10:27 |
Imagem: Blog "Território Livre" |
É estarrecedor o valor que ouvimos nesta semana com a confirmação da empresa que venceu a licitação para a construção do estádio Arena das Dunas que servirá para jogos da Copa do Mundo de 2014: R$ 1,2 bilhão. Não é milhão, não: é BIlhão!
Chega a ser absurdo o valor que o Governo do Estado vai pagar a OAS, empreiteira baiana vencedora da concorrência. Isso representa cerca de 3X o valor que será desembolsado para as obras do estádio (cerca de R$ 400 milhões). Tudo isso para uma "cessão" dos direitos de uso do estádio por 20 anos. Estranho não?
Mas, afinal, o que estaria por trás de valores astronômicos? Campanha eleitoral de 2012? Talvez - A OAS é conhecida no meio político por sempre contribuir para campanhas eleitorais, sobretudo dos partidos de direita, como o DEM da Governadora Rosalba Ciarlini. Corrupção? Quem sabe - Valores tão altos sempre são motivo de desconfiança por parte da opinião pública. Barganha para licitações? Apesar de ser bem provável, isso pode ficar em segundo plano - a empreiteira pode estar alçando rumos mais altos.
Enfim, são inúmeros os motivos para desconfiança de tanto dinheiro para se financiar uma obra que promete ser mais um "elefante branco" (instalação pública com pouco uso). Afinal, 1 bilhão e 200 milhões de reais resolvem muitos problemas da nossa cidade e ainda ajudariam nas obras que precisamos para se adeqüar as exigências da FIFA para a realização do maior evento futebolístico do mundo.
Por quê, então, é preciso esse caminhão de dinheiro se 1 terço disso já basta? Com a palavra, a empreiteira e as autoridades (mesmo sabendo que irei esperar sentado pela resposta, cobro assim mesmo). Enquanto isso, saúde, educação, transporte, saneamento, segurança e outros ítens com pouco dinheiro... Vai entender.
0 comentários:
Postar um comentário