2 de julho de 2010

Copa 2010: A Seleção tomou uma laranjada...

18:52 | , , ,

... E daquelas bem indigestas, fria e azeda. O texto de hoje será sobre a eliminação do Brasil da Copa do Mundo de Futebol. O Jogo foi no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, onde perdemos para a Holanda por 2 a 1 e estamos eliminados do Mundial de Futebol.

Eu, honestamente, achava no primeiro tempo que o jogo seria uma goleada para o Brasil. A imposição da nossa seleção nos primeiros 45 minutos foi impressionante! Nosso trio ofensivo jogou muito bem, com movimentação envolvente, sem sobras para perder a bola, sem nenhuma falha. Nosso meio-campo funcionou bem e nossa zaga anulou os três jogadores pensantes da Holanda - Kuyt, Sneijder e Robben.  O primeiro gol foi muito bonito, com um excelente passe do Felipe Melo pro Robinho, sem chance para o goleiro holandês. Muito bom o primeiro tempo da nossa seleção. Porém, não imaginava o que tinha reservado para o segundo tempo.
Os 45 minutos finais foram decepcionantes para 180 milhões de pessoas num país continental. Um jogo desligado, sem nehum comprometimento com a vitória que estava praticamente assegurada. Jogadores nervosos, querendo bater nos holandeses, caindo na pilha do Robben e cia. Isso piorou com o primeiro gol sofrido: Uma jogada despretenciosa, com uma falha gritante do Felipe Melo, além da falta de comunicação do nosso sistema defensivo, resultando no gol de Sneijder (O gol foi creditado para o Felipe Melo, contra). Pior foi o segundo gol, numa jogada manjada e ensaiada dos laranjas, com mais uma anotação do Sneijder na meta de Júlio César.

Daí pra frente, não adiantou o desespero. Pelo menos aí não vimos o jogo de toquinho pra cá e toquinho pra lá que nos acostumamos.

Pra piorar as coisas, um desequilibrado finalmente conseguiu o que queria na Copa: Ser expulso em um momento importante. Não tinha pra quê o Felipe Melo ter dado um pisão no camisa 11 holandês. Sabendo da catimba do Robben, não precisava nosso volante - Com estilo retrô de alguém que comanda a seleção - ter feito aquilo. Não adiantou muito sua justificativa de ter sido uma expulsão normal. Foi uma expulsão justa, necessária e, infelizmente, crucial para a eliminção do Brasil da Copa.

Vamos ver agora quem será crucificado pela eliminação. Será o Felipe Melo? É bem provável pelo o que fez e pelas críticas sofridas. Será o Dunga? Esse também poderá ser criticado, pois, além de sua provável saída do comando da seleção estar bem próxima, e ficar marcado por duas eliminações evitáveis de copas do mundo (A primeira foi na edição de 1990, perdendo pra Argentina por 1 a 0), essas críticas farão a festa daqueles da imprensa que o odeiam - Alguns da Globo, principalmente.
Mas, como um sempre tem que perder, agora é botar a cabeça no lugar, seguir em frente e esperar mais 4 anos para a próxima copa, que será no Brasil. Vamos ver agora se os holandeses passam pelo Uruguai, que ganhou hoje de Gana em um dramático jogo, decidido nos pênaltis, na terça que vem, na Cidade do Cabo. A outra chave será formada pelos vencedores de Alemanha X Argentina e Espanha X Paraguai.

Por essa eliminação do Brasil, o "Fatos e Opiniões" mudará seu esquema de postagens previstos. Como o próximo jogo seria na terça, e o Brasil foi eliminado, faremos os posts normais nas segundas e sextas. Na segunda, 05, falarei dos jogos do fim de semana. Na sexta, 09, falarei das semi-finais. No dia 12, analisarei a final - Espero que seja com dois sulamericanos. E, finalmente, no dia 16, farei um texto analisando toda a 19ª Copa do Mundo de Futebol. Após isso, os posts normais voltarão e terei uma novidade neste espaço... Aguarde!

0 comentários: