30 de dezembro de 2011

Postagem especial de fim de ano

13:31 | ,

Pois bem, caro leitor. Chegamos a última postagem de 2011. Um ano que teve de tudo aqui neste simples e humilde espaço de opiniões na grande rede. Agradeço pela sua visita e pela parceria que fez com que, cada vez mais, nosso trabalho fosse melhorado.

Assim encerrado o ano de 2011 para o "Fatos e Opiniões", entraremos em um rápido recesso. No dia 16 de janeiro de 2012, estaremos de volta com a melhor opinião independente da Internet brasileira.

Créditos: Mensagens Angels


26 de dezembro de 2011

Um avanço que deve servir de exemplo

20:49 | , , ,

O Brasil ganhou um excelente presente de natal neste fim de semana: a constatação de que nossa economia realmente está crescendo. Ao final do ano, iremos passar o Reino Unido e, com isso, ficaremos com a sexta maior economia do mundo.

Apesar da atual conjuntura econômica mundial, há de se comemorar tal resultado. Mesmo com uma situação tão ruim para quem mexe com números, um país registrar crescimento considerável é muito bom.

Mas, no caso do Brasil, tal comemoração deve ser bem cautelosa e contida. Cautelosa porque, mesmo sendo de terceiro mundo, ainda somos frágeis e suscetíveis a qualquer crise maior. Contida pelo fato de que, apesar da riqueza, temos ainda muito a evoluir.

E essa evolução tem de começar em uma característica destoante do que o país acaba de conquistar: a desigualdade social. Essa riqueza constatada é mal distribuída, infelizmente. Num país onde quem é rico fica mais rico e quem é pobre fica mais pobre, tal conquista devia servir de exemplo para que algo seja feito para equilibrar essa diferença.

Mas, não é só isso: os problemas na educação, na saúde, no transporte, nas ruas (com a violência)... Enfim, são tantas coisas que o Brasil precisa resolver que fica difícil listar. Só que tudo deve ser resolvido. E logo!

Sendo assim, faremos jus ao posto de uma das maiores economias do mundo de forma justa e de acordo com a possível realidade. Mas, do jeito que estamos, falta ainda muito para honrarmos a sexta posição entre as economias mundiais.

Brasil supera Grã-Bretanha e se torna 6ª maior economia, diz entidade

20:49 | , , ,

Créditos: BBC Brasil

Imagem: Daily Mail / G1
O Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês).

Segundo a consultoria britânica especializada em análises econômicas, a queda da Grã-Bretanha no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos, com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.

O executivo-chefe da CEBR, Douglas McWilliams, disse, em entrevista à BBC, que esta mudança de posições entre Brasil e Grã-Bretanha faz parte de uma tendência mundial.

"Eu acho que isto é parte da grande mudança econômica, onde não apenas estamos vendo uma mudança do Ocidente para o Oriente, mas também estamos vendo que países que produzem commodities vitais - comida e energia, por exemplo - estão se dando muito bem, e estão gradualmente subindo na 'tabela do campeonato econômico'", afirmou.

A entidade prevê ainda que a economia britânica vai superar a francesa até 2016.

Além disso, o estudo aponta que a economia da zona do euro encolherá 0,6% em 2012, "se o problema do euro for resolvido", ou 2%, caso a crise financeira que assola os países que adotam a moeda não encontre solução.

Repercussão na mídia: O estudo repercutiu na mídia britânica. O jornal The Guardian atribui a perda de posição à crise bancária de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O Daily Mail, outro jornal que destaca o assunto nesta segunda-feira, diz que a Grã-Bretanha foi "deposta" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Um artigo que acompanha a reportagem do Daily Mail, ilustrado com a foto de uma mulher fantasiada sambando no Carnaval, lembra que o Império Britânico esteve por trás da construção de boa parte da infraestrutura da América Latina e que, em vez de ver o declínio em relação ao Brasil como um baque ao prestígio britânico, a mudança deve ser vista como uma oportunidade de restabelecer laços históricos.

"O Brasil não deve ser considerado um competidor por hegemonia global, mas um vasto mercado para ser explorado", conclui o artigo intitulado "Esqueça a União Europeia... aqui é onde o futuro realmente está".

A perda da posição para o Brasil é relativizada pelo Guardian, que menciona uma outra mudança no sobe-e-desce do ranking que pode servir de consolo aos britânicos.

"A única compensação (...) é que a França vai cair em velocidade maior". De acordo com o jornal, Sarkozy ainda se gaba da quinta posição da economia francesa, mas, até 2020, ela deve cair para a nona posição, atrás da tradicional rival Grã-Bretanha.

O enfoque na rivalidade com a França, por exemplo, foi a escolha da reportagem do site This is Money intitulada: "Economia britânica deve superar francesa em cinco anos".

23 de dezembro de 2011

Postagem especial de natal

15:40 | ,

Pois bem, caro leitor. Estamos chegando ao final de mais um ano no qual ficamos juntos, com as melhores opiniões da internet. Trouxemos de tudo aqui nesse espaço. Mas, hoje, o que trazemos é algo especial. A festa que mais aproxima as pessoas está por vir. Neste domingo, comemoraremos o Natal. E, por isso, o "Fatos e Opiniões" traz para você uma postagem especial.

Créditos: Mensagens Angels

Foto: Canindé Soares
Natal é tempo de meditar...

É tempo de fazer uma viagem para dentro de si e promover um efetivo renascimento moral.

Foi para nos fazer melhores que o sábio Aniversariante, homenageado no Natal, veio à Terra.

Ele veio para nos ensinar sabedoria e o caminho para a felicidade...

Por isso é que Natal é tempo de gratidão, de reconhecimento, de pensar sobre seu verdadeiro significado...

Natal também é tempo de orar...

É tempo de abrir o coração e dizer, com a sinceridade que a humildade proporciona:

Jesus, que neste Natal seu olhar luminoso penetre nossa alma, como a brisa morna da primavera, e acorde a esperança adormecida sob as folhas secas das ilusões, dos medos, da indiferença, do desespero...

Que seu perfume, suave como a ternura, envolva todo o nosso ser, confortando-nos e despertando a alegria que jaz esquecida por trás das lamúrias e distrações do caminho...

Que o bálsamo do seu amor acalme as nossas dores, silencie as nossas queixas, socorra a nossa falta de fé...

Que neste Natal o calor da sua bondade se derrame sobre o nosso espírito e derreta o gelo milenar do egoísmo que nos infelicita e faz infelizes nossos semelhantes...

Que seu coração generoso afine as cordas da harpa viva que vibra em nossa intimidade, e possamos cantar e dançar, até que o preconceito fuja, envergonhado, e não mais faça morada em nós...

Que o seu canto de paz seja ouvido por todos os povos, do oriente e do ocidente, e as guerras nunca mais sejam possíveis entre a raça humana...

Que neste Natal suas mãos invisíveis e firmes sustentem as nossas, e nos arranquem dos precipícios dos vícios, da ira, dos ódios que tanto nos infelicitam...

Que a água cristalina da sua bondade percorra nossa alma e remova o lodo do ciúme, da inveja, do desejo de vingança, e de tantos outros vermes que nos corroem e nos matam lentamente...

Que o bisturi do seu afeto extirpe a mágoa que se aloja em nosso íntimo e nos turva as vistas, impedindo-nos de ver as flores ao longo do caminho...

Que neste Natal a pureza da sua amizade faça com que possamos ver apenas as virtudes dos nossos amigos, e os abracemos sem receio, sem defesas, sem prevenções...

Que sua canção de liberdade ecoe em nós, para que sejamos livres como as falenas que brincam na brisa morna penetrada pela suavidade da luz solar...

Que o sopro da sua fé nos impulsione na direção das estrelas que cintilam no firmamento, onde não mais se ouvem gemidos de dor, e onde a felicidade plena já é realidade...

Ensine-nos, Jesus, a amar, a fazer desabrochar em nossa alma esse sol interior que nos fará luz por inteiro...

Ajude-nos a desenvolver o gosto pelo conhecimento, para que possamos encontrar a verdade que nos libertará da ignorância pertinaz...

E, por fim, Jesus, que neste Natal cada ser humano possa sentir a sua presença sábia e amiga, convidando a todos a uma vida mais feliz...

Tão feliz que sua mensagem não mais seja um tímido eco repercutindo em almas vacilantes, mas uma bela melodia que vibra o amor em todos os corações, por sobre toda a Terra...

Feliz Natal!

19 de dezembro de 2011

A lição de um mundial

16:31 | , ,

Foto: AP / Globoesporte.com
Domingo, 18 de dezembro de 2011. Um dia que poderia entrar para a história do futebol brasileiro como o dia em que o time que revelou Pelé seria campeão mundial quase 50 anos depois. Porém, outro gênio reinou absoluto no dia de ontem: Lionel Messi – Aliás, dentro de outro time genial, o Barcelona.

No domingo, o Brasil e o mundo assistiram a uma aula de bom futebol. Toque refinado, jogo objetivo e sem pressa, com total controle da posse de bola e da partida. Tudo o que há de mais perfeito no futebol foi praticado no jogo final do Mundial Interclubes, lá no Japão.

O Barcelona foi muito superior em campo, mostrando, com clareza, o porquê de ser o melhor time do mundo. Absolutamente, tenho de admitir: que timaço!

Porém, pontos negativos têm de ser tocados: O Santos parecia estar com medo do time catalão. Os zagueiros davam muito espaço. Não davam alternativas para o Neymar e o Paulo Henrique Ganso poderem sair da forte marcação. O Santos não tinha plano de marcação nos principais jogadores do Barcelona. Enfim, são inúmeros pontos a serem destacados que fizeram com que esse placar fosse tão elástico.

No mais, apesar da goleada, foi uma vitória do futebol. Jogo bonito dos dois lados. Craques dos dois lados. Porém, como em qualquer esporte, sempre tem de haver apenas um vencedor, ontem foi o dia do Barcelona.

Que fique de lição para o Santos, e para o futebol brasileiro, a final do Mundial Interclubes. O nosso nível precisa melhorar – e muito – para podermos competir de igual para igual com times do nível que foi visto em Yokohama.

Sonho do tri santista é esmagado pelo 'futebol extraterrestre' do Barça

16:30 | , ,

Créditos: Globoesporte.com

Foto: Reuters / Globoesporte.com
Foi bom enquanto durou. Não há time que se iguale ao Barcelona neste mundo. Vai ver é por isso que já se tornou clichê dizer que a equipe de Messi é de outro planeta. O Santos sonhava, mas não foi páreo para o Barça. Mesmo escalando três zagueiros para tentar brecar a equipe catalã, o Peixe foi encurralado. Respeitou demais o Barcelona. Perdeu por 4 a 0, sem ver a cor da bola, e volta ao Brasil sem a terceira estrela.

O time espanhol, enfim, consegue derrotar uma equipe brasileira em final de Mundial. Havia perdido em 1992, para o São Paulo, e em 2006, para o Internacional. Agora, acabou com a escrita e em grande estilo: jogando um futebol exuberante. Resta aos alvinegros aplaudirem e até saírem de campo orgulhosos. Por que não? O Barça está vários degraus acima de todos os outros. Mostra isso há anos na Europa. E mostrou no Japão, diante de um campeão da Libertadores que conta com os jogadores brasileiros mais badalados nos últimos tempos - Neymar e Ganso.

Havia muita expectativa sobre o duelo entre Neymar e Messi. O argentino desfilou. O brasileiro não conseguia receber um passe. No primeiro tempo, só chamou alguma atenção em uma arrancada do meio do campo, mas acabou parado por Puyol e Piqué. No segundo, teve chance clara, mas chutou em cima de Valdés.

Com seu toque de bola envolvente e marcação adiantada, os catalães isolaram o craque brasileiro à frente. Os armadores santistas apenas defendiam, e a ligação era direta, em chutões da defesa. É o que acostuma acontecer com os adversários do Barcelona. A lição mais básica do futebol: não se joga sem a bola.

Aula de futebol do Barça: O bloqueio santista durou apenas 16 minutos. Foi quando Durval tentou cortar passe de Xavi e furou à frente de Messi. Se o argentino é brilhante mesmo quando é bem marcado, imagina quando o defensor vacila! Ele recebeu livre e, com um leve toque de esquerda, encobriu Rafael. Bruno Rodrigo ainda tentou cortar. Sem sucesso. Grande gol. Gol de melhor do mundo.

A essa altura, o Barça era Barça. Dominava a posse de bola e encurralava o Peixe, como costuma fazer com todos os seus adversários. O técnico Muricy Ramalho, apostando em contra-ataques, resolveu reforçar a defesa com três zagueiros. Danilo, pela direita, e Léo, pela esquerda, tinham a missão de tentar explorar os lados do campo. No entanto, foram empurrados para trás implacavelmente.

O Peixe corria atrás da bola e nos raros momentos que a tinha esticava para Neymar ou para Borges, que só a viam passar por cima, de longe. Aos 24, mais um. Passe de Daniel Alves para Xavi. Durval e Bruno Rodrigo não cortam. O meia recebe na entrada da área e chuta rasteiro. Rafael não alcança. A essa altura, Muricy Ramalho se senta no banco. Resignado.

Um massacre se desenhava. Enquanto o Barça apresentava 76% de posse de bola, o Santos tinha dado apenas dois chutes a gol, ambos sem ameaçar muito Valdés. Ainda houve bola na trave de Fàbregas. Os santistas nas cadeiras do Estádio Internacional de Yokohama eram torturados, pois os ponteiros do relógio pareciam se arrastar. Aos 30 minutos, Danilo teve de deixar o campo, machucado. Elano, que havia sido preterido antes da partida para a escalação de Léo, entrou. Nada mudou. E o Barça ainda ampliou!

Aos 44, Messi recebeu a bola no meio da zaga e, de calcanhar, deu para Daniel Alves, que cruzou para trás. Rafael espalmou. Thiago tentou de peixinho, o goleiro santista defendeu novamente, mas a bola caiu no pé direito de Fàbregas. Estava encerrada a primeira etapa. O Barça deu uma aula. O Santos tentou jogar, mas foi impossível.

Defesa santista comete erros juvenis: Que o Barcelona é muito melhor não apenas do que o Santos, mas todos os outros times, não é novidade. Era até esperado que a equipe catalã encurralasse o Peixe. O problema é que a defesa santista ia cometendo falhas juvenis. Foi assim nos dois primeiros gols e também logo no primeiro minuto do segundo tempo, quando Edu Dracena perdeu a bola para Messi na entrada da área. O argentino rolou para Fàbregas, que chutou rasteiro e errou por muito pouco. O time catalão joga muito. E com os santistas entregando a bola de graça...

O Peixe continuava acuado, brigando com a bola, refém da marcação implacável do Barça. Sim, é preciso que se destaque isso. O time espanhol tem a bola o tempo todo porque, além de possuírem técnica refinada no toque, seus jogadores são extremamente determinados na hora de roubá-la. Mesmo os atacantes. É um sufoco.

Com oito minutos do segundo tempo, o Barça já havia perdido três chances claras. Além de Fàbregas, no primeiro minuto, Messi e Daniel Alves tiveram o gol à frente e não conseguiram marcar. Novamente, os minutos viraram horas para os alvinegros.

O primeiro lampejo santista na partida saiu apenas aos 11 minutos do segundo tempo, quando Ganso ganhou a bola no meio e lançou Neymar. O prodígio santista recebeu, avançou, mas chutou em cima de Valdés. É o tipo de jogada que o camisa 11 já definiu bem inúmeras vezes. Resume bem em que se transformou o jogo para os santistas. Um martírio.

O Barcelona parou de forçar o jogo e o Santos até conseguiu, em alguns momentos, ter a bola na intermediária adversária. No entanto, não conseguiu ameaçar Valdés. O contra-ataque tão esperado pelos santistas jamais aconteceu. Os torcedores alvinegros no estádio tentaram dar uma força. Cantaram o nome do time, mas em vão. O time espanhol, mesmo tirando o pé, ainda acertou a trave de Rafael, num chute de Daniel Alves. E marcou o quarto gol aos 36, com o próprio Daniel Alves aparecendo na esquerda para servir Messi. Com um toque de gênio, o argentino cortou Rafael e tocou para o gol vazio. Parecia videogame.

A partida estava liquidada desde o início, os santistas se conformam. Barcelona: campeão deste e de outros mundos.

16 de dezembro de 2011

Minimizando a frustração de concurseiros

19:08 | , ,

Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Viver de fazer concursos não é fácil. A pessoa sacrifica vários bons momentos da vida estudando para, quem sabe, conseguir um bom trabalho no serviço público e mudar de vida.

Porém, infelizmente, como em qualquer coisa no nosso país, sempre tem de existir alguém que queira levar vantagem. Foi descoberto um esquema que fraudava concursos públicos no interior do Estado. Tal ação foi combatida por uma operação do Ministério Público deflagrada nesta semana.

Por essas e outras que procuro apenas fazer concursos de organizadores de confiança e, de preferência, com grande abrangência. Infelizmente, mesmo com esses métodos legais, o "jeitinho" sempre faz com que os cargos nas prefeituras sejam distribuídos antes das provas. O pior é quando o sertame é cancelado sem o menor motivo.

Parabéns ao Ministério Público pela ação. Que ela abra os olhos dos concurseiros e que mais quadrilhas como essas sejam desbaratadas. Quem está atrás de um bom emprego não precisa passar por esses esquemas.

No mais, pra quem está estudando ou pra quem vai estudar para algum concurso, boa sorte!

Operação QI: MP prende quadrilha que fraudava concursos públicos no Estado

19:07 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Nesta quinta-feira (15), após quatro meses de investigação acerca de concursos realizados pelas empresas CONCSEL e SOLUÇÕES em municípios do interior do Estado, o Ministério Público do Rio Grande do Norte desencadeou a Operação "Q.I", dando cumprimento a quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo de Direito da Comarca de Martins, resultando na prisão de mais três pessoas em razão de flagrantes de crimes, totalizando sete pessoas presas.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, com diligências de buscas e prisões simultâneas nas cidades de Natal, Parnamirim, Martins, Mossoró e Severiano Melo, onde 19 Promotores de Justiça e mais de 120 policiais militares cumpriram as ordens judiciais.

A investigação iniciou-se na Comarca de Santa Cruz e posteriormente passou a ser conduzida pela Promotoria de Justiça de Martins juntamente com o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO), descortinando uma organização criminosa que atuou na realização de concursos públicos no interior do Estado e, notadamente, no município de Martins/RN no mês de outubro deste ano.

A quadrilha fraudava os concursos públicos através de acordos ilícitos para o ingresso de pessoas no serviço público através do pagamento de "propina" e concessão de outros favores. A investigação comprovou que o esquema comandado pelos sócios da empresa organizadora de concursos públicos CONCSEL, aprovam pessoas indicadas por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios ou através do pagamento de valores direto pelo próprio candidato. Os candidatos assinavam gabaritos fraudados, preenchidos pela própria organização criminosa em momento posterior à realização das provas com a marcação de respostas corretas em número suficiente para a aprovação dos favorecidos.

O modus operandi da quadrilha instalada dentro da CONCSEL, empresa organizadora de concursos públicos pode assim ser resumido:

a) contato com Prefeitos ou Secretários, com oferta de elaboração de projetos de lei que determinem a criação de cargos públicos ou reformulação da estrutura administrativa;
b) contato posterior para elaboração de editais e demais atos da licitação, oportunidade em que é acertada a vitória da empresa CONCSEL na licitação em troca de aprovação de candidatos;
c) conluio com empresas "parceiras" para fraude aos procedimentos licitatórios;
d) acerto com municípios, através de funcionários do alto escalão, normalmente secretários de administração ou saúde, procuradores, prevendo o número de vagas destinadas a pessoas ligadas aos mesmos, sendo fornecida pelo município lista com o nome dos candidatos a serem aprovados;
e) acerto com clientes fixos e eventuais, vendendo vagas em troca de dinheiro e outros favores;
f) coleta de assinaturas dos candidatos em gabaritos preenchidos pela quadrilha;

No concurso público do município de Martins, realizado no último mês de outubro, vários candidatos foram aprovados em razão dessas fraudes.

Ressalte-se, desde já, que a investigação contra a empresa CONCSEL CONCURSOS E SELEÇAO DE PESSOAL LTDA EPP se deveu as suspeitas levantadas contra a SOLUÇÕES METODOS E SELEÇÃO DE PESSOAL LTDA ME, as quais possuem o mesmo quadro societário e que já fora alvo de investigações e ações anteriores, em razão da prática de fraude a licitações.

Além das fraudes nos concursos públicos, a quadrilha igualmente praticou outros delitos, como fraudes à licitação, corrupção passiva e tráfico de influência.

Após o cumprimento das mencionadas ordens judiciais, o Ministério Público Estadual analisará os documentos apreendidos e, em tempo hábil, oferecerá denúncia acerca dos fatos delituosos investigados.

12 de dezembro de 2011

(in)Segurança pública

19:44 | , ,

A segurança do Rio Grande do Norte é um caos. Isso todos nós sabemos. Mas, chega a ser assustador como a incompetência do setor de segurança pública é grande. Um grande exemplo pôde ser visto na reportagem abaixo da Tribuna do Norte mostrando a situação de delegacias e policiais civis no interior do Estado.

Como é possível administrar delegacias de 10, 15, 20 cidades de uma só vez? Impossível! Além disso, a pouca estrutura existente não favorece em nada o difícil trabalho dos policiais civis - e, até mesmo, dos militares.

É preciso maior ação do Governo do Estado para sanar essa grave deficiência da segurança pública do RN. Delegacias e viaturas, na situação em que se encontram, só favorecem o crime. Dentro dessas melhorias, a nomeação de concursados e a contínua captação de pessoal também ajudaria a combater essa deficiência. E isso tem de ser feito o quanto antes!

Enquanto isso, ficaremos a mercê da bandidagem e do sucateamento de quem deveria nos proteger. Enquanto os governantes têm segurança particular e todo um aparato a sua disposição, o restante da sociedade terá de conviver, ainda, com esse monte de sucata chamada "Segurança pública do RN".

Delegados regionais 'pedem pra sair'

19:42 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Os 10 delegados responsáveis pelas delegacias regionais do Rio Grande do Norte entregarão os cargos em virtude das deficiências na estrutura da segurança pública do Estado. A decisão será protocolada na próxima quarta-feira, 14, em reunião com o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva. Até o final do mês de janeiro de 2012, os homens deverão se ver livres dos cargos administrativos em que ocupam. A única possibilidade de a categoria rever a decisão é com a convocação integral dos aprovados em concurso no ano de 2009.

Sob responsabilidade de cada um dos delegados regionais estão a investigação de crimes ocorridos em 15, 16 e até mesmo 20 cidades do RN. A sobrecarga de trabalho começa a gerar indignação nos delegados, que se reuniram ontem para decidir medidas visando a melhoria do serviço prestado à população. Para a presidenta da Associação dos Delegados (Adepol), Ana Cláudia Saraiva, "não há mais condições de continuar assim".

A decisão pela entrega dos cargos foi deliberada ontem durante reunião na sede da Adepol, no bairro de Mãe Luíza - zona Leste de Natal. Como delegado regional é um cargo administrativo indicado pelo delegado-geral, há a possibilidade de pedir exoneração sem prejuízo legal. A protocolação da decisão ocorrerá na próxima quarta-feira durante reunião na Delegacia Geral de Polícia (Degepol).

A reivindicação da categoria é que haja a nomeação de mais de 50 delegados concursados para que eles ocupem, no mínimo, todas as sedes de comarca do Estado. O Rio Grande do Norte conta com 65 Comarcas, das quais apenas 24 contam com equipe da Polícia Civil.

O delegado Getúlio Medeiros, da 7ª DRP em Patu, esclarece que o problema da sobrecarga teve início quando houve a determinação para a Polícia Militar não mais realizar o papel da Polícia Civil, no registro e investigação de ocorrências. "Aceitamos o desafio em nome da segurança pública, pois disseram para a gente que logo haveria um concurso e as comarcas seriam ocupadas. Houve o concurso, só que os aprovados ainda não foram nomeados", disse Medeiros - responsável por 14 cidades. Ele classificou como "humanamente impossível" conduzir inquéritos em tantos municípios diferentes. "Chegamos ao nosso limite. Me senti enganado ao assumir o compromisso e não ver a contrapartida do governo em auxiliar a segurança pública".

Em situação similar, está o delegado Petrus Antonius Gomes Ferreira, da 9ª DRP em Santa Cruz. Responsável por 12 cidades, Petrus possui um agente e não há escrivão para auxiliá-lo na tarefa de polícia judiciária. "A estrutura da Polícia Civil nessas 12 cidades se resume a mim, o delegado. Estou sobrecarregado com a demanda do serviço", reclama Petrus Antonius.

Para a presidenta da Adepol, a decisão de deixar os cargos ocorre no sentido de pressionar a administração para melhorias na Polícia Civil. "Queremos a nomeação dos aprovados. Já deu para perceber que do jeito que está não pode continuar", afirmou.

Delegado responde por 15 municípios: "O bicho vai pegar". É com essa frase que um policial militar reage quando informado sobre a possibilidade dos delegados regionais entregarem seus postos. O PM, que não quis revelar sua identidade, é lotado no 3º Pelotão de Polícia Militar de São Paulo do Potengi. No município, distante 71 quilômetros de Natal e com quase 16 mil habitantes, apenas dois PMs fazem a segurança da população. Além disso, é lá onde funciona a 1ª Delegacia Regional do Rio Grande do Norte. No prédio de dois pavimentos, os policiais civis dividem o espaço com 47 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) que existe no local. O titular da Delegacia, Otacílio Medeiros, responde por 15 municípios e, assim como os demais delegados regionais, quer entregar o cargo próxima semana.

Segundo o delegado, a segurança pública no interior do Estado vive num "mundo de ilusões". "Eu faço de conta que sou delegado dos 15 municípios e todos fazem de conta que existe polícia judiciária no interior", disse por telefone. Somando a população de todas as cidades que Otacílio deve prestar assistência, chegamos à marca de 143.797 habitantes. Para o trabalho de investigação e elucidação dos crimes, o delegado conta com a ajuda de 14 homens e apenas  duas viaturas. "É humanamente impossível trabalhar nessas condições. São cinco sedes de comarca que tenho que dar conta", afirmou.

O prédio da 1ª Delegacia Regional (DR) está localizado logo na entrada de São Paulo do Potengi. Por fora, é possível notar marcas de descuido com o bem público. Paredes sujas, rachadas e mofadas dão ao local um aspecto de abandono. Animais abandonados rondam o prédio. Por trás da delegacia, no quintal, uma criação de bodes convive com a sujeira ocasionada pela falta de limpeza e manutenção do sistema de esgoto. No térreo, funciona o CDP. À direita, ainda do lado de fora, uma escada dá acesso às instalações da DR. Nas paredes internas, mais mofo. O único computador no local estava coberto de poeira, assim como o balcão onde os agentes trabalham. Não existem cadeiras para acomodar quem chega para prestar queixa. O policial civil que estava na delegacia na tarde de ontem não quis se identificar e preferiu não dar informações. "Quem sabe as coisas aqui é o delegado. Não sei dizer nada não", disse o servidor que não autorizou a equipe de reportagem fotografar as instalações internas.

O agente não soube dizer quantos Boletins de Ocorrência (BO's) foram registrados este ano, mas informou que há documentos de pessoas provenientes de municípios de toda região. "Vem gente de todo lugar para prestar queixa aqui na delegacia. Desde perda de documento, a crimes mesmo", relatou.

Para tentar otimizar o tempo, o delegado Otacílio Medeiros afirmou que elegeu as cidades mais importantes para visitar pelo menos uma vez por semana. Em São Paulo do Potengi, o delegado vai às segundas e quartas. Em São Tomé, as visitas acontecem às terças. Nas quintas-feiras, Lajes é o município visitado. "Aí ainda tem a comarca de Bom Jesus e de Tangará que ainda respondo. O trabalho não é fácil".

A situação também não é fácil para os policiais militares que prestam assistência aos potengienses. Apenas dois soldados, por dia, são os responsáveis pela segurança da cidade que possui bancos, caixas eletrônicos e comércio movimentado. A população reclama e pede mais segurança. "É um absurdo, uma cidade tão grande e não tem policiamento adequado. Essa delegacia é um perigo, os presos vivem fugindo. É lamentável esse descaso com a gente", disse Francisco Lima, 51 anos, agricultor. A informação é confirmada por um dos policiais. "Vez por outra um preso foge. Constantemente somos chamados pelo pessoal para dar apoio e evitar mais fugas", contou um soldado.

Presos ficam fora das grades e ajudam nos serviços gerais: Os problemas da Delegacia Regional de São Paulo do Potengi não se limitam a parte superior do prédio. No térreo, as dificuldades são ainda mais visíveis. É lá onde funciona o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. Onde deveriam existir apenas 10 presos, abriga 47 detentos. Cinco deles, acusados de cometer estupro, estão detidos na garagem da delegacia. O delegado Otacílio Medeiros reclama que, apesar de não ser o responsável pelos presos, a presença deles incomoda e representa um risco.

Quem chega à Delegacia Regional é surpreendido pela presença de dois presos passeando livremente pelo local. Apenas um agente penitenciário é responsável pela segurança dos homens. Sem revelar o nome, ele explicou o motivo dos dois detentos estarem fora das celas. "Eles ajudam nos serviços gerais. Não tem quem faça a limpeza, por exemplo", disse. Francisco Fideles está detido no local há dois anos e três meses. Ele aguarda ser julgado pela Justiça por ter cometido um homicídio em São Paulo do Potengi. "Sou comportado, não quero fugir, por isso ajudo os agentes nas tarefas que tem aqui", explicou.

Estrutura: São apenas duas celas no CDP. Dos 47 presos, nove estão no regime semi-aberto e vão ao local apenas para passar a noite. 17 já estão condenados e deveriam estar em cadeias públicas. Oito, segundo o agente penitenciário, deveriam estar soltos. "Mas a Justiça não resolve e vai acontecendo esse problema aqui, né?", indagou.

Os presos, atualmente, estão sob custódia de secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), porém, para o delegado Otacílio, a presença do CDP representa perigo. "É um perigo esses homens naquele local. Alguns já fugiram. Tem criminoso de todo tipo ali. O ideal seria que a delegacia estivesse em outro prédio", disse.

Os agentes penitenciários reclamam da falta de estrutura e condições de trabalho. "O ar condicionado do alojamento está quebrado há mais de seis meses. Mas isso é o de menos. Nem arma a gente tem. A arma que eu uso é minha, não foi dado pela secretária não", revelou um dos agentes.

Policiais aguardam nomeações: O Rio Grande do Norte possui um deficit de 5.396 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes. Estudo apresentado pelo Sindicato de Policiais Civis e Servidores de Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), seriam necessários 6 mil agentes, 800 escrivães e 500 delegados para atender às necessidades dos 3.168.027 habitantes do Estado, distribuídos nos 167 municípios da unidade federativa. Enquanto isso, no dia 17 de novembro completou-se um ano que 516 aprovados no concurso da Polícia Civil - e já capacitados -, aguardam pela nomeação e início das atividades. A abertura do edital para o certame aconteceu em 5 de dezembro de 2008. Desde novembro do ano passado foi concluída a última parte do processo, o Curso de Formação que durou aproximadamente quatro meses. Ao todo são 90 delegados, 132 escrivães e 294 novos agentes de polícia à espera de uma definição do Governo.

O Executivo alega que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem sido o motivo do impedimento dessas contratação de pessoal para a Sesed. O gasto mensal com a nomeação dos aprovados no concurso público da Polícia Civil seria da ordem de R$ 1.652.441,30, apontam cálculos apresentados pelo MP em audiência ocorrida em setembro último e que tratava da situação da segurança pública no RN. Isso representa um impacto mensal de 0,6% na folha mensal de pagamento do Estado.

Interior: Segurança é deficitária: A deficiência da segurança pública no interior do Estado já é conhecida da população e dos bandidos. Os casos de desmoralização e afronta à polícia são recorrentes. Há menos de 30 dias, a cidade de Parazinho viveu momentos de terror. Os moradores do município foram surpreendidos por uma quadrilha que realizou um verdadeiro arrastão por estabelecimentos comerciais da localidade. Rendidos, os dois policiais militares de serviço nada puderam fazer para combater a ação criminosa. A atuação da quadrilha surpreendeu pela ousadia. O roubo de armas e fardamento do destacamento da PM da cidade facilitou os assaltos conseguintes. Assim que chegaram à cidade, por volta das 11h do domingo passado, fizeram da delegacia da cidade o primeiro alvo. Em um intervalo de um ano foram registrados casos similares nos municípios de Boa Saúde e Brejinho, para citar alguns. O efetivo total da cidade de Parazinho é composto por quatro policiais, sendo um sargento e três soldados que se revezam. Os crimes da cidade são investigados pela delegacia regional em João Câmara - que além de Parazinho, é responsável por outras 15 cidades.

9 de dezembro de 2011

Uma crueldade sem tamanho

12:21 | , ,

Há cerca de um ano, adquiri um cachorro - aliás, uma cachorrinha linda. Crio ela com muito amor, carinho e responsabilidade. Não é a toa que, sempre ao chegar em casa, ela está no portão a minha espera e me recebe com todo o carinho possível.

Foto: Folha de S. Paulo
Mas, pelo visto, esse carinho não é presente em um morador da cidade de Novo Horizonte, em São Paulo. Ele enterrou um filhote de cachorro vivo - com apenas quatro meses de idade! Absurdo, não?!

Não há palavras para descrever tamanha crueldade. Eu, como dono de um animal, me sinto na pele de quem encontrou e salvou o pobre cachorrinho. Lamentável! Absurdo é pouco para descrever essa ação cruel e desumana do dono do filhote enterrado.

Uma cadeia é o mínimo para o foragido dono do animal. Tal atitude é repugnante!

Quanto ao cachorro, espero que o seu novo dono trate-o com o carinho que merece. Afinal, independente de tudo o que ocorrer com o cidadão, é inadmissível que o animal sofra de graça. Boa sorte pro cachorrinho!

Cachorro é resgatado após passar 12h enterrado em Novo Horizonte, SP

12:20 | , ,

Créditos: G1

Um filhote de cachorro de apenas 4 meses foi resgatado em Novo Horizonte, interior de São Paulo, depois de passar 12 horas enterrado vivo.  O animal foi encontrado no quintal da casa do homem suspeito de enterrá-lo.

Foto: Rodrigo Mansil (TV TEM / G1)
O integrante da Associação de Proteção aos Animais Alexandre Rodrigues recebeu denúncia de que havia um cachorro enterrado vivo no quintal de uma casa e decidiu investigar. Foi quando ele encontrou o animal respirando. O cachorrinho perdeu a pelagem e corre o risco de ficar cego. Segundo a Polícia, o filhote teria passado 12 horas enterrado.

Logo após o resgate, o filhote foi levado para uma clínica veterinária. Ele está desnutrido e desidratado. Segundo a veterinária Viviane Cristina da Silva, o animal deve ficar pelo menos durante 15 dias em observação.

Agora, o cãozinho está a salvo e recebe carinho e atenção de todos os profissionais que trabalham na clínica. Até recebeu um nome muito especial, “Titã”, que significa filho da terra, salvo da terra.

Foi apresentado um termo circunstanciado à Justiça e o suspeito de enterrar o cachorro deverá ser investigado pelo crime de crueldade contra animais.

5 de dezembro de 2011

Valeu, Doutor!

21:04 | , ,

Foto: Paul Ellis (Associated Press / Folha Online)
O amanhecer do último domingo foi de uma tristeza impressionante para os amantes do futebol. O Brasil foi pego de surpresa com a morte do ex-jogador Sócrates – um dos maiores atletas que o nosso país já teve.

O cara era genial. Apesar de não ter tido um porte físico ideal para um jogador de alto nível, sua genialidade e habilidade compensavam esta discrepância. O jogador que virou médico fez história com a camisa de times como Corinthians, Flamengo, Santos e Fiorentina.

Infelizmente, não o vi jogar. Mas, tenho certeza que as torcidas que o tiveram como ídolo, seguramente, tinham bastante alegria e vontade de vê-lo jogar. Um gênio!

Mas, a morte do doutor abre caminho para a discussão sobre um mal que deve ser levada em conta e as conversas a sério: o alcoolismo (Sócrates sofria desse vício).

São precisas várias políticas públicas de saúde para combater esse que é um dos piores males que um ser humano pode enfrentar. Beber demais traz sérias conseqüências – como a cirrose, o que ajudou a matar Sócrates.

Mas, agora o que temos de fazer é homenagear um dos grandes jogadores da história do Brasil. Sócrates merece ser lembrado sempre nas listas dos melhores. Onde o doutor estiver, ele continuará reverenciando o futebol brasileiro. Obrigado, Sócrates!

Ex-jogador Sócrates morre em São Paulo aos 57

21:04 | , ,


Foto: Jorge Duran (France Press / Folha Online)
O ex-jogador paraense Sócrates morreu às 4h30 deste domingo aos 57 anos em decorrência de um choque séptico, que ocorre quando bactérias de uma infecção chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.

O enterro será em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, pouco antes do início da última rodada do Campeonato Brasileiro, que está agendada para as 17h deste domingo. A CBF já comunicou que fará um minuto de silêncio em homenagem ao jogador que defendeu a seleção nas Copas de 1982 e 1986.

O ídolo do Corinthians, estava internado desde a última quinta-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einsten, na zona sul de São Paulo, após dar entrada com quadro de infecção intestinal.

Sócrates, sua mulher e um amigo haviam se sentido mal na noite de quinta-feira (1º) após comerem em um evento.

O ex-jogador chegou a ficar internado outras duas vezes entre agosto e setembro, também na UTI, por conta de hemorragias digestivas.

Sócrates era casado e tinha seis filhos. Além de Corinthians e Botafogo-SP, jogou também pelo Flamengo, Santos e Fiorentina, da Itália. Formado em medicina, trabalhava como comentarista na TV Cultura e colunista do "Agora São Paulo", do Grupo Folha, e da "Carta Capital".

Conhecido como "Calcanhar de Ouro", "Doutor" e "Magrão", Sócrates era fumante, grande consumidor de álcool e personalidade com visão forte sobre futebol e política.

Formou-se como jogador pelo Botafogo de Ribeirão Preto e rapidamente tornou-se o melhor atleta do time, mesmo treinando menos que os demais jogadores do elenco, porque também estudava medicina à época. Deixou o time em 1978 e foi para o Corinthians, clube em que atuou por seis anos e onde sempre teve sua imagem vinculada.

Ele foi um dos líderes da "Democracia Corinthiana", movimento que permitiu o voto de jogadores, comissão técnica e diretoria em todos os assuntos do clube, que durou até a chegada do time às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1982 e a conquista do Paulista em 1982 e 1983. O movimento acabou em 1984.

Com o time, também se envolveu em manifestações de protesto contra o regime militar brasileiro, na época das "Diretas Já" e com frases como "Quero votar para presidente". Um pôster da equipe trazia as palavras "Democracia: Vencer o campeonato é o menor detalhe."

Com a camisa da seleção, venceu 60 partidas e marcou 21 gols durante os sete anos em que vestiu a camisa da seleção brasileira. Ele estreou em um amistoso internacional com o Paraguai, vencido pelos brasileiros por 6 x 0, em 1979.

Sócrates foi capitão da seleção em 1982, em uma das equipes consideradas as melhores de toda a história a não terem conquistado a Copa do Mundo. Atuando ao lado de outros grandes craques como Zico, Júnior, Falcão e Éder, o Brasil realizou jogos memoráveis, com gols únicos e até que um lapso do sistema defensivo levou o time verde e amarelo a uma surpreendente derrota por 3 x 2 para a Itália, nas quartas-de final.

Também defendeu o Brasil na Copa de 1986. De maneira menos espetacular que na edição anterior, a equipe ainda era considerada favorita, até a eliminação para a França nas quartas-de-final, nos pênaltis, quando Sócrates teve sua cobrança defendida por Joel Bats.

2 de dezembro de 2011

Hora dos palpites

17:57 | , ,

Olá... Nesta sexta, foram sorteados os grupos para a Eurocopa2012, realizada simultaneamente na Polônia e na Ucrânia. Várias surpresas aconteceram no sorteio realizado hoje. Grupo da morte, claro, está presente. Por isso, trazemos hoje a opinião do correspondente do site Globoesporte.com na Europa, Rafael Maranhão, postada nesta sexta-feira no seu blog "Europa via Maranhão". Boa leitura!

Créditos: Globoesporte.com

Sorteios de grupos de torneios de futebol são quase sempre chatos. Mas um dos poucos momentos de diversão é acompanhar a reação dos treinadores conforme as bolinhas vão saindo. Nesta sexta-feira, em Kiev, no sorteio da Eurocopa de 2012, que acontecerá na Polônia e na Ucrânia, foi assim. O alemão Joachim Löw parecia em choque quando sua seleção caiu naquele que virou imediatamente o Grupo da Morte, com Holanda, Portugal e Dinamarca. Por outro lado, o sueco Erik Hamrén começou a gargalhar quando sua seleção foi sorteada para o grupo da co-anfitriã Ucrânia.

Grupo mais difícil do que o B não há. Ou há? Qual a sua opinião? E o grupo mais fácil? Aqui uma rápida análise das chaves da Eurocopa 2012.

Grupo A – Polônia, Grécia, Rússia e República Tcheca: Esse era o grupo em que as outras 12 seleções gostariam de estar. Ao mesmo tempo, um dos grupos mais difíceis de arriscar uma previsão por ser muito nivelado (por baixo?). A Polônia tem a vantagem de jogar em casa, mas talvez sequer estivesse no torneio se não fosse uma das donas da casa. A Grécia é a única equipe da chave que esteve na última Copa do Mundo, mas, assim como no último Euro, disputou três jogos e voltou para casa mais cedo. Os tchecos somente não foram às quartas-de-final em 2008 por causa de uma Turquia que fez alguns milagres. Mas o time não se renovou e ainda depende de Milan Baros para fazer gols. Pelos jogadores que tem, a Rússia, uma das grandes surpresas da última Eurocopa, sai na frente aqui. Merece menção a análise precisa do treinador da seleção grega, o português Fernando Santos: “Sorteio é sorteio”.

Grupo B – Holanda, Dinamarca, Alemanha e Portugal: “Partidas duras, mas boas de jogar”, postou o astro holandês Wesley Sneijder no Twitter logo depois do sorteio. O técnico da Holanda, Bert van Marwijk, não parecia tão empolgado. A última vez em que a Laranja caiu na primeira fase de um grande torneio foi em 1980, mas o risco agora não é pequeno. No papel, Alemanha, com uma geração fantástica, e Holanda saem na frente. Portugal complicou-se no seu grupo das Eliminatórias, ficou novamente atrás da Dinamarca como nas Eliminatórias da Copa de 2010, e vai depender mais do que nunca de Cristiano Ronaldo. Os dinamarqueses adoraram ter Portugal na chave mas têm sérios problemas contra equipes mais tradicionais. São candidatos a voltar para casa mais cedo. Neste grupo estão dois dos brasileiros com presença quase certa no torneio: Pepe na seleção lusa e Cacau na equipe germânica.

Grupo C – Espanha, Irlanda, Croácia e Itália: Outros dois brasileiros provavelmente em ação nessa chave, Thiago Motta pela Itália e Eduardo pela Croácia. Apontar Espanha e Itália como favoritas é inevitável. Mas será interessante ver como a Irlanda, que ficou fora da Copa do Mundo por um erro de arbitragem, se comporta. Giovanni Trapattoni tem feito um grande trabalho desde que assumiu a equipe em 2008 e certamente os italianos preferiam não ter o conterrâneo pela frente. Aliás, isso foi exatamente o que disse o técnico italiano Cesare Prandelli, que arrumou a casa após o vexame italiano na África do Sul. Depois de ser cortado da Copa de 2006, ter ficado fora do Euro2008 por lesão e de a Croácia não ter se classificado para o Mundial 2010, será bom ver Eduardo finalmente em ação num grande torneio (toc, toc, toc – bate na madeira). Sobre a Espanha, o que dizer que ainda não foi dito? O desafio agora é fazer o que nunca ninguém fez: ganhar duas Eurocopas seguidas. Curiosidade: os irlandeses voltam ao torneio depois de 24 anos e as duas outras equipes que fizeram isso, França em 1984 e Grécia em 2004, terminaram campeãs. Será?!

Grupo D – Ucrânia, França, Suécia e Inglaterra: Os suecos planejavam ficar na Polônia mesmo que caíssem numa chave na Ucrânia, mas mudaram de ideia depois que descobriram que vão disputar os três jogos na capital Kiev, o que facilita bastante as coisas. Também ficaram felizes por cair no grupo dos ucranianos, mas franceses e ingleses com certeza não ficarem chateados por terem os escandinavos como adversários. Laurent Blanc tirou a França do buraco, após os vexames do Euro 2008 e da Copa 2010, e arrumou a casa. Agora chega o grande teste. Dele e da geração de Samir Nasri e Karim Benzema. Fabio Capello também tem muito a provar na Inglaterra. Foi forçado a fazer a renovação que adiou em 2010 mas tem muitos jovens jogadores que ainda são coadjuvantes em suas equipes. Dizer que o time vai sentir a falta de Wayne Rooney, suspenso nos três primeiros jogos, é muito óbvio. A Ucrânia disputa com a outra anfitriã o posto de equipe mais fraca do torneio. Ainda depende do veterano Andrei Shevchenko e talvez conte com o brasileiro Edmar. Os suecos, acredite!, ousam discutir se a seleção precisa mesmo de Zlatan Ibrahimovic. Sem ele, melhor nem pegar o avião.

E aí, quem arrisca um palpite?

Grupos da Euro 2012 são sorteados

17:57 | , ,

Créditos: Globoesporte.com

Foto: Reuters / Globoesporte.com
Foram sorteados nesta sexta-feira, em Kiev, as chaves da Eurocopa 2012. Atual campeã da competição, a Espanha não caiu em um temido “grupo da morte” e vai encarar Irlanda, Croácia e Itália na primeira fase. O torneio tem início no dia 8 de junho do ano que vem com o confronto entre Polônia e Grécia, em Varsóvia.

Por outro lado, a chave mais complicada acabou sendo a da atual vice-campeã mundial, Holanda. Os algozes do Brasil na África do Sul terão pela frente nada mais, nada menos do que Portugal e Alemanha, além da Dinamarca.

Enquanto isso, a Polônia, uma das anfitriãs do torneio ao lado da Ucrânia, não vai encarar nenhum bicho papão no já chamado “grupo da vida” (no papel, seria o oposto do "grupo da morte"). Os donos da casa, que estão na chave A, enfrentam Rússia, República Tcheca, além dos gregos na estreia da competição.

Os franceses, que com um coeficiente ruim ficaram no pote 4 do sorteio ao lado de seleções mais fracas, acabaram caindo no Grupo D ao lado da coanfitriã Ucrânia, Suécia e Inglaterra, que não contará com o craque Wayne Rooney na primeira fase.

O astro do Manchester United foi suspenso pela Uefa por três jogos por ter agredido o zagueiro Miodrag Dzudovic, de Montenegro, durante um duelo entre as duas seleções pelas eliminatórias da Euro em outubro.

Craques do passado marcam presença: O sorteio, realizado no Palácio das Artes na capital ucraniana, foi precedido por um show de uma cantora local. Logo depois, um jogador de cada seleção que já levou um título da Eurocopa subiu ao palco para ser homenageado – cada qual trazendo nas mãos a bola usada na época das conquistas - e, também, participar do sorteio.

Entre os craques do passado, nomes como Zidane (campeão com a França em 2000), Van Basten (campeão com a Holanda em 1988) e Antonin Panenka (campeão com a antiga Tchecoslováquia em 1976 e famoso por ter inventado a "cavadinha") marcaram presença.

E não só lendas do futebol participaram da cerimônia. O ex-atleta ucraniano Serguei Bubka, medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos de 1988, foi o responsável por apresentar a bola oficial da Euro 2012.

Última edição com 16 seleções: A edição de 2012 será a última Eurocopa com 16 seleções, já que o presidente da Uefa, Michel Platini, implantou o aumento para 24 federações em 2016, na França.

A competição terá início no dia 8 de junho, em partida da anfitriã Polônia, no Estádio Nacional, em Varsóvia, diante da Grécia. Duas equipes de cada chave se classificarão para as quartas de final, disputadas entre 21 e 24. A grande decisão está marcada para 1º de julho no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

Grupo A: Polônia; Rep. Tcheca; Grécia; Rússia
Grupo B: Holanda; Dinamarca; Portugal; Alemanha
Grupo C: Espanha; Irlanda; Croácia; Itália
Grupo D: Ucrânia; França; Suécia; Inglaterra