31 de julho de 2010

Por isso que nossa educação é tão mal avaliada...

17:02 | , ,

Antes de mais nada, peço desculpas por não ter postado o texto ontem. Desta vez, o motivo foi a CIENTEC, e a SBPC, que me fizeram ficar longe de um computador durante toda a semana. Mas, garanto que na segunda-feira o novo texto será postado regularmente... Aguarde!

Pois bem, leitor. Eu gostaria de comentar algum assunto de repecursão dessa semana, mas terei que adiar isso para a segunda-feira. Hoje, infelizmente, tenho de comentar um fato que não acontece só durante a semana que passou. Acontece há mais de 5 anos!

Isso mesmo. E acho que deve acontecer há mais tempo. Escolas como a Winston Churchill estão jogadas ao relento. Aquela escola está abandonada há muito tempo. Era deplorável o estado das instalações daquele prédio. Nem uma pintura bem feita que fizeram na faxada esconderam o problema.
O problema é mais embaixo - Bem abaixo do que a Tribuna do Norte mostrou. Laboratórios de química, física e biologia fechados, uma biblioteca em péssimo estado, salas com cadeiras e janelas quebradas, um auditório que nunca foi aberto, uma quadra de esportes sem qualquer utilidade, um laboratório de informática com quarenta computadores sem qualquer possibilidade de uso... Enfim, se eu for listar os problemas dessa escola, a página não vai caber.

Mesmo assim, eu tenho orgulho de dizer que estudei naquela escola. Apesar das dificuldades, sentia em alguns professores a vontade de superar tais deficiências e dar aos alunos de diversos locais da região metropolitana o ensino que já colocou aquela instituição escolar entre as melhores e mais respeitadas de Natal.

Porém, cito alguns culpados por essa deficiência. Primeira: A antiga diretora, Maria Imaculada. Mesmo com uma excelente gestão no aspecto disciplinar, onde a "rigidez" criticada por muitos dava resultado, ela não fez o mesmo no que diz respeito a estrutura física. Mesmo com tudo montado e em excelente estado, não se podia abrir nada - Tanto que contavam que aquela escola, quando morresse, seria seu malzoléu. Segundo: A gestão da SEEC (Secretaria de Educação). A gestão da antiga diretora foi prejudicada pela omissão da secretaria em ajudar aquela escola nesses e em outros aspectos, como o pessoal. São poucos - Sobrecarregados - funcionários naquele prédio. Terceiro: Alguns alunos. Mesmo com toda essa dificuldade, tem alguns que se esforçam e tentam dar o melhor de si para aprender. Mas, tem vários que só vão para lá para manchar o nome da escola, fazendo arruaças pelas ruas do centro apenas para se mostrar para as garotas como os tais. Ridículo.

Eu estou torcendo para que a nova gestão da escola dê um jeito nesse estado lamentável. O Churchill não merece estar caindo aos pedaços. O Churchill merece mesmo é ter seus alunos passando em vestibulares importantes, como o da UFRN. Espero que tudo melhore. E logo.

0 comentários: