27 de setembro de 2010

Não é só no RN que a saúde está um caos...

14:30 | , ,

Infelizmente era previsível que uma notícia como essa haveria de acontecer um dia: Uma pessoa morrer em decorrência do péssimo atendimento da saúde brasileira. E mais: Esperando horas a fio dentro de uma ambulância. Lamentável.
Fonte: Globo.com
Para piorar um pouco mais a situação, a pessoa que morreu era uma obesa mórbida, com cerca de 300 kg e ficou 12h esperando dentro de uma calorenta ambulância, andando pela região metropolitana do Rio de Janeiro, atrás de se internar para fazer uma cirurgia. A desculpa da primeira unidade de saúde foi que não havia estrutura para receber a paciente e, por isso, foi solicitada sua transferência.

Isso só mostra o quanto a nossa rede de saúde está jogada as traças. É dose você ficar rodando 12h pela cidade atrás de um hospital que lhe dê as mínimas condições de sobrevivência. Precisa-se o quanto antes de investimentos públicos para que essa pouca vergonha acabe. E não é só em estrutura física, nem material não: É, sobretudo, em pessoas - Bem capacitadas e bem pagas para tal serviço.

Vamos ver se, no próximo domingo, os eleitores brasileiros tomam uma decisão acertada. Pois um bom gestor público precisa tomar como prioridade direitos básicos, como a saúde. Não deixe que um bem essencial que nos é garantido por lei seja esquecido pela nossa classe política. Vote consciente e direito!

Morre no Rio obesa mórbida que passou 12 horas em ambulância

14:01 | , ,

Créditos: G1

Morreu às 4h30 deste domingo (26) no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, a mulher de 65 anos, que tinha obesidade mórbida, e ficou cerca de 12 horas em uma ambulância em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio, esperando encontrar uma unidade de saúde onde pudesse ser atendida na sexta-feira (24). A mulher pesava cerca de 300 quilos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sebastiana Pinheiro da Silva morreu devido a um choque cardiogênico, causado por insuficiência cardíaca agravada por uma hemorragia digestiva, além dos fatores de comorbidade associados decorrentes da obesidade mórbida. De acordo com a secretaria, o corpo de Sebastiana está na câmara mortuária do hospital e não precisará ser levado ao Instituto Médico Legal (IML).

Sebastiana estava internada desde as 14h de sexta-feira no hospital Alberto Torres. Antes de ser transferida para a unidade, Sebastiana chegou a ser internada às 9h30 no Hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, onde teve hemorragia digestiva e foi submetida a um exame de endoscopia, de acordo com a secretaria.

Sebastiana foi internada no hospital Azevedo Lima após passar a madrugada na ambulância, no pátio da Policlínica de Tanguá, onde chegou por volta de 22h de quinta-feira (23).

Segundo informações da família de Sebastiana dadas ao G1 na sexta-feira, um médico teria informado que a unidade não tinha condições de receber a paciente, nem medicamentos disponíveis para tratá-la.

Na sexta-feira, o subsecretário de Saúde de Tanguá, Osmar Siqueira, disse que a família da paciente não permitiu que ela fosse retirada da ambulância. O genro de Sebastiana confirmou que os parentes impediram a retirada, mas por recomendação do próprio médico da Policlínica que fez o atendimento inicial. O subsecretário afirmou que a secretaria do município vai criar uma comissão para apurar o que ocorreu. A família informou que registrou o caso na 70ª DP (Tanguá).

Nota oficial da secretaria afirmou que a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) disponibilizou um oficial do Corpo de Bombeiros para acompanhar e providenciar, caso haja necessidade, um veículo para realizar o translado do corpo. De acordo com a nota da Secretaria Estadual de Saúde, as secretarias de Saúde e Assistência Social de Tanguá se colocaram à disposição da família para realizar o enterro.

Obesa com 300 kg espera, por atendimento, 12h dentro de ambulância em frente a Policlínica de Tanguá

13:57 | , ,

Créditos: Jornal do Brasil
Foto: O Globo
Uma mulher ficou dentro de uma ambulância em frente a Policlínica de Tanguá, na Região Metropolitana do Rio por cerca de 12h na madrugada desta sexta-feira. Sebastiana Pinheiro da Silva de 65 anos, tem obesidade mórbida e não teria encontrado nenhuma unidade com estrutura para atendê-la.

A idosa passou mal na noite desta quinta-feira, sendo socorrida pelo Samu, que prestou os primeiros atendimentos. De acordo com a Subsecretaria de Saúde de Tanguá a família não permitiu a transferência da senhora para a Policlínica. Os parentes alegarem que ouviram dos médicos que o local não teria estrutura para realizar o atendimento.

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, a mulher que tem 300 kg foi atentida no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói no fim da manhã desta sexta-feira e passa por exames. Foram necessários 10 homens para retira-la da ambulância.

Ainda de acordo com orgão ela teve uma hemorragia digestiva e deve ser transferida para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, na Região Metropolitna do Rio. A família de Sebastiana prestou queixa 70ª DP (Tanguá).

24 de setembro de 2010

Ponto para o garoto: 1X0 para a chacota

21:06 | , ,

Realmente foi um absurdo. É assim que, não só este que vos escreve, mas boa parte dos brasileiros que entendem de futebol (Ou não) definiu o lamentável episódio que culminou na demissão do competente treinador Dorival Jr. do Santos. Só para lembrar, o estopim da demissão foi a "barração" de Neymar, a estrela do time, do clássico de quarta passada contra o Corinthians (Vencido pelo atual líder por 3X2).

Sinceramente, a demissão do treinador foi uma vergonha. Vergonha para o Santos, que virou motivo de piada no país inteiro, vergonha para o Dorival Jr., que vai ficar com essa sina pelo resto da carreira, vergonha para o presidente do Santos, que deixou a ganância subir a sua cabeça... Mas, a maior vergonha ficou para o futebol brasileiro! Ora, quem é que vai gostar de um esporte onde um irresponsável faz balbúrdias, desrespeitando seu chefe imediato e, ainda assim, provocando a demissão de quem era pra lhe demitir? Se fosse numa empresa normal, aconteceri o inverso...

Isso foi uma tremenda sacanagem. O Dorival vinha fazendo um excelente trabalho no time que originou Pelé e muitos outros craques. Não foi à toa que ganhou dois títulos e revelou alguns dos maiores talentos nos últimos anos do futebol brasileiro. Era considerado um "pai" para aquela molecada. Mas, o que ganhou de contrapartida? Insubordinação, stress, falsidade... Afinal, o que aconteceu?

Esse episódio só mostrou o que está evidente nos últimos dias: É preciso fazer um trabalho psicológico no Neymar. Parece até que os R$ 500 mil que ganha todo mês aos 18 anos estão fazendo mal a sua cabeça. O quanto antes deve ser feito esse tratamento - Caso contrário, será mais um jogador-problema, o que já temos aos montes por aqui.

Seria uma boa que o Dorival viesse pro Flamengo. Mas, tudo indica que o Silas continue no comando. Mas, desde já parabenizo o ex-técnico do Santos pela coragem e atitude de tentar recuperar um craque prodígio, mesmo que custasse seu cargo. O futebol precisa de pessoas assim.

Após novo afastamento de Neymar, Santos demite Dorival Júnior

20:53 | , ,

Créditos: Revista Placar
Foto: Ricardo Saibun (Gazeta Press / Placar)
A crise aberta no Santos com o episódio em que o atacante Neymar desrespeitou o técnico Dorival Júnior teve um desfecho na noite desta terça-feira. Após a jóia santista ter sido afastada novamente pelo treinador, desta vez do clássico contra o Corinthians, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, a diretoria do clube se irritou com a decisão e, após uma reunião, decidiu pela demissão de Dorival.

Desta forma, o Peixe deverá ser dirigido interinamente pelo técnico dos Juniores (sub-20) Narciso, no duelo contra o Timão, líder do Campeonato Brasileiro. Neymar, afastado por Dorival Júnior, deverá ser integrado aos relacionados para a partida, que já estão concentrados no Hotel Recanto dos Alvinegros, no CT Rei Pelé.

Na reunião que decidiu pela saída de Dorival do Alvinegro Praiano, até mesmo uma suspensão ao comandante foi sugerida, como forma de forçar uma saída dele do clube. Entretanto, a irritação pelo fato de Dorival Júnior não barrado o atacante, quando tudo havia sido praticamente acertado para que ele jogasse, foi o que pesou na hora da decisão.

O encontro que definiu a demissão de Dorival teve a presença dos integrantes da cúpula santista. O presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, que está em São Paulo, participou da reunião por videoconferência.

Dorival mostra tensão e diz que perdeu o sono para decidir afastar Neymar

20:45 | , ,

Créditos: R7
Foto: Luiz Fernando Menezes (Foto Arena / AE / R7)
O técnico Dorival Júnior recebeu da diretoria do Santos a incumbência de decidir pela continuidade da punição ao atacante Neymar e surpreendeu ao barrar o jogador do clássico com o Corinthians, nesta quarta-feira (22), às 22h (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Com um semblante mais tenso, ao contrário do clima descontraído no qual costuma aparecer em todas as suas entrevistas coletivas desde que chegou ao clube, o treinador admitiu que não foi fácil optar pelo afastamento do jogador.

- A minha fisionomia já responde. Quando você tem um problema, fica noites sem dormir, o dia todo pensando. Eu tive que pensar se, caso eu tomasse tal atitude, estaria prejudicando demais um lado ou outro. A gente nunca sabe. Não tem medida certa, ideal, pois você não sabe qual vai ser a reação da equipe. Fui pela minha consciência. Troquei ideias e formei a minha opinião. Estou tentando fazer o meu melhor.

Indagado se, por sua decisão, teme perder o emprego em caso de derrota para o Corinthians, o comandante santista mostrou tranquilidade.

- Não. Estou com a consciência bem tranquila. Estou fazendo o melhor pelo atleta e para o clube. É natural que muitas especulações aconteçam, mas acho que, como treinador, não posso abrir mão da disciplina. Um time grande, organizado, torna-se quase imbatível. Esse é o nosso objetivo.

Dorival Júnior revelou ainda que a cúpula alvinegra deu total respaldo à decisão, antes mesmo de ela ter sido tomada.

- O presidente [Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro] teve uma postura digna de presidente de clube. E o Santos está tentando dar uma contribuição para que haja mudanças importantes no futebol. O Santos teve uma postura digna em todos os momentos e senti o respaldo da diretoria.

Em relação ao momento em que a decisão foi tomada, o técnico disse que só ocorreu nesta terça.

- A decisão foi hoje [terça]. Não é simples, nem agradável. Eu não gostaria que nenhum de vocês [jornalistas] estivesse na minha pele. É um fato novo, que eu não havia vivenciado em sete anos como treinador. Porém, senti a necessidade de tentar corrigir um garoto que pode se tornar a sensação do futebol mundial. Espero estar contribuindo para o crescimento do Neymar. Quero que ele se saia bem e se sinta fortalecido após essa situação.

20 de setembro de 2010

Parabéns ao nosso grande veículo de comunicação!

21:36 | , , ,

Quando falam que chegar a terceira idade é ruim, nem imaginam que há vários benefícios por trás da idade "avançada". Não seria diferente com o meio de comunicação mais popular do nosso país, que é capaz de interligar quase 200 milhões de pessoas: A Televisão.

É muito bom você relembrar o que já se foi na TV. Bons tempos aqueles da experiência do dia do programa de Eliana na TV Record, dos Trapalhões da Globo, do Esporte Total e das mágicas transmissões da equipe de esportes da Bandeirantes, da banheira do Gugu e do Topa Tudo por Dinheiro no SBT... Ah, e sem falar na porta dos desesperados (SBT), no H (Band), nos desenhos animados, no Jornal Nacional... É muita coisa boa que me recordo da TV e que, provavelmente, não voltará mais. E olhe que eu tenho 1 terço da idade da TV no Brasil...

E pensar que todo esse tempo passou bem rapidinho e ainda tá bem disposta aos sessenta. Na verdade, a televisão ainda engatinha no nosso país. Mesmo com toda essa evolução tecnológica e cultural, onde 95% das nossas casas possuem pelo menos um desses tubos geradores de imagem, a televisão precisa evoluir a cada dia. Não é a toa que ainda a taxam de jovem.

E não é só evolução de conteúdo não: É evolução de quem está do outro lado da telinha. É, você mesmo, você que assiste TV hoje em qualquer lugar! Precisamos ficar mais céticos, sabendo distinguir o que é bom ou não para se assistir - Tem cada porcaria hoje em dia... Quanto mais senso crítico formarmos, melhor será para a televisão no Brasil.

Pois bem... E pensar que o nordestino Assis Chateaubriand só queria fazer testes e deixar 200 televisões em São Paulo para os amigos e ricos... E hoje quase todos tem acesso a uma tenologia que sempre se renova e traz entretenimento, informação, educação... Enfim, tudo de bom que é necessário ter para que tenhamos uma comunicação de qualidade no nosso país. Então, como futuro radialista que serei, deixo minhas felicitações para a TV Brasileira e fico na esperança de que cada dia mais ela evolua para melhor tanto a casca quanto o recheio... Parabéns à televisão!

Especial: Os 60 anos da televisão brasileira

21:23 | , , ,

Foto: Divulgação - Blog "Famosidades" (MSN)
"Está no ar a televisão no Brasil". Foi assim, com essa frase, que no dia 18 de setembro de 1950 o Brasil conheceu o veículo que se tornaria, em longo prazo, o mais importante em todo o país. Hoje, segundo um levantamento do IBGE de 2008, a televisão está presente em 95, 1% dos domicílios brasileiros. Isso significa que, em questão de bens presentes na maioria das casas, a TV fica atrás apenas do fogão, que domina 98,2% dos lares.

Neste sábado a televisão brasileira comemora seus 60 anos de existência. Na estréia da TV Tupi, fundada por Assis Chateaubriand, Lolita Rodrigues cantou o “Hino da TV” e o veículo caiu nas graças do povo.

Graças à televisão, pudemos conhecer personalidades como Silvio Santos, Chico Anysio, Dercy Gonçalves e Hebe Camargo, a primeira mulher a apresentar um programa feminino no Brasil, na TV Paulista.

Para celebrar a grande data, uma festa no Memorial da América Latina, em São Paulo, promete reunir os pioneiros e os profissionais que fizeram história.

Figuras que construíram essas seis décadas, como Lima Duarte, Rolando Boldrin, Tony Ramos, Eva Wilma, Laura Cardoso, Lolita Rodrigues, Anysio e Hebe são esperados na festa chamada “Televisão 60 anos – O show”, organizada pela veterana atriz Vida Alves, presidente da Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira.

O programa “TV na Taba” foi o primeiro a ser transmitido pela TV Tupi. Naquela época, não existia o luxo do videotape, por isso toda a programação era feita ao vivo, no improviso. Logo em seguida o público pôde acompanhar o nascimento do primeiro telejornal, o “Imagens do Dia”, ainda com uma filmagem crua, de 30 minutos, dos acontecimentos da vida cotidiana, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mais tarde, foi televisionado o primeiro teleteatro, chamado “A Vida Por Um Fio”, com participação de Lima Duarte, Walter Forster, Lia de Aguiar, Dionísio Azevedo e Yara Lins.

Mãe das telenovelas, “Sua Vida Me Pertence” levou Vida Alves e Walter Forster para as casas dos poucos brasileiros que possuíam o aparelho televisivo para assistir ao primeiro beijo de uma novela. Ela se considera a inventora do famoso "beijo técnico". Apesar do choque na sociedade, a atriz garante que não sofreu nenhuma represália com o fato.

"Nessa época quase ninguém tinha televisão e a repercussão foi pequena", contou ao Famosidades.

Tantas boas lembranças fizeram nascer, em 1995, o Museu da Televisão, um projeto da Pró-TV - Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, criada por Vida Alves. Lá, pode-se encontrar a primeira câmera como preciosidade, além de 10 mil fotos e 150 gravações de personalidades da TV que marcaram toda uma época.

Longe da televisão, Vida diz que a saudade foi responsável pela inauguração do Museu. “Eu estava dando aulas de comunicação e viajando pelo Brasil. Foi quando senti saudades, chamei alguns colegas e fundamos a Pró-TV”, declarou.

Entre os momentos mais marcantes desses 60 anos de cobertura televisiva no Brasil, como esquecer o famoso programa jornalístico “Repórter Esso”, trazido do rádio? E os grandes festivais e programas musicais, como a inesquecível “Jovem Guarda” e “Grandes Espetáculos União”, organizados por Paulinho de Machado Filho, falecido esta semana em São Paulo?

A chegada do homem à Lua, em julho de 1969, fez história, assim como a triste e chocante cobertura da Guerra do Vietnã. Em 1970, as cores encheram as telas dos aparelhos televisivos e os brasileiros puderam ver o balanço da camisa verde e amarela na emocionante Copa do Mundo do México.

Quem não se lembra de José Wilker e Lima Duarte na novela “Roque Santeiro”? Uma das novelas de maior audiência no país.

Para Vida Alves, que viveu esses 60 anos da televisão brasileira, é difícil dizer qual foi o momento mais marcante desses anos. “Posso dizer que foi a chegada do homem a Lua, mas seria injusto, pois existiram tantos outros. Os programas do Chacrinha, por exemplo, marcaram toda uma época”, disse ao Famosidades.

Vida tem razão. As frases e expressões ditas por Chacrinha caíram no gosto popular e logo não existia uma pessoa com televisão que não ouvisse “Teresinha!” sem lembrar do debochado apresentador e suas “chacretes”. Com certeza, muita gente já ouviu a frase “Eu vim pra confundir e não pra explicar” ou “Quem não se comunica, se trumbica!”, todas ditas por Chacrinha em seus programas. A televisão não só entretinha uma sociedade, mas criava moda e influenciava comportamentos.

Para Vida, é impossível falar de televisão sem citar alguns nomes como Cassiano Gabos Mendes, diretor artístico que deu os principais rumos para a televisão, além de Walter George Durst, responsável pela influência do cinema na televisão, Paulinho de Machado Filho, dos grandes festivais de música, e o time de novelistas composto por Dias Gomes, Janete Clair e Benedito Ruy Barbosa.

Falar da história da TV é citar, além dos programas jornalísticos como “Jornal Nacional”, e festivais musicais como “Festival de Música Popular Brasileira”, a influência das telenovelas na vida das pessoas.

Para Vida, o grande sucesso das telenovelas foi “Beto Rockfeller”, idealizada por Cassiano Gabos Mendes, em 1968, a primeira novela a usar a realidade como pano de fundo e apresentar o “anti-herói”, interpretado pelo ator Luiz Gustavo. Ela explica que esse é o segredo do sucesso das novelas: “Elas popularizaram-se por tratarem de assuntos do dia-a-dia, de uma forma clara e simples para atrair um número maior de pessoas”, disse.

A primeira cidade cenográfica foi construída para contar a história de “Irmãos Coragem”, vividos por Tarcísio Meira, Claudio Cavalcanti e Cláudio Marzo, em 1970, outra novela que abusava da linguagem coloquial para aproximar o público.

Outro sucessos inesquecíveis são “Escrava Isaura” (1976), a moda disco de “Dancing Day’s” (1978), “Guerra dos Sexos” (1983), “Vale Tudo” (1989), “Pantanal” (1990), “Éramos Seis” (1994) e “Xica da Silva” (1996).

Os programas de humor também marcaram época. Quem poderia se esquecer de “Os Trapalhões”, vivido por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias? E de “A Grande Família”, “A Praça É Nossa” e até o mexicano “Chaves”? O sucesso foi tão grande que alguns foram adaptados e trazidos de volta, como é o caso das histórias de “A Grande Família”.

Quem nunca quis ser uma das paquitas ou paquitos da “rainha dos baixinhos” Xuxa Meneghel? Ou brincar de gangorra no programa da Mara Maravilha? Em 1983, todos cantavam com Simony e sua trupe de “Balão Mágico”.

Nessa incrível história da televisão brasileira, seria injusto não citar Fausto Silva e Gugu Liberato como os líderes do “povo” aos domingos.

Hoje, a televisão ganhou pluralidade com a chegada da TV fechada e da variedade de canais com diversos tipos de conteúdo. Com a a internet, já se discute as possibilidades de uma programação segmentada, a escolha do telespectador.

Na última quinta-feira (17), o Video Music Brasil 2010 ousou ensaiar como seria a televisão do futuro, na qual o telespectador poderia misturar conteúdo e disporia de mais opções de câmeras, ligadas a celulares e laptops. Deu certo. A interatividade com o público por meio da internet e dos aparelhos tecnológicos, fizeram do VMB um marco em questão de conteúdo.

A televisão tornou-se mais irreverente com a chegada de programas como “Pânico na TV”, “CQC” e “Legendários”. Nos dias atuais, questões antes nunca pensadas, como o beijo gay em rede nacional, geram debates na sociedade.

“Há vários países votando no casamento gay. Acho que o tal beijo não está longe de acontecer. E deveras, por que não?”, perguntou Vida Alves.

As novelas e os programas jogam para o espaço público questões como o aborto, a pedofilia, a violência doméstica e encorajam a população a desenvolver uma opinião.

Esses 60 maravilhosos anos de história da televisão brasileira deixam um gostinho de quero mais. Para os próximo anos, o que podemos esperar? O que vem por aí? Tratando-se de televisão, nada é impossível.

18 de setembro de 2010

Estradas potiguares = Queijo suíço

18:54 | , , ,

Penso em processar meu servidor de internet... Mais uma vez, a conexão me deixou na mão e a atualização não pôde ser feita na sexta-feira. Espero que, com mais uma reclamação feita à operadora, na segunda-feira a conexão possa estar normalizada e você, leitor, terá um novo texto... Aguarde!
Uma notícia que já era esperada enfim veio a tona: A Confederação Nacional dos Transportes classificou as estradas potiguares como uma das piores do Nordeste brasileiro (A segunda pior malha viária, para ser mais exato). O estudo foi divulgado nesta semana.

Era um resultado previsível que não necessitava de tantos estudos técnicos. Basta você andar nas estradas interioranas para saber como estão nossas vias. Não as classificaria como "lixos" pois elas, mesmo em estado deplorável, ainda servem para interligar cidades. Mas, é muito buraco. Chega a ser imoral andar numa BR ou RN qualquer: Tudo em péssimo estado.

Tiro como um exemplo a RN 120, que liga Senador Elói de Souza a BR 304, passando por São Paulo do Potengi. Sempre fazem obras de recapeamento e tapa-buracos... Mas, não tem jeito: Basta cair uma rápida chuva para a estrada ficar completamente esburacada. Se usassem o material que a RN 120, paralela a essa rodovia, recebeu para sua restaurção, não haveria qualquer problema para se chegar a região do Potengi.

E para piorar um pouco mais a situação, quando resolvem fazer as obras, esses locais ficam extremamente perigosos. Vejam por exemplo o trecho em obras para duplicação da BR 101, após Parnamirim. É uma aventura. Mesmo com asfalto (E concreto) bons, tendo sinalização em alguns pontos, mas fica perigoso por conta do maquinário e dos operários. Atenção redobrada é pouco.

Vamos ver se com esse estudo, nossos políticos troquem as prioridades de restauração de rodovias, passando a olhar para todas, não só as federais. O RN é grande e precisa de estradas melhores para a locomoção da população.

RN tem a segunda pior malha viária do Nordeste

18:39 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte
O Rio Grande do Norte tem a segunda pior malha viária do Nordeste (42, 8% ruim e péssimo) e perde apenas para o estado de Alagoas que tem 43,5% das rodovias estaduais e federais nessa situação. É o que mostra pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada ontem.  A classificação para a edição 2010 da pesquisa destaca ainda duas rodovias do Rio Grande do Norte em “péssimo” estado — RN-233, que interliga Apodi a Campo Grande, e a RNT-110/BR-110, interliga Areia Branca a Antônio Martins.

Os técnicos da CNT levaram em conta a situação de pavimentação, sinalização e geometria na 14ª edição da pesquisa, a exemplo das séries publicadas nos anos anteriores. Apenas uma rodovia no Estado, a BR-304, obteve uma pontuação “ótimo”, no quesito pavimentação. A mesma rodovia federal consta como “boa” na classificação geral, mas tem deficiências quanto à sinalização e geometria, consideradas regulares.

Um dos fatores avaliados que mais contribuiu para a classificação geral das estradas do Rio Grande do Norte foi a “geometria” (RN teve classificação “péssima”). Pistas sem acostamento, com traçados sinuosos e repletos de curvas, ou mesmo com faixas de rolamento estreitas. Boa parte dessas estradas com geometria considerada péssima é rodovia estadual.

Quase a totalidade das estradas estaduais receberam avaliação “regular” e “ruim” no aspecto pavimentação. Situação que pode ter sofrido alteração após a conclusão dos levantamentos de campo por parte dos técnicos da CNT. A sinalização é um aspecto também preocupante nas estradas federais e estaduais que cruzam o Rio Grande do Norte, sendo a maioria considerada ruim ou regular.

Desperta a atenção as  classificações para a rodovia federal BR-101:  variando de regular (geral, pavimentação e sinalização) a péssimo (geometria). A pesquisa não explica se nos 186 quilômetros pesquisados está incluso o trecho duplicado e entregue pelo Departamento Nacional de infraestrutura de Transporte.

A pesquisa da CNT é um retrato das rodovias durante as inspeções técnicas. Algumas desses acessos podem ter sofrido intervenção após as vistorias ainda este ano, gerando um cenário diferente àquele apresentado pela Confederação Nacional dos Transportes.

A 14ª Pesquisa CNT de Rodovias indica e conclui que, em 2010, houve evolução qualitativa nos  90.945 quilômetros  de rodovias brasileiras pesquisadas. Apesar de ainda existir uma significativa extensão de trechos com algum tipo de deficiência, verificou-se, neste ano, uma ampliação em termos de extensão favoravelmente classificada, sobretudo nos índices relacionados à qualidade do pavimento. Soma-se a isso uma redução do número de pontos críticos encontrados.

A análise dos técnicos da CNT destaca a importância de o País dispor de uma rede rodoviária de qualidade: por ela circulam cerca de 60% do total de cargas e mais de 90% dos passageiros. Ainda segundo as considerações finais da pesquisa, rodovias em boas condições se traduzem em melhores situações operacionais aos transportadores e vantagens em termos de desempenho e de custo.

Estudo da CNT mostra que quase 15% das estradas brasileiras são consideradas em ótimo estado

18:36 | , ,

Créditos: Agência Brasil
O estado das rodovias brasileiras melhorou no último ano. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 14,7% das rodovias avaliadas são classificadas como ótimas; 26,5% como boas; 33,4% como regulares; 17,4% estão ruins; e 8%, péssimas.

Durante 37 dias, de maio a junho, 15 equipes de pesquisadores da CNT avaliaram as condições de conservação do pavimento, da sinalização e da geometria viária dos 90.945 quilômetros localizados nas cinco regiões do país. O estudo, divulgado na noite de ontem (14) inclui ainda toda a rede federal pavimentada e a malha constituída pelas principais rodovias estaduais.

Em 2009, a Pesquisa CNT de Rodovias analisou 89.552 km. O percentual de rodovias consideradas em ótimo estado foi de 13,5%; e em bom estado, de 17,5%. A pesquisa apontou que 45% estavam em situação regular e os índices de ruins ou péssimas foram de 16,9% e 7,1%, respectivamente.

A qualidade da pavimentação e da sinalizações melhoraram 8,3 e 5,7 pontos percentuais, respectivamente. Em 2009, 45,8% dos pavimentos estavam em bom (7,3%) ou ótimo (38,5%) estados. Em 2010, este percentual aumentou para 54,1% – sendo 9,6% considerado bom, e 44,5% em ótimo estado.

Em 2009, 36,1% das sinalizações eram consideradas boas (16,5%) ou ótimas (19,6%). Na pesquisa mais recente, 41,8% delas foram consideradas boas (21,9%) ou ótimas (19,9%). Isso representa um aumento de 5,7 pontos percentuais.

A CNT credita essas melhorias ao aumento de investimentos federais na área de infraestrutura. Segundo a entidade, de 2007 a agosto de 2010, o governo destinou R$ 27,71 bilhões a infraestrutura de transportes.

A Pesquisa CNT de Rodovias avalia a situação das rodovias do ponto de vista dos usuários, englobando condições do pavimento, sinalização e geometria da via – que detalha aspectos como se a via é dupla ou simples e se tem acostamento.

Nominuto pergunta: "Qual a sua proposta para melhorar as estradas e rodovias do RN?"

18:05 | , ,

Créditos: Nominuto.com
Foto: Vlademir Alexandre (Nominuto.com)
A malha rodoviária estadual do Rio Grande do Norte, que atualmente soma cerca de 4.400 quilômetros - entre estradas pavimentadas e não pavimentadas - deve ter um crescimento considerável até o final do próximo ano. Segundo dados do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a expectativa é que o estado ganhe mais 26 trechos, o que totalizaria um acréscimo de 402 quilômetros.

Até lá, os motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias continuam reclamando da falta de manutenção e precariedade de algumas estradas, enquanto outros, elogiam as obras que já foram executadas. Dando continuidade a série especial com os candidatos ao Governo do Estado nas eleições 2010, o Portal Nominuto.com pergunta aos postulantes a ocupar o comando do Executivo “Qual a sua proposta para melhorar as estradas e rodovias que cortam o RN?”.


Simone Dutra (PSTU) – Segundo o último estudo da Confederação Nacional do Trânsito (CNT), apenas 3,5% das estradas no RN, têm pista dupla com canteiro central, 96,5% são de pistas simples de mão dupla que colocam em risco os automóveis que circulam devido a sua aproximação. Apenas 23,6% das estradas foram consideradas boas ou ótimas e 76,4% foram consideradas ruins ou péssimas. As oito principais estradas administradas pelo Estado são consideradas ruins ou péssimas. Em todo o País o quadro não é diferente, ainda segundo a CNT a maioria das estradas é de mão dupla (88,9%), não tem acostamento (46%) e há necessidade de um investimento de R$ 32 bilhões para recuperar toda malha viária do País. Este valor é menos de 10% do que o Governo Lula destinou para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública, já inúmeras vezes paga e que só aumenta de valor. Este é um investimento que, associado a campanhas educativas e fiscalização no trânsito, poderia evitar grande parte dos 3.103 acidentes e poupar cerca de 130 vidas ao ano, só no RN. Do ponto de vista da economia, as estradas são importantes vias de escoamento de mercadorias. No entanto, as condições físicas da malha viária do RN terminam por interferir nesta etapa importante da comercialização que é o transporte de mercadoria, sobretudo para os pequenos agricultores e pequenos comerciantes do interior do Estado. Defendemos a execução de um plano de construção, recuperação e conservação de rodovias estaduais e federais que facilite a integração dos municípios do Estado entre si e entre as demais regiões do país. Esse plano será financiado com verbas federal e estadual, dando agilidade para o transporte de mercadorias, melhorando o acesso e segurança de toda população.

Carlos Eduardo (PDT) - Parte de nossas rodovias – sejam aquelas que ligam o RN a Estados vizinhos (geralmente BRs), ou as que ligam os municípios (as RNs) – possuem muitos quilômetros sem as mínimas condições aceitáveis de tráfego e segurança. Este é um problema que deve ser resolvido com urgência pelo Governo Estadual. Nós vamos acompanhar de perto as melhorias garantidas pelo PAC das BRs 101 e 304, pressionar o Governo Federal para que sejam incluídos outros trechos e investir na recuperação e aprimoramento das rodovias estaduais. Por outro lado, a vibração econômica que começa a surgir no interior do Estado aponta para a necessidade de se pensar em um novo modelo de infraestrutura, planejada de acordo com o contexto regional e que ligue distritos e municípios estrategicamente. Vamos pavimentar as estradas vicinais, encurtando os trajetos e tornando-os mais seguros e econômicos, além de conectá-los às redes de serviços locais. Não é demais lembrar que, em termos de economia, a logística pequena, como as pequenas empresas, trazem muitos benefícios espalhados que, juntos, geram emprego, renda, aquecem o comércio e se transformam em grandes benefícios. Como estratégia, nós vamos readequar o Plano Estadual de Logística e Transportes à nova engenharia econômica, garantir a participação popular, implementar grupos de especialistas por região e reforçar o papel planejador do Departamento de Estradas e Rodagens. Em nosso Programa de Governo, a melhoria das rodovias é parte de um amplo planejamento de infraestrutura.

Sandro Pimentel (PSOL) – No Rio Grande do Norte, o sistema logístico de escoamento da produção, assim como a circulação de pessoas, é fortemente dependente do modal rodoviário. Um histórico de falta de ampliação das outras malhas, especialmente ferroviária, é o principal motivo de concentração excessiva da matriz de transporte rodoviário. Rodovias em situação inadequada interferem fortemente no custo operacional da atividade transportadora, uma vez que aumentam os gastos com combustíveis e manutenção e os riscos de acidentes assim como, interferem nas condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador do transporte. Além de impactar os custos de transporte, os congestionamentos resultantes da saturação da capacidade viária, resultam em aumento dos tempos de viagem e maiores níveis de emissão de poluentes, contribuindo para um maior desequilíbrio ambiental. No RN, existem mais de 3.000 km de malha rodoviária pavimentada, mas os contratos não recebem fiscalização criteriosa, desse modo, o material aplicado parece ser à base de “sonrisal” sendo dissolvido pelas chuvas e em menos de um ano apresenta defeitos como: afundamentos, trincas no asfalto, buracos e como consequência da má gestão, outro contrato é feito para os remendos e assim o dinheiro público vai beneficiando empreitaras já conhecidas. Sandro Pimentel priorizará os pregões eletrônicos no processo licitatório para construção e conservação de rodovias; Reduziremos o custo final de cada metro de pavimentação a partir do incentivo a criação de cooperativas de serviços; dotaremos nossas rodovias de programa de acessibilidade; construiremos ciclovias, algo que vem sendo desprezado pelos sucessivos governos do RN; calçadões em diversos trechos e teremos fortes preocupações com as sinalizações horizontais e verticais, como meio de prevenir acidentes no trânsito. Não faremos concessões para que empresas privadas enriqueçam com arrecadação de pedágios em nossas rodovias.

Iberê Ferreira (PSB) - Em oito anos, o governo do PSB está construindo 613 novos quilômetros e reconstruindo outros 2.705 quilômetros de trechos. Para construir, investiu R$ 343 milhões e, para reconstruir, fez investimentos diretos de R$ 72 milhões, numa ação que por sua abrangência chegou a todas as regiões do Estado. Só este ano, serão 28 novos trechos incorporados à malha viária do Rio Grande do Norte e 39 reconstruídos. Em estradas federais o governo do PSB conseguiu a reconstrução de 900 quilômetros de rodovias, no caso as BRs, o que representou um investimento de R$ 167 milhões do Governo Lula. Merecem destaque três pontes construídas no mesmo período: a Ponte de Todos Newton Navarro, integrando as zonas Sul e Norte de Natal e incentivando investimentos turísticos no Litoral Norte; Ponte sobre o Rio Piranhas, na altura de Jucurutu, interligando o Seridó ao Alto Apodi e ao Ceará, proporcionando o escoamento da produção agrícola; e a Ponte Macau-Ilha de Santana, no valor de R$ 13 milhões de reais. Entre as obras de urbanização merece destaque o Complexo Viário da Abolição, a maior obra de mobilidade urbana de Mossoró; a conclusão da BR 226, no trecho que nos liga ao Ceará com 70 quilômetros de extensão, onde estão sendo investidos R$ 100 milhões de reais. Entre planejadas ou com projetos para 2010-2011, estão a estrada de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo, com 29,3 milhões, as duas últimas etapas da estrada do melão e a ferrovia do sal. Duas certezas são definitivas no governo do PSB: 1. entende que estradas são sinônimo de desenvolvimento. 2. sabe que realiza o maior programa de construção e reconstrução de estradas do Rio Grande do Norte, tanto que hoje o nosso Estado possui a melhor malha viária do Nordeste e vamos avançar ainda mais nos próximos quatro anos.

Rosalba Ciarlini (DEM) – Rodei muito pelo RN nos últimos quatro anos e sei das deficiências do nosso sistema rodoviário. Estou convicta de que precisamos implementar um modelo de planejamento e monitoramento das estradas estaduais que permita ao governo desenvolver um programa de manutenção permanente e de investimentos estratégicos. Isso nos permitirá gastar menos e fazer mais.Reestruturaremos o DER e estabeleceremos um programa de investimentos que contemple o reordenamento da malha viária da Região Metropolitana de Natal, com investimentos na Via Metropolitana, nos acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante e no prolongamento da Rota do Sol até Barra de Cunhaú, com um novo acesso de Pipa à BR 101, de modo a melhorar a vida das pessoas dessa região e apoiar a atividade turística. Também serão contemplados investimentos em acessos às sedes de municípios e em estradas necessárias para viabilizar atividades produtivas. Para isso será preciso aumentar a capacidade de investimento do estado, atualmente em menos de 5 % da receita própria, reduzindo o enorme desperdício de recursos com custeio da máquina. Por fim, desenvolveremos gestões junto à União para garantir a duplicação da BR 304, fundamental para a Copa 2014, e a conclusão da implantação da BR 437, que liga Mossoró e Macau, BR 226 e BR 110, necessárias à ampliação do acesso a áreas agroindustriais, de modo a melhorar o escoamento da produção de fruticultura e do camarão. A malha viária rodoviária do estado constitui fator estratégico para integração das pessoas e de logística de transporte para o setor produtivo e é com esse pressuposto que trabalharemos durante quatro anos de governo.

Os candidatos Roberto Ronconi (PTC), Camarada Leto (PCB) e Bartô Moreira (PRTB) não enviaram as repostas desta semana.

13 de setembro de 2010

O amadurecimento tem de chegar logo...

14:38 | , , ,

E se encerrou a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro... Enquanto o meu mengão vai caindo pelas tabelas, o Fluminense lidera de vento em popa e o Atlético Mineiro continua na zona de rebaixamento. Até aí uma rodada monótona, apenas com alguns lances bonitos. Mas, infelizmente a truculência estragou a rodada. Porquê? Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Youtube
E então? Percebeu o porquê da truculência na rodada? Eu estava ouvindo o jogo pela Rádio Globo de São Paulo e fiquei impressionado com os relatos dos repórteres e do narrador do jogo quanto ao que acontecia em campo. Realmente é impressionante o quanto é fácil você estourar durante um jogo de futebol e quase praticar uma bobagem que pode prejudicar seu time. Ouça o áudio e veja como continuou a situação após o jogo.

Realmente se percebe que, não só no Ceará, em todo o lugar os policiais não estão preparados para gerir a segurança de algum evento esportivo, quanto mais um jogo de futebol com um estádio que contém excelente lotação. Nossos policiais devem ser melhor treinados, melhor capacitados e aí sim serem escalados para tais eventos. Se não conseguem impedir confusão entre jogadores de futebol - E ainda ajudam a bater -, vão conseguir gerar segurança nas ruas?

Mas, o que me deixa mais indignado é a atitude do policial acusado de agredir dois jogadores do Santos. Um sujeito desses, além de ser taxado de covarde em rede nacional, deveria ser punido severamente pela corporação. O papel dele ali era de apaziguar os ânimos, não colaborar com a briga. Lamentável.

Mas, deixo aqui meu protesto também contra o Neymar. Tudo bem, ele é um garoto prodígio do nosso futebol, tendo, apenas com 18 anos, fama e dinheiro fácil. Mas, ficar reclamando de marcação desleal já é demais. Se quer jogar bonito, tudo bem, mas vai ter de aturar os zagueiros. Pra ele, tem de se fazer também um trabalho psicológico, pois ele pode ter um surto desses a cada piada do adversário. E aí? Vai jogar a carreira fora por causa de uma provocação de jogo? Abre o olho, Neymar.

Continuo na torcida para que a paz reine no futebol brasileiro - Tanto nas torcidas, quanto nos times. Espero que o chamado Fair Play (Jogo limpo - By FIFA) se mantenha dentro das quatro linhas. E, acima de tudo, se crie uma consciência de que as provocações de um jogo de futebol ficam ali e não devem ser levadas a sério.

Neymar se envolve em confusão, e Marquinhos acusa PM de agressão

14:14 | , , ,

Créditos: Globoesporte.com
O domingo foi de dupla derrota para o Santos. Além de perder por 2 a 1 para o Ceará, no Castelão, o Peixe saiu de campo reclamando que um policial militar teria agredido Marquinhos com um cassetete.

A confusão, que tomou conta do gramado quando o jogo acabou, na verdade teve início um pouco antes. De cabeça quente, Neymar se estranhou com João Marcos ainda em campo. Os dois trocaram provocações nos últimos minutos da partida. Pouco antes do apito final, o atacante do Peixe deu um pisão no jogador do Ceará.
Fonte: Youtube
Os dois começaram a discutir, com dedo no rosto e palavrões. A confusão se formou. Marquinhos e outros atletas passaram a tentar segurar o companheiro e levá-lo para o vestiário. Em dado momento, um policial apareceu ao lado de Marquinhos e, aparentemente, o atingiu ou o empurrou pelas costas. Neymar, então, saiu correndo novamente e voltou a tentar ir para cima de João Marcos. As imagens das câmeras seguiram o atacante. E, neste momento, Marquinhos apareceu caído no chão com as mãos nas costas. Os jogadores santistas, então, partiram para cima de um polícial, que passou a ser acusado de ter agredido o atleta.

O foco da confusão mudou. Marcel pôs o dedo no rosto do policial, que apareceu guardando o cassetete e foi retirado do local por um colega. O suposto agressor, então, saiu correndo sozinho para o vestiário e deixou o gramado. Os jogadores santistas tentaram ir atrás, mas foram impedidos pelo policiamento. Marquinhos levantou a camisa e mostrou o que seria o resultado da agressão.

- Estava tirando o Neymar e o policial me deu com o cassetete nas costas. O comandante, que estava próximo, viu que eu fui agredido. Assim como um repórter. Está aqui a marca nas minhas costas. E o policial saiu correndo - disse Marquinhos.

No campo, o capitão Andrade, chefe do policiamento, tentou minimizar o fato e culpava os santistas de arrumarem toda a confusão depois da partida.

- Vamos ver a versão dos policiais. O que a gente viu aqui foi uma bela partida e o Santos querendo colocar a culpa da derrota na polícia. Não vi nada. Quero saber o que houve, espero apaziguar - disse.

O centroavante Marcel deu uma versão diferente para o caso, mas disse que o companheiro foi agredido.

- Ele deu um soco nas costas do Marquinhos por trás - disse Marcel.

Após os jogadores se encaminharem para o vestiário, a diretoria santista foi procurar o chefe de policiamento. Ele foi levado para ouvir a denúncia de agressão de Marquinhos. O jogador santista foi fazer boletim de ocorrência na Polícia de Fortaleza, dentro do estádio do Castelão, junto com gerente de futebol, Paulo Jamelli.

Neymar desabafa no Twitter: 'Chateado, estou cansado de tudo!'

14:08 | , , ,

Créditos: Globoesporte.com
Após a derrota do Santos para o Ceará por 2 a 1, no Castelão, neste domingo, Neymar começou a discutir com João Marcos, irritado com a marcação que recebeu do jogador do time cearense. Os dois começaram a se ofender e o atacante precisou ser seguro por vários companheiros para não ir para cima do adversário. No vestiário, poucos minutos depois de ter deixado o campo, o santista postou um desabafo em seu twitter oficial:

- Chateado, estou cansado de tudo! - escreveu.

Neymar também não gostou de um comentário do seu ex-assessor de imprensa falando que ele "errou" e "tinha muito que aprender". E respondeu:

- Tem que aprender o que ?? Tu que tem que aprender rapa! - escreveu, para em seguida postar outro comentário em cima: - E outra, eu aprendo todo dia!.

Neymar e João Marcos estavam se provocando nos últimos minutos da partida e começaram a discutir com o apito final. Foram palavrões dos dois lados. O jogador do Ceará reclamou muito do atacante santista.

- Não pode encostar nele, estou só marcando. Ele fica provocando e xingando a gente - disse João Marcos, que em determinado momento da confusão chegou a chamar Neymar para a briga.

- Vem Neymar, vem Neymar - disse João Marcos, com a frase captada pelos microfones.

Zagueiro que parou Neymar diz que ‘ficar irritado não adianta nada’

14:05 | , , ,

Créditos: Globoesporte.com
Depois da discussão de Neymar com João Marcos, que rendeu até mesmo caso de polícia, teve gente que tentou apaziguar a situação. Para o zagueiro Anderson, que também foi alvo das pedaladas e das tentativas de lençol do jogador do Santos, mas conseguiu parar as jogadas sem faltas é preciso entender o estilo de jogo do atacante.

- O que Neymar fez faz parte do jogo. É um bom jogador e temos de respeitar suas características, pois ficar irritado não adianta absolutamente nada. Cabe a quem o marca arrumar uma maneira de tomar a bola e isso tem de ser feito sem qualquer tipo de violência, dentro das regras do jogo. Foi exatamente o que procurei fazer naquela jogada e acabei conseguindo realizar o desarme.

Depois da vitória deste domingo, Anderson elogiou o técnico Dimas Filgueiras, que substituiu Mário Sérgio no comando do Ceará.

- Foram três pontos muito importantes para a gente. Estávamos precisando de uma vitória para levantar a moral. Dimas está há muito tempo no clube, conhece bem o elenco e é querido pelos jogadores, além de ser um cara capacitado para fazer um bom trabalho. Torço para que ele siga, mas é claro que respeitaremos a decisão da diretoria caso um novo técnico seja contratado.

Ceará bate o Santos. Partida termina em confusão e jogador agredido

14:01 | , , ,

Créditos: Globoesporte.com
Neymar até estava inspirado. Mas, sozinho, não conseguiu carregar o Santos nas costas. E o Ceará, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa do Mundo e estava em queda livre, reencontrou o caminho da vitória. O jejum de seis jogos terminou neste domingo, no Castelão, com o triunfo por 2 a 1 sobre o time paulista. Os gols foram marcados de cabeça por Magno Alves e Geraldo. Keirrison desencantou  e marcou para o Peixe.

Mas se Neymar estava inspirado, pisou na bola ao fim da partida. O atacante, que estaria irritado com a marcação do time nordestino, partiu para cima de João Marcos e foi contido pelos companheiros. Na confusão, Marquinhos caiu no chão e disse ter sido atingido por um policial militar. O meia do Peixe levantou a camisa e mostrou as costas, dizendo ter levado um golpe de cassetete. Cercado pelos atletas do Santos, o policial acusado da agressão deixou o campo correndo.

Com o resultado, o Santos perdeu a chance de encostar nos líderes Fluminense e Corinthians, que perderam na rodada. E permanece em sexto lugar na classificação com 31 pontos. O Ceará subiu. Pulou para o 10º lugar com 28 pontos.

Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Atlético-GO, na Vila Belmiro, às 19h30. O Ceará viaja até Salvador para encarar o Vitória, às 22h, no Barradão.
Fonte: Youtube
Keirrison desencanta e faz o primeiro gol pelo Santos: A partida começou muito disputada e com poucas emoções. Passes errados, faltas, baixa qualidade técnica. Exceção para Neymar. Mas o atacante era muito bem marcado e, na maioria das vezes, levado ao chão pelos adversários. Heleno, que estava em cima do santista, recebeu amarelo logo nos primeiros minutos. Por isso, Dorival Júnior não cansava de orientar o jovem jogador e buscar o contato com o zagueiro.

O Ceará dependia muito de Geraldo, que não conseguia se livrar de Arouca. E o jogo ficava amarrado. Kempes e Magno Alves passaram a sair mais da área para buscar a bola. E até os 30 minutos o único lance digno de registro foi um chute de longe do Magnita que subiu muito e passou por cima do travessão.

Orientado pelo interino Dimas Filgueiras, Kempes deixou a esquerda e passou a cair mais pela direita para aproveitar os espaços deixados por Alex Sandro. E o gol do Ceará saiu por ali. O atacante cruzou para a área e encontrou Magno Alves livre. Ele nem precisou pular para cabecear com categoria no canto direito de Rafael, que pulou tarde atrás da bola.

A resposta santista, porém, foi imediata. Um minuto depois, o Peixe chegou ao empate. Neymar deu um passe genial para Keirisson, que girou o corpo entre os zagueiros, deixou a bola passar e tocou rasteiro na saída do goleiro Michel Alves. Primeiro gol de K9 com a camisa santista após seis jogos. 1 a 1 no Castelão.

O jogo, então, melhorou. A marcação diminuiu e as duas equipes passaram a encontrar mais espaços. Ernandes soltou um foguete para a defesa em dois tempos de Rafael. Neymar seguia sendo a estrela solitária do time santista, depois da saída de Robinho e da lesão de Paulo Henrique Ganso. O atacante tentou uma carretilha, jogada de futsal muito feita por Falcão, em cima do adversário. Mas não conseguiu completar.

Inteligente, o craque santista passou a recuar e puxar a marcação para perto do meio-campo. E na velocidade levava vantagem sobre os adversários. Na primeira vez, arrancou pela esquerda e deu ótimo passa para Keirrison. Mas o companheiro demorou para concluir, deixou a defesa se recompor e perdeu ótima oportunidade. Na segunda, partiu sozinho em direção ao gol e chutou rasteiro para fora.
Pelo alto, Ceará reencontra a vitória: O segundo tempo começou em alta velocidade. Neymar quase fez o segundo quando aproveitou uma furada de Fabrício na área e chutou cruzado. Michel Alves espalmou para escanteio. Pena que o atacante santista jogava sozinho. Apesar do gol, Keirrison estava muito mal, lento e facilmente anulado pelos defensores. Quando K9 poderia tocar para Neymar, que estava livre na área, e se enrolou com a bola, Dorival Júnior resolveu tirá-lo. Madson entrou em campo.

Neymar seguia buscando o contato com Heleno, que já tinha um cartão amarelo. Com medo da expulsão do zagueiro, Dimas Filgueira resolveu tirá-lo aos 14 minutos. Logo depois, o treinador cearense fez outra alteração. Misael entraria no lugar de Magno Alves. Mas quando a placa de substituição subiu, Dimas resolveu mudar e pediu para Kempes deixar o campo. Parecia prever o futuro.

Não demorou para Magno Alves fazer boa jogada pela esquerda e cruzar na medida na segunda trave para Geraldo. O meia subiu bonito, com estilo, e cabeceou no contra pé do goleiro Rafael. Um lindo gol. Ceará 2 a 1.

Se para o Ceará  o caminho parecia ser pelo alto, para o Santos a jogada não funcionava. Michel Alves saia em todos os cruzamentos para defender. Apesar disso, o time paulista insistia na bola aérea. Principalmente após a entrada de Marcel. E foi assim até o fim da partida. Sem inspiração no meio-campo, o Santos precisa se reinventar rapidamente e encontrar uma forma de jogar sem Paulo Henrique Ganso.

CEARÁ 2 X 1 SANTOS

Michel Alves, Anderson, Fabrício e Heleno (Camilo); Oziel, Michel, João Marcos, Geraldo e Ernandes; Kempes (Misael) e Magno Alves. Rafael, Pará (Maranhão), Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Roberto Brum, Zezinho (Marcel) e Marquinhos; Neymar e Keirrison (Madson).
Técnico: Dimas Filgueira. Técnico: Dorival Júnior
Gols: Magno Alves aos 30 e Keirrison aos 31 minutos do primeiro tempo; Geraldo aos 24 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Heleno, Kempes (Ceará); Durval, Arouca, Roberto Brum (Santos)
Estádio: Castelão, em Fortaleza. Data: 12/09/2010. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR). Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Bruno Boschilia (PR).

11 de setembro de 2010

A conscientização precisa aumentar

16:02 | , ,

Primeiramente, peço desculpas por não ter colocado o texto no ar ontem. Desta vez, motivos técnicos que prejudicaram meu computador fizeram com que o texto e a atualização não fossem pro ar. Mas, o problema já foi sanado e a atualização de segunda-feira será normal. Aproveito e informo o mais novo canal de informações para nosso blog: A Agência Brasil - Cliquem no link na lista de sites recomendados. Aproveitem!
Como vinte anos passam rápido né? Parece que foi ontem, assim como minha vida - Já que hoje tenho 20 anos de idade. Pois bem, assim aconteceu também com o código de defesa do consumidor, que completou esta mesma idade nesta semana. É um artifício que nos ajuda muito, pois as empresas não gostam muito de colaborar com o problema do cliente - Só se interessam no lucro com a compra...

E eu posso utilizar desse artifício na próxima semana, pois fui prejudicado por uma operadora de telefonia móvel - Por sinal, esse é o segmento com mais queixas no procon em todo o Brasil. O que aconteceu foi o seguinte: Sou cliente dessa operadora (Que me reservo no direito de não mencionar seu nome) que também presta serviços de internet. Tive um problema com minha conta e tentei acessar o atendimento via internet, sem sucesso. Quando ligo para a central telefônica, fico cerca de 10 minutos sem atendimento - E o pior, sem qualquer satisfação por parte de nenhum operador. Ora, eu já trabalhei nesse segmento e sei o quanto é chato você ficar esperando uma solução que, às vezes, é injusta ou que não lhe favorece.

O que é preciso para que esse cenário de "manda quem pode, obedece quem tem juízo" acabe? Uma conscientização das pessoas e uma maior fiscalização nas empresas. Elas nos fazem de gato e sapato, nos atraindo para adquirir algo e algo de anormal pode acontecer - E elas ficam brincando com nossa dor de cabeça e tempo perdido. O consumidor precisa conhecer mais seus direitos. Eu mesmo não conhecia muito o CDC antes dessa minha experiência profissional. Hoje, sei como proceder em casos assim. O código deveria ser mais acessível a população.

Com mais essa parcela de mudança no nosso imaginário coletivo, me despeço nessa semana. Mas, espero que você, leitor, aprenda um pouco sobre seus direitos e não seja passivo à ganância e ao lucro das empresas.

Em 20 anos, Código de Defesa do Consumidor torna relações de consumo mais equilibradas

15:37 | , ,

Créditos: Agência Brasil
O Código de Defesa do Consumidor, que completa hoje (11) 20 anos de existência, conseguiu aumentar o equilíbrio nas relações entre os fornecedores de produtos e serviços e os cidadãos que pagam por eles. “Antes do código havia disputa na relação de consumo sem ter uma legislação e, a partir do código, essa legislação deu amparo [a essa relação]”, avaliou o assessor-chefe do Procon de São Paulo, Carlos Coscarelli.

Para a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Mariana Ferraz, o código “entrou para o rol das leis que pegaram”. “As pessoas cada vez mais conhecem e exigem os seus direitos”, ressaltou em entrevista à Agência Brasil.

O diretor-geral do Procon do Distrito Federal, Osvaldo Morais, ressalta que o cidadão está mais exigente e o comércio e fabricantes atentos à lei. “O consumidor hoje pode comemorar esses 20 anos justamente porque a Lei 8.078/90, que é o código de defesa do consumidor, uma Lei Federal, mudou a cultura do nosso país.

Os anos de aplicação do código modificaram a cultura do brasileiro, que se sentindo enganado ou em desvantagem, procura os órgãos competentes, advogados ou tenta tornar pública suas queixas por meio da imprensa, explica Carlos Coscarelli. “Na grande maioria da população está enraizada essa percepção de direito.”

Entre os avanços trazidos pelo código, o assessor do Procon destacou o maior número de informações disponíveis nos rótulos dos produtos, nos contratos comerciais e as restrições à publicidade abusiva.

O presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), Rodrigo Terra, acrescentou à lista de conquistas a criação de uma rede de defesa do consumidor, referindo-se aos diversos órgãos alinhados com esse objetivo, como os Procons e as delegacias e juizados específicos. “Todos esses agentes com atribuições específicas, mas com o objetivo comum de defender o consumidor criaram um mecanismo de punição e coerção das empresas para elas se adequarem melhor à sua finalidade.”

Além disso, Rodrigo Terra destaca como outro ponto positivo a divulgação pública do modo como as empresas tratam seus clientes, o que pressiona as companhias a elevarem a qualidade dos serviços. “É interessante que o Código de Defesa do Consumidor tenha possibilitado esse tipo de verificação anual de empresas que estão no topo desses rankings [de reclamações]. Isso já gera uma preocupação por parte dessas empresas”.

Esse tipo de publicidade negativa é, na opinião do promotor, a maior sanção que uma companhia pode receber por ter atendido mal seus clientes. “Acho que a maior punição é a mídia negativa e a falta de expansão de lucratividade que vai gerar.”

Apesar dos avanços, Mariana Ferraz, do Idec, acredita que a legislação precisa de modificações pontuais, para se modernizar, principalmente sobre os novos meios de consumo, como o comércio eletrônico. “Hoje a gente observa algumas evoluções tecnológicas que pedem algum aprimoramento.”

Carlos Coscarelli do Procon, defende que casos peculiares sejam regulamentados com leis específicas. “Às vezes há a necessidade de uma lei complementar, que discipline uma certa situação, não altere o código.”

Serviços bancários, de telefonia e energia estão entre as principais reclamações nos Procons

15:29 | , ,

Créditos: Agência Brasil
Serviços essenciais como telefonia, fornecimento de energia elétrica e operações bancárias são os campeões de reclamações nos Procons. “São áreas que são reguladas e é onde está grande parte das reclamações do abuso ou do desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor”, ressaltou o assessor-chefe do Procon de São Paulo, Carlos Coscarelli, em entrevista à Agência Brasil.

A concorrência pequena nesses setores é, na opinião de Coscarelli, uma das causas dos problemas.

Para o presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor, Rodrigo Terra, os órgãos de regulação precisam priorizar os direitos do consumidor. “O que está faltando é convencer esse grupo de reguladores que o consumidor é parte dessa estrutura. Eles não estão ali para regular o mercado com concorrência entre fornecedores, estão lá para regular o mercado onde há fornecedores, concorrentes e o consumidor.”

Para a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Mariana Ferraz, a participação efetiva do cidadão, por meio de consultas e audiências públicas, é fundamental para que o consumidor não fique refém dos interesses dos fornecedores.

Desse modo, Mariana acredita que é possível elaborar regulamentações mais efetivas, para evitar esses problemas. Para ela, essa mudança no modo de atuação das agências é o maior desafio atual em relação à consolidação dos direitos do consumidor.

6 de setembro de 2010

Parece que a política é movida a baixaria...

16:46 | , ,

Ah... Chegou um feriadão... Tempo de descansar, relaxar, se informar melhor por estar um dia a mais da semana em casa e... Estoura uma bomba! Mas, não é nada do que você pensa não - Não houve atentado terrorista em Felipe Camarão não. A bomba estourou na Câmara Municial!

Eu explico: O vídeo abaixo faz parte de um conglomerado de 18 pequenos vídeos que caíram na internet neste final de semana onde a Vereadora pelo PDT, Sgt. Regina, faz graves denúncias de corrupção na instância legislativa municipal. Ela só não diz quais votações foram corrompidas, mas cita diversos nomes. Assista um dos vídeos e tire suas conclusões:

Fonte: Youtube
 
É lamentável que esses tipos de práticas ainda acontecam na política. Corrupção, jogo particular de interesses, tudo para encher os bolsos e não estar nem aí para a população que mais precisa. Para piorar, como foi citado em um dos vídeos, um dos cabos eleitorais de um forte candidato a Deputado Estadual - Que é concorrente da Sgt. Regina - foi citado como um corruptor. Detalhe: Ele já esteve envolvido em outros escândalos na própria Câmara Municipal.
 
É por essas e outras que, sempre que possível, alerto você leitor para a chance de se redimir da escolha errada que fez nas eleições anteriores. É o momento de tirar do poder aquele político que dá as costas para o povo, que além de não fazer nada em benefício da população, enche os bolsos com dinheiro sujo.

Parabéns a Sgt. Regina pela coragem em ter falado sobre tal escândalo e aberto a ferida da podridão da nossa política. Vamos ver se no dia 03 de outubro você também faz sua parte e coloca pessoas no poder que tenham vontade de trabalhar.

Candidata a deputada estadual relata em vídeo negociação de voto na CMN

16:29 | , ,

Créditos: Nominuto.com
Fonte: Youtube
A vereadora Sargento Regina (PDT) foi surpreendida na tarde desta sexta-feira (3), por um vídeo postado no Youtube, onde ela aparece afirmando ter negociado seu voto na Câmara Municipal de Natal, com o presidente da Casa, o vereador Dickson Nasser (PSB).

Na gravação não é dito para qual votação essa negociação foi feita, no entanto, os valores movimentados sim, ficam bem claros.

“Eu fiz uma negociação financeira com Dickson para mim. Não tem nada haver com gabinete, e eu coloquei inclusive na reunião que era R$10 mil, inclusive nem era isso, porque R$ 3 mil é de imposto de renda”, contabiliza no vídeo a vereadora que nesta eleição é candidata a deputada estadual.

Num dos trechos do vídeo, que foi dividido em 18 partes, Sargento Regina afirma que com esse dinheiro pretendia comprar um imóvel, o que não foi possível. “Eu não consegui fazer nada do que eu queria porque com esse dinheiro eu queria ver se comprava apartamento pra mim, não consegui e queria ver se eu começava a pagar minhas contas, não consegui”.

Direito de resposta: Logo que soube que o vídeo circulava na internet, inclusive esteve entre os assuntos mais comentados do Twiiter na tarde desta sexta-feira (3), a assessoria de imprensa da vereadora anunciou que neste sábado (4), em horário ainda a definir, sargento Regina dará uma entrevista coletiva para "esclarecer" o fato.

Desde já, Regina afirma ter sido vítima de um grupo que "se vendeu para o Governo", e que os vídeos teriam passado por edições que mudaram o sentido das declarações dela. "Negócio sujo", rebate a candidata. Segundo a assessoria da candidata o vídeo tem mais de um ano e eles "estranham" porque só agora vieram à tona. Ela promete explicar tudo na coletiva.

Os vídeos surgiram num momento delicado da campanha, em que os candidatos estão mais expostos na propaganda eleitoral no rádio e na TV, e quando os eleitores procuram conhecê-los. Caso a vereadora não consiga esclarecer os fatos, sua candidatura será facilmente prejudicada. Regina desponta entre os candidatos com boas chances de disputa para a Assembleia Legislativa do RN.

Além da negociação financeira com o presidente da CMN, em um dos vídeos, a vereadora faz críticas a líderes partidários potiguares com tradição na política, que já assumiram ou assumem cargos no Governo e no Senado.

Sargento Regina explica declarações “polêmicas” em gravações

16:17 | , ,

Créditos: Nominuto.com
A vereadora Sargento Regina e candidata do PDT ao cargo de deputada estadual resolveu se pronunciar oficialmente, no inicio da tarde deste sábado (4), sobre as polêmicas declarações dadas por ela em um vídeo no Youtube, onde aparece falando sobre negociações de votos na Câmara Municipal do Natal, citando o nome do atual presidente da Casa, Dickson Nasser (PSB), criticando outros vereadores e importantes lideranças políticas do estado, entre elas o senador José Agripino (DEM).

Por meio de nota, a parlamentar confirma participação na reunião, diz que a imagem e voz são mesmo dela, porém, reforça que o vídeo foi apresentado de forma descontextualizada. Ela complementa declarando que foi “desarmada” ao encontro entre amigos, mas no meio deles existiam pessoas que não importaram no mal que a gravação poderia causar.

“Posso dizer que fui desarmada para uma reunião entre amigos, que estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis de minha trajetória de lutas, não estaria jamais com qualquer tipo de malícia, portanto totalmente desarmada e a vontade para falar as coisas que eu penso, exercendo meu direito de expressão na íntegra e sem medo. Mas infelizmente eu estava errada! No meio de muitos amigos existia algumas pessoas que sequer pararam em momento algum para pensar no mal que está causando a si mesmo e a categoria sofrida que eu pertenço. Categoria está que nunca foi respeitada pela classe política”, diz a nota.

Sobre a polêmica compra de voto na Câmara Municipal do Natal, citada pela vereadora no vídeo quando reforça que fez uma negociação “pra ela” com Dickson Nasser, a pedetista respondeu que jamais negociaria um voto por dinheiro.

“Quanto a Dickson Nasser, sem comentários... Eu jamais negociaria um voto por dinheiro, sou totalmente contra tal procedimento, acho que no caso aqui em questão quem se vendeu não foi eu, até porque sempre fiz parte da oposição”, declara Regina.

A parlamentar também comenta sobre declarações envolvendo os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PCdoB), ambos companheiros da pedetista na bancada de oposição da Câmara.

Sobre o parlamentar do PCdoB, a vereadora fala sobre indicações de cargos no Governo do Estado, e da parceria com o sindicato dos petroleiros que teria sido responsável pela eleição dele. Já no caso do vereador do PRB, a pedetista afirma que é “riquíssimo e deve ter roubado o que quis e o que não quis na prefeitura (se referindo ao tempo que foi secretário municipal de Carlos Eduardo)”.

“O que tenho a dizer do Vereador Raniere? É que sou sua amiga, o admiro, e respeito como homem público, comprometido com as causas populares, e naquele momento, fiz sua defesa a vários ataques proferidos na reunião contra o mesmo, apenas essa parte esqueceram-se de publicar! Fiz a defesa com meu estilo de falar, mal interpretado às vezes, da mesma forma ocorreu com o colega George Câmara, que tem uma postura por mim invejada sadiamente”, explicou Regina em nota.

Outro que foi alvo da pedetista foi o senador José Agripino (veja vídeo). A parlamentar fez duras críticas a atuação política do democrata, e, afirma que a única coisa que defenderia do senador era o “dinheiro dele”.

“José Agripino, é um dos poucos políticos que aprendi a respeitar, tenho duas dívidas com ele, a primeira por ter defendido a lei da anistia, e por ter ajudado logisticamente todas as vezes em que precisamos ir a Brasília, junto com outros membros da categoria. A outra foi o espaço que ele cedeu às entidades de classe da PM, que decidiram em sua maioria que seria eu, a pessoa a ocupar aquele espaço, dando a categoria da PM e BM pela primeira vez a oportunidade de ter voz nos meios de comunicação do nosso estado. Sobre isso devo muito ao Senador José Agripino. Fui orientada antes da reunião a falar daquela forma para tentar acalmar alguns “companheiros” que desejavam vantagens pessoais do Senador para futuras campanhas.

A parlamentar continua a nota reafirmando que nunca pediu dinheiro ao senador potiguar. “Também quero dizer que nunca pedi um centavo ao senador e não pretendo fazê-lo, apesar de poder solicitar ajuda a ele e ele me ajudar. Mais nunca foi o caso, voto nele pelo que já fez”, declara.

Por fim, a vereadora reafirmou seu comprometimento com a polícia e do trabalho desenvolvido como parlamentar na Câmara Municipal do Natal.

“Todos sabem do meu comprometimento com a polícia, sabem do meu comportamento no púlpito da Câmara Municipal, sabem que sempre tive um projeto político para fortalecer a categoria, sabem que nunca me vendi ao Governo, nunca me vendi para aqueles que são contra a melhoria da categoria dos Policiais Militares e da Segurança Pública em geral, e por fim, sabem, que todos aqueles que foram nomeados por mim, realmente trabalham no meu gabinete em defesa dos interesses da sociedade”, conclui Regina.

MP instaura inquérito para investigar vídeos de Sargento Regina

16:05 | , ,

Créditos: Nominuto.com
Imagem: Divulgação - Nominuto.com
A polêmica envolvendo os vídeos em que a vereadora e candidata a deputada estadual, Sargento Regina (PDT), negocia votos e afirma que recebeu R$ 10 mil de uma “negociação financeira” com o presidente da Câmara, Dickson Nasser (PSB) estão sendo investigadas pelo Ministério Público através de inquérito.

A divulgação dos 18 vídeos foi feita na última sexta-feira (3) no Youtube e pontuou mais um caso de escândalo envolvendo o nome de Sargento Regina (PDT), que chegou a ter seu registro de candidatura indeferido e, em seguida, liberado.

O inquérito tramita no Ministério Público em segredo de justiça, na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público em Natal, sob a coordenação da promotora Keiviany Sena.

No sábado (4), a vereadora se pronunciou oficialmente afirmando que estava errada, mas que as declarações foram apresentadas de forma descontextualizada.

3 de setembro de 2010

Um centenário com muitas realizações...

14:34 | , , ,

Sempre ouvi por aí que o dia 1º de setembro deveria ser feriado nacional. Isso por um motivo: O aniversário do Corinthians, time com maior torcida em São Paulo e a segunda maior do Brasil. Há quem fizesse piada dizendo que era para ser igual ao Flamengo, que comemora oficialmente seu aniversário em um feriado (15 de novembro), mesmo tendo sido fundado dois dias após. Mas, é melhor deixar do jeito que tá.

Antes de qualquer coisa, digo logo que sou flamenguista. Nesse texto não quero ser interpretado como bairrista ou defensor ferrenho do time, a ponto de cometer atrocidades como alguns "torcedores" que temos por aí (Leia-se baderneiros) só para querer impôr a torcida a algum time. Fiz esse texto como bom apreciador do futebol, assim como milhões de brasileiros, independente do time que torça.

É um aniversário merecido esse do alvi-negro paulista. É um time que já deu muitas alegrias e tristezas a sua enorme torcida mundo afora (Isso não é só no Brasil não!). Já ganhou mundial de clubes, quatro títulos brasileiros, incontáveis campeonatos paulistas e Copas do Brasil... Enfim, é um time acostumado a conquistas. Só falta o que consideram a cereja do bolo, a Libertadores da América - Título mais cobiçado até do que o mundial da FIFA.

Mas o que torna interessante ver um jogo do Corinthians não são os jogadores, nem a maneira com que eles executam os lances. É a torcida. Fico impressionado - Parece uma religião. Um jogo do Corinthians no Pacaembu? Nossa, parece uma Igreja: Um monte de aficcionados querendo a todo custo que o time ganhe, independente do adversário. É muito bacana ver que há realmente torcedores apaixonados pelo clube e que fazem tudo para ver o jogo do seu clube de coração (E olhe que alguns desses vão em qualquer buraco só para vê-lo jogar).

É bonito ver um time assim. É bacana ver que os seus torcedores realmente são apaixonados por ele. Mas, ainda acredito que o time paulista precisa evoluir em alguns aspectos: Finalmente vai ganhar seu estádio. Muito bom, mas tem que zelar por onde para ter sucesso na empreitada; O ódio do Palmeiras precisa diminuir - Ora, é um jogo, não um atentado a sua vida -; A diretoria precisa ainda evoluir em alguns aspectos para ter uma administração perfeita e varrer o que o Dualib deixou... Se eu for listar o que o Corinthians precisa evoluir, esse post não sairia hoje.

Parabéns, Corinthians. Não é fácil chegar aos cem anos do jeito que chegou. Que venham mais cem anos: O futebol precisa de times como esse!