25 de março de 2011

Uma vergonha histórica

11:51 | , ,

Fomos testemunhas, nesta semana, de um dos maiores vexames da história da justiça brasileira: o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que o projeto de Lei que institui a "ficha limpa" para qualquer cidadão que almeja um cargo eletivo só tem validade de lei um ano após a sua promulgação (que foi em 2010).

Imagem: Revista Info
No entendimento dos magistrados, dessa forma, a "Ficha Limpa" não teve validade para as últimas eleições gerais, ano passado, ficando seu valor de lei assegurado a partir de 2011, ficando esta legislação obrigatória para as eleições municipais do ano que vem.

Tudo bem, os Ministros encontraram base jurídica para tanto. Mas, a base popular, que clamou muito para que a lei entrasse em vigor o quanto antes, ficou desapontada. Dá um sentimento de inutilidade às mais de 1,5 milhão de assinaturas para que o projeto tramitasse no Congresso Nacional.

Como diria aquele apresentador famoso, "isto é uma ... vergonha"! Um monte de políticos corruptos, da pior laia possível da bandalheira de terno e gravata vai assumir um cargo eletivo e decidir sobre nossas vidas enquanto gestores. O ilícito vai voltar a imperar nesse país.

E logo onde foi parar uma das grandes quantidades de corruptos? A Câmara dos Deputados, em Brasília - logo ela que já tá tão famosa por atitudes semelhantes. Só para se ter uma idéia do impacto que isso vai causar, com a impossibilidade da "Ficha Limpa" ser imposto, Jader Barbalho, do PMDB (MT), que ficou conhecido nacionalmente no escândalo da violação do processo de votação pelo painel eletrônico do Senado, tem sua cadeira garantida na Câmara! Outro destaque é João Capiberibe (PSB / AP), que também tem seu nome ligado a escândalos corruptíveis em seu Estado.

Lamentável!

Então, como não cabe mais recurso, não temos o que chorar: A "Ficha Limpa" só vale a partir de 2012. Dessa forma, vamos já nos informar, pensar um pouco mais e se preparar pra votar direito, coisa que brasileiro ainda não conseguiu aprender em mais de 20 anos de redemocratização. Se conscientize e vote certo!

0 comentários: