Créditos: Nominuto.com
Os combustíveis vendidos no Rio Grande do Norte estão na lista dos mais caros do Brasil. O motivo, de acordo com o vereador Júlio Protásio (PSB), está no aumento imposto pelas distribuidoras e na margem de lucro dos empresários. Segundo o parlamentar natalense, os postos do RN têm o maior lucro do Nordeste.
Foto: Delma Lopes (Nominuto.com) |
Esses dados foram apresentados pelos próprios empresários, em audiência pública na Câmara Municipal do Natal, que também contou a presença de membros da Promotoria de Defesa do Consumidor. O vereador esteve no Jornal 96, da 96FM, na manhã desta segunda-feira (4) e falou sobre o assunto.
“A impressão que temos é a pior possível. As distribuidoras estão entregando o combustível com preço aumentado duas vezes ao mês. Além disso, os revendedores têm uma margem de lucro muito grande, quando comparado com os outros estados. Os empresários do Rio Grande do Norte têm a maior margem de lucro do Nordeste”, revela Júlio Protásio.
O parlamentar explicou que diante das informações colhidas na audiência, a CMN vai trabalhar para diminuir essa margem. Outro ponto que será cobrado pelos vereadores é a diminuição dos impostos cobrados pelo Governo do Estado. Júlio Protásio comentou que o atual governo aumentou a pauta fiscal de 25% para 27%, elevando ainda mais o preço.
“O nosso combustível é o mais caro do Nordeste e um dos mais caros do Brasil. Mas existem outros agravantes. A distribuidora BR, por exemplo, está entregando em Natal o Diesel mais poluído do Brasil, o S1800, usado nos navios. Em Recife e João Pessoa, por exemplo, eles usam o S50”.
De acordo com o vereador, o S1800 é altamente poluente, por isso é usado somente em navios. “Eles estão usando isso aqui porque Natal tem um depósito para receber diesel em Santos Reis, que é o mesmo depósito para navios e carros. A distribuidora só não recebe o S50, menos poluente, porque não quer construir um novo depósito”, afirma Júlio Protásio.
0 comentários:
Postar um comentário