempenhado pela Polícia em parceria com os demais órgãos está dentro do esperado. “O trabalho que vêm sendo feito é de evitar a expansão dos pontos. Não tenho dúvidas de que isso é um ponto positivo.” A região Nordeste é a que ocupa o maior número de pontos registrados pelo estudo, seguida da região Sul e Sudeste.

Os dados fazem parte da quarta edição do Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais 2009/2010, apresentado nesta quarta-feira pela Polícia Rodoviária Federal. A PRF optou por não especificar os locais estudados para que os suspeitos não mudassem suas rotinas ou mudassem de endereço, impedindo a aplicação de ações corretivas. No ano passado, os locais foram divulgados e os trabalhos ficaram ameaçados devido à migração dos criminosos para outras localidades.

De acordo com o estudo, os estados que detêm o maior índice de locais vulneráveis são aqueles que possuem as maiores malhas viárias. Os pontos se concentram, na zona rural, próximos aos postos de combustíveis. Nesses locais, os motoristas de caminhão e carretas descansam durante a noite. É justamente nesse horário que as crianças e adolescentes se oferecem para fazer programas. Muitas das crianças que se encontram nessa situação ainda não entraram na puberdade.

No estado, as abordagens aos veículos suspeitos ocorrem em blitze realizadas pela Polícia Rodoviária Federal nas principais vias de saída do estado. “Realizamos a abordagem dos veículos e visualizamos se as crianças e adolescentes que estão dentro do carro são familiares ou têm alguma ligação com os adultos. Nós sabemos o perfil de quem abusa das crianças e adolescentes nas estradas”, analisa Cabral.

Os agentes que realizaram o trabalho de campo preencheram um questionário em cada local visitado e utilizaram níveis de risco para classificar os pontos vulneráveis à exploração sexual.  Como as respostas tinham valores distintos, foi possível atribuir diferentes graus de risco aos pontos identificados - baixo, médio, alto e crítico.

Os indicadores para definição do nível de risco foram: existência de prostituição de adultos, ocorrência de exploração sexual de crianças e adolescentes com base em relato policial nos últimos dois anos, registro de tráfico/consumo de drogas nos últimos 24 meses, e presença constante de crianças e adolescentes no local visitado. Outros fatores como comércio de bebidas alcoólicas, presença de caminhoneiros e existência de iluminação também foram considerados para definição do grau de risco. O estudo conclui que os pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes ocorrem com maior frequência em estradas que ligam regiões mais desenvolvidas a outras menos desenvolvidas e nos corredores de escoamento da produção industrial.

Bahia e Paraná têm maioria dos pontos críticos de prostituição de crianças e adolescentes em estradas federais

11:29 | , , ,

Foto: Guarda Municipal de Varginha (MG) - Jornal Extra
Um levantamento feito em 66 mil quilômetros de rodovias federais identificou 1.820 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes e a maioria deles, 67,5%, ficam em áreas urbanas. O mapeamento foi feito pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a Organização Internacional do Trabalho, e a Childhood Brasil, e apresentado nesta quarta-feira em São Paulo.

Dos 1.820 pontos, 924 são considerados críticos e 478 avaliados como de alto risco. O mapeamento indica que Bahia (117 locais) e Paraná (113) concentram o maior número de pontos críticos nas estradas, com 24,9% do total, seguidos por Rio Grande do Sul (75), Minas Gerais (66) e São Paulo (51). O Rio de Janeiro tem 30 pontos listados.

Nesta terça-feira, em Eunápolis, três adolescentes, de 15 e 16 anos de idade, foram achadas pela Polícia Rodoviária Federal às margens da BR-367, pedindo carona. Elas disseram ter vindo de Itabuna e que queriam chegar a Porto Seguro. No momento em que os policiais chegaram, elas eram abordadas por um homem de 64 anos, morador de Porto Seguro. Foram levadas ao Conselho Tutelar de Eunápolis e o homem, para a polícia judiciária.

Por região, foram identificados 545 pontos no Nordeste, 399 na Região Sul, 371 nos estados do Sudeste, 281 no Centro-Oeste e 224 na região Norte.

Nas estradas com maior fluxo de veículos, os pontos estão mais concentrados. Nas estradas federais que cortam São Paulo, por exemplo, a distância média entre os 92 locais identificados é de apenas 11,6 km, 63% deles em áreas urbanas. Ou seja, locais onde a sociedade pode detectar o problema com mais facilidade. Em Minas Gerais, a distância média entre os 133 pontos é de 45,9 km. No Rio de Janeiro, são 98 pontos, o que corresponde a um a cada 15 km.

De acordo com o levantamento, os cinco estados estados com maior número de locais vulneráveis são justamente os que detêm as maiores malhas viárias. Nos principais eixos rodoviários do país estão 45,7% dos pontos identificados. Segundo a PRF, são normalmente estradas que ligam regiões mais desenvolvidas a outras menos desenvolvidas.

Ao longo da BR-116, que recebe várias denominações e liga Nordeste, Sudeste e Sul do país, foram identificados 262 pontos. Na BR-101, que serve à mesma região, são 187.

Entre 2005 e 2009 foram recolhidos e encaminhados a Conselhos Tutelares 2.036 meninos e meninas encontrados em locais deste tipo. No total, 951 pessoas foram presas em flagrante.

Os locais identificados como de risco para prostituição infantil concentram ainda outros ilícitos, como venda e consumo de drogas, prostituição e tráfico de seres humanos. O levantamento mostra que 100% abrigam prostituição de adultos, 90% apresentam indícios de tráfico de drogas, 80% são locais de concentração de caminhoneiros e 70% estão localizados perto de vilarejos. O projeto piloto foi feito com 294 caminhoneiros e cada um deles apontou dois pontos.

No primeiro levantamento deste tipo, feito em 2003, foram identificados 844 pontos. O aumento, porém, é atribuído ao fato de o levantamento ter sido aperfeiçoado.

4 de outubro de 2010

As incertezas e as surpresas que as urnas deixaram de herança

14:31 | , , ,

Pois é, caro leitor. Vivenciamos, neste final de semana, o exercício democrático que lutamos tanto para exercer: O direito a escolher nossos governantes. Foi uma eleição sem muitos problemas. Mas, o que teve de surpresas...

A começar por outros estados. É impressionante o equilíbrio em locais como a Paraíba, onde o candidato da oposição local, Ricardo Coutinho, derrotou Zé Maranhão, atual governador, por uma diferença mínima, cerca de 9 mil votos - O que levou a eleição para o segundo turno -, mostrando o quanto os nossos vizinhos estão divididos entre voltar o modelo de gestão que Cássio Cunha Lima exercia (O ex-governador apoia Coutinho) e continuar com o governo de Zé Maranhão, e o Amapá, onde três candidatos disputaram ferrenhamente as duas vagas para o segundo turno (Tanto que o candidato mais bem votado, Lucas, do PTB, teve pouco mais de 29% dos votos válidos, tendo o segundo, Camilo Capiberibe, pouco mais de 28%).

Outro fato interessante foi a eleição no sudeste, onde alguns eleitos para deputado federal surpreenderam. A começar pelo campeoníssimo de votos no país, Tiririca (PR/SP), que obteve quase 1.4 milhão de votos - Resultado do voto de protesto do povo, ao concordar com ele ao afirmar que não sabia o que era ser deputado federal. Junto com ele, veio o apresentador da TV Canção Nova, Gabriel Chalita, com mais de 500 mil votos. No Rio de Janeiro, caso o ex-governador Anthony Garotinho tenha sua candidatura indeferida, o maior destaque será para o ex-atacante Romário, que teve quase 150 mil votos - A frente dele, estão deputados como Chico Alencar, do PSOL.

É interessante como o povo gosta de protestar. Mas, às vezes, o protesto fica tão grande que se torna incontrolável. Isso pode trazer consequências depois, quando forem cobrar dos famosos eleitos as suas ações no congresso e na assembléia legislativa.

Voltando para o executivo, não poderia deixar de comentar a esmagadora vitória de Eduardo Campos na minha terrinha. Pernambuco me surpreendeu ao querer a continuidade do governo do presidente do PSB com tamanha votação - Mais de 3,4 milhões de votos contra 585 mil de Jarbas Vasconcelos. Realmente é uma mostra de que meus conterrâneos estão gostando do que vem sendo feito por eles. Realmente, é incrível.

E, enfim, chegamos ao Rio Grande do Norte: Uma eleição surpreendente, em alguns aspectos, e sem surpresas em outros.

Uma surpresa foi a eleição esmagadora de Garibaldi Filho, conseguindo obter o que pediu aos eleitores na sua campanha: 1 milhão de votos/amigos. Sabia-se que sua votação seria expressiva - Mas não tanto ao ponto de ter tamanha votação. Nessa mesma votação, não foi surpresa a reeleição de José Agripino, ficando cerca de 300 mil votos à frente de Vilma de Faria. Era algo esperado, mas não era prevista tamanha diferença.

Já para o legislativo, também houve essa mistura de "sem sal" com "oh!". Na Assembléia, a grande surpresa foi o posto de deputado mais votado: Antônio Jácome (PMN) recebeu cerca de 54 mil votos, contrariando as pesquisas que davam como campeão de votos o ex-prefeito de Santa Cruz (Pelo PSB) Tomba. Um pouco mais surpreendente foi a não-eleição de alguns políticos tradicionais para àquela casa: José Adécio e Luiz Almir, por exemplo, ficaram de fora, dando lugar a George Soares (PR) e Dibson Nasser (PSDB). Os demais não demonstraram tanta surpresa assim em suas eleições - Bem diferente de candidatos dados como eleitos, como Kelps Lima, Roberto Germano, Miguel Weber, Sargento Regina, Cláudio Porpino... Enfim, vários ficaram de fora.

Na conjuntura federal, a monotonia continua, já que sete dos oito deputados federais se reelegeram. Surpresas da votação: Fátima Bezerra como campeã de votos (Mais de 220 mil), Henrique voltando aos primeiros lugares (Ficou em 3º) e a não-eleição de Rogério Marinho, dada como certa - Em seu lugar [Pasmem!] entrou o apresentador e vereador, por Natal, Paulo Wagner (PV). É, vai entender a política...

E para o governo... Bem, para o governo... Não se esperava segundo turno: E a tendência se confirmou. A Senadora Rosalba Ciarlini venceu a eleição no primeiro turno, com pouco mais de 800 mil votos (Grande parte deles de Mossoró) - Ela teve quase 300 mil votos de maioria perante o segundo colocado, o governador Iberê.

Quanto a eleição de governador, me surpreendeu a excelente votação em Mossoró, com quase 90% dos votos válidos, a expressiva votação no Oeste e a vitória em Natal, dada como certa para o ex-prefeito Carlos Eduardo, com ampla vantagem sobre os demais colocados.

Não é porque não sou eleitor dela que tenho essa opinião que você lerá abaixo, mas quem sabe você não concorde comigo, né? Mesmo com quatro anos de campanha, com dois excelentes puxadores de voto em sua chapa, além de contar com deputados federais e estaduais de prestígio e o influente presidente da Assembléia Legislativa como seu vice, acredito que Rosalba não ter um bom mandato. Via em seus discursos e no seu desempenho nos debates que ela não se preparou bem para tal desafio, já que quatro anos no Senado Federal foram poucos para adquirir experiência. Espero estar errado, mas acho que o Rio Grande do Norte, que já era fadado ao esquecimento antes da eleição, infelizmente, vai afundar cada vez mais. O desconhecimento é visível - Fora que já saem piadas na internet dizendo que seu marido é quem vai mandar e sua primeira atitude será trocar a capital do Estado para Mossoró. É bom ela se preparar intensivamente nesses próximos dois meses pois, se não fizer o que prometeu, ela pode ter sua reputação mais difamada do que a da prefeita de Natal...

E agora é esperar o dia 31 de outubro para sabermos o que as urnas nos reservaram para o Palácio do Planalto. Enquanto isso, vamos vendo o que o RN vai ser daqui pra frente, com a nova Governadora. E, para tal cobertura, o "Fatos e Opiniões" estará presente, com a melhor análise do pleito de 2010 em todo o Brasil. E rumo ao segundo turno!

Rosalba Ciarlini é eleita governadora no primeiro turno

13:34 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte
A candidata da coligação “A Força da União”, senadora Rosalba Ciarlini (DEM) venceu a eleição para o governo do Rio Grande do Norte com 813.813 votos ou 52,46% da preferência do eleitorado potiguar. A expressiva soma da democrata foi 4 pontos percentuais superior ao somatório dos demais candidatos, que obtiveram, juntos, 48,14%. O candidato da coligação “Vitória do Povo”, Iberê Ferreira de Souza (PSB) pontuou 36,85% (562.256 mil votos), o que lhe rendeu o segundo lugar na disputa. Já o candidato da aliança “Coragem para Mudar”, Carlos Eduardo Alves (PDT) recebeu os votos de 160.828 potiguares, 10,37% do eleitorado. Os demais candidatos Sandro Pimentel (4º colocado), Camarada Leto (5º) e Bartô Moreira (6º), não pontuaram 1º. Aguardando julgamento face impugnação solicitada pelo Ministério Público, os percentuais dos votos de Roberto Ronconi (PTC) e Simone Dutra (PSTU) não foram computados.

Votaram no Rio Grande do Norte 1.877.681 (83,63%) pessoas e 16,37% se abstiveram de votar. O número de votos brancos foi de 103.978 (5,54%) e nulos 222.462 (11,85%). Em nenhum momento da votação Rosalba Ciarlini teve a certeza da vitória do primeiro turno ameaçada pelo concorrente do PSB. O clima na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde militantes da senadora democrata comemoravam no largo próximo ao prédio, era de alívio. “A apuração foi feita com tranquilidade e sem contratempos. Apenas um pequeno problema no município de Pilões fez com que atrase um pouco, mas tudo foi tranquilo”, afirmou o juiz eleitoral Marco Bruno. A apuração foi finalizada por volta da 1h de hoje.

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) disse ontem que vai procurar se inteirar da situação na qual se encontra o governo do Estado. Ela disse esperar que o Executivo não se encontre em situação de perplexidade perante as finanças e a organização da administração. Rosalba conversou com os jornalistas ao lado do vice-governador eleito, o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria. Ele aproveitou para destacar que a Assembleia vai cooperar com os dois meses que restam para finalizar o atual governo de Iberê Ferreira de Souza.

O governador conversou com a imprensa na residência oficial, de onde assistiu a apuração dos votos. Ele disse que esperava a compreensão de todos para pôr a “casa em ordem” nos últimos dias que lhe restam à frente do Poder Executivo. Iberê recebe ainda hoje do governador em exercício, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Rafael Godeiro, o comando do Executivo Estadual. A passagem do cargo ocorrerá na governadoria.

Logo no início da semana, a Assembleia Legislativa deve apreciar o projeto de lei que amplia em 3% a margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE). A votação do projeto foi alvo de disputa nos últimos dias entre os dois Poderes.

Garibaldi Filho e José Agripino são reeleitos para o Senado

13:29 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte
Com uma votação recorde, o senador Garibaldi Alves (PMDB), da coligação “Por um Rio Grande do Norte”, foi reeleito ontem com 1.042.272 (35,03%) dos votos do eleitorado potiguar. Garibaldi permanece na companhia de José Agripino Maia (DEM), que também foi reeleito com 958.891 votos (32,23%). O peemedebista obteve 83 mil votos a mais que o colega do DEM. Em terceiro lugar, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) obteve 21,89% da preferência do eleitorado norte-riograndense. Ao lado da peessebista, o companheiro de chapa Hugo Manso (PT), que pontuou 7,53% (224.125 votos). Joanilson de Paula Rêgo (66.408 votos ou 2,23%); Sávio Hackradt (PC do B) com 25.783 (0,87%); e Ronaldo Garcia (PSOL) aparece em último com 6.639 votos (0,22%).

Diferença: Os votos de Dário Barbosa (PSTU), Alexandre Guedes (PSTU) e Clóvis Costa (PTC) não tiveram os votos divulgados por estarem com as candidaturas sob análise da Justiça Eleitoral.

A desvantagem da ex-governadora Wilma de Faria  em relação aos principais concorrentes foi de 13,14% no caso de Garibaldi, e de 10,34%, na comparação com José Agripino Maia. Com a saída de Rosalba Ciarlini, que assumirá o governo do Estado, o pai do senador Garibaldi Filho, Garibaldi Alves, assume a vaga no Senado.

O representante do Partido Democratas vai para o terceiro mandato no Senado Federal. O peemedebista da mesma forma. O primeiro é oposição ao governo Luís Inácio Lula da Silva (PT) e certamente o será em caso de vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff (PT). Já Garibaldi Filho e o pai devem figurar no Congresso Nacional como aliados do Planalto, caso os petistas permaneçam no comando da Nação. Até porque o candidato a vice de Dilma Rousseff é o presidente da Câmara Federal e presidente nacional do PMDB, Michel Temer.

Durante a campanha, o senador José Agripino Maia foi apontado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva como um dos principais articuladores da oposição ao governo Federal. O Rio Grande do Norte deu maioria considerável à candidata petista, mas optou, também, por manter no Senado um dos principais oposicionistas de Lula.

Agripino destaca independência do eleitor no RN: Com o resultado obtido eleição de ontem, José Agripino Maia (DEM) segue para o quarto mandato como senador da República. Ele destacou que foi o voto “consciente” do eleitor. Para o senador reeleito, esse foi um dos diferenciais da disputa deste ano no Rio Grande do Norte.

“Eu fico feliz pela altivez, pela independência do voto do povo do Rio Grande do Norte. Votar em quem queria e não em quem mandavam, essa foi a diferença”, destacou o senador, ontem à noite, ao comentar o resultado das urnas. Atualmente líder da bancada do Democratas no Senado, José Agripino destacou também o que ele considera como conquistas em durante sua campanha para a reeleição. Ele credita sua vitória à valorização dos serviços prestados ao povo do estado.

“Há 30 anos eu me dedico à política. Eu agradeço a quem votou em mim, pela confiança no meu trabalho e respeito pelo o que eu faço pelo Rio Grande do Norte, em nível nacional”, afirmou o senador, momentos depois da oficialização dos resultados que apontaram a reeleição dele e de Garibaldi Filho. Para o senador do DEM, a vitória é consistente pois não teve influências externas. Foi, na avaliação do parlamentar, uma demostração de que o eleitor do Rio Grande do Norte não é tutelado e escolhe seus candidatos com consciência e independência.

“Aquilo que eu vi e ouvi nas ruas de Natal e nas cidades do interior durante a campanha se reflete, neste momento, em números”, disse o senador reeleito. Questionado sobre os projetos para o próximo mandato, o senador preferiu apenas comentar sobre o resultado da campanha e disse que continuará fazendo o melhor pelo povo do Rio Grande do Norte enquanto senador.

Voto casado deu certo, diz Garibaldi: Para o senador reeleito, Garibaldi Alves Filho (PMDB), a vitória do chamado “Voto Casado” foi mais que uma “criação de campanha”. Segundo o candidato que obteve mais de 1 milhão de votos, número recorde no Rio Grande do Norte, a afinidade entre ele, a governadora eleita Rosalba Ciarlini, do DEM, e o senador José Agripino, também do DEM, já vem desde a última campanha, quando o grupo esteve do mesmo lado e elegeu a ex-prefeita de Mossoró para o Senado.

“A minha votação, a do senador José Agripino e a da governadora Rosalba Ciarlini mostraram que o voto casado deu certo”, ressaltou o ex-presidente do Senado, em entrevista coletiva em um edifício de Areia Preta, logo após o anúncio do resultado do TRE. Ele deixou claro que irá contribuir no trabalho de Garibaldi Alves, seu pai, que tomará posse no cargo de senador com a saída da senadora Rosalba Ciarlini para administrar o governo do estado, em janeiro. Garibaldi Filho também destacou a força que o grupo terá com senadores afinados em “prol do Rio Grande do Norte” e que irão ajudar o futuro governo estadual.

O peemedebista admitiu, inclusive, que aceitaria ser o interlocutor da administração do DEM junto à Presidência da República, caso a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) venha a vencer a disputa com José Serra (PSDB) e ocupe o lugar do presidente Lula. Ainda mais cedo, em entrevista à Rádio Globo Natal, ele garantiu que abrirá mão de disputar a Presidência do Senado, para ajudar o deputado Henrique Eduardo a se eleger presidente da Câmara Federal, como em uma homenagem ao ex-ministro Aluízio Alves.

Conheça os novos nomes da Assembleia Legislativa do RN

13:25 | , ,

Créditos: Nominuto.com
Foto: Vlademir Alexandre (Nominuto.com)
As eleições para o cargo de deputado estadual no pleito de 2010 no Rio Grande do Norte apresentaram mudanças nos quadros da Assembleia Legislativa: 33,3% e oito novos nomes. Os deputados foram eleitos representando regiões como o Trairi, com o ex-prefeito Luis Antônio, Tomba (PSB) e o Vale do Açu, representado pro George Soares (PR), empresário e filho do ex-prefeito Ronaldo Soares.

Os novos nomes não param por ai: a Assembleia receberá em 2011 o novo deputado estadual, Dibson Nasser (PSDB) filho do presidente da Câmara de Natal, Dickson Nasser (PSDB); Gustavo Fernandes (PMDB), filho do ex-deputado estadual, Elias Fernandes (PMDB) e Fábio Dantas (PHS), ex-diretor do ITEP que substitui Arlindo Dantas (PHS).

Um nome tradicional da política potiguar também ocupará uma cadeira na Assembleia representando Parnamirim. O nome do ex-prefeito de Parnamirim e ex-deputado estadual, Agnelo Alves que se elegeu pelo PDT - partido que também liderava a chapa governista com o seu filho, Carlos Eduardo (PDT) que ficou em terceiro lugar na disputa estadual – foi bem aceito pelos eleitores garantindo uma votação de mais de 20 mil votos. O Seridó também lembrou do seu representante, o “Papa” Vivaldo Costa (PR).

O deputado estadual eleito no dia 03 de outubro, Hermano Moraes (PMDB) é outro nome que integra a lista de renovação da Assembleia, saindo do cargo de vereador de Natal para legislar pelo Rio Grande do Norte.

Conheça a lista completa dos candidatos:

1- ANTÔNIO JÁCOME 54.743 (3,18%)
2- EZEQUIEL FERREIRA 51.842 (3,01%)
3- WALTER ALVES 50.587 (2,94%)
4- RICARDO MOTTA 49.881 (2,90%)
5- GUSTAVO CARVALHO 49.850 (2,89%)
6- TOMBA 49.832 (2,89%)
7- GILSON MOURA 49.494 (2,87%)
8- NELTER 49.364 (2,87%)
9- GESANE MARINHO 48.440 (2,81%)
10- GETULIO REGO 43.697 (2,54%)
11- DIBSON NASSER 41.883 (2,43%)
12- LARISSA ROSADO 41.609 (2,42%)
13- DR. LEONARDO 41.133 (2,39%)
14-  MARCIA MAIA 38.554 (2,24%)
15- VIVALDO 38.463 (2,23%)
16- GUSTAVO FERNANDES 37.907 (2,20%)
17- RAIMUNDO FERNANDES 37.158 (2,16%)
18- GEORGE SOARES 36.952 (2,15%)
19- FABIO DANTAS 35.374 (2,05%)
20- HERMANO MORAIS 35.294 (2,05%)
21- POTI JÚNIOR 31.881 (1,85%)
22- AGNELO ALVES 30.995 (1,80%)
23- JOSÉ DIAS 30.876 (1,79%)
24- MINEIRO 24.718 (1,44%)

Os deputados que ficaram de fora são:  José Adécio (DEM), Lavosier Maia (PSB) e Luiz Almir (PV).