9 de agosto de 2010

Chávez e Santos devem se reunir na terça para tratar de crise diplomática

20:42 | , ,

Créditos: G1
Foto: Reuters / G1
Os presidentes de Venezuela e Colômbia, Hugo Chávez e Juan Manuel Santos, irão se reunir na próxima terça-feira (10) em Bogotá para tentar resolver a disputa diplomática entre os dois países.

A reunião foi anunciada pelos chanceleres Maria Anglea Holguin, da Colômbia, e Nicolás Maduro, da Venezuela, que se encontraram neste domingo.

Holguín e Maduro se reuniram por cerca de três horas. A colombiana qualificou a conversa como "um primeiro passo" para o reestabelecimento das relações bilaterais.

"Foi um diálogo franco e direto com o objetivo de os dois países reestabelecerem as relações com transparência", completou.

Chávez rompeu as relações diplomáticas com a Colômbia em 22 de julho, como reação à denúncia que o governo colombiano do ex-presidente Alvaro Uribe apresentou na Organização de Estados Americanos (OEA) sobre a suposta tolerância de Caracas à presença de guerrilheiros colombianos no território da Venezuela.

Chávez já havia dito neste sábado estar disposto a se reunir com Santos e "virar a página" do conflito com a Colômbia. "Estou disposto a virar a página e olhar para o futuro. Estou disposto, presidente Santos", disse Chávez em um ato político, transmitido pela emissora estatal VTV.

Sem guerra: Em seu discurso de posse, neste sábado, o novo presidente da Colômbia descartou a possibilidade de um conflito com a vizinha Venezuela. "A palavra guerra não está em meu dicionário quando penso na relação da Colômbia com seus vizinhos ou com qualquer nação do planeta", discursou.

Santos afirmou que espera restabelecer relações com os vizinhos venezuelanos e equatorianos por meio de "diálogo direto" o quanto antes, e que, quem fala em guerra, nunca teve a responsabilidade de, como ele já teve, enviar soldados a combate.

0 comentários: