12 de julho de 2010

Copa 2010: O título ficou em boas mãos

11:17 | , ,

Acabou... Acabou... A Espanha é campeã mundial de futebol! Terminou a 19ª edição da Copa do Mundo de Futebol. Foram 64 jogos, 32 países, muitas jogadas bonitas, excelentes jogadores e a consagração de um time que vem ganhando tudo: A Espanha. Porém, o jogo final de uma copa de tal magnitude não poderia ser tão pegado.

Nunca vi uma final de copa tão violenta. Os holandeses estavam mesmo afim de bater nos caras. Nossa, fiquei impressionado com a quantidade de porradas que os marcadores (E até os melhores jogadores) davam nos espanhóis. A que deu mais pena foi a da voadora que Xabi Alonso sofreu no primeiro tempo, com a marca das chuteiras do volante De Jong no seu peito até agora - O nosso amigo Howard Webb, aquele que validou o gol  irregular que levou a França ao mundial, só deu cartão amarelo. Absurdo!

Sinceramente, queria mais emoção no jogo. O primeiro tempo só teve 3 chutes a gol. Tá certo que os comandados por Vicente del Bosque preferiam a posse de bola para o arremate certo, mas duas seleções de altíssimo nível, as melhores da Europa atualmente, se seguraram demais.

Já no segundo tempo, a coisa mudou um pouco. Vendo que 45 minutos já tinham se esgotado, os holandeses tentaram ir pra cima. Aí o jogo ficou bom pois, com mais espaço, as chances de gol apareceriam. Foi o caso de Robben, que perdeu uma chance incrível. Foi assim com Sérgio Ramos, que perdeu a melhor chance do jogo, com uma cabeçada fortíssima, sozinho dentro da área - Infelizmente, ela caprichosamente passou por cima do gol da Holanda.

E então veio a prorrogação. Em mais 30 minutos, iríamos saber quem tiraria o zero do placar. Foi um tempo extra corrido, com boas chances de gol, com muita movimentação - Mesmo com os jogadores extenuados - e muita emoção.
E então, veio o momento de êxtase: Pra quem esperava Fabregas, Villa, Sneijder, Robben... Quem veio e decidiu? Andres Iniesta! O número 6 da Espanha tomou a responsabilidade pra si, chutou cruzado aos 11 do segundo tempo da prorrogação e deixou Madri - E o Brasil também, porque não - em festa. Coitada da família real holandesa - Sim! A Holanda também é uma monarquia - que assistiu atônita a comemoração da Rainha Sofia.

Parabéns a Espanha. O título foi merecido. Jogaram com objetividade, com clareza e com o foco no seu primeiro caneco. Parabenizo também os holandeses - Jogaram muito bem, chegaram invictos a final, com um futebol envolvente que deixou o mundo maravilhado. Mas, quem diria que o polvo Paul iria acertar mais essa hein! Valeu Espanha, a Copa do Mundo é de vocês!

0 comentários: