12:16 | Brasil, Opinião, Transtorno
Foto: Bahia Notícias
Fazia tempo que não se via, aqui no Nordeste, uma tamanha falta de energia como a que ocorreu na madrugada passada. Por volta das 23:15 de ontem (03), oito Estados nordestinos, incluindo o Rio Grande do Norte, sofreram um "apagão", ficando apenas o Maranhão fora do blecaute.
Foi uma vergonha o que aconteceu nesta madrugada. Ficamos mais de quatro horas sem energia. Houveram grandes transtornos em vários lugares. Em Pernambuco, tivemos rebelião em um presídio. Na Bahia, as apresentações do Festival de Verão sofreram atrasos. Em todos os locais atingidos, há relatos de vandalismo e aumento de criminalidade devido a falta de luz. Ainda após o "apagão", aqui em Natal ainda temos problemas em semáforos da cidade. Se não bastasse isso, ainda há aquelas pessoas que perderam seus eletrodomésticos/eletrônicos por conta da queda repentina de luz. Hoje, a vida para muitos vai ser bastante difícil para muitos nordestinos...
Confesso que me assustei ontem com essa falta de energia. Esse sentimento de medo se deu, principalmente, por conta de uma segunda falta de energia que a Zona Oeste de Natal sofreu cerca de 7 horas antes. Por volta das 16:00, o bairro onde moro ficou praticamente inteiro sem energia elétrica. O fornecimento foi totalmente reestabelecido apenas as oito da noite. Foram enormes transtornos para se chegar em casa, uma vez que há pontos perigosos para se transitar. Se não bastasse isso, 3 horas depois, temos problemas em uma sub-estação da Chesf, no interior de Pernambuco, e praticamente todo o Nordeste fica sem luz.
Isso tudo é obra do descaso. Não dão a verdadeira importância para o que move o nosso trabalho, nossos afazeres domésticos, a nossa vida em um todo: a energia elétrica. Tenho certeza de que nas casas dos queridíssimos governantes, não faltou luz por terem geradores ou rede paralela a que foi atingida. Lamentável!
Agora é esperar para saber o que aconteceu. Espero que a Chesf, companhia muito responsável por sinal, consiga resolver o problema e não deixe que milhões de pessoas durmam no escuro, com calor e sem previsão de normalidade dos serviços.
0 comentários:
Postar um comentário