3 de setembro de 2010

Um centenário com muitas realizações...

14:34 | , , ,

Sempre ouvi por aí que o dia 1º de setembro deveria ser feriado nacional. Isso por um motivo: O aniversário do Corinthians, time com maior torcida em São Paulo e a segunda maior do Brasil. Há quem fizesse piada dizendo que era para ser igual ao Flamengo, que comemora oficialmente seu aniversário em um feriado (15 de novembro), mesmo tendo sido fundado dois dias após. Mas, é melhor deixar do jeito que tá.

Antes de qualquer coisa, digo logo que sou flamenguista. Nesse texto não quero ser interpretado como bairrista ou defensor ferrenho do time, a ponto de cometer atrocidades como alguns "torcedores" que temos por aí (Leia-se baderneiros) só para querer impôr a torcida a algum time. Fiz esse texto como bom apreciador do futebol, assim como milhões de brasileiros, independente do time que torça.

É um aniversário merecido esse do alvi-negro paulista. É um time que já deu muitas alegrias e tristezas a sua enorme torcida mundo afora (Isso não é só no Brasil não!). Já ganhou mundial de clubes, quatro títulos brasileiros, incontáveis campeonatos paulistas e Copas do Brasil... Enfim, é um time acostumado a conquistas. Só falta o que consideram a cereja do bolo, a Libertadores da América - Título mais cobiçado até do que o mundial da FIFA.

Mas o que torna interessante ver um jogo do Corinthians não são os jogadores, nem a maneira com que eles executam os lances. É a torcida. Fico impressionado - Parece uma religião. Um jogo do Corinthians no Pacaembu? Nossa, parece uma Igreja: Um monte de aficcionados querendo a todo custo que o time ganhe, independente do adversário. É muito bacana ver que há realmente torcedores apaixonados pelo clube e que fazem tudo para ver o jogo do seu clube de coração (E olhe que alguns desses vão em qualquer buraco só para vê-lo jogar).

É bonito ver um time assim. É bacana ver que os seus torcedores realmente são apaixonados por ele. Mas, ainda acredito que o time paulista precisa evoluir em alguns aspectos: Finalmente vai ganhar seu estádio. Muito bom, mas tem que zelar por onde para ter sucesso na empreitada; O ódio do Palmeiras precisa diminuir - Ora, é um jogo, não um atentado a sua vida -; A diretoria precisa ainda evoluir em alguns aspectos para ter uma administração perfeita e varrer o que o Dualib deixou... Se eu for listar o que o Corinthians precisa evoluir, esse post não sairia hoje.

Parabéns, Corinthians. Não é fácil chegar aos cem anos do jeito que chegou. Que venham mais cem anos: O futebol precisa de times como esse!

0 comentários: