11 de novembro de 2011

Perdeu, playboy!

12:24 | , ,

Foto: Ângelo Antônio Duarte (Jornal "O Globo")
Uma vitória para a polícia do Rio de Janeiro foi registrada nesta semana. Um dos traficantes mais procurados do país (Antônio Francisco Bonfim Lopes, o "Nem") foi preso tentando fugir de seu reduto (a favela da Rocinha).

Ele era um homem violento. Durante 10 anos, comandou com mão de ferro o tráfico de drogas, outras empreitadas (lícitas ou não) e a vida dos moradores de uma das maiores favelas do país.

Apesar dessa prisão (que foi um passo importante para a pacificação do Rio de Janeiro), sabemos que traficantes do porte do "Nem" são apenas a ponta do iceberg. Eles podem ser grandes traficantes, mas há gente maior por trás, sem sombra de dúvidas. Algo precisa ser feito com maior abrangência para acabar com esse mal que é o tráfico de drogas.

Mas, só isso não basta. O principal norteador dessa situação precisa ser atacado desde cedo: o usuário. Se não fosse por ele, nada disso estaria acontecendo. É preciso que se faça uma grande campanha de conscientização para que esse comércio que não traz benefício algum seja extinto de uma vez por todas. E não é só gastar dinheiro com comercial de TV não: palestras, ações policiais, endurecimento das leis... São inúmeras ações que precisam ser tomadas.

Mas, enquanto os governantes não resolvem nada desse tema, há de se agradecer a polícia do Rio de Janeiro por tirar mais um bandido de alta periculosidade de circulação. A sociedade brasileira - e quem combate o tráfico de drogas - agradece.

0 comentários: