12 de fevereiro de 2010

O risco de vida pela melhor imagem

10:29 | , ,

Antes da opinião de hoje, lembro que, por causa do Carnaval, a próxima atualização será apenas no dia 19 (Próxima sexta-feira). Porém, haverá uma atualização extra para compensar a do dia 15 (Segunda-feira de carnaval) no dia 03 de março. Bom carnaval para você, leitor!

Infelizmente o meio comunicacional brasileiro foi assolado por uma fatalidade esta semana. Como você pode ver no vídeo abaixo, o helicóptero da TV Record teve uma pane e não conseguiu mfinalizar o pouso de emergência no Jockey Club de São paulo. Com a queda, o piloto morreu e o câmera que estava no helicóptero está em coma induzido.
O aparelho que caiu é um helicóptero semelhante a este da foto, um modelo esquilo que foi comprado recentemente e que possuia equipamentos já preparados para a TV digital, com geração de imagens em tempo real e em alta definição. Porém, o que me impressiona nesse acidente é que o aparelho é relativamente novo. O modelo esquilo que a Record comprou é um dos mais modernos e um dos mais usados por emissoras de TV do mundo inteiro. Ele foi comprado em meados do fim de 2008. Ou seja, pouco mais de um ano de uso.


Fonte: Youtube
Esse episódio mostra como é a rotina de um profissional de comunicação, como um jornalista por exemplo. Ele arrisca, ás vezes, sua própria vida e a dos companheiros de cobertura apenas para levar a melhor informação, a melhor imagem, um furo de reportagem para a casa dos brasileiros todos os dias. São pessoas heróicas que fazem de tudo apenas para dar informações a população. São bravos heróis.

Outra profissão de risco, sem dúvida, é a desse piloto de helicóptero que infelizmente faleceu no acidente. Também são verdadeiros heróis, pois nesse aspecto ajudam mais ainda em levar boas informações para os telespectadores e/ou ouvintes.

Aproveito também para destacar a boa ação e a solidariedade que os integrantes da equipe aérea da TV Globo que sobrevoavam o local no momento do acidente e, em vez de fazer chacota com o caso, foram ajudar no socorro, noticiaram a queda sem parcialidade, deram solidariedade as vítimas e, acima de tudo, foram profissionais com seus colegas de profissão, sem atacar ninguém e mostrando a todos que são apenas os chefões das emissoras que ficam se degladiando e falando mal um do outro.

O "fatos e opiniões" deixa aqui externada suas condolências a família do piloto Rafael Delgado Sobrinho e torce para que o cinegrafista Alexandre "Borracha" Moura se recupere e volte ao trabalho o quanto antes, levando boas imagens para a casa dos brasileiros.

0 comentários: