Fotos: Celso Pupo (Foto Arena / AEC) e Daigo Oliva (G1) |
O carnaval passou, o ano enfim começou. Mas, sempre é plausível ainda fazer alguma análise da folia de momo. E a análise do "Fatos e Opiniões" da maior manifestação popular do mundo é sobre o que há de mais grandioso na festa: os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Começando pelos paulistanos, acho justíssima a vitória da Vai-Vai. Uma belíssima homenagem a um exemplo de superação na música brasileira foi muito bem retratado no sambódromo. A história do ex-pianista e hoje maestro João Carlos Martins é realmente muito bonita e valia a pena ter tal repercussão na mídia. O desfile foi praticamente perfeito e muito bonito. Mas, o diferencial foi mesmo a descida do grande destaque e juntá-lo à bateria da escola para simular uma regência. Sensacional!
O que impressionou também foi a disposição do maestro de 71 anos em participar da bateria e ainda ter fôlego para ir para uma das alegorias para finalizar o desfile da escola. Mais uma vez, vimos a superação dele, que já é especialista nisso. Maravilhoso!
Já em terras cariocas, a música também rendeu títulos. A Beija-Flor venceu o sertame da Av. Marquês de Sapucaí com um enredo descrevendo a vida de Roberto Carlos. O desfile também foi muito bacana. Mas, considero que poderia ter sido bem melhor. O homenageado só ficou por vinte minutos no desfile, o que poderia ter sido estendido.
Mas, no RJ, outras duas escolas poderiam ter levado o troféu: a Mangueira, pelo show no desfile contando a história do compositor Nelson Cavaquinho, e a Unidos da Tijuca, pela conhecida inovação no desfile com os inúmeros efeitos especiais - na minha avaliação, foi o desfile mais perfeito das escolas de samba fluminenses. Mas, como não sou jurado...
E assim, o ano começou e só teremos carnaval em 2012. Espero que a sua folia tenha sido ótima - pois a minha foi - e que o restante do ano seja excepcional para você, visitante.
0 comentários:
Postar um comentário