30 de agosto de 2010

A velha corrupção no serviço público...

21:48 | , , , ,

Você quer construir alguma casa na nossa cidade? Quer fazer legalizado? Vai para a Semurb. Quer reformar? Vai para a Semurb. Tudo para se cumprir nossa básica burocracia. Mas, como somos especialistas em "jeitinho", um trocado serve para diferenciar o processo burocrático. Que tal?

Isso se chama corrupção - Corrupção passiva, no caso. E mais: Se quisessem, os agentes judiciários poderiam colocá-los como integrantes de uma quadrilha que praticavam peculato (Uso de cargo público para benefício privado).

É uma vergonha o que acontece na administração de Natal. Creio eu que esse não será o primeiro, nem o último caso de corrupção envolvendo servidores públicos. Fez bem o ministério público colocando esses maus trabalhadores na cadeia, pois o serviço público não é para isso.

Isso deixa claro novamente o que todo mundo sabe: Em qualquer órgão público existe corrupção. Quem é que não quer se dar bem e resolver rapidamente as coisas? E isso é em qualquer esfera pública: Até na federal encontramos tais situações. Tá na hora de as autoridades competentes tomarem atitudes para combater esse mau do serviço público brasileiro.

Nessas horas, lembro do Lineu, personagem da "Grande Família", da TV Globo. Um funcionário público correto e que não se deixa levar por qualquer dinheiro ou favor pessoal. Bem que alguns funcionários públicos deveriam seguir o exemplo dele...

Servidores da Semurb são presos sob suspeita de corrupção

21:36 | , , ,

Créditos: Tribuna do Norte
Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Três funcionários da Secretaria Especial de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) foram presos na manhã desta segunda-feira (30) sob suspeita de corrupção passiva. A promotoria de Defesa do Patrimônio Público confirmou que os servidores recebiam propina para "facilitar" procedimentos na Semurb. Ao contrário do que havia noticiado o portal TN Online, as investigações não estão a cargo do promotor Afonso de Ligório Bezerra Júnior.

A operação, batizada de Curupira, foi comandada pelo delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho. Foram presos: João Lopes Neto, Alan Bruno Lima da Silva e Sandro Martinelle Araújo Bezerra. Os três trabalham no setor de Fiscalização Urbanística. Alan Bruno e Sandro Martinelle são fiscais urbaníticos. João Neto trabalha na parte administrativa do setor.

A assessoria de imprensa do MP informou um inquérito policial "apura a existência de uma quadrilha que atua dentro da Semurb há vários anos. De acordo com os indícios, os acusados teriam recebido pagamento de vantagem indevida para acelerar o trâmite dos processos na Semurb, especialmente os referentes a expedição de alvará de localização de empreendimentos; para se omitirem na fiscalização de empreendimentos irregulares; para se absterem de exigir estudos técnicos indispensáveis à concessão de licenças ou realizá-los sob encomenda para aprovação dos pedidos; e para oferecerem abatimento no valor das autuações feitas pela própria Secretaria, prometendo influir no julgamentos dos processos administrativos".

A ação foi iniciada às 6h. Os servidores foram presos em casa. Além dos mandados de prisão, a polícia e o MP também cumpriram mandados de busca e apreensão nas casas de João Lopes Neto e de Alan Bruno Lima. Computadores, documentos e mais uma quantia de aproximadamente R$ 2.400 foram apreendidos.

Todos os cinco mandados foram assinados pelo juiz Raimundo Carlyle de Oliveira Costa, da 4º vara Criminal de Natal. A operação foi denominada de Curupira em alusão ao personagem do folclore brasileiro que defende o meio ambiente.

Titular da Semurb diz que caso de corrupção é antigo

21:33 | , , ,

Créditos: DN Online
O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Olegário Passos, disse que as prisões são resultado de investigações que começaram há anos. "Como gestor à frente da secretaria há cinco meses eu já tinha conhecimento dessa investigação. Nós estamos muito felizes com esse resultado e esperamos que o Ministério Público seja exitor nesse caso. Nós estamos à disposição do MP para esclarecer o que for necessário", disse.

O secretário se reuniu com a promotora de defesa do patrimônio público, Keivianny Sena, na manhã dessa segunda-feira (30) para tratar do caso. Segundo ele, o MP pediu cautela nas informações que fossem repassadas à imprensa para não comprometer as investigações. Ele disse ainda que o clima na secretaria era de tranquilidade. "Aqui na Semurb estã todos tranquilo. É preciso acabar com essa cultura da impunidade e para isso as investigações continuam", disse.

Funcionários da Semurb que preferiram não se identificar disseram que as prisões pegaram os servidores de surpresa. "Muita gente sabia que tinha uma investigação acontecendo na secretaria há anos, mas ninguém sabia de onde partia a corrupção. Essas prisões pegaram a gente de surpresa, eu mesmo não esperava", disse um servidor. Segundo ele, durante todo o dia foi grande o "zum-zum-zum" nos corredores da secretaria. "Fica todo mundo especulando o que eles teriam recebido de propina, quem poderia ter sido beneficiado, mas ninguém sabe de nada concreto", afirmou.

Servidores de carreira: O acusado João Lopes Neto, que foi preso na manhã dessa segunda, é auxiliar administrativo da Semurb há quase vinte anos. Já Alan Bruno Lima da Silva e Sandro Martinelle Araújo Bezerra entraram na prefeitura através de concurso em 2004 e eram fiscais. "Os três trabalhavam no setor de fiscalização", disse o secretário Olegário Passos.

27 de agosto de 2010

Esse é o resultado do mau do século...

14:22 | , ,

Não sei se isso chega a ser repetitivo, mas tem de ser dito sempre que possível: As drogas são mesmo o mal do século. E não é por fazer mau a saúde não: É por fatos como o que aconteceu no México nesta semana - Que é o tema deste comentário. O tráfico matando pessoas inocentes por causa desse malefício que são as substâncias entorpecentes.

Mas, o que choca é a audácia dos criminosos. Tudo bem, estavam ali 73 pessoas tentando entrar de forma errada nos Estados Unidos. Mas, precisava tanta crueldade assim? Só porque as pessoas não obedeceram a ordem dos traficantes em ajudá-los foram mortas brutalmente e em grupo - Não pouparam nem uma grávida e uma criança pequena. Lamentável.

E como disse no início do texto: Esse é um mal que está sendo combatido em todo o mundo, mas que se fortalece. Veja o caso dos mexicanos, que estão sendo dizimados por vaidade e ganância de dois traficantes e suas gangues. o resultado? Hoje, das 10 cidades mais perigosas para se viver, duas são mexicanas - Sendo uma, Ciudad Juarez, a mais perigosa do mundo! E mais: Graças ao tráfico, só neste ano, 7.000 pessoas perderam a vida. É dose?!

Infelizmente, o México está praticamente rendido ao crack e a maconha. Mas, não quero que o Brasil também siga esse rumo - Apesar do que vemos no Rio de Janeiro. Os governantes devem olhar com muito, mas muito mais atenção para a segurança pública do nosso país - Equipar mais, dar melhores condições de trabalho e aumentar o efetivo. Mas, isso apenas não basta - É preciso investir em outras áreas, como emprego, renda e, principalmente, na educação. Uma criança bem instruída na escola dificilmente não compartilha desse mau e ainda ajuda outros a não caírem na tentação.

E fico me perguntando até quando isso vai continuar. No México, parece não ter fim, mas em outros lugares do mundo há jeito. E tem de se fazer logo - Ou você que ver mais um "genocídio" por causas entorpecentes?

Em nota, Itamaraty confirma morte de quatro brasileiros no México

14:09 | , ,

Créditos: G1
O Ministério de Relações Exteriores confirmou na noite desta quarta-feira (25), por meio de nota oficial, a existência de quatro brasileiros entre os 72 mortos em uma chacina no estado mexicano de Tamaulipas.

“As autoridades mexicanas informaram hoje à Embaixada do Brasil na Cidade do México que os corpos de 4 brasileiros, ainda não identificados, estavam entre os 72 mortos encontrados no Estado de Tamaulipas, no nordeste do país”, diz o Itamaraty, em nota.

A assessoria do Itamaraty explicou que o governo do México deve enviar até esta quinta (26) uma lista com os nomes dos mortos. O ministério disse ainda que uma aeronave do governo mexicano vai transportar ao local da chacina um grupo de representantes consulares dos países que tenham nacionais entre as vítimas, entre eles um funcionário do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México.

Em entrevista ao jornal mexicano "El Universal", uma testemunha do crime afirmou que a maior parte dos corpos encontrados é de brasileiros e equatorianos que rejeitaram oferta de trabalhar como assassinos e que teriam sido mortos por isso. A testemunha, um equatoriano que não quis se identificar, alega que escapou do ataque com ferimentos.

A informação foi passada ao jornal por um funcionário do governo mexicano e não foi confirmada oficialmente pela polícia. A testemunha diz que o grupo de migrantes tentava ir aos Estados Unidos quando foi interceptado no rancho que supostamente pertence a uma quadrilha chamada de "Los Zetas".

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Mark Toner, classificou o episódio como "um feito terrivelmente trágico". Os detalhes das mortes ainda estão sendo investigadas pelos Estados Unidos, que devem divulgar um novo comunicado ainda nesta quarta.

Militares mexicanos encontraram os 72 cadáveres, entre os quais os de 14 mulheres, em um rancho em Tamaulipas, estado mexicano que é um dos maiores alvos da onda de violência ligada ao narcotráfico no país.

Mortos de massacre no México eram imigrantes ilegais

14:05 | , ,

Créditos: R7
Dados preliminares do governo mexicano apontam que as 72 pessoas encontradas mortas no Estado de Tamaulipas nesta terça-feira (24) seriam imigrantes ilegais de El Salvador, Honduras, Equador e Brasil.

De acordo com o jornal mexicano El Universal, o porta-voz de segurança Alejandro Poire disse que informações confirmam que as vítimas estavam no México de forma ilegal. A informação confirma o relato de um sobrevivente do Equador. Ele conseguiu chegar, mesmo ferido, a uma casa da região.

Após condenar os fatos, e se comprometer ir até o fim com as investigações, o porta-voz da Procuradoria Geral da República (PGR), Ricardo Najera, informou que tanto o governo federal quanto o estadual abriram vários inquéritos por crimes de homicídio.

Najera confirmou, segundo o jornal, que um menor originário do Estado de Veracruz foi preso por supostamente ser ligado ao grupo responsável pelo massacre. Ele foi encaminhado ao Ministério Público para apresentar sua versão dos fatos.

Militares acham 72 corpos em fazenda no México

14:03 | , ,

Créditos: Último Segundo
Militares mexicanos disseram nesta quarta-feira que encontraram 72 corpos em uma fazenda no Estado de Tamaulipas, no norte do país. Os corpos foram encontrados após uma troca de tiros com homens suspeitos de pertencer a um cartel de tráfico de drogas.

Três atiradores e um militar foram mortos no tiroteiro. Foram encontrados corpos de 58 homens e 14 mulheres, próximo à cidade de San Fernando. Nos últimos quatro anos, mais de 28 mil pessoas já morreram no México em consequência da guerra contra o narcotráfico.

Armas e caminhões: O tiroteio veio depois que um homem ferido apareceu em um posto de controle da Marinha mexicana dizendo tyer sido atacado por atiradores de um cartel de traficantes na fazenda próxima a San Fernando. Soldados invadiram o local em uma operação acompanhada por um ataque aéreo. Uma pessoa foi presa, segundo informações dos militares.

Os corpos foram encontrados enquanto eles faziam buscas no lugar. Também foram achados armas, munições e uniformes.

Quatro caminhões também foram apreendidos, um deles com placa clonada do ministério da Defesa. A descoberta da vala comum está entre as maiores do tipo no México. As autoridades ainda não sabem quanto tempo os corpos estavam ali.

O Estado de Tamaulipas é um dos mais afetados pela violência do narcotráfico, e é palco de uma disputa entre os cartéis de Zeta e do Golfo, que abastecem o mercado de drogas dos Estados Unidos. A Marinha mexicana divulgou uma nota condenando "atos bárbaros cometidos por organizações criminosas". "A sociedade como um todo deveria condenar estes atos, que ilustram a necessidade total de se continuar combatendo o crime com rigor", afirma a nota.

Nos últimos meses, mais valas comuns têm sido descobertas no México. Em junho, a polícia achou 55 corpos em uma mina abandonada próximo à cidade de Taxco, no Estado de Guerrero.

23 de agosto de 2010

Comemorar antes da hora as vezes não é bom...

14:11 | , ,

Esta foi uma semana monótona no cenário jornalístico nacional... Fora o "ataque" a um hotel no Rio de Janeiro, não teve nenhum assunto que despertasse algum interesse das pessoas que visitam os sites de notícias. Porém, algo me chamou a atenção nesta segunda-feira: O possível "loteamento de cargos" de um futuro governo de Dilma Rousseff.

Olha, mesmo com o Michel Temer, vice da petista na campanha negando tal acontecimento, não pegou bem essa descoberta do jornal Folha de S. Paulo. Tudo bem, a candidatura da situação já possui 17 pontos a frente de José Serra nas pesquisas (Levando em conta a última, do Datafolha), tá caminhando a passos largos para continuar no poder... E resolvem já pensar no futuro vendo que o presente já é difícil. Pegou mal para o PT essa possível negociação de cargos.

Acho que uma distribuição de cargos entre os aliados sempre é interessante, de modo a que o governo ande bem. Mas, fazerem isso antes do término do processo eleitoral, sem ao menos saber se vão poder fazer essa distribuição de cargos não é legal. Se estivessem se segurando, pelo menos...

Prezo pela cautela nesses momentos. Talvez faltou isso aos petistas. É melhor pensar na eleição antes de pensar nos próximos quatro anos. Vai com calma, PT.

Ah, e antes que alguém venha tendenciar meu voto, digo logo que não estou criticando o PT por alguma preferência de voto. Fiz esse texto para prezar pelo bom senso e pela campanha limpa, pois isso pode ser usado pelos adversários. Abre o olho, Dilma!

Michel Temer nega disputa por cargos em eventual governo Dilma

13:58 | , ,

Créditos: G1
O candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff (PT) e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, divulgou nota nesta segunda-feira (23) negando que seu partido esteja negociando cargos e espaço no próximo governo caso a candidata petista seja eleita presidente da República.

"O PMDB se expressa pelo seu Presidente. E é nessa qualidade que venho a público registrar que, em nenhum momento na aliança com o PT e demais partidos para as eleições presidenciais, houve qualquer negociação a propósito da participação no governo", diz Temer.

No sábado, reportagem de "O Estado de S. Paulo" informava que o PMDB estima o tamanho da cota futura de poder baseado no argumento de que se realmente Dilma Rousseff ganhar as eleições, o partido não é mais um "convidado", mas um dos "donos da casa".

"Os únicos compromissos firmados por escrito com o PT foram os de que o PMDB teria a Vice-Presidência da República e participaria da formulação do programa de governo. E é isso, apenas isso, que foi estabelecido e vem sendo rigorosamente cumprido", afirmou em nota o presidente do PMDB.

"Neste momento, o PMDB, que apresentou seu programa para o País, conclui, com o PT e demais aliados, os compromissos da coligação com o povo brasileiro. O PMDB quer colaborar e hoje está inteiramente dedicado à campanha para vencer as eleições. Toda e qualquer manifestação em outro sentido é mera especulação e deve ser repudiada por todos peemedebistas", concluiu Temer.

Com chance de vitória no 1º turno, Dilma já discute ministérios com Lula

13:55 | , ,

Créditos: Folha Online
Diante da possibilidade de ganhar já no primeiro turno, a candidata do PT, Dilma Rousseff, sabe que será alvo de pressões de PT e PMDB por espaço num eventual governo, mas vai insistir numa frase que gosta de repetir: "Discutir isso agora dá azar".

Dilma não quer repetir, segundo ela, o episódio em que Fernando Henrique Cardoso se sentou na cadeira de prefeito paulista na eleição de 1985 antes da hora. Perdeu a eleição para Jânio Quadros.

Nos próximos dias, a petista irá dizer aos aliados que formação de governo é assunto "proibido" na campanha para evitar transmitir sinais de "arrogância" e criar um clima de "já ganhou".

Apesar do recado, Dilma já discute o assunto reservadamente com uma pessoa, o presidente Lula, e seguirá a linha de seu criador de colocar em postos-chaves nomes de sua total confiança.

Ela sabe que terá de enfrentar o apetite do PMDB e contemplar o partido em eventual governo, mas vai esperar a definição da eleição para discutir o tema com os aliados. Se ganhar mesmo no primeiro turno, por exemplo, acredita que terá mais força para montar seu ministério mais livremente.

Lula dará mais do que palpites na escolha de eventuais futuros ministros de Dilma, mas tem insistido que ela tem de ter liberdade para montar um governo com sua cara.

O presidente, por exemplo, é defensor da ida de Antonio Palocci Filho, ex-ministro da Fazenda e coordenador de sua campanha, para a Casa Civil. Lá, coordenaria as ações de governo e faria uma dobradinha com o eventual vice-presidente, Michel Temer, para tratar da articulação política do governo.

Visibilidade: Palocci também é visto como bom nome para a Saúde, obtendo assim visibilidade para disputar o governo paulista em 2014, caso Aloizio Mercadante perca a eleição.

Outro petista é apontado como certo na equipe: o presidente do PT, José Eduardo Dutra, também coordenador de sua campanha e que desistiu de disputar a eleição a pedido da candidata. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel também é tido como nome de uma futura equipe.

Dilma também vai dar mais espaço no governo para mulheres. Nesse grupo, dois nomes são fortes e contam com a confiança da candidata. A atual ministra Erenice Guerra (Casa Civil), que substituiu Dilma no posto, e Maria das Graças Foster, diretora da Petrobras.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, tende a ser deslocado para a área social. No governo, há quem defenda sua ida para a pasta de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O ministro Franklin Martins (Comunicações) e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, também devem ficar se desejarem, mas em outro posto.

Um ministro deverá perder o lugar: Nelson Jobim (Defesa). Dilma pretende escolher um nome com maior capacidade gerencial para comandar as obras de infraestrutura nos aeroportos do pais, vitais para a Copa do Mundo.

Dois postos sensíveis deverão gerar especulações por conta da importância para o mercado: Ministério da Fazenda e Banco Central. Lula já disse em conversa reservada que Guido Mantega poderia seguir na Fazenda e Henrique Meirelles no BC, mas foi apenas um cenário eventual aventado pelo presidente.

Fazenda: Dilma, contudo, gostaria de indicar o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, para comandar a Fazenda, posto desejado por Meirelles por indicação do PMDB.

Coutinho, contudo, vai bem no BNDES e pode ficar. O mesmo pode acontecer com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Ainda na área econômica, um nome considerado certo é o do atual secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Ele pode integrar um grupo de conselheiros que a ministra deve criar dentro do Palácio do Planalto. É cotado também para a Fazenda ou o Planejamento, esta, por ora, a hipótese mais plausível.

20 de agosto de 2010

Seria efeito da "Ficha Limpa"???

14:07 | , , ,

Quem diria que poderíamos ver algo parecido novamente: Uma pessoa do poder público que trabalha bem, direito e sem inclinações políticas ser alvo de um atentado em pleno processo eleitoral fazendo parte dele. É, achava que demoraria muito para ver algo semelhante.

Mas, não demorou muito não. Assim como a maioria dos brasileiros, fiquei chocado com os requintes de crueldade que quatro elementos usaram para tentar matar o presidente do TRE de Sergipe nesta semana. No meio da rua, à beira-mar, em plena luz do dia, um carro oficial é metralhado e deixa o motorista em coma... Lamentável!

Para piorar, foi em período eleitoral. Mesmo com a polícia negando, é óbvio que se pode ter alguma motivação política nesse meio. Quem se daria para gastar dinheiro tentando matar alguém contra si? Essa pessoa com certeza jogou seu poupudo dinheiro fora, pois até agora ninguém morreu (Nem o motorista que está em coma).
No meu ponto de vista, se esse atentado tiver motivos políticos, acho que um fator pode ser determinante: A Ficha Limpa. Ora, é de conhecimento de boa parte da sociedade que alguns dos políticos que estão por aí tentando a reeleição têm alguma pendência judicial, o que lhes impede, em tese, de concorrer ao pleito e ao salário que podem ganhar nos próximos quatro anos. Acredito que alguém, lá de Sergipe, esteja se sentindo incomodado com a atuação do TRE nesse sentido e quis descontar no presidente. Seria melhor descontar nos tribunais tentando se defender, não usando armas de fogo. Pior pra essa pessoa, que vai ganhar mais um processo nas costas...

Precisamos acabar com essa forma de se resolver essas coisas. É repugnante saber que um assassinato ainda é método para se resolver alguma pendência, seja ela qual for. E, para acabar com isso, pelo menos no lado político, volto a fazer aquela conscientização a você, leitor, para que pense bem antes de ir na urna eletrônica digitar o número de seu candidato. Pense bem: A sua escolha pode resultar em benefícios para você e a quem está ao seu redor, ou pode resultar em acontecimentos como esse. Vote consciente. Vote certo!

Presidente do TRE de Sergipe é ferido em ataque a tiros

13:53 | , , ,

Créditos: G1
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, ficou ferido após ser alvo de tiros na manhã desta quarta-feira (18).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, o carro onde ele estava trafegava pela Avenida Beira Mar, na Zona Sul de Aracaju, e foi atingido por tiros de quatro homens quando estava parado em um semáforo. Possibilidades de um assalto mal-sucedido foram descartadas, segundo a Secretaria, porque não houve abordagem antes dos disparos. A placa do veículo de Mendonça sinalizava que se tratava de um carro oficial do Tribunal de Justiça.

Segundo a Polícia Militar, Mendonça foi encaminhado para o Hospital São Lucas. Em nota, o Tribunal de Justiça de Sergipe informou que o desembargador foi atingido apenas por fragmentos de projéteis que se alojaram abaixo da pele, na região do couro cabeludo, e que ele está fora de perigo. Inicialmente, a PM havia dito que ele foi ferido no ombro, o que depois foi retificado pelo boletim médico. Por volta das 10h, a assessoria do hospital informou que Mendonça passava por avaliação.

Segundo a assessoria de imprensa de Mendonça, seu estado de saúde é “bom” e ele receberá alta do hospital, onde realiza exames complementares, em até 24 horas.

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou que um policial militar de 41 anos, que dirigia o carro, também chegou a ser atingido e foi encaminhado a um hospital em estado grave. Em nota, o Hospital de Urgência de Sergipe afirma que o motorista foi atingido por uma bala na cabeça e será submetido a uma tomografia para avaliar a extensão do ferimento. O estado de saúde do paciente é considerado gravíssimo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança, a polícia faz buscas na região para localizar os suspeitos, que fugiram após efetuar os disparos. O carro usado na fuga foi encontrado queimado a cerca de 300 metros do local do crime. A polícia suspeita que os criminosos tenham utilizado um segundo carro para continuar a fuga. Pontes e regiões de divisa do estado estão sendo monitoradas. Mais detalhes sobre a investigação devem ser divulgados ainda nesta tarde.

Ex-secretário: De acordo com a assessoria do tribunal, Mendonça tem 61 anos e estava na Presidência do TRE-SE desde janeiro deste ano. Ele já foi Secretário de Estado de Segurança Pública por duas vezes e promotor de Justiça do Estado. Mendonça é sergipano, natural de Itabaiana.

A assessoria de imprensa do TRE-SE informou que Luiz já chegou a ser ameaçado e tinha sido o responsável pela "condenação de vários crimes de repercussão".

A Secretaria de Segurança Pública, no entanto, afirmou que não recebeu nenhuma notificação de Mendonça a respeito de ameaças.

Nota de repúdio: Em nota, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) repudiaram o ocorrido e informaram que vão ajudar nas investigações. "As entidades também manifestam solidariedade à família do desembargador, assim como de seu motorista, Jailton Batista Pereira, que fora atingido no atentado. A AMB e Amase cobram rigor na apuração do caso e anunciam que envidarão todos os esforços no sentido de exigir e auxiliar os órgãos competentes na elucidação dos fatos e responsabilização dos culpados."

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou a sessão nesta quarta-feira por conta do ocorrido.

Crime político é 'hipótese menos provável' , diz polícia sobre atentado

13:46 | , , ,

Créditos: G1
As investigações iniciais sobre o atentado contra o desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe, descartam a possibilidade de motivação política na tentativa de homicídio, segundo informou ao G1 o delegado Cristiano Barreto, da área de inteligência do Centro de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil (Cope), responsável pelas investigações de campo no inquérito.

Barreto falou ao G1 após a coletiva de imprensa concedida pelas autoridades policiais do estado no fim da tarde desta quarta-feira (18). "Nós não temos a informação de se tratar de um crime político. (...) Essa é a hipótese menos provável."

O desembargador e seu motorista, o policial militar Jaílton Batista Pereira, estavam em um carro alvejado por tiros na manhã desta quarta. O magistrado foi atingido por fragmentos de projéteis e passa bem. O motorista está em estado grave. O governo trata o caso com um atentado, uma vez que não houve abordagem antes dos disparos, o que afasta a hipótese de assalto.

O delegado afirmou que as investigações estão apenas no começo e evitou confirmar se a polícia já tem um suspeito no caso, conforme afirmou o governador sergipano, Marcelo Déda.

"A gente trabalha de uma forma bem cautelosa. É o início da investigação. A gente não tem como traçar, neste momento, uma diretriz em relação a algum suspeito. É um momento de cautela, temos que trabalhar de forma técnica, bem calma, com pé no chão. Nesse momento a gente só pode dizer que está fazendo as diligências que precisam ser feitas", afirmou Cristiano Barreto.

O delegado disse que a Polícia Civil é que presidirá o inquérito da investigação, tendo o auxílio da Polícia Federal. "Para que a Polícia Federal venha a atuar diretamente no caso, precisaria ser um crime com motivação política. Não temos essa linha de investigação. Apesar de o desembargador exercer um cargo no TRE, que é federal, a obrigação de investigar é da Polícia Civil. É claro que se a PF se dispuser a ajudar, será bem vinda."

Conforme a Polícia, o carro do desembargador trafegava pela Avenida Beira Mar, na Zona Sul de Aracaju, e foi atingido por cerca de 30 tiros, vindos de quatro homens encapuzados, quando estava parado em um semáforo. Os atiradores estavam em um veículo Honda Fit, de cor prata e placa de Alagoas. O carro era roubado. Os atiradores abandonaram e queimaram o veículo nas imediações de um shopping após o crime.

Barreto informou ainda que a Polícia deve pedir a colaboração das autoridades alagoanas, para tentar identificar quem roubou o veículo que foi usado no atentado.

O delegado afirmou ainda que o atentado pode ter algum tipo de motivação particular ou se referir aos cargos que o desembargador já ocupou. Ele foi secretário de segurança pública do estado, já atuou na promotoria e já atuou na área criminal no Tribunal de Justiça.

A Secretaria de Segurança informou ainda que o secretário João Eloy determinou uma investigação "rápida e sigilosa" para que em breve os autores do atentado sejam presos. A assessoria disse que os agentes nas divisas do estado estão sob alerta para evitar a fuga de possíveis envolvidos.

Após atentado, segurança de presidente do TRE de Sergipe e de sua família é reforçada

13:40 | , , ,

Créditos: Folha Online
A segurança do presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Sergipe, Luiz Mendonça, e de sua família foi reforçada após o atentado sofrido na manhã desta quarta-feira pelo desembargador. A Polícia Federal vai investigar se houve ou não motivação eleitoral no atentado.

De acordo com a Polícia Militar, quatro homens encapuzados estavam em um Honda que perseguia o veículo do presidente do TRE, um Fiat Linea. O veículo que teria sido usado no crime foi abandonado no bairro Jardins, vizinho ao do local do atentado, completamente queimado.

Mendonça foi atingido por fragmentos de bala e não corre risco de morrer. Seu motorista, Jailton Batista, foi atingido e está internado, num hospital de Aracaju, em estado "muito grave", segundo boletim médico.

Após o ocorrido, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, pediu ontem reforço na segurança de magistrados e autoridades que atuam nas eleições deste ano.

O desembargador assumiu a presidência do TRE de Sergipe em janeiro. Ele atua paralelamente na 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Estado.

Formado em direito pela Universidade Braz Cubas, Mogi da Cruzes (SP), Mendonça foi promotor de Justiça em Sergipe e secretário de Segurança Pública do Estado entre 2003 e 2005, quando foi nomeado para o Tribunal de Justiça pelo então governador João Alves Filho (DEM, na época PFL).

"Antes mesmo de ser secretário de Segurança, como integrante do Ministério Público, ele combatia o crime organizado com muita firmeza", disse o ex-governador, que é novamente candidato ao governo do Estado.

Segundo Alves Filho, Mendonça sempre foi muito "destemido" e não se intimidava com as ameaças de morte que frequentemente recebia de bandidos.

As ameaças, afirmou o ex-governador, continuaram mesmo após Mendonça deixar o cargo. Ele insistia, segundo Alves Filho, em não circular pela cidade com proteção policial.

O presidente do TRE é casado com a procuradora-geral de Justiça de Sergipe, Maria Cristina Foz Mendonça.

Suspeito: O governador de Sergipe, Marcelo Déda, afirmou ontem que o atentado contra o presidente do TRE tem chance "remotíssima" de ter vinculação eleitoral, e destacou que a polícia já trabalha com a hipótese de um principal suspeito.

O nome apontado por Déda é Floro Calheiros. Pela descrição do governador, o suspeito atuava no norte de Sergipe na década de 90, com agiotagem e envolvimento em crimes políticos. Ele é acusado de roubar urnas de eleições municipais e de ter liderado ou ordenado alguns crimes na região.

Floro Calheiros foi preso quando o atual presidente do TRE-SE era secretário de segurança. Ele fugiu e foi recapturado, mas tornou a escapar da prisão. Ele está foragido há dois anos e há a informação, segundo o governador, de que ele teria ameaçado o desembargador Mendonça.

'Não tenho dúvida de que vão tentar de novo', diz presidente do TRE-SE

13:36 | , , ,

Créditos: G1
Foto: TRE (SE)
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Luiz Antônio Mendonça, disse nesta quinta-feira (19) não ter dúvida de que será alvo de nova tentativa de assassinato. O desembargador conversou com a reportagem do G1 na presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) e afirmou que, apesar da violência do atentado, ainda precisa avaliar a necessidade de reforçar a própria segurança.

“Fui pego de surpresa, mas não tenho dúvida de que vão tentar de novo. Mas eu não tenho medo por mim. Tenho medo pela minha esposa e meus três filhos. Vamos avaliar com calma e tranquilidade.A segurança pode ser feita de forma velada e discreta", disse Mendonça. O desembargador é marido da procuradora-geral de Justiça de Sergipe, Maria Cristina Mendonça.

Na manhã de quarta-feira (18), Maria Cristina Mendonça estava em outro carro oficial, à frente do carro do marido,  quando ele foi atingido por 37 tiros de armas calibre 12 e .380. Sem ferimentos aparentes, o desembargador conta que está bem disposto, apesar de ter sido atingido por pedaços de vidros e estilhaços de bala que ficaram sob a pele e o couro cabeludo.

Depois que cessaram os disparos, Mendonça conta que desceu do carro e foi socorrido por uma motorista que o reconheceu e ofereceu ajuda. O desembargador afirma que andar cercado por seguranças é um "desconforto".

Um dia após a tentativa de assassinato, ele saiu de casa sem colete à prova de balas, no horário habitual, por volta das 8h30, e percorreu o mesmo caminho até o TJ-SE em um carro sem blindagem, acompanhado apenas por um motorista.

“Esse atentado representa que a Justiça está sendo atingida, a cidadania está sendo atingida e também a esperança do povo de mudanças está sendo fragilizada quando aqueles que têm a difícil missão de julgar sofrem uma tentativa de assassinato. Isso promove insegurança”, disse o desembargador.

Ex-promotor de Justiça e secretário estadual de Segurança durante o governo de João Alves (DEM), o presidente do TRE quer acompanhar as investigações. Na próxima semana, ele pretende se reunir, em Brasília, com o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.

“Pela amizade que a polícia local tem comigo, vão me manter informado sobre as investigações. Também vou discutir o assunto com a Polícia Federal”, afirmou.

O desembargador também preside a Câmara Criminal do TJ-SE e afirmou que fará um levantamento dos casos julgados pela Câmara para ajudar nas investigações.

“Temos feito um trabalho com rigidez no combate ao tráfico de drogas. Pode ser que alguém não tenha gostado das condenações que fizemos”, disse.

Sobre a possibilidade de requisitar reforço de forças federais para assegurar a segurança das eleições em Sergipe, o presidente do TRE afirmou que o estado tem um efetivo policial suficiente para garantir uma votação pacífica.

“Se fossem eleições para prefeito talvez fosse necessário requisitar ajuda para os municípios de Canindé de São Francisco e Itaporanga. Mas, neste momento, os governantes dessas cidades são pessoas de bem”, avaliou o desembargador.

16 de agosto de 2010

Vai começar o horário eleitoral...

14:29 | , , ,

... E a chatice de sempre junto. Nesta semana, começamos a ser bombardeados pela propaganda eleitoral gratuita (Bem cara) no rádio e na televisão em todo o país. Serão dois blocos de 50 minutos nos principais meios de comunicação do país onde veremos as propostas (E os confrontos) dos candidatos a presidente, deputados, senadores e governadores.

Olha, esse tipo de propaganda eleitoral só vêm mesmo pra encher nosso saco. Ficamos vendo sempre as mesmas promessas, os mesmos candidatos, as mesmas ideologias... Só mudam o período e o cargo que se concorre no pleito organizado pelo TSE. É muito chato!

Só o que se salvam são aqueles que fazem chacota com sua própria campanha. Sem querer citar nomes, para o TRE não vir em cima desse espaço, tem alguns que só querem se promover fazendo de seu pedido de voto uma comédia. São aqueles que fazem a conhecida marmota na TV e no rádio, com jingles e atitudes que fazem com que o eleitor ria e se lembre dele pela comédia armada, e não pelas propostas, achando que vai se eleger.

Só o que salva, nesse período, são os debates eleitorais em veículos de comunicação. Acredito que esse será o melhor meio para decidirmos quem tem melhores condições de administrar a máquina pública nos próximos 4 anos. Vamos ver se os embates entre os principais candidatos serão animados (Como o que houve no RN na semana passada) ou serão mornos, como o debate presidencial.

Mesmo com essa chatice toda, vamos tentar acompanhar o horário eleitoral para avaliarmos a classe política. Há alguns que não merecerão nossa confiança. Já outros tendem a nos conquistar. Mas, só saberemos o resultado de todo esse bombardeio no fim do dia 03 de outubro. Mas, de antemão, deixo um conselho para você, leitor: Vote consciente! O nosso futuro está na sua mão!

Propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada nesta terça-feira

13:47 | , , ,

Créditos: Folha Online
A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão nesta terça-feira (17) e vai ao ar até 30 de setembro.

Serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília.

Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários --seis para cada cargo-- em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.

De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV. A propaganda dos candidatos nesses veículos restringem-se ao horário eleitoral gratuito.

Cargos: Às segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos candidatos a governador (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).

Já às terças, quintas e sábados será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).

Tempo: O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou a divisão oficial do tempo da propaganda de TV dos candidatos à Presidência. Conforme a Folha havia projetado, Dilma Rousseff (PT) terá 42,6% do espaço total. José Serra (PSDB) ficará com 29,2% do tempo. Marina Silva (PV), 5,6%.

Dilma terá 10min39s em cada um desses blocos. Serra, 7min19s. Marina, 1min23s. O tempo na propaganda de TV é definido principalmente com base no peso que cada partido da coligação tem na Câmara dos Deputados.

O TSE também divulgou o número total das chamadas "inserções" (peças de campanha inseridas diariamente, inclusive aos domingos, nos intervalos comerciais das emissoras), para cada candidatura.

A proporção é a mesma dos blocos --ou seja, 42,6% do total para Dilma, 29,2% para Serra e 5,6% para Marina.

Ao todo, Dilma terá 230 inserções de 30 segundos cada uma. Ou 460 de 15 segundos, caso a campanha decida fatiá-las. Serra terá 157 inserções de 30 segundos (ou 314 de 15 segundos). Marina ficará com apenas 29 inserções de 30 segundos (ou 58 de 15 segundos).

Segundo turno: Caso haja segundo turno para presidente ou governador em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o seu início.

Nesse caso, o tempo da propaganda é dividido igualitariamente entre os dois candidatos que disputarão essa fase.

Nanicos lutam para ganhar estatura na campanha

13:39 | , , ,

Créditos: R7

Eles compreensivelmente rejeitam o rótulo. "Nanico" pode não ser desonra, mas não é exatamente elogio. O verbete "partidos nanicos" no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está definido como: "os que hajam conseguido eleger pequeno número de representantes, em especial, à Câmara dos Deputados". Mas os pequeninos desta corrida presidencial querem superar o próprio nanismo e ganhar estatura, principalmente no Congresso.
Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm diferenças entre si. O que os une é uma espécie de grito dos excluídos, uma indignação por estarem de fora da cobertura da imprensa e dos debates televisionados - exposição que, para eles, poderia ser o antídoto para o status permanente de pequenos. Já a imprensa argumenta que não lhes dá espaço justamente pelo fato de eles serem nanicos. Na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo mais recente, nenhum deles chegou a 1% das intenções de voto.

Os presidenciáveis atacam com os recursos e os discursos que têm para escapar desse ciclo. É quase um "se vira nos 30" político: cada um terá, a partir de terça-feira (17), pouco mais de 55 segundos de propaganda. Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) - recém-desgarrado do nanismo, depois de uma aparição bem-sucedida em um debate na TV - têm, somados, mais de 20 dos 25 minutos diários do horário gratuito. Causar impacto em tão pouco tempo é a saída e o desafio.

Marqueteiro: As cinco campanhas nanicas se organizam sem a figura já clássica do marqueteiro. Em todos os casos, os próprios candidatos supervisionam a confecção de seu marketing - Levy Fidelix e Eymael têm a seu favor o fato de terem empresas e experiência nessa área. Fidelix mostra empolgação ao falar sobre a mensagem que deverá passar no horário eleitoral gratuito.

- Como o tempo é pequeno, tenho que falar de maneira contundente. Mas não sou o Enéas. Minhas falas têm mensagem e o povo simples entende.

A grande aposta de Eymael é o relançamento de seu consagrado jingle em versões axé, milonga e sertaneja, para ser o ringtone de celulares simpáticos à causa democrata-cristã. Rui Pimenta é jornalista e conta com a estrutura do partido para formular sua propaganda.

- Nosso principal veículo é o jornal Causa Operária.

O semanal tem tiragem de 6,5 mil exemplares e, na edição mais recente, traz sete longas páginas com textos do revolucionário Leon Trotsky, em um especial pelos 70 anos de sua morte.

O comunista Ivan Pinheiro usa o mesmo instrumento, um jornal tabloide de quatro páginas.

- Além disso, vamos fazer um programa de TV diferente de tudo que já se viu. Somos o único partido que fala do mundo, não só do Brasil.

São também dos poucos que defendem às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Já Zé Maria, do PSTU, não está tão empolgado com o horário gratuito.

- Sabemos que, no fim, vamos atingir uma parcela pequena da população, porque falamos, principalmente, para nosso público, que são os estudantes e os trabalhadores.

Propaganda eleitoral na TV vai testar poder de convencimento de Dilma e Serra

13:34 | , , ,

Créditos: R7
Partidos e candidatos não cansam de afirmar que a disputa eleitoral no Brasil só começa quando a propaganda gratuita invade a TV e o rádio, o que, neste ano, acontece a partir da terça-feira (17). Para especialistas ouvidos pelo R7, embora seja inegável a importância deste tipo de divulgação, os programas devem servir como um teste do poder de convencimento dos dois candidatos à frente da corrida: Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

Enquanto a petista terá de comprovar que é a melhor opção para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, superando o baixo carisma e conquistando empatia com o público, o tucano enfrentará o mesmo desafio, porém, em um cenário mais desfavorável: ele aparece atrás da adversária e ainda encontra um eleitor satisfeito com o governo atual, de acordo com as últimas pesquisas.

O horário eleitoral que apresenta os candidatos a presidente será exibido às terças, quintas e sábados, em dois programas diários de 25 minutos, sendo que Dilma terá três minutos a mais que Serra. Apesar da supervalorização dos programas, são as inserções diárias, de apenas 30 segundos cada, que mais influenciam os eleitores, segundo avaliação o cientista político Cristiano Noronha, da Arko Advice.

- Os spots são muito mais eficientes, porque pegam o eleitor na base da surpresa. Já no programa eleitoral, a tendência é que o eleitor perca o interesse após os primeiros dez dias, quando ainda é uma novidade, e a audiência só volta a crescer na reta final, quando ele precisa definir o voto.

Neste cenário, Serra também está em desvantagem: a previsão da Justiça Eleitoral é que Dilma apareça em cinco ou seis inserções diárias (de 30 segundos), distribuídas ao longo da programação. Já o tucano terá direito a três ou quatro inserções diárias.

Analisando as eleições anteriores, a situação do candidato do PSDB fica ainda mais difícil. Noronha lembra que nas últimas três eleições presidenciais, quem liderava as pesquisas de intenção de voto até o início do horário eleitoral na TV, venceu.

Apesar da aparente desvantagem, o sociólogo e professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Valeriano Costa diz que o tucano ainda pode reverter o cenário, caso fracasse a tentativa de Dilma de colar sua imagem à de Lula.

- O Serra conseguiria, sim, reverter. Essa é a hora de testar as estratégias. O Serra tem que apostar tudo [na TV], apresentar sua experiência, e tentar se mostrar atrativo. E ainda torcer para que o eleitorado não se sinta convencido dessa ligação [de Dilma] com o Lula.

Impactos: Para o sociólogo, os impactos da propaganda eleitoral são ainda maiores entre os eleitores mais pobres, que têm menos acesso a outros mecanismos de informação. Entretanto, ele diz acreditar que mesmo o público das classes A e B seja influenciado pelo horário eleitoral, devido à familiaridade com a linguagem televisiva.

- As pessoas que têm mais autoridade em cada região vão interpretar as mensagens emitidas, vão formar uma opinião sobre isso, e repassar para outras pessoas. Por isso o horário eleitoral é importante, pelo impacto direto e indireto.

Embora coloque em xeque os efeitos do horário eleitoral na TV e no rádio, para Noronha, o formato continua atual, mesmo em tempos de internet. No entanto, o cientista político defende mudanças nos programas eleitorais dos candidatos proporcionais (deputados estaduais e federais), que têm poucos segundo para tentar convencer o eleitor de que merecem o voto do eleitor.

14 de agosto de 2010

São Paulo? Rio de Janeiro? Não! O congestionamento é em Natal!

13:45 | , , ,

Peço desculpas pelo atraso na postagem. Desta vez, o que aconteceu foi um problema no meu computador, que o deixou bem lento e não abria muita coisa. De toda forma, consertei o problema e está novamente na rotina. Na segunda-feira, estaremos postando um texto inédito...
E pensar que só víamos congestionamentos quilométricos na televisão, onde mostram o trânsito de São Paulo que não nos interessa. Mas, mudei a minha visão após ter tirado minha carteira de habilitação e começar a andar no trânsito natalense.

Resolvi falar sobre trãnsito após ter lido a notícia abaixo - Uma constatação de um leitor do Diário de Natal - onde ele cita os principais pontos caóticos de nosso trânsito. E, após eu fazer um apanhado de notícias recentes sobre o tema, cheguei a conclusão de que estamos com o mesmo mal de São Paulo e outras grandes cidades brasileiras: A gritante falta de estrutura do sistema de trânsito da capital potiguar.

É impressionante você saber que até dois anos atrás você andava de um ponto a outro da cidade, daqueles bem distantes, no horário de pico, em no máximo 40 minutos. Hoje, o mesmo trajeto pode levar até duas horas, dependendo do ponto que você estiver. Realmente, parece que estamos na capital paulista...

E não é só em um ou outro ponto não: Várias avenidas de Natal estão sofrendo com o trânsito pesado. Alguns exemplos podem ser vistos em lugares como a Av. Bernardo Vieira, próximo a um grande shopping da cidade, a Av. Hermes da Fonseca, próximo a esse mesmo shopping, a BR 101, na entrada do Viaduto de Ponta Negra, a Av. Prudente de Morais em vários pontos, a Ponte de Igapó (Em qualquer dia, até nos domingos)... Enfim, em qualquer buraco da nossa cidade está se tornando difícil dirigir com tranquilidade e sem o traficional buzinaço.

Aponto três problemas para tal situação. O primeiro: Falta de sincronismo de semáforos. Em lugares como a Bernardo Vieira e Hermes da Fonseca, os sinais estão bem desregulados, com pouco tempo de passagem para cada mão da via - os cruzamentos são os piores pontos. Dependendo do lugar, para você passar, o sinal precisa abrir até quatro vezes. Isso também causa a parada do trânsito na entrada do Viaduto de Ponta Negra, onde o sinal da saída do viaduto, no cruzamento das Avenidas Roberto Freire e Ayrton Senna não favorece quem vai para Ponta Negra, abrindo e fechando muito rapidamente.

O segundo motivo? O transporte coletivo daqui, que não funciona. É inadmissível você pagar R$ 2,00 para se andar em ônibus velhos e superlotados, sem qualquer estrutura para se andar nas ruas. Para piorar, como os intinerários são antigos, não passam em alguns pontos movimentados da cidade, o que ocasiona o aumento dos carros nas ruas.

E o terceiro motivo? A economia. Com todo esse boom econômico, muita gente desistiu de encarar os ônibus e resolveu ter o seu transporte próprio. Mas, como só um não se beneficia, deu no que deu...

Complementando o terceiro motivo, há um mal costume que, nesses períodos, deveria ser esquecido: O egoísmo. Ora, em alguns locais existe a tal "carona solidária", onde funcionários de empresas ou vizinhos se unem em prol de um trânsito melhor e ficam fazendo rodízio de seus veículos, dando carona uns aos outros. Mas, aqui em Natal não tenho conhecimento de alguém ou algum órgão estimular tal prática. Sempre vejo, em congestionamentos, pessoas sozinhas ou com seus filhos dentro dos carros. Por que não deixá-lo em casa e ir com alguém que vai passar pelo ponto em que você for ficar?

Quem é que não quer andar em uma cidade com ruas vagas e com tranquilidade para se andar, não é verdade? Mas, para isso, todos devemos nos unir em prol de um trânsito melhor. Evitando o congestionamento, deixando o carro em casa e indo de ônibus, bicicleta, a pé, sei lá... O importante é que não quero (E acho que você também não quer) que nossas ruas não fiquem piores que as de São Paulo. Vamos fazer um trânsito melhor!

Confira as rotas alternativas para se livrar do congestionamento em Natal

13:13 | , , ,

Créditos: DN Online
Quase todos os dias os motoristas da capital potiguar são obrigados a enfrentar longos engarrafamentos, principalmente em semáforos e nos horários de pico. O problema é de conhecimento de todos, inclusive da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que diz reconhecer a existência de pontos críticos na cidade e avalia periodicamente a necessidade de ampliação ou diminuição do tempo de abertura de semáforos. A questão é que dois mil novos carros entram em circulação na cidade a cada mês, segundo dados da Semob, e a população insiste em sempre fazer o mesmo e estressante trajeto de casa até seu destino. A reportagem do Diário de Natal ouviu motoristas e mapeou alguns pontos críticos do trânsito da nossa cidade, propondo rotas alternativas para quem trafega pelas principais vias da capital todos os dias.

Nossa reportagem percorreu algumas das principais vias de circulação da cidade que são alvo de reclamação dos motoristas. Na opinião deles, os semáforos são os grandes causadores dos engarrafamentos, problema agravado pelo estrangulamento de vias, como na Avenida Salgado Filho (BR-101), na altura da Praça de Mirassol, próximo ao viaduto de Ponta Negra. "Acho que o tempo de sinalização deveria melhorar", opinou o agente penitenciário Maxson Nunes de Oliveira, 31. Ele conta que trafega todos os dias pelas avenidas Coronel Estevam e Bernardo Vieira, enfrentando problemas de engarrafamento nos horários de pico.

Haroldo Maia, secretário adjunto da Semob, explica que o tempo de abertura e fechamento dos semáforos é calculado em função do volume de veículos que passa pelo local. O engenheiro de tráfego da secretaria, Carlos Augusto Júnior, afirma que o órgão reconhece alguns pontos onde a situação do tráfego está mais crítica, como as avenidas Hermes da Fonseca, no trecho entre as avenidas Alenxandrino de Alencar e Bernardo Vieira; João Medeiros Filho, após a Ponte Newton Navarro - sentido Zona Norte; Salgado Filho, próximo ao viaduto de PontaNegra; além de Bernardo Vieira, Mário Negócio, São José, Roberto Freire, entre outras. "O ponto mais crítico que eu vejo é nas proximidades do Hotel Tirol, na Hermes da Fonseca", afirma Carlos Antônio Silva, 26, técnico de manutenção de hotel.

Semáforos têm tempo variável: Carlos Júnior, da Semob, explica que os semáforos têm funcionamento diferenciado ao longo do dia, de acordo com a demana. Para avaliar o tempo de cada semáforo, uma série de fatores são levados em consideração. "Nós fazemos um estudo para avaliar a velocidade da via, a distância entre os semáforos, entre os cruzamentos, a largura da via, o tempo de sinal verde de cada sentido, tudo isso de acordo com o fluxo de cada horário do dia", explica Carlos Júnior. Esse estudo é feito uma única vez para cada avenida ou rua, mas constantemente são avaliadas as necessidades de ampliação ou diminuição do tempo de sinal verde. Em época de alteração notável do fluxo de carros, como volta às aulas ou férias, os semáforos podem ser ajustados, de acordo com a necessidade. "Sempre é feito um acompanhamento para verificar a necessidade de se aumentar esse tempo verde", esclarece o engenheiro.

Ele aconselha que os motoristas evitem transitar pelas mesmas vias em horários de movimento, principalmente aqueles que costumam fazer o mesmo trajeto todos os dias e conhecem os problemas. "É bom para os dois, tanto para o motorista quanto para o tráfego", disse.

Rotas de escape:

Trecho congestionado:
Avenida Hermes da Fonseca entre a Bernardo Vieira e a Alexandrino de Alencar (sentido Centro - Zona Sul);
Rua São José, cruzamento com a Avenida Bernardo Vieira (sentido Lagoa Nova Centro);
Bernardo Vieira, altura do bairro das Quintas (sentido Zona Norte - Zona Sul);
Roberto Freire, em frente ao CCAB Sul e supermercados Nordestão e Hiper Bompreço (sentido Ponta Negra - Centro);
Avenida Tomaz Landim / BR-406, próximo ao Nordestão do Gancho, nos sentidos Parque dos Coqueiros - Centro e vice-versa.

Alternativa:
1 - Avenida Rui Barbosa, seguida da Norton Chaves, em Potilândia (saída no Estádio Machadão);
2 - Avenida Romualdo Galvão (saída no Estádio Machadão / Prudente de Morais);
1 - Avenida Antônio Basílio (foto abaixo), seguida da Rua Nossa Senhora da Conceição, Bernardo Vieira, chegando na Salgado Filho (saída na Hermes da Fonseca ou Prudente de Morais);
2 - Rua Padre Champagnat, seguida da Jaguarari (saída na Avenida Antônio Basílio);
Km 6, seguindo pela Avenida Capitão Mor Gouveia (saída: Prudente de Morais / Machadão);
Rua Dr. Sólon de Miranda Galvão, seguindo pela Rua Contorno do Campus, depois pelas ruas Capitão Mor Gouveia e Djalma Maranhão (saída na Avenida Antônio Basílio);
1 - Rua Criciúma, seguida pela Rua Regomuleiro / estrada para São Gonçalo (saída na Coteminas / Tomaz Landim);
2 - Avenida Dr. João Medeiros Filho (abaixo), seguida pela Rua Izabel de Brito Lima, passando pela Travessa Presidente Médici e saindo na Rua João Rodriguez da Silva (saída na Tomaz Landim / BR 406).

Dnit garante início das obras das marginais da BR-101

13:00 | , , ,

Créditos: Tribuna do Norte
As obras de construção e pavimentação a asfalto da rodovia federal BR-101, entre Natal e Parnamirim, devem começar no dia 30 de agosto e a previsão de término é dezembro de 2010, informou a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As marginais abrangem toda a extensão que vai do Viaduto de Ponte Negra até à saída de Parnamirim, perfazendo um total de 12,40 quilômetros. A obra faz parte do projeto de duplicação da BR-101, com investimentos da ordem de R$ 147 milhões.

“Certamente a obra mudará o trânsito de veículos, visto que as marginais serão completamente livres, sem semáforos”, explica o superintendente Fernando Rocha, a respeito do fato de que o trânsito pela rodovia federal será exclusivo para quem vai sair de Natal para o interior e outros estados do país, enquanto as marginais visam desafogar o trânsito urbano entre Natal e Parnamirim.

“As marginais servirão basicamente para o tráfego local, dando comodidade e segurança para os usuários que desejam ir de um bairro a outro, utilizando a BR-101”, acrescentou Rocha.

A última fase de construção das vias marginais da BR-101/NE no Rio Grande consiste na implantação de pistas asfaltadas nos dois sentidos da rodovia, possibilitando ao motorista transitar entre Natal e Parnamirim, com acesso  a partir do Centro Administrativo. Cada via terá 12,5 km de extensão e 7,5 metros de largura.

As obras das marginais da BR-101 correspondem ao Lote 1, que se estende de Ponta Negra a Arês, no litoral Sul, e estão sendo executadas pelo 1° Batalhão de Engenharia e Construção (1° BEC) do Exército Brasileiro, sob a supervisão Dnit/RN).

Com a construção destas vias marginais, espera-se que haja uma diminuição do fluxo de veículos nos retornos que darão acesso à Avenida Maria Lacerda e ao bairro de Cidade Satélite. Isto porque, a via principal não será mais usada para a conversão. O novo retorno será feito a partir da construção da marginal, com três faixas de rolamento.

Para minimizar ainda mais o trânsito nestes trechos, não serão colocados semáforos nem faixas de pedestres nestas vias marginais.

Rocha explica que o trânsito, porém, não sofrerá grandes transtornos no período das obras, pois a circulação de veículos ocorrerá nas marginais, sem congestionar as vias principais.

Além das marginais e desse retorno, será construído um novo retorno de acesso à avenida Abel Cabral, 300 metros, depois da entrada de acesso no sentido de quem vai de Parnamirim a Natal.

Trecho depois do viaduto de  Ponta Negra será beneficiado: Com o projeto, um trecho de cerca de 600 metros a partir da concessionária Ford (Salinas) até às proximidades da passarela de Neópolis sobre a BR-101 Sul, que há muito aguarda intervenção será finalmente asfaltado. Há cinco anos, as obras de pavimentação e drenagem da avenida da Integração, realizadas pelo DNIT, levaram o asfalto até à entrada do acesso a Candelária, ao final do Viaduto de Ponta Negra.

“Não estavam previstas intervenções no projeto anterior, para esta área. As obras serão feitas a partir de agora e entregues até dezembro”, garante o superintendente.

Desde então, quem transita pela marginal Dão Silveira reclama  de buracos e desníveis que se multiplicam no calçamento. Em dias de chuva as imediações do posto de gasolina e lojas de veículos, ficam completamente alagadas. “A água fica empoçada, por vários dias”, disse o vendedor Antônio de Pádua Araújo.

As batidas, segundo o funcionário público Aldo Francisco da Silva, são frequentes quando os veículos desaceleram ou tentam desviar do calçamento solto. “Há muito se fala que esta obra vai ser feita, mas o que se vê é  o aumento de acidentes”.

Com a implantação da rota de transporte intermunicipal, o fluxo, na altura dos condomínios residenciais passa a ser de mão dupla. A via, usada como rota de fuga em alternativa à via principal, nos horários de pico, nem sempre é garantia de fluxo rápido. “Não há sinalização, os acessos à BR estão esburacados e caminhões e ônibus passam por aqui direto em alta velocidade. É um perigo”, critica José Alves de Souza.

Outro ponto a ser modificado é a marginal que dá acesso ao túnel da Avenida das Alagoas, em Pirangi. O trecho pavimentado encerra na entrada. A estrada carroçável usada em sentido contrário por quem vem de San Vale em direção ao túnel, cederá espaço para a nova marginal com três faixas.

Acidentes na Via Costeira aumentaram 20% após reforma

12:52 | , , ,

Créditos: DN Online
Foto: Andreivny Ferreira
Ao contrário do que se planejou, a nova Via Costeira, depois da implantação de canteiros centrais e alargamento das pistas para fazer fluir o trânsito de veículos e dar mais segurança a motoristas e pedestres, vem registrando um aumento de 20% no número acidentes em comparação ao ano passado. O mais recente acidente aconteceu anteontem nas proximidades do posto do Corpo de Bombeiros, quando, por volta das 18h, um veículo Ranger capotou, derrubou um poste e a fiação da via. Mesmo quando não apresentam vítimas fatais, os acidentes causam prejuízos ao patrimônio e congestionamento. Também aumenta o medo de trafegar na avenida.

Dois recentes casos fatais chocaram a cidade. Em 27 de julho, a bióloga Helena Fagundes Bouth morreu após colidir seu Peugeot 206 contra um ônibus. No dia 8 do mesmo mês, o taxista Francisco Hermínio também morreu, após ter seu Fiat Siena atingido por um caminhão.

A falta de equipamentos fundamentais na Via, como uma rótula giratóriae radares e redutores de velocidade, além da escuridão à noite por falta de iluminação, podem estar contribuindo para a imprudência dos condutores que exageram na velocidade e fazem manobras proibidas.

Segundo dados do Comando da Polícia Estadual de Trânsito, de janeiro a outubro do ano passado, quando a obra ainda estava em execução, foram registrados 68 acidentes com quatro vítimas fatais. Após a entrega e liberação da obra para o tráfego, em novembro do ano passado, até julho deste ano, foram registrados 82 acidentes com 2 vítimas fatais.

Para o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), o excesso de velocidade praticado pelos condutores e a ingestão de bebidas alcoólicas seriam causas de muitos acidentes na Via Costeira. "Para derrubar um poste de concreto, um carro não pode ter batido com menos de 70 km/h, que é a velocidade da via. Se alguém percorre com velocidade superior é um potencial causador de acidente", disse ele, esclarecendo que isso depende muito da consciência do motorista.

Pontos críticos: De acordo informações da Polícia Estadual de Trânsito, a nova Via Costeira tem apresentado alguns pontos críticos, com maior frequência de ocorrência de acidentes. As proximidades do restaurante Tábua de Carne, devido a não conclusão do canteiro central é um desses pontos. Ao invés da construção do canteiro, foram colocadas marcas longitudinais para indicar ao motorista que não é permitido a transposição das faixas ou o retorno naquele local, mas um pouco mais na frente, em frente ao Relógio do Sol, onde será construído uma rótula giratória.

A transposição dessas faixas em frente ao restaurante resultou, no dia 27 do mês de julho, na morte da bióloga Helena Bouth, de 26 anos, que ao fazer a manobra com seu Peugeot 206, foi atingida violentamente por um microônibus da empresa Santa Maria que trafegava no mesmo sentido. "O problema é que as pessoas não imaginam o grande risco que correm ao fazer a manobra nesse local ao invés de ir até o relógio de Areia Preta e fazer com mais segurança", disse o diretor do DER, Caio Pascoal.

Outro ponto crítico é em frente ao Centro de Convenções. Quem vem de Ponta Negra em direção ao Centro não tem visibilidade do veículo que vem do Centro para Ponta Negra. Outro problema para os motoristas que trafegam na via é a falta de acostamento, o que é justificável, na visão de Caio Pachoal, devido a implantação do canteiro central e do alargamento das duas pistas.

Volta às aulas piora o trânsito nas principais vias de Natal

12:46 | , , ,

Créditos: DN Online
As aulas recomeçaram e com elas vem o inevitável aumento do fluxo de automóveis nas principais vias de Natal. Quem já estava se habituando a um trânsito menos congestionado, agora com o fim das férias, vê-se em meio a um aumento de 40 a 50% a mais no número de veiculos transitando diariamente pela cidade. Alheio a isso, o número de carros segue crescendo. A cada mês são cadastrados no Detran uma média de 2,5 mil veículos, o que corresponde a uma fila de 8km a mais que entra na cidade para circular em um espaço físico que não cresce.

Nas principais ruas de acesso a grandes escolas, a situação tende a piorar mais ainda, é o caso da Avenida Hermes da Fonseca, que dá acesso ao Complexo Educacional Henrique Castriciano, ao Colégio Maria Auxiliadora e ao IFRN, onde diariamente o fluxo de veículos aumentou de 12 mil nas férias para 18 mil agora, um incremento de 50% a mais. Já na Prudente de Morais, que possui também grandes escolas e faculdades, o aumento de veículos foi maior e chegou a quase 50%, passando de 7,7 mil no período de férias para 11 mil atualmente. Outra avenida que teve um incremento de 50% no movimento no pós férias é a Romualdo Galvão que passou de 8,6 mil para 12,8 mil veículos transitando diariamente. Os números foram cedidos pela Secretaria de Mobilidade que faz a contagem eletrônica através de fotossensores instalados em diversos pontos da cidade.

O aumento dos carros em um trânsito já caótico traz congestionamento, desconforto e atraso para todo mundo. Segundo o secretário adjunto de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Haroldo Maia, o problema é de difícil solução, tendo em vista que tudo que se faça nessa área, a princípio, pode até parecer que trará solução para o problema, mas depois torna-se mero paliativo em função do número sempre crescente de carros na cidade. Ele citou a Via Livre, que desobstruiu várias vias de Natal, garantindo a mobilidade com a retirada de estacionamentos. "Mas até em algumas avenidas que têm o Via Livre a situação também fica complicada em horários de pico".

Corredores: Uma solução, na opinião de Haroldo Maia, seria investir no transporte público com corredores exclusivos para ônibus e com uma política de subsidios por parte dos governos, proporcionando um valor de passagem mais acessível para o trabalhador. Com relação à implantação do Via Livre, ele diz que todo mundo aprova mas ainda há resistência principalmente do comércio. "A via é um bem muto caro para servir de estacionamento, pois prejudica a mobilidade principalmente no deslocamento nos principais corredores da cidade", disse.

Segundo Haroldo Maia, outra medida que vai ajudar a desafogar o trânsito nas principais vias é a liberação do pronlogamento da avenida Prudente de Morais até a BR 101. "Mas para que isso venha a realmente surtir efeito no trânsito é necessário ainda a mudança de mentalidade da população. É importante investir ainda na qualidade do transporte público de massa, como ônibus e trens. Só com transporte de qualidade é queas pessoas podem começar a deixar os carros em casa. Além disso, novos projetos e melhorias devem ser pensados diariamente porque a cidade diariamente também ganha edifícios e cosntruções novas, que devem prover a questão também do estacionamento", disse Haroldo.

9 de agosto de 2010

Picuínha desnecessária

20:56 | , ,

Foto: AFP / R7
Estamos vendo nas últimas semanas uma "guerra fria" que, sinceramente, me desagrada. É a troca de farpas entre Colômbia e Venezuela por causa de um possível ataque militar colombiano ao país de Hugo Chávez.

Olha, nunca vi uma guerra por causa de um motivo que considero fútil. Mas antes, é bom lhe explicar o que acontece: Desde o início do ano, o então presidente colombiano, Álvaro Uribe, fecha acordos com as forças armadas dos Estados Unidos para que os conterrâneos do Tio Sam façam exercícios militares e utilizem da maneira que quiser bases militares da Colômbia. Chávez, que é contra qualquer coisa que os americanos façam (Exceto comprar seu petróleo) reclamou desse acordo. Então, começaram as farpas...

Ei, não entendo como a intromissão desnecessária em algum assunto pode provocar tanto falatório e até uma guerra. Ora, se a Colômbia quer que os norte-americanos façam exercícios militares em seu país, não tem pra quê outro presidente, que se diz contra esses princípios, querer forçar o vizinho a revogar tal acordo. Chávez, deixe isso para lá. Se preocupe com seu país, que vende petróleo há bastante tempo. Se preocupe com outras coisas, mas não em assuntos internos de outros países.

Vamos esperar a reunião desta terça para ver se a "Guerra fria" da América do Sul acabe, pois precisamos de paz por aqui. Enquanto isso, vamos ver se Lula continua preocupado em mediar o conflito ou se volta para nossa segurança pública que está um caos...

Chávez e Santos devem se reunir na terça para tratar de crise diplomática

20:42 | , ,

Créditos: G1
Foto: Reuters / G1
Os presidentes de Venezuela e Colômbia, Hugo Chávez e Juan Manuel Santos, irão se reunir na próxima terça-feira (10) em Bogotá para tentar resolver a disputa diplomática entre os dois países.

A reunião foi anunciada pelos chanceleres Maria Anglea Holguin, da Colômbia, e Nicolás Maduro, da Venezuela, que se encontraram neste domingo.

Holguín e Maduro se reuniram por cerca de três horas. A colombiana qualificou a conversa como "um primeiro passo" para o reestabelecimento das relações bilaterais.

"Foi um diálogo franco e direto com o objetivo de os dois países reestabelecerem as relações com transparência", completou.

Chávez rompeu as relações diplomáticas com a Colômbia em 22 de julho, como reação à denúncia que o governo colombiano do ex-presidente Alvaro Uribe apresentou na Organização de Estados Americanos (OEA) sobre a suposta tolerância de Caracas à presença de guerrilheiros colombianos no território da Venezuela.

Chávez já havia dito neste sábado estar disposto a se reunir com Santos e "virar a página" do conflito com a Colômbia. "Estou disposto a virar a página e olhar para o futuro. Estou disposto, presidente Santos", disse Chávez em um ato político, transmitido pela emissora estatal VTV.

Sem guerra: Em seu discurso de posse, neste sábado, o novo presidente da Colômbia descartou a possibilidade de um conflito com a vizinha Venezuela. "A palavra guerra não está em meu dicionário quando penso na relação da Colômbia com seus vizinhos ou com qualquer nação do planeta", discursou.

Santos afirmou que espera restabelecer relações com os vizinhos venezuelanos e equatorianos por meio de "diálogo direto" o quanto antes, e que, quem fala em guerra, nunca teve a responsabilidade de, como ele já teve, enviar soldados a combate.

Colômbia e Venezuela iniciam nova fase das relações, diz chanceler

20:39 | , ,

Créditos: G1
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, prevê "coisas positivas" no futuro das relações diplomáticas com a Colômbia a propósito da posse de Juan Manuel Santos como novo presidente colombiano, segundo comunicado oficial.

"Colômbia e Venezuela podem esperar coisas positivas", disse Maduro na capital colombiana, citado no texto oficial.

"Os governos das repúblicas de Venezuela e Colômbia iniciam uma nova fase das relações diplomáticas após a posse de Juan Manuel Santos como presidente da nação", diz o comunicado da chanceleria venezuelana.

Em sua chegada a Bogotá, para onde viajou neste sábado, Maduro transmitiu uma "mensagem de amor e de futuro" da parte do presidente Hugo Chávez, que se mostrou "otimista" na sexta-feira sobre uma possível solução para a crise bilateral com a Colômbia.

Caracas rompeu as relações com Bogotá em 22 de julho, depois que o governo do ex-presidente Alvaro Uribe denunciou que guerrilheiros colombianos estariam escondidos nesse país.

Santos assume presidência da Colômbia e busca diálogo com Venezuela

20:32 | , ,

Créditos: G1
Juan Manuel Santos fez juramento neste sábado como novo presidente da Colômbia para o período 2010-2014 e pediu diálogo direto para recompor as relações com a Venezuela, prometendo um governo de unidade que buscará a igualdade social.

"Juro diante de Deus e prometo ao povo cumprir fielmente a Constituição e as leis da Colômbia", disse Santos, um líder de direita de 58 anos que foi ministro da Defesa do governo de seu antecessor, Alvaro Uribe.

Em seu discurso de posse, Santos pediu à Venezuela um diálogo "franco e direto, com respeito mútuo, cooperação recíproca e firmeza contra a criminalidade".

A Venezuela rompeu relações com a Colômbia em 22 de julho, depois de Bogotá ter denunciado que guerrilheiros colombianos estariam escondidos nesse país, o que é negado por Caracas.

"Assim como não reconheço inimigos na política nacional, não o faço no exterior. A palavra guerra não está no meu dicionário", disse Santos, que durante estas duas semanas de crescentes tensões guardou silêncio absoluto.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, compareceu à cerimônia de posse, em um gesto positivo do governo do presidente Hugo Chávez a Santos.

Também participou do evento o presidente equatoriano, Rafael Correa, no que se constitui sua primeira visita à Colômbia desde que em março de 2008 as relações entre os dois países foram rompidas, depois que as forças militares colombianas bombardearam um acampamento da guerrilha Farc em seu território.

Essa ação, ordenada pelo próprio Santos quando era ministro da Defesa, gerou uma acusação penal no Equador, onde um juiz o acusa de assassinato, apesar de a posse de hoje dar-lhe imunidade.

Os vínculos com o Equador foram reestabelecidos no nível de encarregados de negócios em novembro de 2009.

Santos prometeu um groverno de "unidade nacional" na busca pela "prosperidade social para todos os colombianos".

"Chegou a hora de os bens naturais, que nos foram dados com tanta abundância, não sejam privilégio de poucos, mas que estejam ao alcance de muitas mãos", disse, ao mencionar a pobreza, que na Colômbia alcança 46%.

"Não vamos falhar com os pobres. Trabalharemos para diminuir a pobreza com a mesma força e compromisso com a qual combatemos e continuaremos combatendo o terrorismo", prometeu o novo presidente, fixando a meta de reduzir a taxa de desemprego atual (12%) para um dígito.

Santos disse também que seu governo se esforçará para devolver aos camponeses as terras das quais os grupos criminosos se apoderaram, como o narcotráfico, os paramilitares e a guerrilha.

Sobre as Farc, o presidente ofereceu diálogo caso estas abandonem a violência e interrompam os sequestros.

"Aos grupos armados ilegais que invocam razões políticas e hoje falam mais uma vez em diálogo, digo que meu governo estará aberto a qualquer conversa que busque a erradicação da violência e a construção de uma sociedade mais próspera, equitativa e justa", disse Santos.

O presidente afirmou que o eventual diálogo deve ocorrer "sobre as premissas inalteráveis da renúncia às armas, ao sequestro, à extorsão, ao narcotráfico e à intimidação", em resposta a um vídeo de Alfonso Cano, o chefe máximo dessa guerrilha, que há uma semana pediu a Santos dar início a negociações de paz.

Santos, acompanhado de sua mulher María Clemencia e de seus três filhos adolescentes, foi juramentado pelo presidente do Congresso, Armando Benedetti, nas escadarias do Palácio Legislativo. Pouco antes da cerimônia, participou de uma missa em Bogotá.

Entre os presidentes estrangeiros que foram ao evento, estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do México, Felipe Calderón, da Argentina, Cristina Kirchner, do Equador, Rafael Correa, do Peru, Alan Garcia, e do Uruguai, José Mujica, além do herdeiro da coroa espanhola, Felipe de Bourbon.

Chávez anuncia rompimento de relações da Venezuela com Colômbia

20:25 | , ,

Créditos: G1
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, rompeu nesta quinta-feira as relações diplomáticas com a vizinha Colômbia, após Bogotá apresentar supostas provas de que guerrilheiros colombianos estariam escondidos no território venezuelano.

O líder da Venezuela se disse vítima de uma "agressão" inspirada pelos Estados Unidos, e anunciou "alerta máximo" na fronteira.

"Não temos outra escolha senão, por dignidade, romper totalmente as nossas relações com a nação irmã da Colômbia", disse Chávez ao vivo pela televisão, ao receber uma visita do ídolo argentino Diego Maradona.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, disse que determinou o fechamento da embaixada da Venezuela em Bogotá e deu um prazo de 72 horas para a missão diplomática da Colômbia deixar seu país.

As relações bilaterais já eram tensas nos últimos anos. Chávez anunciou o rompimento dos laços depois de a Colômbia apresentar à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, fotos e mapas que disse indicarem a presença de 1.500 rebeldes colombianos em uma série de acampamentos nas selvas e savanas venezuelanas.

Chávez qualificou de "enlouquecido" o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, que deixa o cargo em 7 de agosto, e disse que os Estados Unidos o incitaram a atacar a Venezuela. Acrescentou, no entanto, que espera a normalização das relações após a posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Relações hostis: No ano passado, Chávez já havia suspendido o comércio com a Colômbia em protesto a um acordo militar entre Bogotá e Washington, que ele viu como uma ameaça à sua soberania.

Na reunião extraordinária do Conselho Permanente da OEA, o embaixador da Colômbia, Luis Alfonso Hoyos, acusou o governo Chávez de tolerar a presença de rebeldes responsáveis por homicídios, sequestros e narcotráfico em ambos os lados da fronteira.

"O continente não pode permitir que este pesadelo se espalhe", disse ele, exigindo que a Venezuela autorize a entrada de uma comissão internacional e de jornalistas para inspecionar os 87 locais onde os rebeldes estariam escondidos.

O embaixador da Venezuela, Roy Chaderton, disse que "não há evidência, não há prova. Essas são fotos tiradas sei lá onde", afirmou.

Denúncia de acampamentos rebeldes: A Colômbia já havia anunciado que levaria provas à OEA, e Chávez tem qualificado as acusações de "patéticas", acusando Uribe de tentar piorar as relações antes da posse de seu sucessor.

Hoyos mostrou uma série de fotos e vídeos em que supostos líderes e integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aparecem relaxados, assando porcos e tocando música num acampamento que ele disse ser no território venezuelano.

"Os fatos nas últimas semanas mostram que riscos reais estão se materializando devido à presença consolidada, ativa e crescente desses grupos terroristas na Venezuela", afirmou o diplomata.

De acordo com ele, Caracas "tolera a presença desses grupos, não toma medidas contra eles." Acrescentou que os rebeldes chegavam a estar acompanhados de membros da Guarda Nacional da Venezuela.

Ainda segundo Hoyos, em junho e julho rebeldes das Farc realizaram novos ataques a partir do lado venezuelano. Ele mostrou fotos de supostas vítimas civis e militares das ações.