18:05 | Natal, Notícias, Transporte
Créditos: Nominuto.com
Foto: Vlademir Alexandre (Nominuto.com)
A malha rodoviária estadual do Rio Grande do Norte, que atualmente soma cerca de 4.400 quilômetros - entre estradas pavimentadas e não pavimentadas - deve ter um crescimento considerável até o final do próximo ano. Segundo dados do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a expectativa é que o estado ganhe mais 26 trechos, o que totalizaria um acréscimo de 402 quilômetros.
Até lá, os motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias continuam reclamando da falta de manutenção e precariedade de algumas estradas, enquanto outros, elogiam as obras que já foram executadas. Dando continuidade a série especial com os candidatos ao Governo do Estado nas eleições 2010, o Portal Nominuto.com pergunta aos postulantes a ocupar o comando do Executivo “Qual a sua proposta para melhorar as estradas e rodovias que cortam o RN?”.
Até lá, os motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias continuam reclamando da falta de manutenção e precariedade de algumas estradas, enquanto outros, elogiam as obras que já foram executadas. Dando continuidade a série especial com os candidatos ao Governo do Estado nas eleições 2010, o Portal Nominuto.com pergunta aos postulantes a ocupar o comando do Executivo “Qual a sua proposta para melhorar as estradas e rodovias que cortam o RN?”.
Simone Dutra (PSTU) – Segundo o último estudo da Confederação Nacional do Trânsito (CNT), apenas 3,5% das estradas no RN, têm pista dupla com canteiro central, 96,5% são de pistas simples de mão dupla que colocam em risco os automóveis que circulam devido a sua aproximação. Apenas 23,6% das estradas foram consideradas boas ou ótimas e 76,4% foram consideradas ruins ou péssimas. As oito principais estradas administradas pelo Estado são consideradas ruins ou péssimas. Em todo o País o quadro não é diferente, ainda segundo a CNT a maioria das estradas é de mão dupla (88,9%), não tem acostamento (46%) e há necessidade de um investimento de R$ 32 bilhões para recuperar toda malha viária do País. Este valor é menos de 10% do que o Governo Lula destinou para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública, já inúmeras vezes paga e que só aumenta de valor. Este é um investimento que, associado a campanhas educativas e fiscalização no trânsito, poderia evitar grande parte dos 3.103 acidentes e poupar cerca de 130 vidas ao ano, só no RN. Do ponto de vista da economia, as estradas são importantes vias de escoamento de mercadorias. No entanto, as condições físicas da malha viária do RN terminam por interferir nesta etapa importante da comercialização que é o transporte de mercadoria, sobretudo para os pequenos agricultores e pequenos comerciantes do interior do Estado. Defendemos a execução de um plano de construção, recuperação e conservação de rodovias estaduais e federais que facilite a integração dos municípios do Estado entre si e entre as demais regiões do país. Esse plano será financiado com verbas federal e estadual, dando agilidade para o transporte de mercadorias, melhorando o acesso e segurança de toda população.
Carlos Eduardo (PDT) - Parte de nossas rodovias – sejam aquelas que ligam o RN a Estados vizinhos (geralmente BRs), ou as que ligam os municípios (as RNs) – possuem muitos quilômetros sem as mínimas condições aceitáveis de tráfego e segurança. Este é um problema que deve ser resolvido com urgência pelo Governo Estadual. Nós vamos acompanhar de perto as melhorias garantidas pelo PAC das BRs 101 e 304, pressionar o Governo Federal para que sejam incluídos outros trechos e investir na recuperação e aprimoramento das rodovias estaduais. Por outro lado, a vibração econômica que começa a surgir no interior do Estado aponta para a necessidade de se pensar em um novo modelo de infraestrutura, planejada de acordo com o contexto regional e que ligue distritos e municípios estrategicamente. Vamos pavimentar as estradas vicinais, encurtando os trajetos e tornando-os mais seguros e econômicos, além de conectá-los às redes de serviços locais. Não é demais lembrar que, em termos de economia, a logística pequena, como as pequenas empresas, trazem muitos benefícios espalhados que, juntos, geram emprego, renda, aquecem o comércio e se transformam em grandes benefícios. Como estratégia, nós vamos readequar o Plano Estadual de Logística e Transportes à nova engenharia econômica, garantir a participação popular, implementar grupos de especialistas por região e reforçar o papel planejador do Departamento de Estradas e Rodagens. Em nosso Programa de Governo, a melhoria das rodovias é parte de um amplo planejamento de infraestrutura.
Sandro Pimentel (PSOL) – No Rio Grande do Norte, o sistema logístico de escoamento da produção, assim como a circulação de pessoas, é fortemente dependente do modal rodoviário. Um histórico de falta de ampliação das outras malhas, especialmente ferroviária, é o principal motivo de concentração excessiva da matriz de transporte rodoviário. Rodovias em situação inadequada interferem fortemente no custo operacional da atividade transportadora, uma vez que aumentam os gastos com combustíveis e manutenção e os riscos de acidentes assim como, interferem nas condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador do transporte. Além de impactar os custos de transporte, os congestionamentos resultantes da saturação da capacidade viária, resultam em aumento dos tempos de viagem e maiores níveis de emissão de poluentes, contribuindo para um maior desequilíbrio ambiental. No RN, existem mais de 3.000 km de malha rodoviária pavimentada, mas os contratos não recebem fiscalização criteriosa, desse modo, o material aplicado parece ser à base de “sonrisal” sendo dissolvido pelas chuvas e em menos de um ano apresenta defeitos como: afundamentos, trincas no asfalto, buracos e como consequência da má gestão, outro contrato é feito para os remendos e assim o dinheiro público vai beneficiando empreitaras já conhecidas. Sandro Pimentel priorizará os pregões eletrônicos no processo licitatório para construção e conservação de rodovias; Reduziremos o custo final de cada metro de pavimentação a partir do incentivo a criação de cooperativas de serviços; dotaremos nossas rodovias de programa de acessibilidade; construiremos ciclovias, algo que vem sendo desprezado pelos sucessivos governos do RN; calçadões em diversos trechos e teremos fortes preocupações com as sinalizações horizontais e verticais, como meio de prevenir acidentes no trânsito. Não faremos concessões para que empresas privadas enriqueçam com arrecadação de pedágios em nossas rodovias.
Iberê Ferreira (PSB) - Em oito anos, o governo do PSB está construindo 613 novos quilômetros e reconstruindo outros 2.705 quilômetros de trechos. Para construir, investiu R$ 343 milhões e, para reconstruir, fez investimentos diretos de R$ 72 milhões, numa ação que por sua abrangência chegou a todas as regiões do Estado. Só este ano, serão 28 novos trechos incorporados à malha viária do Rio Grande do Norte e 39 reconstruídos. Em estradas federais o governo do PSB conseguiu a reconstrução de 900 quilômetros de rodovias, no caso as BRs, o que representou um investimento de R$ 167 milhões do Governo Lula. Merecem destaque três pontes construídas no mesmo período: a Ponte de Todos Newton Navarro, integrando as zonas Sul e Norte de Natal e incentivando investimentos turísticos no Litoral Norte; Ponte sobre o Rio Piranhas, na altura de Jucurutu, interligando o Seridó ao Alto Apodi e ao Ceará, proporcionando o escoamento da produção agrícola; e a Ponte Macau-Ilha de Santana, no valor de R$ 13 milhões de reais. Entre as obras de urbanização merece destaque o Complexo Viário da Abolição, a maior obra de mobilidade urbana de Mossoró; a conclusão da BR 226, no trecho que nos liga ao Ceará com 70 quilômetros de extensão, onde estão sendo investidos R$ 100 milhões de reais. Entre planejadas ou com projetos para 2010-2011, estão a estrada de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo, com 29,3 milhões, as duas últimas etapas da estrada do melão e a ferrovia do sal. Duas certezas são definitivas no governo do PSB: 1. entende que estradas são sinônimo de desenvolvimento. 2. sabe que realiza o maior programa de construção e reconstrução de estradas do Rio Grande do Norte, tanto que hoje o nosso Estado possui a melhor malha viária do Nordeste e vamos avançar ainda mais nos próximos quatro anos.
Rosalba Ciarlini (DEM) – Rodei muito pelo RN nos últimos quatro anos e sei das deficiências do nosso sistema rodoviário. Estou convicta de que precisamos implementar um modelo de planejamento e monitoramento das estradas estaduais que permita ao governo desenvolver um programa de manutenção permanente e de investimentos estratégicos. Isso nos permitirá gastar menos e fazer mais.Reestruturaremos o DER e estabeleceremos um programa de investimentos que contemple o reordenamento da malha viária da Região Metropolitana de Natal, com investimentos na Via Metropolitana, nos acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante e no prolongamento da Rota do Sol até Barra de Cunhaú, com um novo acesso de Pipa à BR 101, de modo a melhorar a vida das pessoas dessa região e apoiar a atividade turística. Também serão contemplados investimentos em acessos às sedes de municípios e em estradas necessárias para viabilizar atividades produtivas. Para isso será preciso aumentar a capacidade de investimento do estado, atualmente em menos de 5 % da receita própria, reduzindo o enorme desperdício de recursos com custeio da máquina. Por fim, desenvolveremos gestões junto à União para garantir a duplicação da BR 304, fundamental para a Copa 2014, e a conclusão da implantação da BR 437, que liga Mossoró e Macau, BR 226 e BR 110, necessárias à ampliação do acesso a áreas agroindustriais, de modo a melhorar o escoamento da produção de fruticultura e do camarão. A malha viária rodoviária do estado constitui fator estratégico para integração das pessoas e de logística de transporte para o setor produtivo e é com esse pressuposto que trabalharemos durante quatro anos de governo.
Os candidatos Roberto Ronconi (PTC), Camarada Leto (PCB) e Bartô Moreira (PRTB) não enviaram as repostas desta semana.
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