26 de fevereiro de 2010

A Terra tá torrando...

09:35 | , , , , ,

Continuo lembrando que está próxima a postagem extra do "Fatos e Opiniões", para compensar a falta dos textos da segunda-feira de carnaval. A atualização será no dia 03 de março. Então, encontro marcado para a próxima quarta-feira para o post extra. Porém, ainda terá o post normal da segunda hein. Aguarde.
Como todos nós já estamos carecas de saber, o nosso planeta vive uma época de aquecimento. As temperaturas estão subindo, os raios UV estão cada vez mais fortes, os ecossistemas estão mudando, mais e maiores destastres naturais estão acontecendo. Nos últimos dias, todo o Brasil, sobretudo cidades ltorâneas, estão sofrendo com um desses fatores: As altas temperaturas. Quem mora em Natal, como eu, também reclama do calor excessivo que já passou de sua época e pede o quanto antes que chegue o mês mais agradável do ano (Agosto), quando os ventos se sobressaem ao calor.

Vejo isso como um castigo. Como disse no início do texto, estamos carecas de saber que isso se chama aquecimento global (Ou uma de suas conseqüências). E isso tudo só tem um culpado: O ser humano. E a causa de isso tudo? A ganância financeira. Quem é louco por dinheiro e lucro sabe do que eu estou falando.

Mas, com tudo isso, devemos tomar muito cuidado com nossa saúde para não torrarmos nesse sol de rachar. Tome muita água, passe protetor solar, procure sombras, não se exponha ao sol... Enfim, todos aqueles cuidados que sabemos que devemos ter mas que a nossa preguiça e desleixo não nos deixa fazê-los.

Tá na hora de tomarmos uma atitude quanto ao aquecimento global. Estamos sofrendo com um desses efeitos. Vamos colaborar com o nosso meio ambiente e preservá-lo, além de combater quem o destrói apenas para lucrar para si. Avante a luta pela preservação da natureza!

Raios UV: Natal atingiu nível máximo

09:32 | , , , ,

Créditos: Tribuna do Norte
Foto: Andreivny Ferreira
Os raios UV (Ultravioleta) atingiram ontem seus índices mais altos em 14 capitais brasileiras, segundo a Somar Meteorologia, que há 15 anos produz a previsão do tempo para redes de televisão. O problema é que Natal estava entre 11 dessas capitais que atingiram o “nível 14”, o máximo na escala de exposição, que vai de 5 a 14.

Os níveis mais elevados foram anotados ontem às 10 horas em Brasília, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal, Palmas e Recife.

Com nível 13 na escala, estavam Rio de Janeiro e Vitória e, com nível 11, ainda considerado extremo, vinha Porto Alegre. As capitais menos afetadas (nível 5), foram São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Campo Grandes, seguidas no nível 6 por Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Salvador, São Luís e Teresina.

O professor Eugênio Mariano Medeiros, do Departamento de Arquitetura da UFRN, explica, que Natal tem colaborado de todas as maneiras para atingir níveis recordes de exposição aos raios UV, grandes responsáveis pelo câncer de pele, além de outros prejuízos.  “A verdade é que temos aversão cultural às árvores e uma paixão pelo ar condicionado”, afirma.

Entre 2000 a 2004, o professor Medeiros realizou um estudo relacionando o aumento gradativo da incidência dos raios ultravioletas em Natal com a desarborização. Na época, de acordo com o estudo, foram retiradas 131 árvores das vias do Centro, Tirol e Petrópolis em apenas dois anos e de lá para cá a cobertura vegetal vem sendo exposta “a todo o tipo de maus tratos”, acrescenta.

Na época, o professor alertou que se o processo de desarborização continuasse, “dentro de três anos a cidade terá sérios problemas de alteração climática e de saúde pública”.

Segundo ele, as árvores são capazes de reduzir em até 60% os efeitos da fotoexposição. E alertou: os índices elevados de radiação colocam Natal no mesmo patamar de regiões com alta incidência de raios ultravioleta, como a Cordilheira dos Andes e o Himalaia.  Como Natal está geograficamente próxima à linha do Equador, onde os raios UV são mais intensos, sem a proteção das árvores os raios atingem diretamente as pessoas.

“Os raios entram na pele, alteram a sequência do DNA no momento da divisão celular, provocando sua acelerada e anormal multiplicação celular, produzindo câncer, melanoma, carcinomas e envelhecimento.

Ontem, o professor Eugênio Mariano, não pareceu surpreso com o resultado da medição da empresa Solar Meteorologia. “Há anos estamos plantando essa situação com a nossa cultura de enxergar plantas como adornos decorativos e não como defesas essenciais à alta exposição ao sol”. E resume: “Para o natalense, ar condicionado no carro e em casa resolve todos os problemas”.

Saiba como se proteger dos raios ultravioleta

09:26 | , , , ,

Créditos: R7

A incidência de raios ultravioleta pode causar queimaduras na pele e acelerar o envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Para se proteger desta radiação, que registou índice recorde na cidade de São Paulo e em outros Estados nesta terça-feira (23), bastam algumas medidas simples. A principal delas é atentar para o uso de filtro solar diariamente.

Desde outubro de 2009, a Academia Americana de Dermatologia recomenda que o FPS mínimo (Fator de Proteção Solar) dos filtros solares seja 30. A dica é conferir os rótulos dos produtos antes de comprá-los, para saber se incluem proteção a raios ultravioletas.

Como se proteger dos raios ultravioleta: Uso de protetor solar e atenção ao sol mesmo em dias nublados são exemplos de medidas simples.

Chapéus, sombrinhas e roupas coloridas diminuem 
a penetração ultravioleta. Materiais sintéticos 
também são mais protetores do que tecidos
de algodão.

Manter janelas do carro fechadas não impede a 

penetração do raio ultravioleta. É recomendável 
usar protetor solar mesmo quando
estiver ao volante.
Especialistas recomendam fator de protetor solar 30, 
pelo menos. Além disso, é preciso aplicar o 
produto na quantia certa, ou ele 
não faz efeito.
Ao sair de casa para malhar, é interessante dar 
preferência a horários do início da manhã e fim 
de tarde. A incidência de sol é menor nestes
períodos.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

A proteção contra os raios ultravioletas e o FPS são informações que devem obrigatoriamente fazer parte do rótulo dos produtos, segundo regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao olhar a embalagem, é preciso ter certeza sobre o produto de interesse, pois existe diferença entre protetor e bloqueador.

O primeiro tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (que no rótulo aparecem descritos como UVA e/ou UVB) na pele. Já o bloqueador solar funciona como uma espécie de filtro, que impede a penetração dos raios UVA e UVB. Esses produtos são completamente diferentes dos bronzeadores, que estimulam a pigmentação da pele, mas em geral têm baixíssimo FPS.

Radiação solar atinge níveis extremos no Brasil

09:22 | , , , ,

O sol do verão produziu, nesta terça, um perigo para a saúde dos brasileiros em todas as capitais estaduais. A radiação solar atingiu níveis extremos.

O dia lindo quase sem nuvens traz uma ameaça para a saúde: a forte radiação solar, raios ultravioleta, conhecidos como UV. Nesta terça, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais, todas as capitais, incluindo Brasília, apresentaram nível extremo de radiação. Em 24 delas, o índice UV foi 14, o número que representa perigo máximo.

“Nós temos aí os índices máximos até o final desse mês, ainda no começo de março e depois temos uma diminuição dos índices ultravioleta”, explicou Simone Sievert, pesquisadora do Inpe.

Até lá, o jeito é aprender a conviver com esse solão. “Devem usar chapéus ou bonés e aumentar bastante a ingestão de água. Isso deve ser principalmente com as crianças que desidratam com muita facilidade”, orientou o dermatologista Sérgio Schalka.

O excesso de exposição aos raios ultravioleta é o principal responsável por doenças como câncer de pele. Num dia como o desta terça, as pessoas, ao sair de casa, pensam em quase tudo para se proteger do calor: sombrinha, óculos escuros, roupas mais leves. Mas difícil é encontrar quem se lembre da proteção mais eficaz contra os perigos de um sol como esse.

“Esqueci de passar protetor solar hoje”. “Não passei, só na praia”. “A esposa fala que tem que usar, mas a gente nunca usa”.

O dermatologista dá uma receita para bloquear o risco da exposição ao sol. “Meia colher de chá para o rosto, meia colher de chá para cada braço, uma colher de chá para o peito e abdômen, uma colher de chá para as costas e uma colher de chá para cada perna”.

Na profissão de Raquel, o protetor solar é equipamento obrigatório. Agora, um hábito que ela faz questão de espalhar. “Era sempre quando ia para a praia e para a piscina, agora não. Agora é diariamente. Até para a família em casa digo que está muito sol, para passar protetor porque está castigando até na sombra”.

22 de fevereiro de 2010

Súplica futebolística: Quando a paz chegará as arquibancadas?

22:00 | , , ,

Lembro mais uma vez que haverá uma atualização especial do "Fatos e Opiniões" no dia 03 de março, em detrimento da falta de atualização da segunda-feira de carnaval... Aguarde!

Mais uma vez o futebol foi pano de fundo para a selvageria de imbecis travestidos de torcedores. São Paulinos e Palmeirenses (ops, vândalos), brigaram em diversos pontos do Estado de São Paulo, resultando em dezenas de feridos, uma morte e, pior, sem prisão alguma.
Eu não entendo até hoje quais são os motivos pelos quais um criminoso como esses que estavam envolvidos quererm se atracar com outro homem apenas por causa de um time de futebol que é rival. Fantástica foi a edição do quadro esportivo do Fantástico de domingo passado (21/02), onde discussões ríspidas entre jogadores eram precedidas de trilhas sonoras românticas. Genial! Bem que esses bestas poderiam fazer suas confusões assim, com boa trilha sonora.

Mas, falando sério. Não tem sentido esse tipo de acontecimento. É coisa de gente infantil querer que outra pessoa troque de time de coração, a força, apenas para que seu time tenha a maior e única torcida do Brasil. Quem pensa assim, pensa pequeno. Quem pensa assim é medíocre, é reducionista, é egoísta. Não quer ver a diversão dos outros, quer ver é sangue. Sangue de quem não pensa igual a ele. Parece atitude racista. Seria por remorço dessas atitudes que o técnico do Sâo Paulo, Ricardo Gomes, foi parar no hospital?

O que poderia ser feito? A extinção dessa máscara chamada "torcida organizada". Essas organizações servem apenas para esconder criminosos travestidos de torcedores de futebol, o que é muito prejudicial para os verdadeiros torcedores, aqueles que vestem a camisa, que vão todo domingo pro estádio gritar, torcer e incentivar seu time de coração.

E encerro este post respondendo a pergunta que encabeça este texto: Quando a paz chegará nas arquibancadas? Talvez quando os torcedores que realmente querem ver o jogo do seu time e esses criminosos estiverem presos criarem um pouco mais de bom senso quanto a suas atitudes, seus conceitos e, principalmente, quanto a sua vida.

Confrontos entre palmeirenses e são-paulinos deixam 1 morto e 20 feridos

21:55 | , , ,

Créditos: AE / Uol
Um total de seis confrontos, entre torcedores palmeirenses e são-paulinos, na capital, no ABC e no interior do Estado deixou um saldo de uma pessoa morta e 20 feridas.

Em um deles, por volta das 23h15 deste domingo, 21, na Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, interior paulista, o saldo foi de quatro baleados - um deles veio a morrer - e 11 feridos por armas brancas. O confronto entre as gangues, que voltavam para o interior paulista após assistir ao clássico no estádio Palestra Itália, partida válida pelo Campeonato Paulista, ocorreu no retorno localizado após o posto de combustíveis que fica no km 58 da rodovia.

Acredita-se que as armas estavam escondidas dentro dos quatro ônibus, ou de vans e veículos de passeio de ambas as torcidas, e que o confronto teria sido premeditado. Os feridos, entre eles um são-paulino que perdeu uma das mãos ao tentar arremessar uma bomba caseira contra os palmeirenses, foram levados para o pronto-socorro do Hospital Municipal São Vicente de Paula por viaturas do Samu, da Autoban, Bombeiros e Polícia Militar. Um dos baleados, identificado como Alex Fornan de Santana, de 29 anos, vestindo camiseta do Palmeiras, foi atingido na boca e morreu.

Ainda segundo a PM, em frente ao hospital, que fica na Rua São Vicente de Paula, grupos de torcedores também teriam iniciado um confronto, controlado rapidamente. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para escoltar os veículos após o tiroteio. Até as 2h45 desta segunda-feira, 22, a polícia não havia confirmado a apreensão de arma de fogo entre os grupos. Entre os objetos apreendidos estão três bombas caseiras, uma barra de ferro na qual está escrita "Mancha Verde", pedaços de paus e cabos de enxada.

Mais confrontos: Pelo menos outros cinco confrontos foram registrados pela Polícia Militar, quatro deles na capital e um no ABC. Às 14h15, na Rua Itambé, em frente à estação de trem Celso Daniel, da CPTM, em Santo André, PMs do 41º Batalhão tiveram de intervir no confronto. Alguns vidros da estação foram destruídos durante a briga segundo a PM.

Na Rua Enseada das Garoupas, na Vila Silva Teles, no Itaim Paulista, zona leste da capital, PMs do 29º Batalhão detiveram 57 torcedores, levados ao 50º Distrito Policial, e apreenderam paus, pedras e barras de ferro após grupos de torcedores, ambos em ônibus, iniciarem um confronto, que só não durou muito tempo porque uma das torcidas, ao ver que estava em número menor, resolveu deixar o local.
Eram 17h10 quando o jogo já havia iniciado e, na Rua Barão de Tefé, atrás do Shopping West Plaza, próximo ao Palestra, a Polícia Militar teve de usar balas de borracha para dispersar os grupos rivais. Dois torcedores do Palmeiras, identificados como Ricardo Barbosa Alvim Maia e Diego Alves Assis, ficaram feridos durante a briga e foram encaminhados para a Santa Casa e Hospital das Clínicas. Um dos feridos, de 24 anos, teve parada cardiorrespiratória, mas foi reanimado. No local os policiais apreenderam barras de ferro.

Já na Rua Monte Alegre, na altura do nº 200, em Perdizes, na mesma região, dois são-paulinos foram cercados e agredidos por vários palmeirenses, que deixaram o local com a chegada da PM. Os dois feridos foram levados pelos bombeiros para a Santa Casa com ferimentos moderados. Ninguém foi preso.

Eram apenas 8 horas quando um grupo de pelo menos 10 torcedores, armados de paus e pedras, se envolveu em outro confronto, na altura do nº 111 da Rua Jarbas Nielsen Bastos, região da Vila Brasilândia, zona norte. Um ferido foi encaminhado pela PM para o pronto-socorro do Mandaqui. O caso foi registrado no 72º Distrito Policial, de Vila Penteado.

Com direito a olé, Palmeiras vence o São Paulo com show de Robert e acalma crise

21:42 | , ,

Créditos: Globoesporte.com
Entre protestos e desconfiança, o Palmeiras ressurgiu neste domingo. Com dois gols de Robert, a equipe alviverde venceu o rival São Paulo por 2 a 0, pela décima rodada do Campeonato Paulista, no Palestra Itália, e amenizou a crise que se instalou no clube após a derrota por 4 a 1 para o São Caetano. E mais: deu a tranquilidade que o técnico Antônio Carlos, substituto do demitido Muricy Ramalho, queria. Tanto que depois de ser chamado de racista por parte da torcida, teve seu nome gritado no fim.

A vitória recolocou o Palmeiras na competição. Agora com 16 pontos e em oitavo lugar, o time do Palestra Itália se aproximou do grupo dos quatro primeiros. Já o São Paulo, que tinha a pretensão de terminar esta rodada no G-4, está apenas um ponto à frente do rival e ocupa a sexta colocação.

Para melhorar ainda mais o ambiente no clube alviverde, o triunfo deste domingo encerrou com um jejum diante do Tricolor que já durava quase dois anos. Antes dos 2 a 0 desta tarde, a última vitória do Palmeiras sobre o rival do Morumbi tinha sido na semifinal do Campeonato Paulista de 2008, vencido pelo Verdão.

Palmeiras e São Paulo voltam a campo na quinta-feira, mas por outras competições. O Verdão joga às 21h30m, contra o Flamengo-PI, no Palestra Itália, pela primeira fase da Copa do Brasil. Já o Tricolor tem seu segundo desafio na fase de grupos da Libertadores, às 21h10m, diante do Once Caldas, em Manizales, na Colômbia.

Pelo Campeonato Paulista, as duas equipes entram em campo novamente apenas no domingo, dia 28. Ambas no domingo. Às 17h, no estádio do Morumbi, o São Paulo recebe o Monte Azul. Mais tarde, às 19h30m, o Palmeiras visita o Rio Claro (todos os horários são de Brasília).

Clima tenso: Faixas de protesto na porta do Palestra Itália, pouquíssimos aplausos na entrada do time em campo e desconfiança em relação a Antônio Carlos, substituto do demitido Muricy Ramalho. O clima estava tenso para o Palmeiras. Do outro lado, o São Paulo vinha embalado por três vitórias seguidas, uma delas pela Libertadores.

Só que o ambiente ruim não abalou o Verdão. E Lenny tratou de logo aos seis minutos mostrar que os donos da casa não estavam mortos. Após boa jogada pelo meio, ele chutou rasteiro. Rogério Ceni se esticou e defendeu. A resposta tricolor veio aos oito, com Cicinho. O lateral avançou pelo meio e rolou para Jorge Wagner, que cruzou mal.

O ímpeto ofensivo do Palmeiras no início foi bem maior do que o do adversário. Tanto que Ceni assustou novamente aos 14, depois de cobrança de falta de Diego Souza que passou rente à trave. Apesar da melhor atuação, era notável a impaciência dos torcedores alviverdes. Nem o ídolo Marcos se livrou de vaias após se atrapalhar com a bola.

Pela direita, nas costas de Jorge Wagner, foi o caminho encontrado pelo Verdão para chegar à área são-paulina. Aos 22, após cruzamento de Wendel por lá, Cleiton Xavier acertou cabeçada. Só que na rede pelo lado de fora. Cinco minutos depois, aplausos da torcida alviverde. Não para um lance bonito, mas para um carrinho de Pierre.

Diante dos erros de passe e da falta de criatividade do São Paulo, o Palmeiras voltou a crescer aos 31 minutos. Robert lançou Lenny em profundidade. Ele chutou cruzado, e Ceni defendeu. Aos 33, Eduardo gingou para cima de Cicinho, se livrou do adversário e chutou forte da entrada da área. Rogério, bem colocado, salvou.

Somente no final da etapa, quando Marcelinho Paraíba passou a cair mais pela esquerda, é que o São Paulo criou boas oportunidades. A melhor delas aos 36, quando o meia rolou para Hernanes. Só que o camisa 10, sozinho, se atrapalhou e não conseguiu concluir. Aos 37, Cleber Santana tentou aproveitar um rebote. Mas Léo salvou.

Só deu Robert: Antônio Carlos e Ricardo Gomes optaram por não mexer em suas equipes no retorno para o segundo tempo. Só que do lado são-paulino a postura parecia ser mais ofensiva. Tanto que a primeira chance saiu aos dois minutos. Começou com Hernanes, que rolou para Marcelinho. Ele encontrou Cleber Santana, mas o chute foi ruim.

Só que o Tricolor se complicaria pouco depois. Xandão perdeu na corrida para Eduardo na lateral esquerda e fez falta. Como já tinha um cartão amarelo, o segundo provocou a sua expulsão. Fato que foi comemorado como um gol pela torcida alviverde. Dois minutos depois, porém, os palmeirenses puderam, enfim, soltar esse grito.

Cleiton Xavier recebeu a bola na esquerda e cruzou com perfeição para Robert cabecear para o fundo do gol: 1 a 0. Aproveitando a vantagem no placar e no número de jogadores em campo, o Palmeiras foi para a pressão. E o atacante teve nova chance aos 12 minutos. Mas dessa vez Rogério Ceni defendeu em dois tempos.

Aos poucos, o São Paulo conseguiu diminuir a pressão do rival e se arriscar um pouco mais no ataque. Aos 18 minutos, uma boa chance em cobrança de falta pela direita. Marcelinho Paraíba mandou colocado. Marcos defendeu. Também de falta, o Verdão tentou responder aos 21, mas Diego Souza acertou a barreira.

O segundo gol do Palmeiras, porém, estava esquentando. Aos 23, Marquinhos cobrou escanteio da esquerda, bem fechado, e na primeira trave Robert apareceu para marcar pela segunda vez no jogo. Rogério Ceni foi atrapalhado na bola e não conseguiu chegar nem perto. O goleiro ainda sofreu com a provocação da torcida verde.

Com um a menos e dois gols de desvantagem, a situação ficou complicada para o São Paulo. Melhor para o Palmeiras, que passou a explorar os contra-ataques e viu seu torcedor, que esbravejou no meio de semana depois da goleada de 4 a 1 para o São Caetano, gritar olé no toque de bola dos jogadores no meio-campo.


PALMEIRAS 2 x 0 SÃO PAULO
Marcos; Wendel, Léo, Danilo e Eduardo; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier (Edinho) e Diego Souza; Lenny (Marquinhos) e Robert (Deyvid Sacconi). Rogério Ceni; Renato Silva (André Luis), Xandão, Miranda e Jorge Wagner; Jean, Cleber Santana (Léo Lima), Cicinho e Hernanes; Marcelinho Paraíba e Washington (Henrique).
Técnico: Antônio Carlos. Técnico: Ricardo Gomes.
Gols: Robert, aos 8 e aos 23 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Pierre (P); Xandão (SP). Cartão vermelho: Xandão (SP).
Público: 13.590 pagantes. Renda: R$ 390.270,00
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP). Data: 21/02/2010. Árbitro: Rodrigo Martins Cintra. Auxiliares: João Bourgalber Nobre Chaves e Giulliano Neri Colisse.

19 de fevereiro de 2010

Carnaval com briga??? Não dá!

17:53 | , , ,

Ainda lembrando para voce, leitor, que o "Fatos e Opiniões" terá uma atualização especial no dia 03 de março, quarta-feira, para compensar a atualização da segunda de carnaval (15/02)... Aguarde!

Nos últimos 5 dias, o Brasil comemorou sua maior festa popular: O Carnaval. Festa essa cheia de alegria, descontração, descanso (Para alguns), trabalho (Para outros) e... Bem, também tem briga e confusão.
Foto: Jonne Roriz (AE / R7)
Me refiro ao episódio lamentável da comemoração do título da escola de samba paulista Rosas de Ouro, na última terça-feira, após a apuração das notas do desfile das escolas de samba. Tudo começou com a indignação dos torcedores da Gaviões da Fiel, que fizeram tumulto na parte de dentro e fora do sambódromo por causa das baixas notas recebidas. Não bastando isso, houve também bastante tumulto na quadra da escola campeã, chegando até ao ponto de a polícia ter de jogar gás lacrimogênio dentro da quadra lotada, com mais de 8 mil pessoas.

Eu fico me perguntando como é que alguém, em sã consciência, numa festa tão legal em que todo mundo se diverte, consegue ter tanta ira e revolta para arrumar briga e confusão por um motivo fútil. E ainda prejudica quem não tem nada a ver, pois a Rosas de Ouro mereceu muito esse título - Assim como a Unidos da Tijuca no RJ - e teve seu título ofuscado por uma cambada de desordeiros que querem estragar a alegria alheia.

Esse povo deveria ser proibido de frequentar o sambódromo e as quadras das escolas de samba. Essas pessoas não deveriam nem ser consideradas foliãs ou torcedores. Deveriam sim ser considerados vândalos, imbecis e, acima de tudo, descontentes com a própria vida, pois nem no carnaval conseguem brincar em paz. É brincadeira!
Quanto ao desfile, as notas substituem meus comentários. A Rosas de Ouro foi perfeita em todo o seu desfile de pouco mais de uma hora. O chocolate fez com que todos que assistiam ao desfile ficassem tentados em ver toda aquela "doçura" na avenida. Pena que também mancharam o enredo da escola com a revelação de que uma empresa fabricante de chocolate exigiu que fosse feito um merchandising indireto da sua marca. Isso manchou um pouco o enredo. Mas nada que tire o brilho da scola campeã.

Parabéns, Rosas de Ouro. Você merece o título. Parabéns também a esses desocupados que conseguiram o que queriam: estragaram o final do carnaval. Espero ainda parabenizá-los quando chegar a notícia de que, para eles, o carnaval vai ser quadrado, dentro de uma cela.

Tumulto interrompe festa da Rosas de Ouro em São Paulo

17:51 | , ,

Créditos: G1
Foto: Raul Zito (G1)
Um tumulto por volta das 22h desta terça-feira (16) interrompeu a festa na quadra da Rosas de Ouro, na Freguesia do Ó, em São Paulo, que comemorava o título de campeã do carnaval paulista.

Segundo informações da Globo News, policiais utilizaram gás para conter a confusão.

De acordo com informações da segunda companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, houve tensão entre pessoas que esperavam para entrar na quadra da agremiação e policiais que tentavam organizar a multidão.

Segundo a cabo Adriana, do 9º Batalhão, a PM enviou reforços ao local depois que parte do público que estava do lado de fora começou a apedrejar viaturas policiais. O tumulto, no entanto, já teria sido controlado e não deve impedir a continuidade da festa, informou a PM.

A PM, no entanto, não soube explicar porquê do corre-corre na parte de dentro da quadra, e nem se a polícia fez uso de gás para controlar o tumulto.

De acordo com cálculos da diretoria da Rosas de Ouro, entre 8 mil e 10 mil pessoas estavam presentes à festa.

Para evitar o quebra-quebra ocorrido do ano passado, a quadra, localizada na Freguesia do Ó, só foi aberta após o resultado da apuração.

Mais cedo, o clima era de muita festa na quadra, que ficou pequena para tanta gente.

Em certo momento, o palco ficou muito lotado e foi pedido que algumas pessoas descessem. Pelo microfone, também recomendaram calma por causa “dos ânimos”.

Rosas de Ouro é campeã do carnaval de São Paulo

17:42 | , ,

Créditos: G1

Após 16 anos sem vitória, a Rosas de Ouro é escola de samba campeã do carnaval de São Paulo em 2010. A escola terminou em primeiro lugar na apuração do desfile das escolas de samba na tarde desta terça-feira (16), no Sambódromo do Anhembi.

O último título da Rosas havia sido em 1994. Em segundo lugar ficou a Mocidade Alegre, campeã do carnaval do ano passado, com 0,25 ponto de diferença em relação à Rosas.

Leandro de Itaquera e Imperador do Ipiranga foram rebaixadas. Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche venceram o Grupo de Acesso e retornam à elite do carnaval paulistano no ano que vem.

O desempate entre Mocidade e Rosas  ocorreu no último quesito, comissão de frente. Justamente, a comissão que teve dificuldades no dia do desfile.
Foto: Daigo Oliveira (G1)
Alguns integrantes da comissão de frente da Rosas entraram na avenida atrasados, mas chegaram a tempo de se apresentar aos primeiros jurados. Representou a chegada dos espanhóis ao Golfo do México, que foram recebidos como deuses pelos povos nativos. O engano significou a morte para os nativos, os olmecas. Com isso, o cacau acabou levado para a Europa.

A escola entrou na avenida com 3,5 mil componentes, divididos em 22 alas. Logo nos primeiros minutos, enfrentou problemas.

Notas das apurações do Rio e de São Paulo

17:37 | , ,

Créditos: G1

Com apurações emocionantes, Rio de Janeiro e São Paulo fizeram justiça ao que os desfiles carnavalescos apresentaram. Por isso, o "Fatos e Opiniões" traz, logo abaixo, um resumo das notas dessas apurações. Confira o resultado de sua escola!
Rio de Janeiro


CLASSIFICAÇÃO GERAL

Escola









TOTAL
Unidos da Tijuca 









 299.9
Grande Rio 









 299.4
Beija-Flor 









 299.2
Vila Isabel 









 298.1
Salgueiro 









 297.9
Mangueira 









 297.6
Mocidade









 296.1
Imperatriz









 295.8
Portela









 295.2
Porto da Pedra 









 294.0
União da Ilha 









 293.8
Viradouro**









 290.5

São Paulo


CLASSIFICAÇÃO GERAL

Escola








TOTAL
Rosas de Ouro 








 270.00
Mocidade Alegre 








 269.75
Vai-Vai








 269.25
Mancha Verde








 269.00
Gaviões da Fiel








 268.75
U. Vila Maria








 268.75
Império de Casa Verde








 268.50
Acadêmicos do Tucuruvi








 268.25
X-9 Paulistana








 268.00
Pérola Negra








 268.00
Águia de Ouro








 265.00
Tom Maior








 259.50
Imperador o Ipiranga**








 258.25
Leandro de Itaquera**








 257.50

Com enredo 'do Orkut', Unidos da Tijuca encerra jejum e vence carnaval do Rio

17:20 | , ,

Créditos: G1

Pela primeira vez em 74 anos, a Unidos da Tijuca conquistou o título de melhor escola de samba do carnaval do Rio de Janeiro, com 299.9 pontos. O resultado saiu nesta quarta-feira (17), após uma acirrada apuração de quesitos na qual a Grande Rio (299.4 pontos) e a Beija-Flor de Nilópolis (299.2 pontos) figuraram como maiores rivais. A Unidos do Viradouro foi rebaixada e, em 2011, vai ser substituída pela São Clemente, campeã do Acesso.

O último campeonato da escola da Zona Norte do Rio havia sido no distante 1936, ainda na primeira década de desfiles oficiais, quando a Tijuca saiu com o samba-enredo "Natureza Bela do Meu Brasil". Nos últimos dez anos, a escola havia sido vice-campeã duas vezes, em 2004 e 2005, ambas com o atual carnavalesco, Paulo Barros.

O título de 2010 é o primeiro da escola do Morro do Borel na era do sambódromo. É também o segundo ano consecutivo em que o título do carnaval do Rio fica no bairro da Tijuca. Em 2009, o Salgueiro, também do bairro, havia sido o campeão do Grupo Especial.
A Unidos da Tijuca, que desfilou na primeira noite do Grupo Especial na Sapucaí, explorou mistérios da humanidade. O enredo "É segredo" foi sugerido ao carnavalesco Paulo Barros por um adolescente, pelo Orkut.

O desfile "pop" da Tijuca teve truques de mágica, “fogo dourado”, mafiosos, personagens de quadrinhos esquiando em plataformas e até uma homenagem ao cantor Michael Jackson, morto em 2009.

12 de fevereiro de 2010

O risco de vida pela melhor imagem

10:29 | , ,

Antes da opinião de hoje, lembro que, por causa do Carnaval, a próxima atualização será apenas no dia 19 (Próxima sexta-feira). Porém, haverá uma atualização extra para compensar a do dia 15 (Segunda-feira de carnaval) no dia 03 de março. Bom carnaval para você, leitor!

Infelizmente o meio comunicacional brasileiro foi assolado por uma fatalidade esta semana. Como você pode ver no vídeo abaixo, o helicóptero da TV Record teve uma pane e não conseguiu mfinalizar o pouso de emergência no Jockey Club de São paulo. Com a queda, o piloto morreu e o câmera que estava no helicóptero está em coma induzido.
O aparelho que caiu é um helicóptero semelhante a este da foto, um modelo esquilo que foi comprado recentemente e que possuia equipamentos já preparados para a TV digital, com geração de imagens em tempo real e em alta definição. Porém, o que me impressiona nesse acidente é que o aparelho é relativamente novo. O modelo esquilo que a Record comprou é um dos mais modernos e um dos mais usados por emissoras de TV do mundo inteiro. Ele foi comprado em meados do fim de 2008. Ou seja, pouco mais de um ano de uso.


Fonte: Youtube
Esse episódio mostra como é a rotina de um profissional de comunicação, como um jornalista por exemplo. Ele arrisca, ás vezes, sua própria vida e a dos companheiros de cobertura apenas para levar a melhor informação, a melhor imagem, um furo de reportagem para a casa dos brasileiros todos os dias. São pessoas heróicas que fazem de tudo apenas para dar informações a população. São bravos heróis.

Outra profissão de risco, sem dúvida, é a desse piloto de helicóptero que infelizmente faleceu no acidente. Também são verdadeiros heróis, pois nesse aspecto ajudam mais ainda em levar boas informações para os telespectadores e/ou ouvintes.

Aproveito também para destacar a boa ação e a solidariedade que os integrantes da equipe aérea da TV Globo que sobrevoavam o local no momento do acidente e, em vez de fazer chacota com o caso, foram ajudar no socorro, noticiaram a queda sem parcialidade, deram solidariedade as vítimas e, acima de tudo, foram profissionais com seus colegas de profissão, sem atacar ninguém e mostrando a todos que são apenas os chefões das emissoras que ficam se degladiando e falando mal um do outro.

O "fatos e opiniões" deixa aqui externada suas condolências a família do piloto Rafael Delgado Sobrinho e torce para que o cinegrafista Alexandre "Borracha" Moura se recupere e volte ao trabalho o quanto antes, levando boas imagens para a casa dos brasileiros.

Rede Record lamenta em nota acidente com aeronave

10:17 | , ,

Créditos: R7
Imagem: Blog "TV e Diversão"
No final da manhã desta quarta-feira (10), a Rede Record emitiu comunicado lamentando a morte do piloto Rafael Delgado Sobrinho e os ferimentos do cinegrafista Alexandre “Borracha” no acidente com o helicóptero “Águia Dourada” da TV.

Veja abaixo a integra da nota emitida pela rede:

“A Rede Record vem a público lamentar o acidente com o helicóptero modelo Esquilo prefixo PT - YRE ocorrido nesta manhã.

Estavam na aeronave o piloto Rafael Delgado Sobrinho e o operador de câmera Alexandre da Silva Moura, conhecido pelos colegas como “Borracha”.

Neste momento, nossa preocupação é confortar e oferecer toda a assistência às famílias dos colegas diante desta fatalidade.

Rafael, de 45 anos, não resistiu ao acidente e faleceu. Alexandre, 36 anos, está internado. Os dois são funcionários da Rede Record.

A aeronave estava operando normalmente, atendendo a todos os telejornais da manhã, em sobrevoo pela cidade de São Paulo, quando a equipe relatou dificuldades.
Em seguida perdemos o contato com o aparelho.

A Rede Record está empenhada junto com as autoridades para esclarecer as causas deste acidente.”

'Ele relatou pane pelo rádio', diz piloto que viu queda de helicóptero em SP

10:17 | , ,

Créditos: G1

Uma pane no rotor de cauda e uma tentativa frustrada de fazer um pouso de emergência. O piloto do Globocop Dato de Oliveira acompanhou de perto a queda do helicóptero da TV Record, na manhã desta quarta-feira (10), no Jockey Club de São Paulo, e foi o primeiro a ajudar no socorro às duas vítimas. Uma delas, o piloto Rafael Delgado Sobrinho, de 45 anos, morreu no acidente.

Sobrinho e o piloto da aeronave da Globo voavam lado a lado, capturando imagens de uma assalto a banco na Avenida Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Sobrinho chamou Oliveira por rádio e informou que o painel acusava uma pane no rotor de cauda. O piloto da Record optou por tentar fazer um pouso de emergência no Jockey Club.

“Quando ele relatou o problema, decidi acompanhá-lo para ver o que estava acontecendo. Esse é um problema difícil de acontecer, porque o rotor de cauda é vital para o helicóptero. Se você o perde, você entra em giro”. A explicação de Oliveira coincide com as imagens da queda do helicóptero, que mostram a aeronave rodando até tocar o chão.
Foto: Filipe Araújo (AE)
Ao ver a queda, que foi toda filmada pelas câmeras do helicóptero da TV Globo, Oliveira pousou no gramado do Jockey imediatamente. Além do socorro às vítimas, o objetivo dele era desligar a bomba de combustível e a bateria e, assim, evitar uma explosão.

Oliveira era amigo de Rafael Delgado Sobrinho. Segundo o piloto da TV Globo, o colega era um profissional experiente. “Era um amigo de muito tempo, uma pessoa muito tranquila. Foi uma fatalidade mesmo”, disse.

Piloto de helicóptero da Rede Record morre após queda de aeronave no Jockey Club

10:01 | , ,

Créditos: R7

O piloto do helicóptero da Rede Record, Rafael Delgado Sobrinho, morreu na manhã desta quarta-feira (10) após a queda da aeronave dentro do Jockey Club, na zona sul de São Paulo. O acidente com o helicóptero "Águia Dourada", modelo Esquilo, ocorreu por volta das 7h20. Além do piloto, o cinegrafista da emissora Alexandre Silva de Moura, o Alexandre “Borracha”, ficou  ferido e foi levado para o hospital Itacolomi Butantã, antigo pronto-socorro Iguatemi. Ele está em coma induzido e seu estado é considerado grave.

Às 7h25, o helicóptero Águia 14 foi ao local para prestar socorro. Sete equipes do Corpo de Bombeiros também seguiram para a região. Os primeiros socorros às vítimas foram prestados por funcionários do Jockey.

Informações iniciais são de que o piloto tentou fazer um pouso de emergência ao perceber que o helicóptero estava instável no ar, mas ele não conseguiu realizar a manobra e a aeronave caiu. Ainda não se sabe o motivo do acidente.
Fotos: R7
Perfis: O piloto Rafael Delgado Sobrinho tinha 45 anos. Ele trabalhou na TV Record de maio de 1999 a dezembro de 2007, retornando à emissora em outubro de 2008. Rafael deixa mulher e três filhos.

O cinegrafista Alexandre Silva de Moura tem 36 anos e é funcionário da TV Record desde abril de 2001. Atualmente, exerce a função de coordenador de sistema de TV externo. Ele é divorciado e não tem filhos.

Helicóptero de emissora de TV cai em São Paulo

09:57 | , ,

Créditos: G1
Foto: Juliana Cardilli (G1)
Um helicóptero da TV Record caiu, por volta das 7h20 desta quarta-feira (10), no Jockey Club, na Zona Oeste de São Paulo. Quando sobrevoava o local, a aeronave começou a rodopiar, perdeu altitude e caiu sobre o gramado. O piloto Rafael Delgado Sobrinho, de 45 anos, morreu na queda.

O cinegrafista Alexandre Silva de Moura, de 36 anos, conhecido como Borracha, foi retirado com vida da aeronave e levado para o Hospital Itacolomy, no Butantã. Até as 9h45, ele passava por exames na UTI. Uma nota com o estado de saúde dele deve ser divulgada nesta manhã.

Pane em uma das hélices: Comandante do helicóptero da TV Globo, Dato de Oliveira, que viu a queda da aeronave, conversou pelo rádio, minutos antes, com o comandante do helicóptero da TV Record. Oliveira e Sobrinho sobrevoavam a mesma região, na Avenida Morumbi, captando imagens de um assalto a banco. Segundo Oliveira, o colega reclamou de uma pane no rotor de cauda e falou que tentaria pousar no Jockey.

“Quando ele relatou o problema, decidi acompanhá-lo para ver o que estava acontecendo. Esse é um problema difícil de acontecer, porque o rotor de cauda é vital para o helicóptero. Se você o perde, entra em giro”, explica Oliveira.

Segundo o comandante da TV Globo, o piloto Rafael Delgado Sobrinho era um profissional experiente. “Era um amigo de muito tempo, uma pessoa muito tranquila. Foi uma fatalidade mesmo”, disse. A preocupação de Oliveira ao pousar no gramado era desligar a bateria e a bomba de combustível, o que foi logo feito, evitando uma explosão.

Cinegrafista reclama de dores: O auxiliar de enfermagem do Jockey Luiz Carlos Assunção foi um dos primeiros a chegar ao local onde o helicóptero caiu. Segundo ele, o piloto estava desmaiado.

“O cinegrafista gritava de muita dor. Falamos que iríamos socorrê-lo e tentamos acalmá-lo. Ele reclamava de muita dor na coluna e na região dos rins. Ele mexia os pés e estava aparentemente bem”, disse Assunção.

O jardineiro do Jockey Club Anelito de Jesus também teve a impressão de que o cinegrafista Alexandre da Silva Moura também estava bem depois da queda.

“Fui bater o cartão de ponto e escutei o barulho. Cheguei a ver o helicóptero rodando. Ele ainda pegou um pedaço de uma árvore e bateu no chão. O piloto estava com o braço do lado de fora. Fui para lá. O piloto e o cinegrafista estavam com o cinto. Fiquei muito assustado. Nunca vi algo assim. Fiquei com medo, mas Deus dá coragem na hora para a gente ajudar”, conta.

8 de fevereiro de 2010

E vem chegando o carnaval...

11:23 | , , , ,

Tá chegando a hora! O Brasil se prepara para a sua maior festa: o carnaval. Conhecido em todo o mundo, essa festa é a cara do povo brasileiro: Um ambiente alegre, com muita descontração e sem preocupação alguma.

Bem... Preocupação tem sim! Devemos nos preocupar com muita coisa: Primeiramente, com nossa segurança. Tome muito cuidado com seus pertences, levando para a folia apenas o que for de realmente necessidade para a sua diversão. Eu tô cansado de ver, na quarta de cinzas, as pessoas reclamando de algum assalto, furto ou perda de algo de valor nas festas. E posso dizer por experiência própria (No carnaval passado) que realmente isso não é legal.

Outro aspecto que você deve tomar cuidado: A bebida. Não necessariamente você deve brincar o carnaval com o tanque cheio. Muita gente se diverte bebendo pouco, o que é o espírito da festa: Muita diversão sem aborrecimento algum. Então, leitor, não encha a cara pra se divertir, basta tomar um pouquinho e sua festa será garantida. Ah, outra coisa: Se for dirigir, não beba... Porém, se for beber, me chame... (rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs)
Um cuidado essencial que peço a você que tenha é o de sua vontade sexual. O carnaval é conhecido pela amostragem excessiva do corpo, o que aumenta a vontade do sexo. Por isso, pelo amor de Deus, ande com camisinha no bolso, na carteira, no boné, na bolsa, seja aonde for. Você vê nos jornais (E, se possível, aqui também), que a AIDS está crescendo de novo no nosso país - Pior: Nos nossos jovens!. tudo bem, sexo é gostoso, é bom, mas com cuidado e prevenção é bem melhor! Bote a camisinha!

Com esses e outros cuidados que o espaço não permite, brinque o carnaval em paz. Nada de briga, de confusão, de sexo sem prevenção, sem volante e bebida, e com muita alegria e diversão. E aproveite: são só 4 (Ou 5) dias de folia. Depois disso, o ano vai realmente começar.

Carnaval de Natal começa quinta; confira programação em várias cidades do RN

11:17 | , , , ,

Créditos: DN Online
Imagem: Coxixo
O carnaval do RN este ano está recheado de atrações para todos os gostos. Além de Natal, outros municípios investiram para aumentar o número de opções e atrair os visitantes durante a folia. A primeira parada para quem segue em direção ao Litoral Sul é a praia de Pirangi do Norte, onde a festa começa no dia 12 de fevereiro e só vai terminar na quarta-feira de cinzas (no dia 17 de fevereiro). A programação se estenderá, também, por todo o Litoral Norte e pelas principais cidades do interior do Estado.

Chegou a hora de arrumar as malas e cair na folia; Confira a programação completa:

Natal:

11/02 – Quinta:
Abertura oficial do carnaval
Que Que Eu Vou Dizer Quando Chegar Em Casa
Concentração no Bar do Lourival - Av Deodoro - 18h30
Baile de máscaras em Petrópolis: Largo do Atheneu, 22h
Atrações: Lucinha Lira / Fernando Tovar / Orquestra de frevo

12/02 - Sexta:
Saída dos Blocos
Praça Andre de Albuquerque, a partir das 17h

12 a 16/02 - Sexta a sexta:
Blocos e shows na Redinha, Ponta Negra, Alecrim e nas Rocas

13/02 - Sábado:
Poetas, Careca, Bruxas e Lobisomens
Ponta Negra, às 17h

13 a 15/02 - Sábado a segunda:
Desfile das escolas de samba e tribos de índios na Ribeira
Shows na Cidade Alta (Rua Vigário Bartolomeu com Ulisses Caldas)

13 a 16/02 - Sábado a terça:
Carnaval itinerante
Nas quatro zonas da cidade, das 10h às 22h
Atrações: Expresso da Folia

14/02 – Domingo:
Escolha da Kenga 2010
Rua Vigário Bartolomeu com Ulisses Caldas, às 16h

16/02 - Terça:
4ª Chamada do Rock
Rua Vigário Bartolomeu com Ulisses caldas, às 18h
Atrações: Classe A do lado B (10 Cantores Locais)

17/12 - Quarta
Blocos e shows na Redinha durante a manhã

Pirangi:

Sexta:
21h - Ricardo Chaves

Sábado:
13h – Verdadeira Chama – orla marítima
21h – Chicana – trio elétrico
22h – Fera Samba - trio elétrico
23h – Thábata – Praça
02h – Forró da Hora – Praça

Domingo:
13h – Verdadeira Chama – orla marítima
21h – Pimenta N’Ativa – trio elétrico
22h – Fera Samba - trio elétrico
23h – Forró da Hora – Praça
02h – Lengo Tengo – Praça

Segunda:
13h – Verdadeira Chama – orla marítima
21h – Cavaleiros do Forró – trio elétrico
22h – Pura Tentação - trio elétrico
23h – Thábata – Praça
01h – Almir Padilha – Praça
02h – Lindos do Forró – Praça

Terça:
13h – Verdadeira Chama – orla marítima
21h – Pegação Elétrico – trio elétrico
22h – Pura Tentação – trio elétrico
23h – Na Paz – Praça
02h – Lengo Tendo – Praça

Blocos:

Sábado
04h00 Aurora na Rua (Pium)
14h00 As Tainhas de Pirangi
15h00 Troça do Peru
16h00 Mole não Entra (Cotovelo)
17h00 Saúde na Folia
19h00 Orquestra na Rua
19h30 Askinem
20h00 Folia de Rua
20h30 Os Sem-Vergonha
21h00 Burro Elétrico

Domingo
17h00 Ô Povinho Feio
18h00 Banda do Cajueiro e Boi Calemba
18h15 Xibiu com Açúcar
18h30 Art's Folia
19h00 Orquestra na Rua
19h30 Os Sem-Vergonha
20h00 Vai Quem Quer
20h15 Orquestra na Rua
20h30 Unidos do Samba

Segunda
16h00 Pium na Folia e a Mundiçada (Pium)
16h00 Mole não Entra (Cotovelo)
17h00 As Virgens de Pirangi
19h00 Xibiu com Açúcar
19h30 Folia de Rua
20h00 Vai Quem Quer
20h15 Orquestra na Rua
20h30 Unidos do Samba

Terça
18h00 Banda do Cajueiro e Boi Calemba
19h00 Xibiu com Açúcar
19h15 Folia de Rua
19h30 Art's Folia
19h45 Orquestra na Rua
20h00 Vai Quem Quer
20h30 Unidos do Samba
20h45 Orquestra na Rua

Quarta
16h00 Os Vassourinhas

Pitangui:

Dia: 13/02 – Sábado
19h – Abertura oficial do Carnaval; show com banda no palco montado na quadra de esportes
01h - Encerramento

Dias 14, 15 e 16/02 – Domingo, segunda e terça
15h – Saída de blocos pelas principais ruas da cidade (banda de sopro e bonecos gigantes)
19h - Show com banda no palco montado na quadra de esportes
01h – Encerramento

Genipabu:

Dia: 13/02 - Sábado
19h – Show com banda no palco montado no largo da igreja
19h – Saída de blocos
01h - Encerramento

Dias: 14, 15 e 16/02 – Domingo, segunda e terça
19h - Show com banda no palco montado no largo da igreja
01h – Encerramento

Barra do Rio:

Dia: 13/02 - Sábado
19h – Show com banda no palco montado na quadra de esportes
01h - Encerramento

Dia: 14, 15 e 16/02 – Domingo, segunda e terça-feira
19h - Show com banda no palco montado na quadra de esportes
01h – Encerramento

Redinha Nova:

Dias: 14, 15 e 16 – Domingo, segunda e terça-feira
Atração: Bloco Perereca da Redinha, com banda de sopro
Horário: das 15h às 20h

Praia de Graçandu:

Dia - 12/02 – Sexta-feira
Festa a Fantasia no Graçandu Clube a partir das 22h, com banda de sopro

Dia 14/02 – Domingo
16h30 - Saída do bloco “Os Pebas” pela avenida da Praia até o Graçandu Clube

Dia 15/02- Segunda Feira
17h saída do Bloco “Os Pebas” até 24h no Graçandu Clube

Vila de Fátima:

Dia: 14/02 - Domingo
Pátio da Igreja de Vila de Fátima
Atração: Bloco do Vaqueiro
Horário: Das 16h às 23h

Extremoz:

Dia: 14/02 - Domingo
Horário: Das 17h às 23h
Atração: Bloco Se Me Der Eu Como

Dias 14 e 16 - Domingo e terça-feira
Balneário da Lagoa de Extremoz
Horário: 11h às 15h
Atração: Trio elétrico

Tibau do Sul - Pipa:

Quarta-feira – 10/02
Grupo Idosos somos saúde

Sábado – 13/02
Banda Axé Cumadre

Domingo – 14/02
Banda Axé Novo e Banda Nathalu

Segunda-feira – 15/02
Grupo Pirigueto

Quarta-feira – 16/02
Bloco Yahoo

Caicó:

Iate Clube (tarde):
Sábado (13/02) - Garota Safada Elétrica, Detona e Capim Cubano;
Domingo (14/02) - Muído Folia e Play’s Elétrico;
Segunda-feira (15/02) - Banda Bafafá (Salvador/BA) e Forró Pegado Elétrico;
Terça-feira (16/02) - Cavaleiros do Forró Elétrico, Pegação Elétrico e Sakulejo.

Ilha de Santana (noite):
Quarta-feira (10/02) - Capilé, Banda Detona e Banda de Frevo;
Quinta-feira (11/02) - Cheiro de Menina, Vicente Nery e Pawlera do Brasil;
Sexta-feira (12/02) - Forró da Pegação e Banda Inala;
Sábado (13/02) - Grafith e Bakulejo;
Domingo (14/02) - Cavaleiros do forró, Saia Rodada e Max;
Segunda-feira (15/02) - Ferro na Boneca elétrico e Marquinhos Carrera;
Terça-feira (16/02) - Cavalo de Pau elétrico e Pimenta Nativa

Macau:
Sexta feira - 12/02 - Abertura do carnaval – Garota Safada e Pegação elétrico
Sábado - 13/02 - Praia de Camapum Banda Axé mais
Sábado - 13/02 - Mela Mela – Bakulejo e Grafith
Sábado - 13/02 - Palco – Cavaleiros e Inala
Domingo - 14/02 - Praia de Camapum – Banda Zumzumba
Domingo - 14/02 - Mela Mela – Inala e Grafith
Domingo - 14/02 - Palco – Garota Safada e Kabaço Molhado
Segunda - 15/02 - Praia de Camapum - Tribala
Segunda - 15/02 - Mela Mela - Cavaleiros e Grafith
Segunda - 15/02 - Palco - Bonde do Maluco e Chicana (BA)
Terça - 16/02 - Praia de Camapum - (nao divulgado)
Terça- 16/02 – Mela Mela Lane e Grafith
Terça (encerramento) - 16 e 17/02: - Palco - Pimenta Nativa e Grafith

Começa a contagem regressiva para a maior festa popular

11:04 | , , , ,

Créditos: Tribuna do Norte
Foto: Alex Régis
As ruas ficam mais coloridas, o  frevo e as marchinhas retornam às rádios e mudam o clima para a maior festa popular do país. O Carnaval não é à toa o período mais esperado tanto pelos apaixonados pela folia de rua quanto para os que fogem da troça. A TRIBUNA DO NORTE antecipa a movimentação e traz a principal programação da capital e interior, com destaque para o litoral.

A abertura oficial do Carnaval  em Natal é quinta-feira (11), com o tradicional baile de máscaras no Largo do Atheneu - trazendo a atração nacional Diogo Nogueira - mas as prévias carnavalescas estão espalhadas na cidade. Hoje tem Pré-Quintas com orquestra de Frevo e Banda Impacto no Bar da Geladinha e, na quarta-feira (10), haverá o Ensaio das Orquestras na Praça do Cruzeiro, Redinha, com todos os blocos e Orquestras com 100 músicos.

Os pólos de festa da capital - Ribeira, Redinha, Centro Histórico e Alecrim- trazem eventos culturais diversos para os foliões que vão ficar em casa, como os desfiles das escolas de samba e tribos de índios, que começam no sábado e seguem até a segunda-feira (15). Na Redinha, dezenas de blocos animam os dias de folia pelas ruas do bairro, como Baiacu na Vara, Caju Maluco e Zé Pirikito.

A Prefeitura de Parnamirim divulgou uma programação com bastante axé para quem escolher passar o feriado na praia de Pirangi.Ricardo Chaves, Pimenta Nativa,  Thábata, Chicana e outros artistas vão comandar os cinco dias de folia, que já começam na sexta-feira (12). Um dos momentos mais esperados na praia é o desfile do bloco “As virgens”, na segunda-feira de Carnaval. Os foliões se vestem de mulher e desfilam pelas ruas com muita irreverência e animação.

Macau, Caicó, Touros são alguns dos principais destinos para quem busca o interior do Estado. As programações culturais mesclam o carnaval de rua com o calor das praias e eventos nos clubes privados, com bandas da atualidade e orquestras de frevo. O mel está garantido para a próxima edição do Carnaval de Macau, que começou oficialmente ontem (06), com o Baile da Saudade.

As bandas Garota Safada e Pegação Elétrico abrem a folia na sexta-feira (12). Grafith, Cavaleiros, Lane Cardoso e Inala confirmaram a presença nos dias de Mela Mela.

Apaches revivem anos de ouro: A tribo dos Apaches voltam ás ruas da capital este ano para reviver a época de ouro do carnaval de rua. O bloco foi fundado em 1962, mas há 32 anos deixou de desfilar. Os veteranos do bloco, Minervino Wanderley e Cláudio Ribeiro têm como objetivo estimular a volta dos blocos que faziam o Carnaval  na cidade.

“Nossa intenção é resgatar um pouco dos carnavais que era feito pelos chamados blocos de elite, cujos foliões adentravam as casas para animar os moradores, com os chamados assaltos”, relembra Minervino. “Queremos que os blocos  antigos retomem as ruas. Era tão bacana, e hoje que as pessoas vão pra praia, o carnaval de rua de Natal morreu”.

A memória de Cláudio traz com emoção as saídas de blocos como “Jardim de infância”, “Bacurinhas”, “Ressaca” e “Baculejo”. “Só o Psyu,no Alecrim, que nunca deixou de sair”, comenta. Do formato do original do bloco, a única mudança é o tecido de linho da “mortalha”, que dá lugar este ano ao algodão, mais leve para enfrentar o calor da cidade.

O bloco contará com 36 foliões, com saídas no sábado, domingo e terça-feira de carnaval, mantendo a tradicional orquestra de frevo e dois carros da alegorias puxados por tratores. Serão dois assaltos diários nos bairros de Capim Macio, Ponta Negra, Lagoa Nova, Tirol ou Petrópolis. O projeto tem apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Pitu.