12 de abril de 2010

A festa dos carros pequenos

11:46 | , , ,

Foto: Andreivny Ferreira
Não é de hoje que vemos, aqui no RN, cenas como a que se vê todos os dias na porta da Rodoviária de Natal: Uma pessoa que vai viajar é abordada por um motorista de um "táxi" perguntando pra onde vai e oferecendo o serviço. Enquanto isso, outro fica gritando um pouco mais a frente o destino que ele vai pra tentar atrair mais um passageiro pra essa "viagem".

É lamentável que isso aconteça ainda no século 21. Onde já se viu carros com mais de 10, 20 anos de uso rodando com passageiros para grandes distâncias a preços mais baixos que os (Nem sempre) confortáveis ônibus... E tudo isso apenas para se economizar 2, 3, 5 reais e ficar na porta de casa?

Essa situação caótica que está prestes a acontecer no transporte público intermunicipal do Rio Grande do Norte tem dois culpados: O primeiro é a acomodação básica dos brasileiros, que vê nesse serviço uma "vantagem", economizando dinheiro e descendo do "transporte" exatamente aonde quer. Na verdade, essa acomodação vai custar caro ao bolso dessa pessoa que só quer comodidade, pdoe custar até a vida!

O segundo culpado tem mais sujeira no cartório. E tem nome, sobrenome e complemento: DER, Departamento Estadual de Estradas e Rodagem, responsável pela gestão das linhas e fiscalização do transporte público intermunicipal. É uma vergonha o que acontece nesse importante órgão estadual. O comodismo tomou conta desse povo. Pior: A corrupção é tão grande que chega a ser incontrolável.
Aí volto a situação que citei no início do post: Lembra dos motoristas que ficam tentando ganhar o passageiro no grito? Pois bem, a cerca de dois metros deles fica um fiscal do DER. E mais: Num clima de amizade que chega a ser incomum. Vai entender...

Tá na hora de darmos um basta nesta situação. Onde já se viu, o interior do RN ficar sem Ônibus pra poder vir a Capital, ficando a mercê dos "carros pequenos", por causa da incompetência e da gestão corruptível do órgão que deveria barrar este tipo de delito? Bem que o pessoal do interior podia se manifestar sobre tal e pressionar o novo Governo a tomar uma providência.

Enquanto isso, se as linhas forem desativadas por causa dessa calamidade, como é que eu vou ver meus familiares em São Paulo do Potengi?

1 comentários:

Anônimo disse...

É REALMENTE CATÁSTROFICO ESSE ORGÃO CHAMADO DER/RN QUE DEVERIA SER BANIDO DO ESTADO OU PELO MENOS SER CRIADO UMA SEMOB METROPOLITANO POIS TODOS JA SABEM QUE A CADA DIA SAI UMA EMPRESA DE ÔNIBUS CREDENCIADA E ENTRA UM PERMISSIONARIO OU VAM OU ALTERNATIVO UM ABSURDO NO LUGAR DE UM VEICULO COM CAPACIDADE DE 48 PASSAGEIROS E O DER/RN NÃO FAZ NADA E AINDA MAIS GRAVE AQUI NA GRANDE NATAL EM NOVA PARNAMIRIM TEM UM FISCAL DO DER/RN QUE VER NA SUA CARA UM ALTERNATIVO SAIDO DA SUA ROTA E CRIANDO UMA NOVA POR SUA CONTA QUE É O DESTINO A PONTA NEGRA E O MESMO FISCAL NÃO FAZ NADA ? LAMENTAVEL POR ISSO QUE TODA A IMPRESSA DO RN ESTA DENUNCIANDO ESSA SITUAÇÃO NA MATERIA DA TRIBUNA DO NORTE
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/falta-de-onibus-no-interior-da-margem-a-exploracao/145328

E A DIRETORA DO TRANSPORTE DO DER/RN AINDA ACHA QUE TUDO ESTA ANDANDO A MIL MARAVILHAS VAMOS DEIXAR DE SER DEMAGOGOS E FAZER PARTE DE UM ORGÃO DE VERGONHA E DEIXAR DE ACHAR QUE ENCHER O RN DE VANS E ALTERNATIVOS É A SOLUÇÃO E COMBATER FISCAIS DO DER/RN CORRUPITOS E QUE AS EMPRESAS CREDENCIADAS NÃO PAGAM PROPINA A NINQUEM POR ISSO QUE AS MESMAS ESTÃO SENDO BANIDO DO RN VAMOS VER ATE ONDE ESSA SITUAÇÃO VAI CONTINUAR.