7 de dezembro de 2009

Flamengo contraria a norma de estrutura e planejamento para levantar a taça

18:31 | ,

Créditos: Globoesporte.com

Quando o Flamengo conquistou o tricampeonato estadual, em maio, o CT Ninho do Urubu tinha apenas duas bicicletas ergométricas. Enferrujadas. Deterioradas também eram as relações entre o elenco e o antigo treinador, Cuca, e o departamento de futebol e a presidência.

A cisão demorou. Exatamente 13 rodadas do Brasileirão. De uma só vez, caíram Cuca e Kleber Leite. Quase na metade do campeonato, o Flamengo parecia um navio velho, à deriva, e à espera do naufrágio iminente. A 11ª colocação era até certo ponto razoável para o caos interno do clube.

A falta de planejamento, no entanto, sucumbiu a ações certeiras do novo comandante do futebol, Marcos Braz. O dirigente efetivou Andrade.

- Foi uma decisão, no mínimo, corajosa. Todo mundo era contra. Apenas uma pessoa me aconselhou a mantê-lo: o presidente Marcio Braga – declarou.

O treinador conseguiu reerguer o moral do grupo. Uniu-se aos líderes do elenco. Bruno, Léo Moura, Adriano. Todos aderiram à causa de Andrade. O CT também se modernizou. O Flamengo largou a efervescência da Gávea e mudou-se para Vargem Grande. As duas bicicletas enferrujadas sumiram. Deram lugar a uma sala de musculação honesta.

A estrutura não se equiparava à de São Paulo, Palmeiras, Inter e Atlético-MG, os favoritos ao título. Mas não seria um alojamento com ar condicionado que impediria Adriano de brilhar e Petkovic de reaparecer no cenário brasileiro. E ainda vieram Álvaro e Maldonado. Contratações cirúrgicas.

Em meio aos gols, os dois tiveram privilégios. Justificados ou não, em nada atrapalharam o bom ambiente.

- Sempre houve (regalias). Todo jogador em patamar superior tem isso. Tenho uma amizade boa com o grupo e fui querido em todos os lugares por onde passei. Eu não sou certinho e nunca neguei. Não tem como esconder de ninguém. Basta ser querido (pelos outros jogadores) que não atrapalha – disse Adriano.

Um a um, o Flamengo venceu jogos improváveis e contou com tropeços dos adversários diretos. O time (quase) sem planejamento chegou. Ganhou e comemorou o sexto título brasileiro.

0 comentários: