27 de maio de 2011

O Brasil virando uma terra sem florestas?

12:10 | , ,

Foto: Saulo Cruz (Agência Câmara)
Nesta semana, testemunhamos uma votação polêmica e que pode interferir na vida de todo o Planeta. A câmara dos deputados aprovou, na última terça-feira, um projeto de lei que revoga o atual Código Florestal Brasileiro de 1965, passando a vigorar uma nova legislação, cheia de mudanças.

Uma das modificações na lei anterior é o fato de se anistiar produtores rurais que já tinham desmatado áreas protegidas e legalizar o desmatamento de áreas de proteção ambiental feitas até 2008.

Infelizmente, os ruralistas, cada vez mais, conseguem seus objetivos somente para obter mais lucro. Esta versão do Código Florestal permite maior desmatamento, inclusive nas margens dos rios, diminuindo a preservação e, consequentemente, a renovação do ciclo de vida na natureza. Lamentável!

Mas o pior é a anistia aos desmatadores. Deixar barato a destruição da amazônia feita nos últimos 40 anos é inaceitável. Com o desmatamento desenfreado, o maior bioma do mundo vem desaparecendo sistematicamente por conta da ação de alguns gananciosos, irresponsáveis e assassinos, tendo em vista que ambientalistas são mortos de vez em quando. É inadimissível saber que quem desmatou vai poder ficar com a área que destruiu, sem a obrigatoriedade de se recuperar o local, nem pagar multa.

Mesmo com toda essa revolta, há algo para se parabenizar. A Presidente Dilma Roussef garantiu que irá vetar o artigo que anistia os desmatadores. Seria essa uma garantia de que o Governo Federal está preocupado com o futuro da Terra?

O objetivo agora seria modoficar radicalmente o código. A sociedade deveria pressionar os Senadores para retirar esses e outros ítens polêmicos do projeto. Afinal, a vida de todos está em jogo.

0 comentários: