29 de julho de 2011

O bom contraste no futebol brasileiro

14:22 | , ,

Foto: Alexandre Vidal (FLAImagem - Globoesporte.com)
Em cerca de uma semana, o amante do futebol brasileiro vivenciou situações extremas no esporte: foi de uma indignação impressionante ao delírio de um dos melhores jogos dos últimos tempos.

Quanto a indignação, é totalmente repudiante o que o goleiro do time de juniores do Sport, Gustavo, fez num jogo da Taça BH contra o Vasco. Tudo bem, briga no futebol nunca é legal. Mas, a "voadora" que ele deu, mesmo com a situação sob controle pelo juiz só fez com que as coisas piorassem. Lamentável.

Mas, essa atitude irresponsável foi devidamente apagada em altíssimo estilo pelos jogadores de Santos e Flamengo, na Vila Belmiro. Que jogo espetacular... Na minha vida, não me recordo de ter visto um jogo de tão alto nível como o da última quarta-feira. Simplesmente fantástica essa partida que, seguramente, será lembrada por muitos e muitos anos.

Esse é que é o gostoso do futebol. Ir da indignação a alegria, da frustração a satisfação... Enfim, misturar os sentimentos em pouquíssimos minutos ou segundos. Não é a toa que é o esporte mais popular do mundo.

E a torcida vai continuar para que o alto nível demonstrado no Santos 4 x 5 Flamengo sempre se sobreponha a jogos chatos, metódicos e com cenas absurdas como o do Sport x Vasco da competição juvenil. Mesmo assim, como diz o final da matéria do site Globoesporte.com, reproduzida aqui falando sobre o jogão da Vila Belmiro, "uma salva de palmas para o futebol".

Uma ode ao futebol: Flamengo vence Santos num jogo espetacualar na Vila

14:21 | , ,

Créditos: Globoesporte.com

Foto: Eliaria Andrade (Jornal "O Globo" - Globoesporte.com)
Difícil achar um adjetivo para qualificar o que Santos e Flamengo fizeram nesta quarta-feira à noite, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Brasileirão. Um show, um concerto, um espetáculo? É pouco. Foi, enfim, um jogo histórico, que será lembrado por muito tempo. No fim, o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, que saiu perdendo por 3 a 0, acabou levando a melhor sobre o Santos, num 5 a 4 de encher os olhos, para apagar da memória dos torcedores brasileiros o burocrático futebol apresentado pela Seleção Brasileira na Copa América. O craque rubro-negro, enfim, mostrou a que veio quando retornou ao Brasil. Foi genial, como há muito tempo não era, marcando três gols, chegando a oito, artilheiro da competição. Neymar também brilhou, com dribles desconcertantes e dois gols, o primeiro antológico.

Muitos gols, uma obra-prima e o vilão: Ninguém tinha dúvidas de que seria um grande jogo, mas acabou saindo melhor, bem melhor mesmo, do que a encomenda. Craques dos dois lados, jogadas de efeito e muitos gols - um deles, de Neymar, uma obra de arte. Foram seis tentos apenas no primeiro tempo. As duas zagas sofreram muito e falharam demais também. Bom para o espetáculo, que começou com o Santos como protagonista.

Tocando fácil, de primeira, Ganso, Elano e Ibson se achavam em campo. E todos encontravam Borges. Elano, principalmente. Num lançamento primoroso, logo nos movimentos iniciais da partida, o meia largou o camisa 9 na cara de Felipe. Com extrema tranquilidade, o parceiro de Neymar deu um leve toque, o suficiente para tirar a bola do alcance do goleiro rubro-negro.

O Fla até tinha a bola e explorava bem o lado esquerdo da defesa alvinegra, com Luiz Antônio aproveitando-se dos espaços às costas de Léo. Mas o Peixe era mais incisivo. Borges ampliou, completando jogada individual de Neymar, que, deitado no chão, conseguiu acertar o passe para o companheiro.

O time rubro-negro parecia entregue. E Neymar, inspirado. A goleada estava desenhada e com um toque de gênio. Aos 26, o craque santista arrancou pelo meio, jogou para Borges, que escorou e devolveu. Num drible improvável, o camisa 11 passou por Welinton, Angelim e ficou na frente de Felipe. O toque final foi leve, por baixo do goleiro. A Vila Belmiro aplaudiu de pé.

A festa alvinegra estava armada. Cabia muito mais. Aliás, houve muito mais. Só que, agora, por parte do Flamengo. O jogo mudou de lado. O Rubro-Negro não se intimidou com a vantagem adversária e continuou indo para cima. Marcou dois gols rápidos, com Ronaldinho e Thiago Neves e pressionou o Santos, que apresentava muitas falhas defensivas. Lembrou o time de 2010, que dava sustos na mesma medida em que marcava gols.

Foi aí que apareceu o vilão da noite. Neymar, endiabrado, invadiu a área pela esquerda e caiu. O árbitro marcou pênalti de Willians. Uma marcação duvidosa. Borges pegou a bola para bater, mas Elano assumiu a bronca. Queria se redimir do vexame da Copa América, quando, na decisão por penalidades nas quartas de final, contra o Paraguai, ele mandou uma bola na estratosfera, muito acima da meta. Em momentos difíceis, abusar não costuma ser prudente. Uma cavadinha displicente. A bola, leve, tranquila, morreu nos braços de Felipe, que ainda teve tempo de 'descontar' a ousadia do santista ao fazer embaixadinhas antes de repor a bola em jogo.

A Vila caiu em vaias na cabeça de Elano, que chegou a fazer sinais para os alvinegros descontentes. Para piorar a situação do meia santista, Deivid, escorando cobrança de escanteio, empatou a partida. O Flamengo estava vivo; o Santos, adormecido. Elano, em maus lençóis.

Neymar + Ronaldinho = show: O segundo tempo foi tão eletrizante quanto o primeiro. O Fla foi melhor, teve mais a bola. Chegou, inclusive, a encurrralar o Peixe. O sistema defensivo santista falhava na marcação. Ronaldinho e Thiago Neves tinham muito espaço para trocar passes. Os alvinegros, mal posicionados, corriam atrás. Neymar, porém, fazia a diferença. Puxando contra-ataques, ele tirou o Peixe do sufoco logo após o início do segundo tempo, arrancando pela esquerda e dando um toque inspirado para matar Felipe.

Mas Neymar não era o único protagonista do jogaço. Ronaldinho Gaúcho mostrou que o craque pensa à frente, surpreende, improvisa. Falta na entrada da área, pelo lado direito. Rafael armou a barreira e se posicionou no lado direito. Todos esperavam a batida por cima da barreira. Esperto, o camisa 10 tocou rasteiro. A bola passou por baixo e enganou o goleiro santista. 4 a 4!

A Vila Belmiro não respirava. Privilegiadas, as quase 13 mil testemunhas do jogo do ano no Brasil não desgrudavam os olhos do gramado. Qualquer piscada e se perderia um drible de Neymar, um toque refinado de Ronaldinho.

Neymar driblava, chutava, só sofria mesmo com a marcação de Willians. O jeito era fazer a bola não chegar ao astro santista. Foi isso o que o Flamengo fez quando roubou a bola no meio de campo - num erro de Ganso. Um contra-ataque mortal, com Ronaldinho arrancando pela esquerda, invadindo a área e definindo o placar.

Uma salva de palmas para o futebol.

Jogador do Vasco sai de ambulância após agressão covarde na Taça BH

14:21 | , ,

Créditos: Globoesporte.com

A Taça BH, torneio sub-19 que tem uma das sedes em Barão de Cocais, cidade mineira a 93 km de Belo Horizonte, viveu nesta segunda-feira uma tarde de briga com grave proporção. Já no fim do jogo entre Vasco e Sport, o clube carioca vencia por 3 a 1 quando o goleiro Gustavo, do Sport, protagonizou uma agressão covarde a Elivélton, do Vasco. Após levar uma voadora pelas costas, o volante do clube carioca deixou o campo de ambulância, com suspeita de trauma na coluna cervical. Mais tarde, no Hospital Municipal de Barão de Cocais, ele passou por um exame de raio-x, que descartou fratura.

- O quadro do paciente é estável, ele fez apenas uma contusão de coluna torácica. Talvez tenha feito um movimento de chicote. Fizemos um raio-x nele e está tudo normal. Não tem fratura, ele está conversando conosco e está tudo bem - garantiu Vitor Cunha, médico das categorias de base do Vasco, em entrevista à Rádio Globo.

Elivélton vai passar a noite no hospital de Barão de Cocais e, nesta terça, será transferido para Belo Horizonte, onde fará exames complementares por precaução. Ainda na noite desta segunda, o atleta já conversava normalmente e até andava pelo quarto do hospital.

A agressão: O lance se deu no meio do campo, quando Romário, do Vasco, estava caído no gramado. Um jogador do Sport se aproximou para apressar o vascaíno no chão, e foi empurrado por outros atletas do time carioca. Gustavo, então, saiu correndo de sua meta e deu uma voadora em Elivélton que, de costas, nem sequer viu a aproximação do agressor.

A atitude desencadeou uma confusão generalizada. Quando os ânimos serenaram, todos estavam de pé, exceto Elivélton. O volante foi removido do campo de ambulância e levado a um hospital. Gustavo foi expulso por conta da agressão.

- Foi um ato covarde, numa disputa de jogadores jovens, e isso não pode acontecer. Estamos aqui para educá-los e mostrar uma postura profissional. Foi algo inconcebível, a atitude de um jovem. Estamos aqui com intuito de colocar o time para jogar e dar rodagem. Não pode acontecer uma situação como essa. É uma covardia que não tem nada a ver com futebol. O jogador estava distraído apartando a confusão, e o goleiro teve um ato covarde. O resultado está aí - disse Jair Bragança, coordenador do grupo vascaíno na Taça BH, em entrevista ao SporTV.

Sport afasta o goleiro, e Polícia vai registrar ocorrência: Ainda antes de deixar o estádio, o goleiro Gustavo já sofreu as consequências. O jogador, de 18 anos, foi afastado pelo Sport (o clube pernambucano publicou nota em seu site oficial). A Polícia Militar, presente no local, informou que vai registrar boletim de ocorrência por conta da agressão.

25 de julho de 2011

Morte já prevista

17:05 | , ,

Foto: AP / G1
Não é muito comum o "Fatos e Opiniões" falar sobre música ou algum artista. Mas, o fim de semana reservou uma surpresa de ter um fato surpreendente e, ao mesmo tempo, já esperado pelo fato de que a vida dessa pessoa era conturbada demais: a morte da cantora britânica Amy Winehouse.

É reconhecível o talento dela. Fazia tempo que o jazz e o soul não tinham uma artista tão representativa no cenário musical internacional. Eram músicas muito boas com uma voz sensacional.

Mas, infelizmente, a promissora carreira e a vida de Winehouse sucumbiram às drogas e a bebida. A cantora era mais conhecida, atualmente, mais pelos escândalos envolvendo entorpecentes do que pelos sucessos que a colocaram no patamar que estava. Apesar do que deixou de bom para a música, infelizmente deixou um péssimo exemplo para as próximas gerações.

Com essa morte, fica o exemplo e a lição de que nunca é bom exagerar na bebida e se aventurar no mundo obscuro das drogas. Isso pode custar a sua vida! Então, caro(a) leitor(a), não entre nessa que pode não ter volta, como houve com a cantora.

Agora, ficam apenas as recordações de uma promissora cantora de enorme sucesso num segmento que ressurgiu graças as suas músicas e que deixou fãs por todo o mundo. Amy Winehouse sempre será lembrada pelo seu sucesso e pela decadência que a levou a morte com somente 27 anos. Descanse em paz.

Cantora Amy Winehouse é encontrada morta em Londres

17:04 | , ,

Créditos: G1

Foto: AFP / G1
A cantora inglesa Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, neste sábado (23), segundo a Polícia Metropolitana de Londres. Ela tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas.

Um porta-voz da polícia confirmou que o corpo estava na residência da cantora no bairro de Camden e que o motivo da morte ainda não foi esclarecido.

"A polícia foi chamada pelo serviço de emergência de Londres para o endereço na Camden Square pouco depois das 16h05 de hoje [horário local], sábado, 23 de julho, seguindo relatos de que uma mulher foi achada desacordada", diz a nota divulgada pela Polícia Metropolitana de Londres.

Segundo o texto, a cantora foi declarada morta ainda no local. "As investigações sobre as circunstâncias da morte continuam. Neste estágio inicial, ela está sendo tratada como não esclarecida."

Em novo pronunciamento da Polícia Metropolitana, por volta das 17h (Brasília) deste sábado, um porta-voz reforçou que ainda não foi feito nenhum exame no corpo de Amy e que é cedo para especular sobre a relação entre a morte e uso de drogas.

Antes, o site especializado em celebridades TMZ divulgou que uma necrópsia no corpo da cantora será realizada neste domingo. A publicação diz ainda que o pai da cantora, que estava em Nova York, está retornando a Londres.

Durante a tarde e a noite de sábado, dezenas de fãs e curiosos se reuniram diante da casa onde Amy vivia, na Camden Square, para prestar as últimas homenagens. Havia muitos brasileiros.

"Eu não esperava estar aqui e presenciar a remoção do corpo de Amy. Fiquei chocada", disse ao G1 a estudante Vitória Cipolla, 28, que testemunhou o momento em que policiais carregaram o corpo de Amy para fora da residência.

Marc Riddle, 26, que morava ao lado da casa de Amy, disse que "ela era uma boa menina". "Eu a vi por aqui diversas vezes. Nunca houve problemas", garantiu.

Rotina de escândalos: Alvo constante dos tabloides ingleses por sua rotina de abuso de drogas, brigas e escândalos conjugais com o ex-marido, Blake Fielder-Civil, também viciado em drogas, Amy foi presa por duas vezes em 2008.

Um dos seus principais hits, "Rehab", falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação. A faixa está no álbum "Back to black", de 2006, último lançado pela cantora. Rumores sobre um próximo álbum circulavam há tempos, mas uma das poucas gravações oficiais de Amy a ver a luz no período foi um cover de "It's my party", incluída em um disco do produtor Quincy Jones, lançado no ano passado.

De acordo com o semanário musical "NME", o terceiro álbum da cantora teria sido concluído, mas enfrentava problemas de finalização por conta da rotina tumultuada de Amy.

Volta aos palcos tumultuada: Amy Winehouse chegou a se apresentar em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. A passagem dela pelo Brasil, no começo deste ano, prometia marcar a volta por cima da popstar britânica.

O que se viu em suas apresentações, no entanto, foram shows curtos, marcados por uma presença de palco tímida e pontuados por alguns momentos constrangedores, quando a cantora esquecia as letras de suas próprias músicas e deixava o palco por alguns instantes sem dar satisfações.

No mês passado, a cantora britânica abandonou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por estar aparentemente bêbada durante a performance.

Durante 90 minutos, Amy balbuciou partes de suas canções e deixou o palco várias vezes, enquanto a banda continuava o show.

Repercussão mundial: Em nota divulgada nesta tarde, a Universal, gravadora da cantora, afirmou estar profundamente triste com a perda repentina de uma "musicista talentosa, cantora e intéprete". "Nossas orações vão para a família de Amy, amigos e fãs neste momento difícil", finalizou o texto.

Entre os primeiros a se manifestar no microblog Twitter foi o backing vocal da cantora, Zalon (no Twitter, @Zalon).

"Uma parte de mim morreu hoje. Nos conectamos por caminhos que vou valorizar para sempre. Você sabe o quanto eu te amo. RIP AmyWinehouse", desabafou o artista.

Também no Twitter, a revelação da música soul Janelle Monáe, que abriu os shows de Amy Winehouse no Brasil em janeiro, diz que seu "coração está pesado".

"Meu coração está com os dois familiares de Amy Winehouse, entes queridos. Orando por sua força durante este tempo", diz Janelle.

O cantor Mayer Hawthorne, que também abriu shows de Amy no Brasil, postou que está profundamente triste. "Rest in peace Amy. Thank you for everything ['Descanse em paz, Amy. Obrigado por tudo', em inglês]", diz.

Biografia: Amy Winehouse nasceu em Londres, em uma família judia. Começou a ouvir jazz quando criança e formou a primeira banda aos dez. Filha de uma farmacêutica e de um motorista de táxi, com o qual tinha uma relação conturbada, ela cresceu na área de Southgate, no norte de Londres. Seus tios maternos eram músicos de jazz profissional.

Aos 16 anos, Amy passou a cantar profissionalmente. O primeiro disco, "Frank", foi lançado quando ela completou 20 anos e produzido por Salaam Remi. O segundo trabalho, "Black to black", saiu em 2006. O disco foi produzido por Mark Ronson e tinha como banda de apoio os Dap Kings, que também se apresentaram recentemente no Brasil.

Foi "Back to black" que consagrou a cantora. O trabalho lhe rendeu cinco prêmios Grammy, o Oscar da música internacional.

A morte precoce de Amy Winehouse aos 27 anos se junta a uma trágica lista de roqueiros que também morreram nesta idade, por consequência direta ou indireta do uso de drogas, entre eles, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison, Brian Jones e Jimi Hendrix.

23 de julho de 2011

Maracutaia anunciada

17:31 | , , ,

Muito bem... Graças, novamente, a ineficácia do meu serviço de internet, e a falta de tempo que o trabalho me proporcionou na sexta-feira. Porém, na segunda, a atualização sairá normalmente. Enquanto isso, curta mais um texto inédito. Divirta-se!

Imagem: Portal Copa 2014
Desde que me entendo por gente (e ainda morando em Pernambuco, minha terra natal), ouço falar de obras para a construção de um novo aeroporto, em São Gonçalo do Amarante (região metropolitana de Natal). Essa obra se arrasta há mais de 10 anos.

Mas, como sempre, as obras de grande interesse da população tem de ter uma "mutreta". E a obra da vez foi justamente o "aeroporto-modelo" da Copa. Já era imaginável.

Como sempre, alguém (ou algum órgão) se beneficia de algum desvio de verbas ou superfaturamento da obra (que se arrasta sem qualquer progresso). E depois vão querer terminá-lo a tempo para a realização de dois jogos da Copa em solo potiguar, o deixando aos cacos, num estado lastimável.

O bom dessa história é que as cobranças pela punição dos envolvidos em mais um escândalo de corrupção não surtirão efeito algum. Infelizmente, nesse país, quem comete esse tipo de crime quase sempre sai impune. Infelizmente, é o "exemplo" para os jovens desse país: o "jeitinho" e atitudes não muito corretas fazem o sucesso financeiro de alguém - esse pensamento deveria ser extinto das nossas mentes. Afinal, por que não ser honesto? Dói?

Mas, apesar da ineficácia, esperamos sim punição justa para os envolvidos e a continuação da obra com maior fiscalização. Esse aeroporto pronto trará um enorme progresso para o Estado - já tão deixado de lado pelos governantes -, trazendo mais turistas e dando mais empregos. A atitude da PF tem de ser enérgica, rápida e precisa.

Aeroporto-modelo da Copa é alvo de investigação da PF

17:26 | , , ,


A Polícia Federal abriu ontem três inquéritos para investigar suspeitas de desvios na construção do novo aeroporto internacional da Grande Natal, um dos principais projetos de transportes para a Copa do Mundo de 2014. O terminal está sendo erguido em São Gonçalo do Amarante (RN) e tem suas obras de infraestrutura básica executadas pelo Exército. O aeroporto será operado pela iniciativa privada e foi vendido pelo governo como modelo para o Mundial. O Ministério Público Federal suspeita que a Força pagou a uma empresa por serviços que teriam sido prestados pelos próprios militares. O caso também é investigado pelo Ministério Público Militar, que apura a suspeita de participação de oficiais em possíveis desvios. Em ofício enviado à PF, a procuradora Cibele da Fonseca, da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, pediu investigação da suposta prática do crime de peculato (desvio praticado por servidor público).

Ela investigou quatro licitações do Exército vencidas pela empresa Pedreira Potiguar entre 2008 e 2010. As principais suspeitas estão ligadas a uma concorrência de R$ 13,2 milhões, feita pelo 1º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) do Exército em 2008, para o fornecimento de asfalto usado nas pistas de pouso e nos pátios do aeroporto. Já foram pagos R$ 12,6 milhões. A empresa negou qualquer irregularidade, e o Exército disse que não se manifestaria durante a investigação.

Indícios: Segundo a Folha apurou, a Procuradoria de Justiça Militar no Recife já tem indícios de que o 1º BEC teria feito pagamentos à empresa em troca de material produzido na usina de asfalto do batalhão. A Procuradoria Militar encontrou evidências de que parte dos serviços de construção de canaletas foi feita por soldados do batalhão e não por funcionários da empresa, como previa o edital de uma das licitações.

Governo admite que novo aeroporto de Natal não ficará pronto até Copa

17:22 | , , ,

Créditos: G1

Imagem: Blog "Portal da Onça"
O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, disse nesta terça-feira (5), em Brasília, que o novo aeroporto a ser construído na  região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, não ficará pronto a tempo de atender os turistas e torcedores que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma das obras de infraestrutura anunciadas pelo governo federal para atender ao aumento da demanda em razão do Mundial.

"O aeroporto de Natal não ficará pronto", afirmou Gomyde. Segundo ele, "a previsão da Infraero é que a obra seja concluída em agosto de 2014", um mês após o fim do Mundial.

Segundo a Infraero, as obras da pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, devem estar concluídas em outubro de 2013 antes, portanto, do Mundial. A Infraero afirmou não ter informações sobre o restante da obra, de responsabilidade da iniciativa privada, para que o aeroporto entre em funcionamento. O G1 procurou a Secretaria de Aviação Civil e aguarda resposta.

'Plano B': De acordo com Gomyde, que participou nesta terça do II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 como representante do ministro Orlando Silva, o atraso na obra do aeroporto não impedirá que Natal seja sede da Copa. "Não há risco de Natal não ser sede da Copa". Segundo ele, a  Infraero vai por em prática um "plano B", que é a reforma do atual aeroporto de Natal, o Aeroporto Augusto Severo.

Gomyde afirmou que mesmo com o atraso, "vale a pena concluir a obra", que será importante para o turismo. "Vale a pena fazer a obra, mesmo que não esteja pronta para a Copa do Mundo. Vai ser importante para o turismo na região. É o aeroporto mais próximo da Europa e da África e servirá como uma porta de entrada", afirmou.

O assessor especial disse que mesmo com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) pela Câmara, dispositivo que flexibiliza a Lei das Licitações para obras dos eventos esportivos, não será possível concluir a obra do novo aeroporto de Natal. "Mesmo com a aprovação do RDC não vai ser possível terminar a tempo".

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Jonas Donizette (PSB-SP), que tem acompanhado o andamento das obras para a Copa, disse que a reforma do atual aeroporto de Natal pode ser suficiente para atender os passageiros durante o Mundial.

"O aeroporto de Natal é um aeroporto que foge à questão geral dos aeroportos. É um aeroporto novo. Mas pelo que a gente tem de informação, o atual aeroporto de Natal, com algumas intervenções, já teria condição de suportar [o fluxo de passageiros] para a Copa", afirmou o deputado.

Atrasos: Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 9 dos 13 aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 não ficarão prontos a tempo. O estudo diz ainda que, mesmo que as obras fossem realizadas, 10 dos aeroportos não conseguirão atender ao crescimento da demanda.

Vários integrantes do governo contestaram o estudo. A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, chegou a dizer que tem "confiança" de que o Brasil não vai "passar vergonha" com os aeroportos na Copa de 2014. "Como sempre, o Brasil vai fazer bonito", acrescentou ela.

18 de julho de 2011

Cidade do sol: Submersa sob buracos

08:29 | , ,

Foto: Júlio Rocha (DN Online)
Natal: a noiva do sol. É assim que a capital do Rio Grande do Norte é conhecida pelo calor incondicional que faz por aqui durante todo o ano. Porém, entre os meses de março e agosto, a cidade do sol ganha outro apelido: a cidade submersa.

É lamentável a forma como o governo municipal olha para as ruas da nossa cidade. O mínimo de chuva possível faz com que importantes vias da cidade fiquem alagadas, trazendo prejuízos para moradores, comerciantes e motoristas. É assim há vários anos e sempre nos mesmos lugares.

Nessas situações, fico me perguntando sobre a inércia dos governantes para a resolução dessa situação caótica. Ora, vários administradores - bons e ruins - passaram pelo Palácio Felipe Camarão e sabem desses problemas. Seria má vontade dessas pessoas em resolver o problema?

São sempre os mesmos lugares: Largo do Atheneu (Petrópolis), Av. Moema Tinoco (Parque das Dunas, na Zona Norte), Av. da Integração (Candelária), BR 101 (em alguns pontos de Mirassol), Av. Mor Gouveia (Cidade da Esperança e Lagoa Nova)... Isso só pra citar alguns dos pontos mais conhecidos. Pode pesquisar, caro leitor, na internet, notícias sobre alagamentos nesses pontos que você saberá do que estou escrevendo. Se nesses lugares é tal situação, imagine nos pontos críticos dos bairros. Uma vergonha.

Porém, não adianta chorar o leite derramado. É necessária uma ação enérgica do poder público para que tal situação seja estancada. Já que falam tanto da Copa do Mundo... Bem que poderiam dar um jeito, nas obras para esse grandioso evento, de sanar esse mal público que são os alagamentos e os inúmeros buracos que assolam nossas ruas e avenidas.

Só que aí, esbarramos em outra grande dificuldade: a falta de educação de alguns. Tem vezes que os alagamentos são causados pelo lixo, jogado por alguns mal educados, entope as galerias e ajuda a provocar esses transtornos. É preciso, além de ações governamentais, a mudança de hábitos de uma meia-dúzia que só quer emporcalhar a cidade.

Todos nós temos que fazer nossa parte. Os governantes principalmente. Tudo por um propósito: uma cidade bonita e bem conservada em todos os aspectos (incluindo a malha viária).

Ruas alagadas e mais crateras se abrem

08:29 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Aldair Dantas (Tribuna do Norte)
A chuva que caiu entre a madrugada e a manhã de sábado, em Natal, abriu novos buracos e deixou os antigos ainda mais à mostra. Além disso, avenidas importantes da malha rodoviária ficaram intrafegáveis. Em Nova Parnamirim, a lagoa de captação do Jiqui transbordou, alagando a avenida Ayrton Senna. Já na avenida Moema Tinôco, no conjunto Pajuçara, Zona Norte de Natal, a chuva alagou o trecho próximo ao cemitério, novamente.

A água invadiu residências e estabelecimentos comerciais. Uma situação que é recorrente, em épocas de chuva. Desde as primeiras horas da manhã de ontem, a operação das linhas 75 e 79 no conjunto Brasil Novo está suspensa, por tempo indeterminado, devido às péssimas condições de tráfego das vias. As linhas estão atendendo apenas o trecho do conjunto Parque das Dunas e seguindo direto pela Av. Moema Tinoco.

Pela manhã, moradores dos conjuntos Alto da Colina, Brasil Novo e Jardim Brasil realizaram um protesto no local. Segundo o assistente administrativo Jefferson de Andrade, um dos organizadores do protesto, o problema é antigo e nunca foi resolvido. Alexandre Cosmo Machado é comerciante e viu a água entrar no estabelecimento comercial e estragar várias mercadorias. Ele mora na avenida Barragem Armando Ribeiro, próximo a avenida Moema Tinôco, e convive com o problema há oito anos. "Toda vez que chove é a mesma coisa.  Estamos pedindo providências urgentes e definitivas".

Crateras: No cruzamento entre as ruas Leão Veloso e dos Paiatis, no bairro do Alecrim, o caminhão baú de uma empresa de gerenciamento de resíduos hospitalares caiu em uma cratera. O motorista Ronilson da Silva, 26, trafegava pela Rua dos Paiatis quando o caminhão tombou para o canteiro central. Ninguém se feriu.

"O caminhão só não virou porque tombou por cima de uma árvore. Se não fosse a árvore, ele teria tombado sobre um poste de alta tensão, causando um dano bem maior", relata Ronilson, ainda assustado. Para evitar risco de contaminação, o resíduo hospitalar que estava sendo transportado foi transferido para outro caminhão da empresa.

Segundo um morador local, que preferiu não se identificar, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas (Semopi) realizou um serviço no local há pouco mais de cinco dias. A chuva também danificou um cano da Caern e arrastou parte da calçada do Sindicato dos Rodoviários, na avenida Coronel José Bernardo (no baldo).

Temendo que o asfalto cedesse com o tráfego intenso de ônibus, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) decidiu interditar o trecho próximo ao Sindicato, no sentido Centro-Alecrim. Enquanto o serviço não é realizado, os veículos que seguem neste sentido deverão utilizar a rua Rafael Fernandes (a rua da Estação de Tratamento de Efluentes - Ete).

Chuva intensa causa alagamento em vias de Natal

08:29 | , ,

Créditos: DN Online

Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Vários pontos de Natal estão intransitáveis em função da chuva que cai desde o início da tarde desta sexta-feira (15). De acordo com o corpo de bombeiros, vários pontos de alagamento já foram detectados.

Na Rua Lindomar, por exemplo, no bairro de Felipe Camarão, uma árvore de grande porte caiu e atingiu a fachada de uma casa. Ninguém ficou ferido.

Já na Rua Mipibú, no bairro de Petrópolis, várias pessoas ficaram ilhadas em suas casas e em estabelecimentos comerciais. De acordo com Everton Martins, domo de um salão de beleza que fica naquela localidade, algumas clientes ficaram sem poder sair. “Tivemos que chamar o Corpo de Bombeiros para resgatar as clientes que ficaram impossibilitadas de sair do são pois a rua estava com a água pela cintura”, disse Everton.

Nas redes sociais, internautas narram casos de outras ruas e avenidas também alagadas. Felizardo Moura, Bernardo Vieira, Avenida da Integração, Coronel Estevan, Salgado Filho, chegando até a Avenida Engenheiro Roberto Freire. Todas apresentam pontos de alagamento e trânsito congestionado.

15 de julho de 2011

"No Ar" caindo em Boa viagem: fatalidade

12:15 | , ,

Imagem: Diário de Pernambuco
Ao chegar no meu trabalho, na última quarta-feira, pensava que seria um dia como outro qualquer (apesar de ter sido o Dia Mundial do Rock, o que trouxe uma programação diferenciada para a Universitária FM). Porém, ao ligar o computador e abrir meu e-mail, vejo uma notícia triste lá da minha terrinha.

Um pequeno avião caiu próximo ao Aeroporto do Recife, no bairro de Boa Viagem, com 16 pessoas a bordo - Ninguém sobreviveu. O voo fazia a rota Recife/Mossoró, com escala em Natal. Já se sabe que haviam pessoas que moravam na capital potiguar entre as vítimas.

Nessas horas, só há uma coisa a fazer: lamentar o ocorrido. Todos os pernambucanos, assim como eu, estão consternados com o que aconteceu, desejando força para as famílias das vítimas.

Porém, mais uma vez, abre-se a discussão sobre a segurança aérea. Pelo o que saiu na imprensa, o avião que caiu já tinha tido problemas dias antes do acidente. Pode-se considerar como uma negligência da companhia aérea, uma vez que, mesmo saindo de uma manutenção (talvez mal feita), liberaram o avião para voar.

Além dos votos de pesar e da tristeza por mais um acidente aéreo, temos de cobrar uma rápida investigação por parte dos órgãos reguladores e uma punição justa para a empresa e algum responsável.

Por isso que digo que voar de avião, no Brasil, é mais perigoso do que se dirigir em estradas com malucos ao volante.

Avião cai na zona sul do Recife e deixa 16 mortos

12:14 | , ,


Foto: Teresa Maia (Diário de Pernambuco)
Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã de hoje em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou nove unidades para o local.

De acordo com a Infraero, a aeronave da empresa Noar deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte com escala na capital Natal, com dois tripulantes e 14 passageiros a bordo.

O acidente aconteceu na avenida Boa Viagem em um terreno nas proximidades do II Comar, depois do Parque Dona Lindu, onde geralmente são armados circos. O trânsito no local é bastante complicado.

De acordo com as primeiras informações, a avião pegou fogo após chegar ao solo. Logo após a decolagem, com quatro minutos de voo, o piloto teria informado à torre de controle que estava com problemas e que faria um pouso forçado.

O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente. A empresa começou a atuar em junho do ano passado interligando inicialmente Maceió, Recife e Aracaju.

A aeronave que caiu esta manhã no Recife é um LET/410, um bimotor turboélice, fabricado pela empresa Let Aircraft, da República Checa, com capacidade para transportar até 19 passageiros.

Equipes de investigação de acidentes aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Instituto de Medicina Legal (IML) estão no local. Há suspeitas de que mais duas pessoas morreram. Segundo representantes da Aeronáutica, no local do acidente, o piloto seria o brigadeiro reformado da Aeronáutica Rivaldo e o copilto foi identificado como Gonçalves.

11 de julho de 2011

Jornalismo irresponsável

08:22 | , ,

Imagem: Jornal The Guardian (Inglaterra)
Até mesmo quem não é do meio comunicacional sabe que, para se ter uma boa notícia, qualquer coisa é válida. Em termos, é verdade. Mas, geralmente, é qualquer coisa mesmo.

Só que, nesta semana, infelizmente, o mundo foi testemunha de como se pode arranhar de maneira irreversível a imagem de algum conglomerado de comunicação pelo fato de valer tudo para se ter a melhor informação. O jornal "News of the World", do magnata midiático russo Rupert Murdoch, famoso no mundo inteiro, veiculou sua última edição ontem (10). O jornal foi fechado por conta da descoberta, pela polícia, do uso de escutas ilegais feitas pelos seus jornalistas para a apuração de informações de reportagens.

Eu, como futuro comunicólogo (estou me formando radialista na UFRN), sinto profunda vergonha por ver jornalistas de uma publicação tão conceituada usarem meios ilegais para apurar qualquer informação. Mexer com péssimas lembranças das famílias das vítimas não foi legal - e ainda mais pelo uso de métodos ilegais para poder publicar uma notícia sobre o fato. Tamanha foi a repercusão negativa que o dono resolveu demitir todo mundo e fechar o jornal.

Espero que esse caso sirva de lição para os jornalistas brasileiros. Apesar de nunca termos visto algum caso parecido, sabe-se que, por aqui, sempre são usados métodos ilegais para a apuração de alguma informação. Nessas horas, sente-se falta de uma regulamentação no setor para impedir esse tipo de conduta.

Como futuro comunicador, lamentarei profundamente o fechamento de um dos jornais mais conhecidos do mundo. Mas, que esse caso sirva de lição para que os métodos obscuros de se fazer jornalismo não seja mais praticado em nenhum lugar do mundo.

Magnata decide fechar jornal "News of the World" após escândalo

08:22 | , ,


Imagem: Folha de S. Paulo (Reprodução do site do jornal)
O escândalo das escutas telefônicas ilegais fez a News Corporation, conglomerado do magnata australiano Rupert Murdoch, fechar o "News of the World", tabloide de maior circulação aos domingos no Reino Unido criado em 1843.

Murdoch, 80, controla um império de US$ 60 bilhões em ativos e um volume de negócios anual de US$ 33 bilhões. Depois de herdar de seu pai em 1952 a direção do jornal "The Adelaide News", na Austrália, o empreendedor avançou seus negócios para o Reino Unido nos anos 60.

Há denúncias de que repórteres do jornal acessaram ilegalmente mensagens de telefones de políticos, celebridades, membros da família real, vítimas de crimes e até familiares de soldados mortos nas guerras do Afeganistão e Iraque.

A crise fez com que os principais anunciantes do Reino Unido cancelarem suas campanhas de publicidade no jornal. Fez também o governo decidir abrir um inquérito público para investigar o caso.

A polícia acredita que até 4.000 pessoas tiveram seus telefones grampeados.

"The News of the World está no ramo de fiscalizar outros por seus atos. Ele fracassou quando chegou sua vez", disse o vice-diretor de operações da NewsCorporation, James Murdoch. O filho do magnata australiano foi o encarregado de transmitir a notícia aos mais de 200 funcionários do tabloide.

"As coisas boas que o "News of the World" faz [...] foram manchadas por um comportamento que estava errado. Se as recentes alegações forem verdade, [as ações] foram desumanas e não têm espaço na nossa companhia", completou.

O "News of The World" é o jornal mais vendido aos domingos no Reino Unido, com uma circulação média de quase 2,8 milhões de exemplares e pertence ao grupo News Corporation (News Corp.), um dos maiores conglomerados de mídia do mundo.

Entenda a crise: O tabloide está envolvido em um escândalo desde 2006, quando apareceram as primeiras denúncias de que grampeava celebridades e até membros da realeza em busca de informações exclusivas. O então editor do jornal, Andy Coulson, renunciou no ano seguinte, após um de seus repórteres e um detetive terem sido condenados pelo monitoramento ilegal das conversas telefônicas.

Em fevereiro de 2011, a Polícia Metropolitana de Londres iniciou uma nova investigação após alegações de que mais de 7.000 pessoas, entre elas atores, políticos, jogadores de futebol, apresentadores de TV e outras celebridades, tiveram seus telefones grampeados. Pressionado mais uma vez, Coulson abandonou também o cargo de porta-voz de Cameron.

A crise se agravou após o premiê britânico, David Cameron, ter demandado nesta quarta-feira a abertura de um inquérito sobre os grampos e sobre a propina, mas afirmou que, antes, a polícia precisa encerrar a investigação.

Nesta semana o escândalo ganhou outra dimensão com a denúncia de que um detetive que trabalhava para o jornal teria grampeado o telefone celular de Milly Dowler, uma menina de 13 anos que desapareceu em 2002 e depois foi encontrada morta. O detetive contratado pelo tabloide para hackear o telefone chegou a deletar mensagens do celular, dando à família falsas esperanças de que ela estaria viva.

Também na quarta-feira a imprensa trouxe mais denúncias, desta vez de que o jornal teria invadido os telefones de famílias de vítimas dos atentados de 7 de julho de 2005, em Londres, e de familiares de soldados britânicos mortos em ação.

Suborno: Mais cedo, houve confirmação de que uma comissão independente da polícia britânica vai supervisionar a investigação sobre as denúncias de que repórteres do tabloide pagaram policiais em troca de informação.

Deborah Glass, vice-comissária da Comissão Independente de Reclamações da Polícia, disse nesta quinta-feira que ela vai pessoalmente supervisionar as investigações se policiais receberam dinheiro dos jornalistas do tabloide britânico para dar informações sobre investigações em andamento.

Os pagamentos teriam sido autorizados por Coulson, segundo e-mails entregues pela direção do "News of the World".

Militares chocados: A organização dos militares veteranos do Reino Unido rompeu suas relações com o "News of the World" depois dos relatos da véspera de que um detetive contratado pelo tabloide reuniu os celulares de familiares de soldados mortos nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

A Legião Real Britânica disse que cancelou a parceria com o tabloide nas campanhas relacionadas aos temas de veteranos e todos os outros laços existentes, até que as denúncias sejam apuradas.

A Legião disse ainda que vai rever suas propagandas em outros jornais do News International, que incluem "The Times" e "The Sun".

A ação veio depois do jornal "The Daily Telegraph" reportar que o número dos celulares dos familiares de soldados estavam nos papéis de um detetive envolvido nos escândalos de grampos ilegais.

"Nós não podemos manter qualquer campanha de conscientização com o "News of the World" em nome de familiares de militares enquanto ele é acusado de abusar destas mesmas famílias em momentos de profunda tristeza".

"As alegações de hacking nos chocaram muito", disse.

O detetive Glenn Mulcaire cumpriu pena de seis meses de prisão em 2007, depois de hackear mensagens de voz de telefones de funcionários da família real.

O "Daily Telegraph" não identificou sua fonte e não disse se algum dos números foi efetivamente hackeado. O "News of the World" emitiu um comunicado dizendo estar "absolutamente chocado e aterrorizado" se houver qualquer verdade na alegação.

Esta não foi a primeira perda financeira do tabloide. A companhia de energia Npower anunciou que está tirando suas propagandas do "News of the World" neste fim de semana, se juntando a Ford, Vauxhall e Mitsubishi.

Tabloide britânico é acusado de grampear celular de menina desaparecida

08:22 | , ,


Foto: PA / Folha de S. Paulo
A polícia britânica está investigando alegações de que um conhecido tabloide local grampeou o telefone celular de uma menina de 13 anos que estava desaparecida, enquanto a polícia tentava encontrá-la.

Milly desapareceu em março de 2002 perto de sua casa, em Walton-on-Thames, no Condado de Surrey (sudeste da Inglaterra). Os restos mortais foram encontrados seis meses depois, em um bosque afastado na região de Yateley, no Condado de Hampshire.

Segundo o jornal "The Guardian", um detetive contratado pelo tabloide "News of the World" interceptou ilegalmente o celular da menina desaparecida e até apagou mensagens enviadas a ela por seus familiares.

Essa é a mais recente de uma série de acusações de grampos ilegais encomendados por funcionários do jornal dominical "News of the World".

As alegações sobre a interceptação do telefone de Milly Dowler estão tendo grande repercussão no país. O primeiro-ministro, David Cameron, em visita ao Afeganistão, disse que elas eram "bastante chocantes", considerando que alguém pudesse acessar as mensagens do celular enquanto a polícia estava tentando encontrar a menina.

"Se elas (as alegações) forem verdadeiras, isto será um ato verdadeiramente terrível e uma situação verdadeiramente terrível", disse o primeiro-ministro britânico.

"A polícia do nosso país é bastante independente, e ela deve sentir que precisa investigar isto sem qualquer medo, sem favorecimentos, sem qualquer preocupação sobre onde as evidências vão levar", afirmou Cameron.

O caso de Milly Dowler só foi concluído no dia 23 de julho do ano passado, com a condenação de um ex-segurança de uma casa noturna, Levi Bellfield, pelo seu assassinato.

Angústia e Tragédia: A polícia deverá se reunir com executivos do jornal para tratar das alegações contra o investigador Glenn Mulcaire, que teria realizado a invasão do telefone de Milly.

O advogado Mark Lewis, que trabalha para a família de Milly Dowler, disse que a suposta ação do detetive ocorreu no período em que o "News of the World" estava a cargo da editora Rebekah Brooks --hoje executiva-chefe da corporação News International, da qual o jornal faz parte.

"(Traz um sentimento de) angústia montada sobre tragédia saber que o "News of the World" não tinha senso de humanidade naquele momento terrível", disse o advogado, por meio de comunicado.

"O fato de que eles estavam preparados para agir de forma tão abominável a ponto de poder colocar em perigo a investigação policial e dar [a Sally e Bob Dowler, os pais de Milly] falsas esperanças é deplorável."

O "Guardian" afirma que, segundo uma fonte ligada ao caso, o fato de que algumas mensagens enviadas ao celular de Milly foram apagadas deu à família da jovem a esperança de que ela ainda estivesse viva e "limpando" o seu serviço de voz.

Lewis disse ainda que os pais da menina assassinada foram avisados que seus próprios telefones foram alvo de interceptação ilegal. Segundo o advogado, Sally e Bob Dowler cogitam processar o "News of the World" pelo caso.

Segundo o "Guardian", o tabloide contratou outro detetive, Steve Whittamore, para obter ilegalmente números de telefone de pessoas com o sobrenome Dowler que não constassem da lista telefônica na região de Walton-on-Thames.

Um porta-voz da News International afirma que a empresa está cooperando totalmente com a polícia desde que uma "revelação voluntária feita em janeiro (pela News International) reiniciou a investigação sobre interceptação ilegal de correio de voz" no Reino Unido.

O representante da corporação afirma que o caso de Milly Dowler traz "grande preocupação" e que a empresa irá realizar sua própria investigação a respeito.

"Nós obviamente vamos cooperar totalmente com qualquer pedido da polícia que nos for feito", disse o porta-voz.

Polêmica no Reino Unido: As alegações de que funcionários do "News of the World" estariam envolvidos em interceptação ilegal de telefones começaram a pipocar em 2006. Em 2007, a Justiça condenou à prisão o correspondente do jornal para assuntos da Realeza Clive Goodman e o próprio investigador Glenn Mulcaire por causa do grampo ilegal de telefones de mebros família real.

A Polícia Metropolitana de Londres iniciou uma nova investigação em fevereiro de 2011, após alegações de que mais de 7 mil pessoas, entre elas atores, políticos, jogadores de futebol, apresentadores de TV e outras celebridades, tiveram seus telefones hackeados.

Sobre o episódio de Milly Dowler, a polícia deverá investigar até onde vai o envolvimento de Rebekah Brooks, que agora ocupa um dos cargos mais altos da News International, do magnata australiano Rupert Murdoch.

"Este é um dos poucos episódios que ocorreram quando ela (Rebekah Brooks) estava editando o jornal, e ela claramente terá de responder algumas questões sobre o quanto ela sabia do que estava ocorrendo", disse à BBC o correspondente especial do Guardian Nick Davies, que escreveu a reportagem sobre o caso.

O editor de negócios da BBC Robert Peston afirma que Brooks deverá dizer à sua equipe que está "profundamente chocada" sobre as últimas alegações, insistindo que ela não sabia nada sobre interceptação ilegal de telefones envolvendo o "News of the World".

8 de julho de 2011

Curso de direito que não faz direito: 0

10:35 | , ,

Quando se pensa em processo judicial, logo vem a cabeça a obrigação de se contratar um advogado para se mover tal ação na lerda justiça brasileira.

Mas, se não bastassem os problemas estruturais, de pessoal e corruptíveis do judiciário brasileiro, esbarramos nos péssimos serviços oferecidos pelos próprios advogados! Sim, nossos advogados são mal formados e não trabalham direito (olha a metáfora...)!

E tal constatação fica evidente sempre que há o exame de ordem da OAB, órgão que regulamenta e cadastra todos os advogados aptos a exercer a função no Brasil. Hoje, infelizmente, nossas faculdades de direito não estão formando bons advogados, contribuindo mais para a péssima imagem do ensino superior e, nesse caso especificamente, da justiça brasileira (já tão mal falada).

Mas, nessas horas, a imprensa publica o velho "jogo de empurra-empurra". A OAB culpa as faculdades que, por sua vez, não admitem as falhas, alegando má gestão do Ministério da Educação que, quando se vê encurralado, diz que vai aumentar a fiscalização... E por aí vai. Sempre no mesmo círculo vicioso.

Tal constatação do resultado do exame da OAB traz à tona os velhos problemas educacionais do Brasil, que vêm lá de baixo - na pré-escola. Como um governante quer que o país vá pra frente, com bons profissionais (de preferência com nível superior) se não é oferecido um ensino de qualidade? Aí entramos naquele velho discurso de falta de valorização do professor... Mas, não é só isso. A estrutura não é boa, os professores estão desmotivados, fazem com que você passe de ano para se livrar da sua cara... Esse é o sistema!

Para terminar de acabar, querem colocar montanhas de pessoas na faculdade, que nem conseguiram ler a prova do vestibular, e empurram para o mercado de trabalho pessoas incapacitadas, fazendo com que o Brasil não se desenvolva e... Ah, é aquela ladainha velha do retrocesso do país.

O que precisa ser feito para que não haja mais resultados vergonhosos, como esse do exame da Ordem dos Advogados do Brasil, é um alto investimento do Ministério da Educação em todas (veja bem, TODAS) as esferas educacionais. Se o sujeito não vem bem formado das bases iniciais escolares, não será um bom profissional. O Brasil, para ter o desenvolvimento tão almejado pelos políticos, precisa de bons profissionais. Para isso, o investimento em tudo que ronda as carteiras escolares precisa ser bem extenso.

Mas, enquanto não vierem esses investimentos, teremos de nos contentar com resultados pífios como o noticiado esta semana. Sem a boa educação (em todos os sentidos), o Brasil, infelizmente, entrará em um novo círculo vicioso: o do retrocesso.

De 90 faculdades sem aprovados na OAB só 16 têm avaliação do MEC

10:26 | , ,

Créditos: Último Segundo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira uma lista com 90 faculdades de Direito em que nenhum do inscritos no último exame foi aprovado. Entre estas, apenas 16 tinham um Conceito Preliminar de Curso (CPC) no Ministério da Educação – quase todos razoáveis. Os outros 74 não receberam avaliação do governo.

Destes últimos, 33 não constam no ranking de cursos superiores baseado no Exame Nacional de Estudantes (Enade) de 2009. Segundo o MEC, são instituições que não aderiram à avaliação ou não possuíam o curso no ano avaliado, também é possível que haja uma mudança de nome que não permita ao aluno pesquisar a instituição com a denominação atual.

Outras 41 faculdades aparecem na lista, porém sem conceito. Neste caso, a explicação seria a falta de alunos suficientes que tenham prestado a prova do ministério.

Dos 16 que avaliados na escala de 1 a 5, cinco tiveram dupla nota 2 (no CPC e no Enade), considerada insatisfatória e passível de processo e fechamento das vagas: Faculdade Casto, no Espírito Santo; Faculdade Anhanguera de Osasco e Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo; Faculdade de Olinda, em Pernambuco; e Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, no Paraná.

Outros seis, ficaram com conceito 3, tido como razoável: União das Escolas do Grupo Faimi de Educação, Faculdade Politécnica de Campinas e Centro Universitário Central Paulista, em São Paulo; Faculdade São José, no Rio de Janeiro; e Centro Universitário Central Paulista, em São Paulo. Há ainda dois com conceito 4 - Faculdade Unidade de Suzano e Centro Universitário Barão de Mauá, em São Paulo – e três em que o Enade e o CPC variam: Faculdade Campo Limpo Paulista, em São Paulo (respectivamente 2 e 3), Faculdade Gama e Souza, no Rio de Janeiros (1 e 3) e Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (4 e 3). Todos sem nenhum aprovado no exame da OAB.

MEC fechou 34 mil vagas: O Ministério da Educação ressaltou que já faz o acompanhamento sugerido pela entidade. Por conta disso, um total de 34 mil vagas de ingresso em cursos de direito com resultados insatisfatórios nas avaliações já foram suspensas por determinação do Ministério da Educação.

Em 2007, teve início uma supervisão especial em cursos com resultado insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2006, que resultou na suspensão da oferta de 24 mil vagas de ingresso. Em junho deste ano, a partir do processo de regulação, 136 cursos tiveram que reduzir, por força de medida cautelar, 10.912 vagas de ingresso de estudantes, por vestibular ou outros processos seletivos, em virtude de terem apresentado resultado insatisfatório no conceito preliminar de curso (CPC) de 2009 – obtiveram nota 1 ou 2 em uma escala que vai até 5. A suspensão da oferta de vagas é obrigatória até a renovação de reconhecimento dos cursos. Caso o curso mantenha o resultado insatisfatório, a determinação pode tornar-se definitiva.

Faculdade diz que alunos ainda não estão formados: A Faculdade de Extrema, uma das que teve zero aprovados, enviou nota em que esclarece que os cinco alunos que fizeram o exame da OAB  estavam no nono período da graduação, ou seja, ainda não formados e realizaram a prova apenas como treineiros. A Faculdade ainda não tem alunos graduados no curso de Direito, motivo pelo qual está entre as que ainda não tem conceito do MEC.

OAB reprova 9 em cada 10 bacharéis em Direito

10:17 | , ,

Créditos: Último Segundo

Foto: Portal Jangadeiro Online
O resultado final do último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado em dezembro de 2010, é o pior da história da entidade: apenas 9,74% dos bacharéis em Direito foram aprovados de um total de 116 mil inscritos, segundo dados do Conselho Federal da OAB obtidos pela reportagem. Nesse universo também estão incluídos os treineiros - estudantes do último ano da graduação (9.º e 10.º períodos) -, que tiveram um desempenho superior ao dos diplomados.

Até então, o pior índice do País era de 14% de aprovados, entre os 95,7 mil inscritos no primeiro exame feito pela OAB no ano passado, de acordo com o jurista e cientista criminal Luiz Flávio Gomes, fundador da rede de ensino LFG.

O exame foi unificado em 2010, o que, segundo Gomes, ajuda a explicar o aumento da reprovação: a porcentagem de aprovados, na média entre os três concursos anuais, caiu de 28,8%, em 2008, para 13,25%, em 2010. Antes, cada Estado fazia sua seleção, o que possibilitava, segundo a OAB, que um candidato se submetesse a provas mais fáceis em algumas regiões do País.

Especialistas acreditam que o mau desempenho dos candidatos é mais profundo: está associado à má qualidade da educação básica e do ensino superior, à falta de dedicação do aluno e à abertura indiscriminada de faculdades de Direito.

Para Marcelo Tadeu Cometti, coordenador de pós-graduação no Complexo Damásio de Jesus, o problema começa na educação básica. "O aluno não tem formação para entender o que é oferecido no ensino superior, e a culpa é do Estado", diz. "Se os docentes das melhores universidades de São Paulo forem colocados para lecionar nessas faculdades de baixo índice de aprovação, os resultados não serão melhores." Para ele, aluno com má formação e sem hábito de leitura não é aprovado.

O calendário da OAB está atrasado. A primeira prova de 2011 será neste mês, dia 17. A segunda está prevista para 21 de agosto. Os resultados serão divulgados em 13 de setembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

4 de julho de 2011

Tecnologia social (?)

12:24 | , ,

Imagem: Wikipédia
Há muito tempo que é consolidado o conceito de que, sem internet, a grande maioria das coisas que são feitas hoje no mundo não sai do lugar. O planeta não se desenvolve, negócios são perdidos, pessoas deixam de se falar. Mas, é de fácil compreensão que essa área precisa de desenvolvimento.

E tal desenvolvimento deve chegar logo aqui no Brasil. Hoje, temos uma das piores conexões do mundo. Pior por conta da baixa velocidade e pelo alto custo. Onde já se viu pagar R$ 120 por uma internet com conexão de 1 Mbps se, no Japão, essa velocidade é obsoleta? Lá, o valor equivalente, em moeda local, deve ser infinitamente superior ao que nos é oferecido.

E, agora, nossa amiga Dilma Rousseff, Presidente da República, lança um plano nacional de Internet, oferecendo uma velocidade razoável por míseros R$ 35,00. Seria uma boa para os brasileiros?

Por um lado, sim. Num país de quase 200 milhões de habitantes, hoje, só há cobertura de internet para cerca de 26% das casas, o que é um nível baixíssimo para um país que quer ser desenvolvido. Com isso, se espera alcançar cerca de 70 a 75% dos domicílios em 3 anos - prazo para a implantação completa do plano.

Porém, há um lado ruim nessa história. Porque diabos o Governo quis fazer esse plano em conjunto com as empresas de telefonia? É óbvio que o lobby vai ser muito grande para que esse preço suba rapidamente, inviabilizando esse plano. E outra: Se for no nível de serviço que é oferecido hoje, o usuário vai ter muita dor de cabeça, sobretudo em relação a velocidade e ao suporte para algum eventual problema.

Mas, de toda forma, temos de aguardar. O Governo, pra fazer tal ação, deve ter algum benefício na manga. O Brasil precisa se desenvolver. Um caminho para isso é a rede mundial de computadores - o que precisa ser bem melhorada.

Padrão de qualidade da banda larga deve ser definido até 31 de outubro

12:17 | , ,

Créditos: G1

Em edição extra na quinta-feira (30), o Diário Oficial da União estabeleceu que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá adotar até 31 de outubro de 2011 padrões de qualidade para internet em banda larga. A publicação também aprova o "Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo”.

O Artigo 2º do decreto nº. 7.512 coloca sob responsabilidade da Anatel a adoção de medidas regulatórias que defininem, "entre outros, parâmetros de velocidade efetiva de conexão mínima e média, de disponibilidade do serviço, bem como regras de publicidade e transparência que permitam a aferição da qualidade percebida pelos usuários".

Para fins de ampliação do acesso às telecomunicações, a Anatel deverá licitar, ainda, as subfaixas de radiofrequência de 451 MHz a 458 MHz e de 461 MHz a 468 MHz, de modo a exigir dos vencedores contapartidas na forma de atendimento a áreas rurais e regiões remotas.

Essas contrapartidas incluem a ampliação progressiva da penetração dos serviços de voz e dados e fornecimento de internet em banda larga a todas as escolas públicas rurais situadas na área de prestação de serviço.

Internet de 1 Mbps a R$ 35 começa a ser vendida em 90 dias, diz ministro

12:10 | , ,

Créditos: G1

Imagem: Editoria de Arte / G1
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (30) que os planos de acesso à internet com velocidade de 1 Mbps e valor de assinatura de R$ 35, previstos no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), começam a ser vendidos dentro de 90 dias.

O governo e as teles devem assinar ainda nesta quinta-feira o acordo em torno do PNBL, programa que pretende levar internet de alta velocidade a todo país até o final de 2014. Os últimos detalhes do termo de compromisso ainda estão sendo redigidos mas, segundo o ministro, o documento vai ser levado nesta quinta-feira para a assinatura do decreto pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo anunciou pela manhã que governo e teles tinham chegado a um acordo sobre a proposta do Plano Nacional de Banda Larga. Para que o acordo saísse, o governo teve que abrir mão da exigência de que as teles cumprissem com metas de qualidade do serviço, demanda feita pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo informou, porém, que até outubro a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve aprovar a regulamentação que prevê qualidade mínima para a internet brasileira, tanto fixa quanto móvel, e que valerá também para o PNBL. As regras devem valer a partir de 2012.

Ainda de acordo com ele, foi mantido no acordo do PNBL a previsão de sanções caso as teles não cumpram com as metas de oferta do serviço.

Quando o plano foi lançado, em 2010, uma das expectativas do PNBL era disponiblizar o serviço de 11,9 milhões de domicílios para quase 40 milhões de domicílios até 2014. O custo da tarifa estava cotado em R$ 15, para o plano com incentivos, com velocidade de até 512 kbps (quilobits por segundo) e com limitação de downloads e de R$ 35 para o plano comum, com velocidade de 1 Mbps.

1 de julho de 2011

Porque ainda existe o Carnatal?

10:05 | , ,

Olá pessoal! Bem, vamos com o nosso post de hoje, com uma referência ao maior evento de rua da capital potiguar: o Carnatal. Para este ano, há indefinições sobre a festa, uma vez que seu percurso está no entorno do Machadão, que virou um canteiro de obras para a construção do novo estádio "Arena das Dunas" para a Copa do Mundo de 2014.

Mas, como, para muitos, essa festa significa bastante, há essa intenção de fazê-la assim mesmo, apesar de o percurso estar em obras. De toda forma, a discussão está posta.

Por isso, hoje reprisamos o texto publicado em 03/12/2010, falando do maior carnaval fora de época do Brasil, que traz muitos problemas para nossa cidade. Boa leitura!

Foto: Artur Dantas (Nominuto.com)
Natal está um caos. Uma festa privada parou a cidade. Isso é o que se ouve por aí com o início da dita "maior micareta do Brasil", o Carnatal. Essa peleija começou ontem e vai até domingo, dia 05.

Não entendo como pessoas gastam até R$ 500 só para dar duas voltas no Machadão em um espaço de três horas. Chega a ser mais caro que o show do Paul McCartney (Que foi bem melhor) em São Paulo e se equipara ao preço de uma senha para a apresentação do Roberto Carlos, no dia 10. Um absurdo! Sem contar com os enormes transtornos que a capital potiguar enfrenta, sobretudo no trânsito.

Por conta disso, não tenho palavras para descrever minha veemente crítica a esse evento privado que é um malefício para a nossa cidade e, principalmente, para os moradores da região. Por isso, no post opinativo de hoje, trago um texto genial que meu ex-professor e publicitário Ricardo Rosado escreveu em seu blog. Apenas leia e comente...

Créditos: Fator RRH
DECRETO Nº. 10.000 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010.

Dispõe sobre a realização do Carnatal e dá outras providências.

A PREFEITA CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE NATAL, CAPITAL DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Natal, artigo 55, VI,

CONSIDERANDO que o legislador municipal não tem a necessária isenção para tratar de tema tão importante para... (ah! deixa pra lá);

CONSIDERANDO que o Tesouro Municipal há 20 (vinte) anos reserva, sem contestação, os recursos suficientes para a realização da folia;

CONSIDERANDO, por fim, que está todo mundo ocupado com assuntos menores, como a guerra urbana carioca e as operações Higia e Apia;

DECRETA:

Art. 1º Os órgãos e entidades da Administração Pública municipal deverão ficar à disposição do Carnatal pelo período requerido por seus organizadores.

Parágrafo Único — Os servidores envolvidos diretamente com o evento Carnatal em Natal não farão jus a horas extras;

Art. 2º - As unidades municipais de saúde adaptarão as escalas de plantão de acordo com a demanda estimada pelos organizadores do evento.

Art. 3º A Guarda Municipal manterá de prontidão os pelotões requisitados pelos organizadores do Carnatal, auxiliando, inclusive, na organização das filas para entrega de abadás.

Art. 4º A limpeza urbana concentrará suas tarefas diárias no entorno da realização do evento.

Art. 5º -Todas as viaturas do SAMU Municipal serão deslocadas para o evento a partir das 16h de cada dia da festa, lá permanecendo até o dia amanhecer.

Art. 6º- Fica temporariamente flexibilizado o direito de ir e vir do natalense no raio de até 2 km do local do evento, absolutamente a critério do organizadores da folia. Se alguém reagir para entrar em sua própria casa, a Polícia Militar deve prender o meliante;

Art. 7º A Câmara Municipal de Natal também se autodissolve neste período, por acordo das lideranças, dando folga aos ilustres vereadores e seus abadás;

Art. 8º- Ministério Público, Receita Federal, Polícia Militar, Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Justiça Federal e todos os flanelinhas, também suspendem suas atividades neste período, para não atrapalhar a folia e prejudicar o lucro dos organizadores do evento, e que eles possam também cair na farra, que ninguém é de ferro;

Art. 9º Está suspensa a cobertura da imprensa que possa prejudicar o evento, proibidas as críticas e espaços para as reações dos moradores de Natal. A partir desta data está liberada a babação e o puxa-saquismo na comunicação;

Art. 10º Cumpra-se.

Art. 11- Publique-se na madrugada do segundo dia do Carnatal.

“Estamos numa Democracia, e ai de quem duvidar”! já dizia o democrata João Batista de Figueredo.

Gama e Silva Falcão, Ministro provisório da republiqueta de bananas na qual se transforma Natal todo ano.

Destaque confirma permanência do Carnatal no entorno do Machadão

10:05 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

O Carnatal 2011, entre os dias 1º e 4 de dezembro, será mesmo na área do entorno do Machadão, que neste período estará em fase de demolição para construção do estádio Arena das Dunas. A confirmação veio do diretor da Destaque Promoções, empresário Ricardo Bezerra.

Foto: Tribuna do Norte
O percurso do corredor da folia sofrerá alterações, especialmente no trecho próximo aos estádios, onde nas edições anteriores da micareta ficavam posicionadas as arquibancadas e camarotes. Ricardo Bezerra, representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Natal e da empresa OAS, responsável pela construção do estádio para sediar jogos da Copa 2014, estiveram reunidos ontem para tratar do assunto.

"Houve o entendimento nessa reunião pela continuidade. Mas com alterações que ainda vamos trabalhar em um projeto, de forma que possamos ser mais precisos onde será necessário alterar em relação ao tradicional percurso", afirmou Ricardo.

O diretor da Destaque Promoções reconhece que o evento deve ter redução na quantidade de camarotes e arquibancadas, e que é bem provável que não sejam mais posicionadas no mesmo local (pista marginal aos estádios Machadão e Machadinho).

Na conversa com representantes da OAS, Ricardo afirmou que a empresa  vai estudar que áreas poderiam ser disponibilizadas com o mínimo de interferência na rotina e espaço do canteiro de obras. "A empresa entende que a permanência do evento naquele local é boa, inclusive para eles".

A redução do número de vagas de arquibancadas e de camarotes, na opinião de Ricardo Bezerra, não deixa o evento menor. Apenas seria uma adequação necessária, que pode ser compensada através da ampliação do número de camarotes temáticos, por exemplo.

As avenidas Prudente de Morais e Romualdo Galvão, que correspondem a boa parte do percurso do corredor da folia, continuam no traçado original. "Em dez ou quinze dias teremos mais informações sobre essas mudanças".