9 de maio de 2011

Que emergência é essa?

11:03 | , ,

Natal está no seu período climático mais favorável para a ocorrência de chuvas. É normal que transtornos aconteçam, uma vez que qualquer cidade grande (era pra dizer "Metrópole", mas Natal não se encaixa ainda nesse conceito) tem problemas expostos quando a água começa a cair.

Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)
Então, quando nos damos conta, a cidade vira um caos e a prefeitura não possui dinheiro para reparos emergenciais e ações de prevenção a prováveis catástrofes na capital. O que Micarla de Sousa fez? Declarou estado de Emergência em Natal devido às chuvas.

Apenas a título de informação: Quando isso acontece, dentre outras coisas, o Executivo municipal tem direito a pedir diretamente verbas de instâncias maiores, inclusive do Governo Federal, para poder sanar os problemas que levaram a cidade ao estado de Emergência.

Mas, infelizmente, o que estamos vendo na gestão atual deixa dúvidas sobre o que pode ser feito com tal dinheiro. A cidade hoje está em emergência por que a Prefeitura do Natal não está sabendo aplicar seu dinheiro. Enquanto o Saneamento básico não é concluído, a drenagem não é feita em todos os bairros, os buracos nas ruas e Avenidas não são tapados e as obras que resolveriam problemas de alagamento em alguns pontos (como, por exemplo, a manutenção das lagoas de captação), vemos que há um enorme descaso sobre todos esses aspectos (só para citar os relacionados com a chuva) e nada foi feito para impedir os problemas que vimos na semana passada.

Em vez de aplicar esse dinheiro nessas ações de prevenção e em eventuais obras de emergência, a Prefeitura paga cargos comissionados, aluguel de prédios e hotéis tendo prédios públicos disponíveis e investindo alto em ações de publicidade na TV e no rádio, com "realizações da prefeitura", para tentar reverter a baixa popularidade da prefeita e a alta reprovação da sua gestão.

Ora, francamente. Natal está precisando de dinheiro sim para sua reconstrução. Estamos às moscas. A cidade está falida financeiramente e aos cacos. Tudo isso por conta da má administração dos recursos. Se tudo fosse investido direitinho, hoje poderíamos estar em melhor situação financeira e física, pois a maquiagem verde esconde muitos problemas estruturais da nossa cidade.

O que resta a população? Rezar para que as chuvas passem logo e que o dinheiro conseguido com o estado de Emergência possa sanar problemas crônicos que a chuva traz todo ano - mesmo sabendo que isso será difícil vendo a situação que Natal se encontra. Resta também pedir para que o tempo passe logo e chegue a eleição de 2012, para não termos a continuação de tal gestão desastrosa.

1 comentários:

Anônimo disse...

Impeachment nela!! O povo tem a força!!! Expulsa!!!