11 de setembro de 2010

A conscientização precisa aumentar

16:02 | , ,

Primeiramente, peço desculpas por não ter colocado o texto no ar ontem. Desta vez, motivos técnicos que prejudicaram meu computador fizeram com que o texto e a atualização não fossem pro ar. Mas, o problema já foi sanado e a atualização de segunda-feira será normal. Aproveito e informo o mais novo canal de informações para nosso blog: A Agência Brasil - Cliquem no link na lista de sites recomendados. Aproveitem!
Como vinte anos passam rápido né? Parece que foi ontem, assim como minha vida - Já que hoje tenho 20 anos de idade. Pois bem, assim aconteceu também com o código de defesa do consumidor, que completou esta mesma idade nesta semana. É um artifício que nos ajuda muito, pois as empresas não gostam muito de colaborar com o problema do cliente - Só se interessam no lucro com a compra...

E eu posso utilizar desse artifício na próxima semana, pois fui prejudicado por uma operadora de telefonia móvel - Por sinal, esse é o segmento com mais queixas no procon em todo o Brasil. O que aconteceu foi o seguinte: Sou cliente dessa operadora (Que me reservo no direito de não mencionar seu nome) que também presta serviços de internet. Tive um problema com minha conta e tentei acessar o atendimento via internet, sem sucesso. Quando ligo para a central telefônica, fico cerca de 10 minutos sem atendimento - E o pior, sem qualquer satisfação por parte de nenhum operador. Ora, eu já trabalhei nesse segmento e sei o quanto é chato você ficar esperando uma solução que, às vezes, é injusta ou que não lhe favorece.

O que é preciso para que esse cenário de "manda quem pode, obedece quem tem juízo" acabe? Uma conscientização das pessoas e uma maior fiscalização nas empresas. Elas nos fazem de gato e sapato, nos atraindo para adquirir algo e algo de anormal pode acontecer - E elas ficam brincando com nossa dor de cabeça e tempo perdido. O consumidor precisa conhecer mais seus direitos. Eu mesmo não conhecia muito o CDC antes dessa minha experiência profissional. Hoje, sei como proceder em casos assim. O código deveria ser mais acessível a população.

Com mais essa parcela de mudança no nosso imaginário coletivo, me despeço nessa semana. Mas, espero que você, leitor, aprenda um pouco sobre seus direitos e não seja passivo à ganância e ao lucro das empresas.

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