29 de agosto de 2011

O terror ainda predomina, infelizmente

08:28 | , ,

Foto: Reuters / Jornal "O Globo"
É primoroso o trabalho que a ONU (Organização das Nações Unidas) faz para tentar melhorar a já sofrida condição de vida dos africanos. Mas, infelizmente, alguns insensíveis não pensam nisso e pregam o mal, promovendo desordem e destruição.

Esse ataque a bomba a sede nigeriana das Nações Unidas demonstra isso. Uma atitude lamentável contra uma organização que apenas quer promover o bem para os povos.

É preciso que todos os países que sofrem com grupos terroristas (ou que possuem) tomem uma atitude mais enérgica para combater essas "coisas" que não podem ser chamados de seres humanos. Quem prega a paz e quer impor costumes com a violência não merece qualquer tipo de respeito. É verdade que a grande maioria dessas ações são motivadas por fatores religiosos. Mas, de toda forma, são inaceitáveis.

O que deve ser pregado é a paz entre os povos. Atitudes como a da semana passada só fazem aumentar richas e a fama de organizações que não merecem qualquer tipo de crédito. Espero, um dia, não poder mais testemunhar atitudes terroristas e poder viver num mundo em paz.

Sobem para 23 mortos em ataque à sede da ONU na Nigéria

08:28 | , ,


Foto: AP / Último Segundo
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou neste domingo que subiu para 23 o número de mortos em um ataque a bomba em sua sede em Abuja, capital da Nigéria, que aconteceu na sexta-feira. Anteriormente, a organização tinha informado que o atentado deixou 18 vítimas.

O grupo extremista islâmico nigeriano Boko Haram assumiu a autoria do ataque em um telefonema ao escritório da rede BBC na Nigéria. Autoridades participaram de uma cerimônia solene no local do ataque neste domingo e visitaram alguns dos 81 feridos em hospitais.

O chefe de segurança da ONU, Gregory Starr, negou que a organização tenha recebido um aviso sobre a explosão antes de ela acontecer. "Recebemos muitas ameaças ao redor do mundo, algumas informações gerais", disse. "Mas não, nenhum aviso."

A explosão aconteceu às 11h do horário local (7h de Brasília) de sexta-feira. Segundo testemunhas, um carro-bomba explodiu em local próximo ao prédio de quatro andares que abriga os escritórios de 26 agências humanitárias da ONU. O primeiro andar foi gravemente danificado pela explosão.

O prédio da ONU está localizado no mesmo distrito onde ficam a Embaixada dos EUA em Abuja, além de outras representações diplomáticas.

Em comunicado, o governo brasileiro condenou o atentado e expressou "profundo pesar e solidariedade ao Secretariado da ONU, aos funcionários da Organização na Nigéria e seus familiares". O Brasil também reiterou "seu repúdio a todas as formas de violência, praticadas sob qualquer pretexto".

A Nigéria, que é rica em petróleo, enfrenta uma crescente ameaça terrorista. O país tem uma população de 150 milhões e está dividido em um sul majoritariamente cristão e um norte muçulmano.

No início de agosto, o comandante americano de operações militares na África, Carter Ham, disse que o Boko Haram poderia estar se aliando a grupos ligados à Al-Qaeda para coordenar ataques na Nigéria.

Ban afirmou que enviados da ONU à Nigéria terão uma reunião com o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, para analisar o caso e definir questões sobre a investigação.

Explosão é registrada na sede da ONU na Nigéria

08:28 | , ,


Foto: Afolabi Sodtunde (Reuters)
Um ataque a bomba à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Abuja, capital da Nigéria, destruiu grande parte do prédio e deixou ao menos 18 mortos, segundo a polícia. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o atentado "contra quem entrega sua vida para ajudar os demais". O grupo extremista islâmico nigeriano Boko Haram assumiu a autoria do ataque em um telefonema ao escritório da rede BBC na Nigéria.

A explosão aconteceu às 11h do horário local (7h de Brasília). Segundo testemunhas, um carro-bomba explodiu em local próximo ao prédio de quatro andares que abriga os escritórios de 26 agências humanitárias da ONU. O primeiro andar foi gravemente danificado pela explosão.

Não há informações sobre quantas pessoas estavam no edifício no momento da explosão, mas cerca de 400 funcionários trabalham no local. O prédio da ONU está localizado no mesmo distrito onde ficam a Embaixada dos EUA em Abuja, além de outras representações diplomáticas.

Em comunicado, o governo brasileiro condenou o atentado e expressou "profundo pesar e solidariedade ao Secretariado da ONU, aos funcionários da Organização na Nigéria e seus familiares". O Brasil também reiterou "seu repúdio a todas as formas de violência, praticadas sob qualquer pretexto".

A Nigéria, que é rica em petróleo, enfrenta uma crescente ameaça terrorista. O país tem uma população de 150 milhões e está dividido em um sul majoritariamente cristão e um norte muçulmano.

Um funcionário da ONU havia dito à BBC, sob condição de anonimato, que a entidade recebeu informações no mês passado de que poderia ser alvo do grupo islâmico Boko Haram, um grupo radical muçulmano que quer implementar no país a sharia, código de leis do islamismo.

A ONU, então, reforçou a segurança em todas as suas instalações no més após receber as informações.

No ano passado o Boko Haram explodiu carros-bomba na capital durante a comemoração dos 50 anos da independência do país, deixando 12 mortos. Em junho, o Boko Haram detonou um carro-bomba no quartel-general da polícia em Abuja. No início de agosto, o comandante americano de operações militares na África, Carter Ham, disse que o Boko Horam poderia estar se aliando a grupos ligados à Al-Qaeda para coordenar ataques na Nigéria.

Ban afirmou que enviados da ONU à Nigéria terão uma reunião com o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, para analisar o caso e definir questões sobre a investigação.

26 de agosto de 2011

Quanto menos, melhor

18:14 | , ,

Foto: Polícia Federal / Tribuna do Norte
Estava procurando um tema para postar hoje. Tava difícil, apesar de muita coisa interessante de se comentar estar acontecendo por aí. Porém, ao abrir um portal de notícias, me deparo com uma informação bacana: a maior apreensão de maconha já feita no RN.

Há de se parabenizar o trabalho de inteligência feito pela polícia. Muito bom saber que mais uma carga de drogas foi retirada de circulação. Apesar das dificuldades que os policiais tem hoje para trabalhar - inclusive no setor de inteligência -, quanto menos desse mal por aí, melhor.

Mas, infelizmente, ações como essas são poucas perto da esperteza e da agilidade que o tráfico tem para mandar mais e mais carregamentos desse para o RN. A segurança pública precisa agir para desmantelar a base - não a parte final do esquema. Infelizmente, uma ação dessas é um grão de areia perto do que pode ter passado de uma só vez por aqui.

Nessas horas, há de se criticar a segurança pública. Se não tem como combater a base do esquema, o tráfico de drogas não será desmantelado com ações como essa exporadicamente. Torço para que cada vez mais ações dessas se tornem frequentes, não só em Natal, mas em todo o país.

Porém, o maior conselho a ser dado nessas horas não é para a polícia, nem para o traficante: é para você, leitor: não caia nessa. É uma roubada, um mundo sem volta. Se oferecerem drogas a você, dê uma sonora resposta: não!

PF faz maior apreensão de maconha da história do RN

18:14 | , ,

Créditos: Nominuto.com

Foto: Divulgação (Polícia Federal) / Nominuto.com
A Polícia Federal (PF) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na noite dessa quinta-feira (25) no Distrito de Taborda, zona rural de São José de Mipibu, a maior apreensão de maconha da história do Rio Grande do Norte. Foram apreendidos 814 kg de maconha e outros 17 kg de cocaína. Também foram presos em flagrante dois homens, que tiveram suas identidades preservadas.

A apreensão da droga e a prisão dos dois acusados é resultado de cerca de 30 dias de investigação da PF. Segundo o Superintendente Regional da PF, Marcelo Mosele, os policiais federais receberam denuncias de populares informando que os dois acusados haviam alugado um sítio na comunidade e que receberiam nos próximos dias uma grande quantidade de droga.

O superintendente relata que durante as investigações foram montadas campanas e os policiais passaram a monitorar o fluxo de entrada e saída de pessoas no sítio. Na noite dessa quinta-feira (25) os policiais observavam a movimentação no local quando perceberam a chegada de um caminhão baú. O caminhão transportava peças de madeira, aparentemente maciças, que só minutos depois os policiais descobriram ser uma camuflagem para o transporte da droga.

O caminhoneiro entregou a droga e saiu do sítio sem que fosse abordado pelos policiais. De acordo com Mosele, os policiais já haviam identificado o caminhão e o motorista e não o prenderam na oportunidade para não revelar o sigilo da operação. Mas que, provavelmente, ele será investigado no inquérito.

E ao observarem a ação dos dois homens serrando as peças de madeira para retirar a droga, os policiais decidiram invadir o sítio e prende-los em flagrante. Mesmo armados com revólver e pistola, os dois não tiveram como reagir à prisão. Eles estavam carregando a mala de um Fiat Siena para realizar a distribuição da droga e foram surpreendidos pelos policiais.

Presos, os dois afirmaram que foram contratados por um homem identificado apenas por “Galêgo” para que alugassem o imóvel, e para que recebessem e distribuíssem a droga na região metropolitana.

Para a Polícia Federal a droga, provavelmente, tenha sido adquirida por um tipo de “consórcio do tráfico”, onde vários traficantes compram de um único fornecedor uma grande quantidade de droga e rateiam os custos da logística. E agora as investigações prosseguem no sentido de identificar a participação de outras pessoas.

22 de agosto de 2011

Será que, dessa vez, vai?

18:17 | , ,

Imagem: Blog do Ivan Cabral
Nesta segunda-feira, o futuro aeroportuário do Rio Grande do Norte teve uma decisão importantíssima. A Bolsa de Valores de São Paulo foi testemunha de um acuradíssimo leilão para decidir qual empresa teria direito a operar e tentar terminar o já atrasado Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Com um lance de R$ 170 milhões, o consórcio Inframérica garantiu o direito de explorar o Aeroporto por 25 anos, extensíveis por mais cinco.

Olha, pelo ritmo do leilão - que podia ser acompanhado virtualmente pelo site da BOVESPA -, parece que o interesse foi real, a ponto de o lance decisivo ter superado em mais de 220% o valor inicial (Cerca de R$ 51 milhões). E já foi dito, pela empresa, que o Aeroporto sai antes da Copa (O que não estou muito esperançoso, uma vez que a obra está empacada há 16 anos).

Mas, o que me preocupa é a famosa lentidão do brasileiro - especialmente nas obras públicas. Todos nós sabemos que o prazo estipulado no edital do leilão (3 anos) não será cumprido, fazendo com que as empresas comam mais dinheiro. Fora isso, não preciso explicar a fama corruptível do nosso país, né?

Então, senhora Governadora Rosalba Ciarlini, faça com que o presidente da INFRAERO e a cúpula da ANAC fiscalizem essa importantíssima obra para o desenvolvimento norte-rio-grandense. O aeroporto é esperado há tempos - sobretudo o pessoal que utiliza o Augusto Severo, em Parnamirim. Vamos ver se a chance que o Governo tem, de trazer uma obra boa para o RN, vai ser aproveitada dentro do prazo.

Inframérica quer aeroporto de SGA pronto para a Copa do Mundo

18:17 | , ,

Créditos: Nominuto.com

Imediatamente após o leilão da concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o consórcio vencedor, a Inframérica, anunciou através de representante que quer o primeiro terminal aeroportuário concedido à iniciativa privada funcionando na Copa de 2014.

“Agradecemos a oportunidade de sermos investidores do Rio Grande do Norte e vamos medir todos os esforços para que o aeroporto esteja funcionando já na Copa do Mundo de 2014”, declarou José Antunes Sobrinho.

Dentro do cronograma previsto, o aeroporto começaria a operar em outubro, portanto, após a Copa. A Inframérica precisará acelerar o ritmo das obras. A capacidade de receber passageiros será de quase seis milhões por ano.

Outro anúncio foi dado pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR). Ele afirmou que o município trabalhará em um novo hospital com 72 leitos em área de 27 mil metros quadrados já disponíveis.

“Será um hospital universitário”, disse Calado, que ainda assegurou a sustentabilidade do empreendimento. “Vamos nos responsabilizar pelos efluentes gerados pelas indústrias de tecnologia, shoppings e hotéis que vão para SGA em decorrência do aeroporto”.

Há pelo menos 15 anos, ele começou a ser construído. Na hora em que o martelo foi batido em favor do consórcio Inframérica – formado pela brasileira Engevix e a argentina Corporación América – apenas as pistas de pouso e decolagem do aeroporto estavam prontas. Até 2014, ele já começa a operar.

A rentabilidade do aeroporto deve girar em torno de 9% ao ano. E a viabilidade econômica orbita em R$ 84 milhões a partir de 2020. O aeroporto é pensado para ser um hub (central de distribuições de vôos). Isso teria afastado as especulações que surgiram dias antes do leilão, quando a Fraport, empresa alemã, desistiu alegando pouca rentabilidade.

O ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), elogiou o êxito da operação, estendendo, inclusive, louros ao Governo do RN. “Foi um trabalho de parceria. Parabéns a todos”, disse em entrevista momentos após a concessão ter sido decidida.

No Twitter, autoridades que acompanharam de perto o leilão, comemoraram os novos eventos. “Parabéns para todos que lutaram por esse importante empreedimento para o Rio Grande do Norte”, postou o deputado Henrique Eduardo Alves.

Com proposta de R$ 170 mi, consórcio Inframérica vence leilão do aeroporto de São Gonçalo

18:16 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Ayrton Vignola (AE / Tribuna do Norte)
O leilão para a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), foi um sucesso. Com uma proposta de R$ 170 milhões o consório Inframérica, composto pelas empresas Infravix (Engevix) e Corporacion América (empresa argentina), garantiu o direito de construir, manter e explorar o aeroporto.

Contando com a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e diversas autoridades do Rio Grande do Norte, o leilão foi aberto pontualmente às 10h, na Bovespa, com quatro consórcios oferecendo propostas: ATP-Contratec, Inframérica, Aeroportos Brasil, Aeroleste Potiguar. A proposta inicial foi de R$ 51,7 milhões, mas logo os consórcios Inframérica e Aeroportos do Brasil travaram uma disputa acirrada para a concessão.

Em pouco menos de 20 minutos, os dois consórcios já tinham superado a marca dos R$ 120 milhões, o que já era motivo de comemoração entre os políticos potiguares. Através do Twitter, deputados potiguares presentes ao leilão festejavam cada novo lance. Em certo momento, os consórcios Aeroportos do Brasil e Inframérica, já com propostas superiores a R$ 150 milhões, elevavam as ofertas em "apenas" R$ 100 mil. Porém, o Inframérica atingiu os exatos R$ 170 milhões, encerrando a disputa, com ágio correspondente a 228,82% com relação à proposta inicial.

O consórcio vencedor do leilão promovido pela Agênca Nacional de Aviação Civil (ANAC) terá 36 meses para inaugurar o novo aeroporto. No entanto, o diretor de infraestrutura da ANAC, Rubens Vieira, já deu declarações de que o cronograma deverá ser antecipado visado a Copa do Mundo, em que Natal será uma das sedes. O consórcio vencedor poderá explorar o aeroporto por até 30 anos, quando o terminal passa ao poder público.

O valor do arremate surpreendeu o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, Marcelo Pacheco. Ele admitiu que a divulgação das próximas concessoes de aeroportos reduziu o número de consórcios participantes na disputa. Vencer o leilão, porém, não basta. A Anac ainda analisará todos os documentos apresentados pelos consórcios e só homologara o vencedor em outubro. Ainda cabe recurso. Se não houver nenhum entrave, o contrato será assinado em outubro.

Para consórcio Inframerica, vencedor do leilão, é possível concluir o aeroporto de São Gonçalo do Amarante antes da Copa de 2014. Para José Antunes Sobrinho, diretor executivo da Engevix, que compõe o consórcio, é possível, se não houver nenhum entrave, terminar a obra antes de 36 meses, prazo previsto em edital. "Temos todo o interesse em concluir antes da Copa até para apoveitar este pico de tráfego", afirma Sobrinho.

19 de agosto de 2011

Melhorias urgentes!

09:29 | , ,

Um transporte antiquadro. Esta parece ser a situação de quem usa o sistema de trens intermunicipais que ligam as cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará Mirim. Um sistema ultrapassado, velho e sem perspectivas de melhora.

Foto: Ney Douglas (Blog "Na Boca do Mundo")
Chega a ser absurda a constatação feita pela matéria da Tribuna do Norte: Vagões que operam há 40 anos! Composições que já deveriam ter sido desativadas ainda circulam - com dificuldade de manutenção. Isso deve ser desgastante para o passageiro que, além de andar em trens velhos e mal conservados, ainda tem de lidar com o desconforto que eles possuem.

Nessas horas, pergunto: por onde anda o VLT de Natal e região metropolitana? Como já esperado, é mais uma falácia de campanha (pra não dizer que é mais uma promessa não cumprida). Composições modernas, mais baratas e de fácil manutenção ajudariam a alavancar esse meio importante de transporte.

Mas, o principal, independentemente de VLT, é o investimento. Do jeito que está hoje, o sistema de trens está obsoleto. Precisa-se de melhorias na malha ferroviária, vagões novos (aceito até semi-novos com, no máximo, uns dez anos de uso) e na infra-estrutura das estações. Além disso, os usuários precisam de mais opções de horários - os trens não rodam após às 16h dos sábados e não circulam nos domingos. O sistema precisa de mais atenção e melhorias urgentes!

Só que, como sabemos que isso não virá tão cedo, o jeito é ter que conviver com esses problemas. O usuário é quem vai sofrer por muito tempo. Ainda.

Estrutura de trens urbanos de Natal é a mesma há 40 anos

09:29 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Adquiridas em 1968 pela extinta Rede Federal Ferroviária (RFFSA), as quatro locomotivas que conduzem os vagões da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal, nunca foram trocadas. Já os vagões, são os mesmo desde o ano em que foram comprados, em 1970. Das quatro máquinas, porém, somente duas estão em uso. O que reduz a 50% o fluxo de viagens. Ontem pela manhã, um problema mecânico deixou uma delas inoperante por horas, provocando atrasos em efeito cascata na linha Natal/Ceará-Mirim.

Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)
Os postos de trabalho, contudo, ainda se concentram nas capitais ou cidades centrais. Com isto, cada vez mais pessoas se deslocam diariamente. Tudo isto, através do sistema metropolitano de transportes que, nem sempre, estão integrados com os ônibus que circulam na capital.

Consequências: A principal consequência apontada pelo estudo do Ipea, foi que as viagens ficaram mais longas e mais caras. "Entre 1992 e 2008, segundo a Pnad/IBGE, os custos de deslocamentos casa-trabalho com mais de uma hora de duração passaram de 15,7% para 19%. Já o preço das passagens do transporte coletivo subiu, nos últimos dez anos, cerca de 30% acima da inflação." O comunicado ressalta que as regiões metropolitanas necessitam de investimentos federais para lidar com a questão da mobilidade urbana.

Implantação do VLT está sendo discutida desde 2006: Em maio de 2006, a CBTU apresentou um projeto de troca das atuais locomotivas e vagões, por equipamentos mais modernos e leves. O projeto, inicialmente orçado em R$ 162 milhões, não saiu do papel. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), voltou à pauta de discussões dos governos estadual e municipal, com o anúncio de Natal como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Este ano, o projeto passou a ser responsabilidade do Governo do Estado ,já que abrange outras cidades da região metropolitana, como Extremoz. O projeto inicial prevê a ligação entre Extremoz e Natal, atravessando a zona Norte da capital, e seguindo o mesmo traçado da atual linha férrea. É considerada uma das mais importantes obras de mobilidade urbana para a Copa 2014.

PAC: O VLT foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 - Mobilidade Urbana). Já recebeu aval do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional para a operação de crédito de R$ 130 milhões, relativos à primeira etapa. De acordo com a diretora de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER RN), Francini Goldoni, a implantação da segunda etapa, que ligará Natal a Parnamirim, dependerá do sucesso do primeiro trecho. Ainda falta, entretanto, o Governo assegurar o financiamento e executar as obras.

Integração: O superintendente da CBTU, Erly Bastos, afirmou que é preciso haver integração entre o trem e os ônibus que circulam na capital. "Nosso objetivo é que o VLT atenda a demanda que existe hoje e amplie a possibilidade de uso para cada vez mais pessoas. Isto sim é transporte voltado para a população".

A integração entre o VLT e os coletivos faz parte do projeto dos governos Municipal e Estadual. O início das obras para a troca da atual estrutura ferroviária em uso, ainda não foi confirmada pelo DER.

O município, por sua vez, precisa realizar o processo licitatório para concessão do transporte público em Natal. O Ministério Público já pediu a licitação na Justiça, e quer que essa ocorra ainda este ano. A Prefeitura do Natal argumenta que não há condições de cumprir esse prazo e a previsão, conforme dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), é que as empresas estejam habilitadas até março do ano que vem.

15 de agosto de 2011

Essa copa tá dura de sair...

21:04 | , ,

E, mais uma vez, trazemos reprise de postagens no "Fatos e Opiniões". Desta vez, por conta do início de mais uma fase das obras da Arena das Dunas - estádio que dará a Natal o título de sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O post em questão foi publicado, originalmente, em 20 de dezembro de 2010. Boa leitura!

Apesar de eu ter apenas 20 anos, eu já tenho alguns problemas capilares. Meu cabelo está caindo e precisei mudar meu corte de cabelo para poder sanar um pouco esse problema. Já estou ficando careca, por incrível que pareça.

Mas, afinal, o que isso tem a ver com o assunto do post de hoje?

O pessoal é muito sacana, sabe?! No meu trabalho, já fazem piadinhas me comparando a Copa do Mundo e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que está em situação semelhante ao estádio potiguar da competição, estando com suas obras empacadas. Há pessoas que acham que meu cabelo cairá totalmente antes de o aeroporto e a Arena das Dunas estiverem prontas (ou até se saírem do papel), pois a situação, sobretudo do campo de jogo, está muito difícil.

Eu estou com muita descrença de que nossa cidade ainda seja sede da Copa 2014, aqui no Brasil. É um desleixo enorme por parte dos nossos governantes para pôr em prática esse grandioso projeto. Ele irá ser de fundamental importância para o desenvolvimento da capital potiguar, pois fará com que nossa cidade tenha obras estruturais, sobretudo no trânsito (já caótico) e nos transportes, além de melhorar nossa vida. Tudo ao custo de, no máximo, de três jogos de seleções sem apelo mundial.

Mas, nem com isso, querem que esse evento não venha pra cá. É brincadeira. Tudo aqui no Brasil é levado com a barriga e o jeitinho. Quantas vezes já vimos na imprensa que a FIFA vai excluir a cidade do quadro de sedes por conta desse desleixo. É impressionante como o povo aqui é acomodado. A África do Sul, que tinha condição pior do que a nossa antes da Copa, conseguiu cumprir a maioria dos prazos e organizou um mundial perfeito, digno de países desenvolvidos. Realmente, acho que a Copa, pra Natal, não vem.

Agora espero o prazo de 31 de dezembro pra ver se essa obra enfim sai. São menos de dois anos para tudo estar pronto. Mas, o que quero ver mesmo é se a cidade vai melhorar com esse evento gigantesco acontecendo por aqui. Porém, mesmo assim, acho que meu cabelo cai totalmente até o fim desse prazo e nada acontece...

Começam obras para a construção da Arena das Dunas

21:03 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Tiago Menezes (Tribuna do Norte)
Começou. Sob o olhar atento do secretário Demétrio Torres, titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (Secopa), foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (15), a terraplanagem e sondagem da área em que será erguida a Arena das Dunas, estádio de Natal na Copa do Mundo 2014.

Homens e máquinas trabalham em uma parte do Centro Administrativo, onde será o gramado da nova praça esportiva. O local onde hoje está o Machadão diz respeito a apenas 30% da obra, correspondendo, basicamente, ao estacionamento da arena.

Tanto o secretário Demétrio Torres quanto o engenheiro Charles Maia, responsável pela obra, se mostraram despreocupados quanto ao prazo de entrega. Ambos afirmaram que a construção da Arena das Dunas cumprirá o prazo inicialmente indicado, com entrega prevista para dezembro de 2013.

11 de agosto de 2011

Assalto, roubalheira, corrupção, lucro, cartel...

17:37 | , ,

Bom, por conta de um compromisso inadiável que tomará todo o meu tempo na sexta-feira, estou antecipando a postagem do "Fatos e Opiniões", que, por sinal, está reprisando hoje o texto publicado em 08 de abril, sobre a incerteza e os aumentos dos combustíveis. O texto volta por conta de um dado novo sobre o assunto. Boa leitura!

Segunda-feira sempre é um dia que muitos não gostam. Mas, a desta semana foi indigesta para todos os motoristas que, como eu, dependem de seu carro para resolver seus problemas ou ir trabalhar. O natalense foi surpreendido por um aumento absurdo nas bombas de gasolina nos postos de combustíveis da região metropolitana.

Foto: Rodrigo Sena (Tribuna do Norte)
Segundo o Sindicato dos donos dos postos, o aumento se deu pelo acréscimo de 2% no ICMS estadual, que passou a ser cobrado neste mês, além da entressafra da cana-de-açúcar (componente da gasolina). Mas, isso justifica um aumento de mais de R$ 0,20?

Para você ter uma idéia, há relatos nas redes sociais e na imprensa de que há postos que estão cobrando R$ 2,99 / litro de gasolina comum e R$ 3,04 no litro de gasolina aditivada! Isto é um grande assalto, tendo em vista que, no início do ano, o posto mais caro cobrava R$ 2,69 / litro e, antes do reajuste, o preço estava na média de R$ 2,75. Surreal!

Além disso, em um dos posts abaixo, é dada a informação de que o combustível repassado para as bombas, sobretudo o diesel, é bastante poluente. O tipo do comubstível encaminhado para cá é considerado o mais poluente produzido - tipo similar é usado em navios.

Para terminar de acabar, é de conhecimento de todos - inclusive do Sindicato e das distribuidoras - que o RN é um dos grandes produtores de petróleo do país. Então, porque João Pessoa, a quase 160 km daqui, e que é capital de um Estado que não produz uma única gota de petróleo, tem em seus postos de combustível de bairros nobres e das estradas a gasolina cerca de 50 centavos mais barata?

Com esse reajuste mal explicado, está provado, mais uma vez, que há a prática de cartel na rede de postos e que há intimidação aos órgãos fiscalizadores e a justiça para coibir tal prática. Em quase todos os postos, os preços estão entre R$ 2,95 e R$ 2,99, o que já caracteriza a prática desrepeitosa e ilegal de pouca concorrência. Enquanto essa intimidação e esse "poder" permanecerem, os motoristas ficarão de mãos atadas e pagando mais caro pelo combustível.

Só que sei que, infelizmente, o nosso comodismo não vai nos deixar fazer uma campanha de conscientização e boicote a alguns postos e/ou distribuidoras. O povo só fala, não faz. Em casos como esse, é preciso retirar a b... da cadeira e protestar - não pelo Twitter, Facebook ou Orkut: pessoalmente -, pois é inadmissível tal abuso. Temos de cobrar nossos direitos! Se a justiça não faz, a sociedade tem por onde fazer sua parte e deixar de dar o grande lucro que os donos de postos tem atualmente.

Agora é sua vez. Faça sua parte. Não abasteça nos postos mais caros. Pesquise, pois preço baixo em um componente essencial é obrigação, e não reivindicação.

Preço volta a níveis de dezembro

17:37 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Júnior Santos (Tribuna do Norte)
A margem de lucro bruta dos postos de combustíveis em Natal caiu de 28% a 30% nos últimos quatro meses. A variação foi calculada pelo economista Aldemir Freire, chefe do IBGE/RN, e confirmada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos/RN). Apesar da queda, Natal ainda fica bem atrás da vizinha João Pessoa. Segundo Júnior Rocha, presidente do Sindicato, de cada litro de combustível vendido atualmente, 10% do valor (R$ 0,28) ficam com os donos dos postos. Em João Pessoa, os postos ficam com R$ 0,19. Antes da queda, este porcentual ficava em torno de 14%, em Natal. O principal reflexo da queda da margem de lucro é o barateamento dos combustíveis nas bombas.

O preço da gasolina comum, por exemplo, caiu 0,23% na última quinzena, passando de R$ 2,674 para R$ 2,668, segundo o último levantamento realizado pelo Procon municipal. Este é o valor mais baixo desde dezembro de 2010, quando o litro da gasolina comum custava R$ 2,674.  A tendência, entretanto, é de alta tanto nos preços quanto na margem de lucro, como afirma Júnior Rocha. O barateamento do combustível, segundo ele, é momentâneo. O preço vai subir. "Só não sei precisar quando", admite Júnior Rocha.

Para o economista Aldemir Freire, que publicou um post sobre o assunto em seu blog na última terça-feira, a redução da margem foi reflexo da pressão exercida pela mobilização dos consumidores, que começou nas redes sociais e rapidamente tomou as ruas de capital potiguar. "Em fins de janeiro deste ano até meados de fevereiro, antes portanto do movimento de elevação dos preços da gasolina, as margens dos postos de Natal nesse combustível era de R$ 0,42. No auge do aumento dos preços, entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de abril, essas margens subiram para R$ 0,49. Com a queda dos preços dos combustíveis a partir da reação dos consumidores e da normalização da oferta de álcool, a margem dos postos veio para o patamar de R$ 0,35. O mais interessante desses números é podermos identificar que a movimentação dos consumidores produziu um efeito no mercado local de combustíveis para além da redução produzida pela normalidade da oferta de álcool. Isso pode ser constatado justamente pela queda das margens dos postos", publica em seu blog.

Júnior Rocha, do Sindipostos, relembra que não foram só os natalenses que protestaram contra a elevação do preço dos combustíveis. "A mobilização ocorreu no Brasil como um todo". Diante disso, afirma Júnior, todos cederam um pouco. "Donos de postos, usinas, governo, distribuidoras". Para Aldemir, "não pode haver outra razão para essa retração das margens dos postos que não aquela oriunda das pressões dos consumidores".

Com a queda na margem de lucro bruta, no entanto, os postos estariam trabalhando no 'limite'. De acordo com o presidente do Sindicato, os empresários tiveram de rever suas planilhas e cortar alguns gastos para evitar prejuízos. "Tem gente que funcionava 24 horas e hoje está fechando às 22h. Tem gente que recebia cartão de crédito e não está mais recebendo", relata. "Os postos estão trabalhando com uma margem apertada. Alguns no limite de sua rentabilidade. Outros  no prejuízo", relata. Aldemir complementa: "uma queda das margens dos postos de gasolina significa que, na prática, os proprietários assumiram parte de aumento concedido pelas distribuidoras e reduziram suas margens de lucros (ou cortaram custos para assumir esses preços das distribuidoras em um patamar mais elevado)".  A TN tentou entrar em contato com os representantes nacionais do setor, mas não obteve êxito.

8 de agosto de 2011

Futebol não é local de baladeiro

11:50 | , ,

Todos nós sabemos que o futebol também tem seu lado de "celebridade". Os atletas mais conhecidos sempre são alvos de revistas de entretenimento por conta de sua vida particular. Nessas, um lado prejudicial do futebol é revelado: a badalação.

Foto: André Teixeira (Jornal O Globo / Jornal Extra)
Na semana passada, diferentemente do esperado, um jornal de grande circulação deu esse tipo de notícia. Porém, com o mesmo conteúdo. Com exclusividade, o jornal "Extra", um dos mais conhecidos e vendidos do Rio de Janeiro, noticiou que o atacante Fred, do Fluminense, ídolo atual e capitão do time, flagrou o jogador, em véspera de partida, se embebedando em um bar próximo da sua casa. Na ocasião, torcedores do Fluminense foram tirar satisfações e cobrar mais responsabilidade.

Infelizmente, o profissionalismo no futebol, há anos, foi deixado de lado. Os clubes devem cobrar mais empenho de seus jogadores em todos os aspectos - inclusive no aspecto pessoal, se cuidando quando não estão jogando. Badalação na madrugada e bebida alcóolica não combinam com futebol. Jogadores de alto nível precisam muito serem cobrados nesse aspecto.

Porém, os torcedores devem, também, ter bom senso na hora da cobrança. Tem vezes que o jogador deve ter sua vida pessoal preservada, sem torcida por perto pra cobrar o profissionalismo. A cobrança da torcida deve ser feita nas arquibancadas, dentro do estádio. Fora disso, nem pensar.

Espero que, depois desse caso, o Fred pense mais no futebol do que na sua balada. Que fique de lição para todos que estão começando. Um exemplo desses não pode ser seguido nunca.

'Não me sinto seguro de jogar aqui. Minha ideia é sair’, diz Fred

11:50 | , ,

Créditos: Jornal Extra (RJ)

Depois de dois dias de silêncio, o atacante Fred falou pela primeira vez sobre o episódio com os torcedores do Fluminense na madrugada de quarta-feira. O jogador chegou por volta das 10h05min dirigindo o próprio carro, ao lado do assessor e do irmão. Foi até o vestiário para colocar uma camisa do time e voltou para a entrevista, que durou cerca de 35 minutos.

Foto: André Teixeira (Jornal O Globo / Jornal Extra)
Tratando os torcedores como "marginais", o camisa 9 reclamou da insegurança que o cerca no Fluminense. Ele foi taxativo ao afirmar que se o Tricolor não providenciar e privar pela sua segurança, não irá permanecer no clube. Porém, garantiu que não irá jogar em nenhum outro time do Brasil.

- Não me sinto mais seguro aqui. Tudo aconteceu logo depois da goleada sobre o Ceará, no domingo. Quatro torcedores foram na frente da minha casa, me ameaçaram em frente a minha filha e da minha família. Isso é inadmissível. Eles não são torcedores, são marginais e não lido com esse tipo de gente. A minha tolerância é zero – falou.

Sobre a possibilidade de permanecer no clube, Fred afirmou que irá decidir durante o tempo que estará com a seleção brasileira. O jogador, que se apresenta neste domingo, afirmou que conversou com o técnico Mano Menezes, que o tranquilizou sobre a situação. Assim como o técnico Abel Braga, que deu todo apoio à ele.

- Ainda não sei o que vou fazer, mas não descarto a possibilidade de sair. Vai ser difícil continuar no Fluminense dessa maneira, sem segurança. Mas posso garantir que nenhum clube me procurou até agora. E, se eu realmente sair, seria para um clube do exterior e não no Brasil. Tenho um contrato de cinco anos com o Fluminense e gostaria de cumpri-lo. Mas com esta situação será difícil – afirmou.

Episódio com torcedores: Na madrugada de quarta-feira, Fred estava acompanhado do atacante Rafael Moura, dois amigos e quatro mulheres, em um bar no Arpoador, quando 60 doses de caipisaquês foram consumidas.

O atacante, então, notou a presença de torcedores na porta. De imediato, tratou de pagar a conta e entrou na sua BMW. Rafael Moura pegou sua Land Rover. Na tentativa de dar uma volta no grupo, os dois percorreram ruas de Ipanema antes de tomar o destino da Barra da Tijuca.

– Na terça-feira, por volta de 1h30 da manhã, tinha um dos caras que falaram comigo no domingo no mesmo restaurante, falando ao telefone. Eu expliquei aos meus amigos e entrei no carro rapidamente, e depois eles começaram a nos seguir. Corri um pouco, fui para a casa do Rafael Moura e dormi lá. Já prestei queixa na delegacia. Como cidadão, é o que eu tinha de fazer. No momento em que eu não tiver segurança para trabalhar, eu não vou ficar. Se continuar esse tipo de situação, gostaria de sair do Rio – afrmou.

Na entrevista coletiva que concedeu, Fred atacou o EXTRA e o repórter Caio Barbosa, autor da matéria que relata a perseguição do jogador por torcedores na noite carioca. O jogador acusa a imprensa de incentivar a violência contra os atletas.

Torcida Organizada do Fluminense coloca Fred para correr de bar no Arpoador

11:50 | , ,


A desregrada vida noturna do atacante Fred está de volta à pauta tricolor. Na madrugada de ontem, o jogador foi flagrado por torcedores bebendo no Astor, famoso bar no Arpoador, ao lado de Rafael Moura, dois amigos, e quatro lindas acompanhantes, sendo duas louras e duas morenas.

Foto: Marcos Alves (Agência O Globo / Jornal Extra)
O jogador, que prometeu fazer 60 gols pelo Fluminense na última temporada (fez apenas 18) e passou a maior parte do ano no departamento médico, consumiu com seus amigos, em pouco mais de 90 minutos — entre meia-noite e duas da manhã —, mais de 60 caipisaquês (R$ 16,50 cada), picadinhos (R$ 36), espaguete (R$ 36) e o tradicional tira-gosto do bar: besteiras à milanesa (R$ 31).

O consumo frenético chamou a atenção dos frequentadores do bar e, em pouco tempo, diretores da Young Flu, principal torcida organizada do clube, apareceram para reclamar.

— Não entendemos nada, porque no domingo a gente tinha conversado com ele, e o papo foi ótimo. Ele reconheceu que, nos primeiros seis meses no Fluminense, se dedicou mais à putaria do que ao clube, mas disse que estava tranquilo, que tinha amadurecido e estava focado — disse Leandro Carvalho, presidente da torcida.

Perseguição na Vieira Souto: Ao avistar os torcedores na porta do bar, Fred tratou de fechar a conta e ir para sua casa, a alguns metros dali. Mas era apenas uma tentativa de despistar a galera.

Fred, em sua BMW X6 preta, e Rafael Moura, num Land Rover preto, fingiram uma volta para casa e saíram em disparada pelas ruas de Ipanema, em altíssima velocidade, em direção à Barra da Tijuca, deixando o Fiesta ocupado pelos torcedores, literalmente, na pista.

A atitude dos atacantes Fred e Rafael Moura deixou o técnico Abel Braga e o vice de futebol Sandro Lima estarrecidos, já que horas antes da bebedeira o treinador havia conversado com os mesmos torcedores, garantindo a eles que o comportamento do atacante havia mudado. O treinador chegou a levar as mãos à cabeça ao tomar conhecimento do ocorrido.

Abel e Sandrão preferiram não se pronunciar a respeito, e ontem se limitaram a dizer que vão conversar com os atletas para resolver o problema internamente. Enquanto isso, a vigília será mantida.

— Ele trocou ideia com a gente e, dois dias depois, fugiu. Se não estivesse fazendo nada de errado, era só chegar e falar. Parece que os seis meses de putaria ainda continuam. Acho que ele está devendo, vivendo da boa fase de 2009 quando ajudou o Fluminense a escapar do rebaixamento. Foi importante, mas vamos combinar que isso é muito pouco — criticou Leandro Carvalho.

5 de agosto de 2011

Pizza à moda "Micarla"

14:55 | , ,

Foto: Rodrigo Sena (Tribuna do Norte)
Foi feito um barulho danado. Natal efervesceu em uma seqüência de protestos contra a administração da prefeita da capital potiguar, Micarla de Sousa - incluindo até uma ocupação histórica da Câmara Municipal. Só que, infelizmente, a memória curta do povo prevaleceu mais uma vez e, provavelmente, não teremos a investigação dos vereadores prometida no auge das manifestações.

Depois de pouco mais de um mês de recesso, as sessões do Legislativo municipal voltaram a normalidade, sem qualquer indício do início dos trabalhos das comissões de investigação formadas no mês de junho.

Apesar de torcer para que isso não acontecesse, esse desfecho já era esperado. Infelizmente, os interesses pessoais dos vereadores e a "abafação" da investigação por parte de Micarla fizeram com que o povo esquecesse da luta dos primeiros meses do ano. Lamentável!

A luta precisa continuar. As ruas precisam ser ocupadas por novos protestos. O povo tem de exclamar sua indignação pela péssima cidade em que vivemos. Precisa-se de ânimo e energia para que reivindiquemos uma cidade melhor. Não basta só usar Orkut e Twitter.

Mas a melhor forma de protesto temos na carteira: o título de eleitor. Ano que vem tem eleição municipal e é a chance democrática para podermos mudar a cpaital potiguar. Vamos ver se, enfim, o povo abre o olho e vota direito.

CEI dos Contratos: bancada governista descumpre acordo e revolta oposição

14:53 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Alberto Leandro (Tribuna do Norte)
Mais uma vez, a CEI dos Contratos é motivo de polêmica entre os vereadores de Natal. Nesta tarde, os parlamentares da bancada da prefeita Micarla de Sousa (PV) que compõem a investigação quebraram acordo feito com membros da oposição e elegeram a vereadora Júlia Arruda (PSB) para a presidência da CEI, e não a vereadora Sargento Regina (PDT), era a expectativa dos oposicionistas. O fato irritou todos os oposicionistas, inclusive Júlia Arruda.

Durante a primeira reunião da CEI dos Contratos, a oposição indicou a vereadora Sargento Regina como candidata à presidência do grupo, cumprindo o acordo firmado entre os vereadores e a sociedade civil. Em troca, a situação ficaria com a relatoria da CEI. Durante a votação, Chagas Catarino (PP), Franklin Capistrano (PSB), Heráclito Noé (PPS), Sargento Regina e Júlia Arruda decidiram que a relatoria ficaria à cargo de Heráclito Noé. No entanto, os três vereadores de situação (Chagas, Heráclito e Franklin) votaram em Júlia Arruda para a presidência, provocando a revolta dos adversários da prefeita Micarla de Sousa.

Em pronunciamento no plenário montado na zona Norte de Natal, George Câmara (PCdoB) criticou a atitude dos vereadores de situação. Para ele, os parlamentares descumpriram a palavra e a atitude poderá, mais uma vez, revoltar a sociedade. "Será que os estudantes terão que invadir a Câmara mais uma vez para que os vereadores cumpram a palavra?", questionou o oposicionista.

A vereadora Júlia Arruda também demonstrou surpresa e indignação com a postura dos parlamentares. A vereadora disse que a atitude demonstrou subserviência por parte dos parlamentares à prefeita Micarla de Sousa, mas garantiu que o fato não vai atrapalhar o andamento da CEI. "Se tiver de ser, vou enfrentar o desafio e vamos até as últimas consequências na investigação", garantiu Júlia.

Na sessão de ontem (2), a vereadora Sargento Regina já havia criticado a postura dos vereadores de situação, que supostamente não estariam contribuindo para o andamento da CEI dos Contratos. Segundo a parlamentar do PDT, durante o recesso parlamentar, apenas ela e Júlia Arruda buscaram dar andamento às investigações.

Vereadores esvaziam CEIs das Obras e dos Contratos

14:51 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Rodrigo Sena (Tribuna do Norte)
As duas Comissões Especiais de Inquérito criadas na Câmara Municipal de Natal estão ameaçadas de não funcionarem por falta de vereadores ou dificuldades para o início das apurações. A CEI que investigaria as obras inacabadas da gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo ficará incompleta, uma vez que o vereador Albert Dickson (PP) confirmou que deixará a Comissão.

A CEI que deveria investigar os contratos firmados pela administração de Micarla de Sousa ainda não conseguiu se reunir. A vereadora Sargento Regina (PDT), autora da proposição, afirmou que há um "corpo mole" dos vereadores que integram a CEI. "Só eu e Júlia Arruda trabalhamos durante o recesso, os outros não se reuniram, nada fizeram. É uma dificuldade para conseguir marcar a primeira reunião", comentou a vereadora. Após as críticas feitas por Sargento Regine no plenário da Câmara, a primeira reunião da CEI dos Contratos foi marcada para o início da tarde de hoje, mas a vereadora ainda não está segura de que haverá empenho dos demais integrantes na investigação.

No impasse das CEIs, o presidente da Câmara, vereador Edivan Martins (PV), prefere não interferir. "O meu trabalho era constituir as CEIs, isso está feito, seguindo o regimento. Agora os vereadores deverão marcar a primeira reunião e escolherem o presidente e relator de cada Comissão", disse Edivan Martins.

Ele foi contundente ao afirmar que, caso algum vereador desista de uma CEI, ela será extinta, a exemplo do que ocorreu com a dos Aluguéis, quando a vereadora Sargento Regina deixou a Comissão. "A CEI não pode funcionar incompleta. Todos sabem a dificuldade que tivemos em indicar vereadores para as duas Comissões", ressaltou.

No caso da CEI das Obras Inacabadas, proposta pelo líder da prefeita, vereador Enildo Alves (sem partido), o risco de ser encerrada antes mesmo da primeira reunião ocorre pela saída do vereador Albert Dickson. Ele afirmou que os integrantes do PP no Estado se reuniram, incluindo vereadores e prefeitos, e avaliaram que o partido "já havia dado sua contribuição às CEIs". "Eu participei da CEI dos Medicamentos (realizada em 2009) e Chagas (vereador Chagas Catarino) participará da CEI dos Contratos. Tem partido aí que nunca participou de CEI", justifica Albert Dickson. Ele afirmou que ainda esta semana conversará sobre o assunto com o presidente da Câmara.

Além de Albert, a CEI das Obras Inacabadas é integrada também pelos vereadores Assis Oliveira (PR) e Aquino Neto (PV).

Situação complicada também enfrenta a CEI dos Contratos. A vereadora Sargento Regina, autora da proposição e cotada para presidir a Comissão, confirmou que há uma dificuldade "muito grande" para começar o trabalho de investigação. "Tivemos trinta dias agora (no recesso) e nada foi feito. Não consegui falar com nenhum vereador, há uma má vontade grande", disse a parlamentar.

Além dela, integram a CEI Júlia Arruda, Heráclito Noé (PPS), Chagas Catarino (PP) e Franklin Capistrano (PSB). Desse grupo, apenas Júlia Arruda e Sargento Regina são de oposição à gestão da prefeita Micarla de Sousa.

Presidente da Câmara afirma que despesa foi de R$ 80 mil: Nessa primeira semana após o recesso da Câmara Municipal, as sessões ocorrem no Complexo Cultural da Zona Norte. No local, foram instalados diversos serviços, alguns em parcerias com universidades, Tribunal de Justiça, Governo e Prefeitura. "Acho muito natural esse trabalho. Outros órgãos também fazem", comentou o presidente da Câmara, Edivan Martins.

A iniciativa tem críticas de integrantes do próprio Legislativo. A vereadora Sargento Regina lamentou que a ação tenha sido colocada logo na primeira semana de trabalho e observou: "Se é para levar a Câmara aos bairros, vamos fazer sessões à noite, quando o trabalhador poderá acompanhar". Na sessão de ontem, o auditório do Complexo Cultural ficou lotado apenas na abertura oficial. A sessão ordinária teve uma platéia formada por alguns líderes comunitários e muitos assessores parlamentares. Edivan Martins informou que o custo do projeto varia entre 70 mil e R$ 80 mil.

1 de agosto de 2011

Um sorteio interessante

17:01 | , ,

Foto: André Durão (Globoesporte.com)
O "Fatos e Opiniões" continua no clima do futebol. Só que, desta vez, com a maior incógnita dos últimos anos no esporte: a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Já cansei de escrever, neste humilde e singelo espaço, que as dificuldades serão imensas e que, seguramente, não faremos a melhor Copa da história. Mas, o foco hoje é, só e somente, o futebol.

No último sábado, foram feitos os sorteios para as eliminatórias de todo o mundo (exceto a eliminatória sul-americana, onde a competição é disputada em turno único). E tivemos gratas surpresas.

A começar pela África. Um jogo que deve ser interesante é o do grupo C, onde Costa do Marfim e Marrocos terão de se enfrentar, já na segunda fase das eliminatórias. Quem se deu bem foi Gana que, ao ficar no grupo D, pegou adversários muito fáceis.

Já na Oceania, a favorita, como sempre, é a Nova Zelândia. Com a saída da Austrália dessa eliminatória, seguramente, o time neozelandês será o dono da vaga para a repescagem mundial.

Em relação a CONCACAF, este é o modo mais confuso de disputa. Com três fases, as melhores seleções só entram no final. Só que, mesmo assim, já temos um confronto interessante: México contra Costa Rica, dois participantes das últimas edições do Mundial.

Quanto a Ásia, temos duas situações interessantes, no também confuso modo de disputa. Já na terceira fase de disputa, temos cinco grupos. Em dois deles, temos confrontos que merecem atenção: No grupo D, a Austrália enfrentará a Arábia Saudita, que já participou de copas. Já no grupo C, o Japão (assíduo participante das Copas) terá de enfrentar a Coréia do Norte. Quem se deu bem foi a China, que pegou um grupo fácil.

E, por fim, o aguardadíssimo sorteio europeu. E, por sinal, o mais interessante. Como há várias forças, temos confrontos que serão muito aguardados, como Croácia x Sérvia (Grupo A), Alemanha x Suécia (Grupo C), Holanda x Turquia (Grupo D) e Portugal x Rússia (Grupo F). Quem terá tarefa difícil será a Itália. Caiu no considerado "grupo da morte" (B), ao lado de times tradicionais como Dinamarca, República Tcheca e Bulgária. Já a Inglaterra se deu bem, caindo no grupo mais fácil do sertame (H).

Mas, o grande destaque ficou para o grupo I. A França, que ficou fora da lista de cabeças-de-chave, terá de enfrentar, simplesmente, os campeões mundiais. A Espanha terá uma tarefa duríssima.

Só nos resta agora desejar boa sorte a todos os países, esperando que somente os melhores venham para cá para disputar uma excelente Copa do Mundo em 2014.

No Rio, astros sorteiam eliminatórias da Copa, e França enfrentará Espanha

17:00 | , ,

Créditos: Globoesporte.com

Foto: André Durão (Globoesporte.com)
Numa reunião de astros de futebol do passado e do presente, artistas, políticos e autoridades internacionais, a Marina da Glória foi palco, na tarde deste sábado, no Rio, do primeiro sorteio de seleções para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Desta vez, para as disputas continentais das eliminatórias. Num dia que começou agitado com protesto pequeno contra o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, que cresceu e se tornou manifestação política contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes, houve quem saísse por cima. Pelé e o presidente de honra da Fifa, João Havelnage, foram os mais aplaudidos. Mas nem tudo correu às mil maravilhas.

Houve também algumas gafes. Teve apresentadora chamando Neymar de Nilmar, apresentador chamando Ronaldo de Romário, Zagallo dizendo que o Brasil foi o único país a perder final em casa - esqueceu da Suécia que derrotou como jogador em 1958 -, Julio Grondona, presidente da Federação Argentina e diretor executivo da Fifa, dormindo... E a maior expectativa do evento em que 166 países de seis confederações disputarão 31 vagas para o Mundial causou frisson: nas chaves da Europa, a França de Platini e Zidane - esse último o grande craque do título de 1998 -, excluída pela Fifa do grupo dos cabeças de chave, terá missão nada fácil: caiu no grupo I, o da Espanha, atual campeã mundial.

A proeza de colocar dois países campeões do mundo frente a frente já nas eliminatórias foi de Ronaldo, que junto com Paulo Henrique Ganso sorteou os grupos europeus. As duas seleções brigarão por apenas uma vaga na chave. Além das duas potências, o Grupo I conta ainda com Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia.

- Ronaldo teve a mão pesada e caímos nesse grupo muito difícil. Temos que jogar com tudo. Conhecemos a Espanha muito bem, mas a Copa é em 2014 só acontecerá daqui a três anos. Ela domina o futebol mundial desde 2008. É sempre bom enfrentar os melhores - disse o treinador.francês Blanc, brincando com o Fenômeno.

É bom lembrar que a França foi o grande calcanhar de Aquiles de Ronaldo em sua carreira. Além de ter perdido a final para os "bleus" por 3 a 0, o Fenômeno foi protagonista de uma das histórias mais dramáticas da história dos Mundiais. Antes da partida, o craque sofreu convulsão que preocupou todos os jogadores e a comissão técnica. Mesmo assim, entrou em campo.

Antes de sortear as bolinhas, o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 15 gols, foi chamado de "Romá..." pelo apresentador Tadeu Schimidt, que percebeu a gafe antes de terminá-la. No mais, as 53 seleções europeias foram divididas em oito grupos de seis equipes, e um de sete. As partidas vão acontecer entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013. Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os quatro ganhadores dos duelos também carimbam passaporte para a competição no Brasil.

Grupos da morte: A segunda atração nos duelos europeus ficou por conta do confronto de duas das sete ex-repúblicas da antiga Iugoslávia. Croácia e Sérvia, países que vivem em constantes conflitos diplomáticos, estão juntos no Grupo A, considerado o da morte, que tem ainda Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. As duas seleções farão duelo histórico na luta para disputar o Mundial no Brasil.

Nos outros grupos, um dos mais difíceis: a Itália caiu no B, com Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta. No C, a Alemanha enfrenta Suécia, República da Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão. A Holanda está no D, com Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra. A Inglaterra terá no H, como adversários principais, a Polônia e a Ucrânia. Pega também Montenegro, Moldávia e San Marino.

O único pedido da Uefa feito à Fifa em relação ao sorteio foi em relação às tensões políticas envolvendo a Albânia e Geórgia. A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol. As duas equipes ficaram no pote seis durante as escolhas na Marina da Glória.

A seleção de Portugal, do astro do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, ficou no Grupo F. Os lusos terão como adversários Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. .A Grécia, outro cabeça de chave, caiu no G, com Eslováqui, Bósnia Herzegovina, Lituâniia, Letônia e Liechtenstein. A Europa é quem terá o maior número de representantes na Copa: são 13 vagas para o continente. Os nove melhores de cada grupo da eliminatória europeia se classificam direto para a Copa. Os oito melhores segundos vão para  mata-matas, se classificando os quatro vitoriosos.

África: Comandados pelo secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, o pentacampeão Cafu e o santista Neymar sortearam os jogos da primeira fase e da etapa de grupos das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A África do Sul, última anfitriã, está no Grupo A, com Botsuana, República Centro-Africana e o vencedor de Somália x Etiópia. Já Gana, que chegou às quartas de final do último Mundial, caiu no Grupo D, com Zâmbia, Sudão e a seleção que sair vencedora do confronto entre Lesoto x Burundi.

As equipes foram divididas em dois potes, um com as 12 mais bem classificadas e o outro com as 12 de ranking inferior. Essas seleções serão sorteadas para jogarem um mata-mata em duelos de ida e volta contra as do outro pote nos dias 11 e 15 de novembro. Os vencedores desses confrontos avançam para a segunda fase, onde se juntarão aos outros 28 países da região. Então, as 40 seleções serão divididas em dez grupos de quatro equipes, que se enfrentarão no formato todos contra todos em jogos de ida e volta. Os primeiros colocados dos dez grupos passam para a terceira fase.

Ásia: Nos grupos da Ásia, coube a Zico definir o caminho do Japão antes do Mundial. Ídolo do Flamengo e principal responsável pelo desenvolvimento do futebol no país asiático após passagem pelo Kashima Antlers-JAP, o Galinho comandou a divisão. E colocou a "Terra do Sol Nascente" no grupo C, ao lado de Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte, esta última adversária do Brasil na primeira fase da Copa de 2010.

As eliminatórias da Ásia já se encaminham para a terceira fase. Os 15 vencedores da segunda rodada preliminar (Cingapura, China, Síria, Uzbequistão, Indonésia, Catar, Kuwait, Jordânia, Omã, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Irã, Arábia Saudita e Tailândia) se juntam às cinco seleções que já estavam classificadas automaticamente (Japão, Austrália, Coreia do Sul, Bahrein e Coreia do Norte). Esses 20 países foram distribuídos em quatro potes de cinco equipes cada com base na edição de julho de 2011 do ranking da Fifa.

As seleções do quarto pote foram colocadas na quarta posição de cada grupo, as do terceiro pote, para a terceira posição e assim por diante. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo passarão para a quarta fase.

CONCACAF: O tetracampeão mundial Bebeto e o jovem meia Lucas Piazon ficaram com os grupos da Concacaf. Os cinco vencedores da primeira fase das eliminatórias (Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas) juntaram-se às 19 seleções mais bem posicionadas da região para a segunda fase.

Essas equipes foram sorteadas em seis grupos de quatro equipes, sendo que o vencedor de cada grupo se classifica para a etapa seguinte.

Oceania: Uma das maiores estrelas do sorteio das eliminatórias, o tetracampeão Zagallo, perto de completar 80 anos, ficou, ao lado do jovem vascaíno Felipe Bastos, responsável pelo sorteio da Oceania. As eliminatórias no continente funcionam da seguinte maneira: as quatro seleções da região mais mal posicionadas no Ranking Mundial da Fifa (e com base também em critérios esportivos) disputarão a primeira fase, que será um torneio no formato todos contra todos que acontecerá entre os dias 21 e 26 de novembro.

O vencedor se junta a outras sete seleções - Nova Zelândia, Fiji, Nova Caledônia, Vanuatu, Ilhas Salomão, Taiti e Papua-Nova Guiné - para participar da Copa das Nações da OFC 2012, válida como a segunda fase do torneio classificatório da Oceania, que, tal como a América do Sul, também será disputado em formato de todos contra todos, entre os dias 1º e 12 de junho de 2012.

Pelé, querido de Dilma: Chamada ao palco logo após o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a presidente da República, Dilma Roussef, mostrou logo sua preferência. Chamou Pelé de "meu querido" e citou o "Rei" do futebol antes de Ricardo Teixeira e dos políticos no discurso.

- O Brasil continua a ser identificado como país do futebol. Nós amamos o futebol. Aqui nasceram grandes craques de todos os tempos, a começar pelo maior deles, o nosso querido Pelé, a quem nomeamos embaixador para a Copa do Mundo 2014. Mas o nosso povo tem muitos motivos de orgulho, temos hoje uma economia estável e em crescimento. Nos últimos oito anos, elevamos para a classe média 40 milhões de brasileiros.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi um dos primeiros a subir no palco montado na Marina da Glória. O dirigente demonstrou bom humor ao "arranhar" um português, enaltecendo também Pelé e João Havelange. E ressaltou a confiança no Brasil para atender aos prazos e exigências da Fifa para a realização do Mundial.

Durante o evento, shows de Ivete Sangalo, Ivan Lins e Ana Carolina, além de Daniel Jobim - com participação em vídeo dos eternos Tom Jobim e Frank Sinatra -, deram o toque a mais no evento. Agora, é esperar a bola começar a rolar...