19 de abril de 2010

O Rio (propriamente dito) Grande do Norte

12:08 | , ,

Natal está infestada de problemas. É posto de saúde que não funciona, o sistema de transportes privando o povo de escolha, os bandidos fazendo a festa sem polícia pra acabar com isso, a câmara infestada de... Bem, melhor não falar nada...

Mas um problema aparece todos os anos nesta mesma época, graças ao que São Pedro nos propicia, e que é ótimo pra abafar o calor que assolava a capital dos potiguares há tempos: Buracos e alagamentos. Sim, sim, sim, leitor, a chuva chegou aqui no Nordeste e deixa a mostra diversos problemas que só as águas do outono e inverno causam aqui em Natal.

Um problema que sempre é mal visto, e mal solucionado pelas autoridades todos os anos, é a questão dos buracos nas ruas e avenidas da "cidade do sol". É lamentável que uma cidade que vai ser sede de copa ter avenidas tão importantes, como a Capitão Mor Gouveia (Onde fica a Rodoviária) e a Prudente de Morais, onde fica o Machadão. É chato você trafeg ar com o seu carro parecendo que faz um zigue-zague, bem próximo de causar algum aceidente. Pelo menos, a Prudente está sendo recapeada e isso pode estar com os dias contados. Porém, não posso dizer o mesmo da Mor Gouveia. O início dela, próximo a BR 226, então, nem se fala! Tá horrível de se entrar nela, tudo cheio de areia, encobrindo os buracos, deixando risco grande de um carro se acabar naqueles buracos.
Foto: Isabela Santos (Nominuto.com)
Pior do que um queijo suíço é água suja. Ou seja, estamos entregues à água da chuva, que inunda as ruas de nossa cidade e a deixa intransitável. É lamentável que os bairros da periferia e da Zona Norte ainda sofram com verdadeiras lagoas na frente de suas casas. Deve ter até régua para medir a altura da água. Sempre é 1m, 1,5m, 2m... Todo ano é a mesma coisa e nada é feito. Seria bom que as casas das autoridades também sofressem com os alagamentos.

Quer a solução para os dois problemas? Saneamento e drenagem já! Para que m não sabe, Natal tem pouco mais de 25% de área urbana saneada. Tem cidades do interior, com 10, 20 mil habitantes, que tem índices superiores a 95%. Com materiais de qualidade e um serviço bem feito, dará facilmente pra sanar esses e outros problemas que a água que vem de cima deixa pra gente.

Quem vive debaixo d'água é peixe. Quem vive em buraco é tatú. Pessoas devem viver em casas com toda a dignidade, segurança e infraestrutura que merecem, não viver em (ruas) lagoas ou em fatias de queijo suíço. As autoridades devem tomar providêrncias quanto a isso. E logo!

0 comentários: