25 de abril de 2011

Como é bom ser honesto

10:50 | , ,

Imagem: Blog "Adote o Amor"
Domingo de Páscoa. Feriado de reflexão e de muito pensamento. Eis que me deparo, por incrível que pareça, com um caso de forte reflexão no Domingão do Faustão, da TV Globo: um humilde motorista de ônibus, que foi vítima da maior catástrofe natural da história do Brasil, que perdeu tudo naquela horrível tragédia, vira notícia pela sua honestidade e ganha uma homenagem do programa. Tudo pelo fato de ter devolvido R$ 74 mil a um idoso que estava precisando demais.

É raro vermos essas atitudes por aí. Sabemos que o brasileiro, na grande maioria das situações semelhantes a essa, embolsa o que achou e não procura o dono, nem a polícia. Inclusive conheço gente que não devolveu coisas que acharam. Não é a toa que, quando acontece algo parecido, vira notícia e o cara é idolatrado.

Isso demonstra que o "jeitinho brasileiro", tão famoso no mundo, nem sempre é preciso ser usado. A honestidade sempre tem de estar em primeiro lugar, como foi o que fez este humilde motorista. A atitude em si já foi muito bonita. Mas, é mais relevante ainda pelo fato de ele ter sofrido com uma tragédia de grandes proporções e tanto dinheiro resolveria sua vida. Mesmo assim, ele devolveu - um ato de honestidade que sempre deve ser lembrado.

Um exemplo destes de honestidade deve ser seguido pelos brasileiros. Ser honesto não dói, nem causa vergonha. Ser honesto faz com que nossas vidas sigam bons rumos e fiquemos sem peso na consciência. A honestidade deve ser ensinada e recompensada, em vez de se pregar a malícia, o jeitinho. Precisamos ser mais honestos.

Espero que, com esse caso, alguns brasileiros abram os olhos e vejam que ser honesto é algo tão bom que não precise mais virar notícia. Honestidade deve ser algo corriqueiro. Vamos nos conscientizar e ser mais honestos para com os outros e consigo mesmo.

0 comentários: