19 de março de 2010

Xuxa chega à marcha pelos royalties que já reúne 200 mil, dizem organizadores

20:56 | , , ,

Créditos: R7
A apresentadora Xuxa chegou por volta das 18h desta quarta-feira (17) à manifestação "Contra a Covardia! Em Defesa do Rio!", que reúne cerca de 200 mil pessoas no centro do Rio de Janeiro, segundo estimam organizadores do evento (governo do Estado). O número diverge do da Polícia Militar, que estima em 150 mil o total de participantes.

A chegada da apresentadora ao palácio Pedro Ernesto, onde fica a Assembléia Legislativa, na Cinelândia, causou confusão entre o público, seguranças e jornalistas. Poucos minutos depois, ela saiu do prédio ao lado do prefeito Eduardo Paes (PMDB) para subir ao palco onde deve discursar. Como bom trunfo do govenador Sérgio Cabral (PMDB), organizador da marcha, Xuxa vai falar para uma multidão que já chama seu nome e parece ter "esquecido" dos royalties.

Nem a chuva desanimou a população a participar do ato. Faixas e avisos espalhados por toda cidade convocava os habitantes da capital a fazerem coro na defesa da verba do petróleo. Várias celebridades também compareceram.

Caixão e xingamentos: O deputado Ibsen Pinheiro, autor da emenda que propõe redistribuir os royalties do petróleo, ganhou um caixão, que será levado pelas ruas do Centro do Rio, um boneco de Judas e é xingado pelas pessoas que estão na Candelária, local da concentração para a passeata "Contra a Covardia! Em Defesa do Rio!".
Imagem: Nominuto.com
Procurado pela reportagem do R7, o deputado afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o povo do Rio já foi às ruas antes. Por meio de nota, ironizou:

- Foi quando o povo do Rio saiu às ruas contra o sanitarista Osvaldo Cruz e a sua vacina. O povo saiu às ruas pela manutenção da varíola.

Políticos começam a discursar e já é grande a participação de pessoas ligadas aos partidos políticos, movimentos religiosos e organizações como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Jovens distribuem bandeiras do Rio de Janeiro e fazem pintura nas cores azul e branca (cores do Estado) nos rostos de quem chega ao local da concentração, na Candelária.

Ponto facultativo: O Estado e o município do Rio decretaram ponto facultativo nas repartições públicas a partir das 15h desta quarta-feira. Em municípios mais distantes da capital, como Campos, por exemplo, o ponto facultativo será integral para que os servidores possam viajar para a manifestação.

0 comentários: