6 de junho de 2011

Você já caiu num buraco hoje? Prepare-se

11:47 | , ,

Pois bem, caro leitor. Infelizmente, os motoristas que trafegam por Natal se vêem rodeados por uma situação absurda: a quantidade de buracos nas vias e a ineficiência do poder público na conservação e manutenção das ruas. Então, como já falamos sobre isso, desta vez, traremos um texto de opinião diferente.

A autoria é do jornalista Diógenes Dantas, da Sim TV e do portal Nominuto.com. O texto abaixo foi postado no último dia 03, em seu blog no portal jornalístico.


Foto: Dinarte Assunção (Nominuto.com)
Trafegar pelas ruas e avenidas de Natal está cada dia mais complicado. A perícia ou o cuidado dos motoristas não importa mais. O que vale mesmo é ter sorte.

Você já caiu num buraco hoje? Não? Prepare-se. O perigo mora ao lado, mais adiante, fica depois da próxima esquina, depois do primeiro sinal, passando o cruzamento das duas avenidas, diante do hospital, pertinho da escola, no centro, na periferia, enfim, por toda cidade.

É buraco que não acaba mais! Buracos de todos os tamanhos e de todos os gastos. As oficinas estão lotadas de carros para consertar pneus, trocar amortecedores, fazer alinhamentos e balanceamentos. Cambagem. Os prejuízos são consideráveis e provocam "buracos" em qualquer orçamento doméstico.

O período chuvoso agrava o quadro, mas não pode servir de desculpa para tudo. Natal está esburacada há tempos, necessitando urgentemente de recuperação da malha viária.

Grosso modo, os buracos da cidade devem ser atribuídos aos seguintes fatores: às fortes chuvas dos últimos meses ; aos serviços de órgãos ou empresas públicas como a CAERN; e à falta de manutenção adequada sob a responsabilidade da Prefeitura de Natal.

Aliás, a Prefeitura de Natal e a CAERN não se entendem. Ficam no jogo de empurra. Esse buraco é da CAERN! Esse buraco é da prefeitura! Quem tem que tapar é ele! Quem tem que tapar é ela!

Alguns moradores têm levado na esportiva. E passaram nominar os buracos. Hoje de manhã, eu passei por um deles batizado como "Buraco da Micarla", localizado por trás da Escola Floriano Cavalcanti (Floca), na via principal que corta o bairro de Mirassol. Há muito mais!

Tem gente que coloca bandeirinha. Tem gente que coloca bonecos, tipo judas de sábado de aleluia. Vale tudo para chamar atenção dos gestores públicos para os buracos nossos de cada dia.

A população anda fotografando os buracos e registrando-os em blogues e sites. Alguns empresários do setor de transporte coletivo também se juntaram ao esforço de localizar e mapear a buraqueira. E a sua contribuição, caro leitor, é bem-vinda!

A Semob - Secretaria de Mobilidade Urbana - e a Semopi - de obras - anunciaram um plano de recuperação da malha viária de Natal com recursos do Governo Federal (PAC 2). A Prefeitura de Natal decretou estado de emergência para facilitar a obtenção dos recursos. Deus queira que a gestão atual consiga, porque ninguém aguenta mais tantos buracos!

É preciso tapar buracos nas quatro regiões da capital. E retomar a pavimentação de ruas e obras de drenagem.

Já imaginou essa buraqueira na Copa 2014? Se nós brincarmos haverá turista xingando, em inglês ou português: - Vai tomar no buraco!

Buracos custam caro!

11:45 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Não há mais trocadilhos poéticos, apelidos ou rimas que consigam mensurar a quantidade de buracos em Natal atualmente. Em todas as zonas da cidade, é possível encontrar verdadeiras crateras. Nos dias de chuva, cobertos pelas  poças que se formam no seu entorno, causam prejuízos e acidentes. Mas os problemas não se resumem aos dias nebulosos. Quando o sol ilumina o asfalto é possível perceber a dimensão do estrago. Nas oficinas, a procura por manutenções de veículos aumentou. O lucro dos empresários é inversamente proporcional à indignação dos proprietários de veículos.

A aposentada Inês Lago, deixou a oficina da concessionária na qual comprou um veículo há cerca de três anos com um questionamento cujo destinatário tem endereço conhecido, o Palácio Felipe Camarão. Imaginando que iria gastar aproximadamente R$ 900 com a revisão e manutenção periódica, ela foi surpreendida. "Quando suspenderam meu carro, o mecânico observou que as buchas da bandeja do amortecedor necessitavam ser substituídas", relatou. Com a indesejada novidade, Inês precisou fazer um desembolso extra de mais de R$ 600.

Com desconto, os custos na oficina foram fechados em R$ 1.500. "O pior de tudo é que a gente não consegue visualizar determinados problemas. O prejuízo é grande. Além disso, o risco de acidentes nesta cidade esburacada é cada vez maior. E quem paga por tudo isso? Somos nós, trabalhadores", desabafou Inês.

A gerente de oficina da Concessionária Nacional, Geisa Santana, afirmou que o fluxo de veículos em manutenção aumentou muito nos últimos meses. "Os clientes reclamam muito do barulho. Tem veículos novos, zero quilômetro, que precisam ser alinhados novamente em 15 dias", comentou Geisa. Por dia, entre 30 e 40 veículos realizam serviços de alinhamento e balanceamento. No final do mês, são cerca de 1.200 carros revisados em apenas uma das oficinas espalhadas por toda Natal.

Da zona Norte a zona Sul, donos de veículos, motoristas de caminhões e ônibus, além dos pedestres, reclamam em uníssono: "Está impossível trafegar com segurança e comodidade por Natal". Das janelas dos ônibus, os passageiros  relatam os solavancos e insegurança. O dedo polegar de um motorista que trafegava na avenida Bom Pastor, no bairro de mesmo nome, sinalizava negativamente o estado das vias urbanas. O gesto traduz o que pensa quem necessita se locomover diariamente em Natal.

O mecânico especialista em alinhamento e balanceamento, Miguel Soares, explica que a maioria dos veículos chegam desalinhados. "Além disso, a distância entre o pneu e a caixa de roda é outro caso comum causado pelos impactos. Há também a mudança de ângulo do pneu", disse. Para solucionar o último problema é preciso realizar o serviço de cambagem que custa, em média, R$ 100. O mecânico faz uma ressalva importante, que pode diminuir o risco de maiores prejuízos. "Tão importante quanto realizar o alinhamento quando necessário, é calibrar os pneus toda semana".

Os titulares da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Ana Elizabeth Thé Bonifácio, e da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Dâmocles Trinta, foram procurados pela reportagem da Tribuna do Norte para responder a questionamentos acerca dos problemas denunciados. A assessoria de imprensa do Município informou que ambos estavam em reuniões em Brasília, impossibilitados de atender ao telefone.

Enquanto as possibilidades de solução para este problema não são divulgadas pelos responsáveis, resta aos motoristas livrar de um buraco maior para cair num menor. Uma solução possível - e utópica - para enfrentar o caótico estado das vias públicas foi dada por um motorista de ônibus: "Ou a gente voa ou os veículos deverão sair com asas embutidas das fábricas para serem utilizadas em Natal".

Vias não possuem manutenção: A ocorrência de buracos nas vias urbanas não se restringem às avenidas de maior circulação. Os problemas, porém, são mais visíveis nas áreas de maior tráfego de veículos como as avenidas Felizardo Moura (que liga as Quintas à zona Norte), Avenida Doutor Mário Negócio, Avenida Bernardo Vieira, Avenida do Bom Pastor, Avenida Paulistana. Eles estão em todo lugar, da zona Sul à zona Norte, sem discriminar nenhuma classe social.

Visando conter o avanço dos buracos, o Município chegou a recapear a Avenida Felizardo Moura seis vezes somente em 2010. Hoje, a situação asfáltica da via revela a ineficiência da operação. A Prefeitura de Natal culpa a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) por abrir buracos e não fecha-los.

Na última segunda-feira, por exemplo, nenhum caminhão da operação tapa-buracos da Prefeitura foi visto pelos bairros percorridos pela equipe de reportagem. Enquanto que no Alecrim, um funcionário prestador de serviços da Caern, realizava a limpeza de um orifício aberto pela Companhia para procedimentos de manutenção na rede de esgotos para que pudesse receber a camada de asfalto.

As informações do gerente de operações da Regional Sul da Caern, Lamarcos Teixeira, põem em xeque o discurso do Executivo Municipal. De janeiro a abril de 2011, a Companhia realizou 783 serviços de recuperação asfáltica nas zonas com maiores operações de manutenção (Sul, Leste e Oeste). "Durante o período chuvoso, a Caern reduziu os serviços de recuperação das vias. O trabalho foi retomado há duas semanas e irá se intensificar até julho", afirmou Lamarcos.

Para recompor o asfalto, a Companhia efetuou a compra de asfalto ecológico - feito a partir de materiais recicláveis - que é de fácil absorção e secagem rápida. O uso foi aprovado em experiências realizadas nas vias desde o início deste ano.

Vários tipos de asfaltos são utilizados nas vias: Dentro da engenharia rodoviária, cada tipo de asfalto se destina a um fim. Por exemplo: o Asfalto Diluído de Petróleo - ADP é utilizado para a imprimação (impermeabilização) da base dos  pavimentos. Por outro lado, o Cimento Asfáltico de Petróleo - CAP e as emulsões asfálticas são constituintes das camadas de rolamento das rodovias, de maneira que o CAP entra como constituinte dos revestimentos asfálticos de alto padrão como o CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente - ao passo que as emulsões asfálticas são constituintes dos revestimentos de médio e baixo padrão, como os pré-misturados a frio e a quente (PMF e PMQ) e os tratamentos superficiais, as lamas asfálticas e microasfalto.

A rua Correia Teles, no centro da cidade, faz parte da lista de obras malfeitas na operação tapa-buracos executada pela prefeitura. Cabe ressaltar que a adoção de um revestimento de alto, médio ou baixo padrão leva em conta aspectos como: número e tipo de veículos pesados que transitam/transitarão na rodovia; vida útil adotada para o pavimento; disponibilidade de material; composição das camadas inferiores do pavimento, dentre outros. A análise foi feita pelo engenheiro civil e especialista em tráfego, Otacílio França.

Embora em larga utilização no Brasil, o asfalto como solução para as rodovias em regiões tropicais não é ideal, devido ao intenso intemperismo destas regiões. Rodovias com superfície de concreto são mais resistentes às intensas variações diurnas de temperatura e umidade características do clima tropical. As recentes obras de duplicação da BR-101 já utilizaram o concreto ao invés do asfalto.

De acordo com o secretário adjunto da Semob, Haroldo Maia, seis das vias mais movimentadas de Natal poderão receber este tipo de revestimento. Tudo depende, porém, da aprovação dos projetos no Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2 - Grandes Cidades - Mobilidade).

3 de junho de 2011

Enfim, tiraram a peneira do sol

07:46 | , ,

Foto: AP / Globoesporte.com
O mundo foi testemunha, nesta semana, de várias revelações de escândalos que sacudiram a entidade máxima do futebol. A FIFA tambén ão ficou imune aos crápulas que pregam a corrupção como único jeito de se dar bem.

Isso só arranha a imagem de uma instituição digna de muito respeito. Uma entidade que consegue organizar o esporte mais popular do mundo merecia melhor administração e ter uma imagem mais digna. Nesta semana, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, foi acusado de uma série de ações corruptíveis, incluindo o recebimento de doações em dinheiro para modificar a seleção de sedes da Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Creio que, enfim, resolveram tirar a peneira do sol que rondava a sede da FIFA, na Suíça. Ficou evidente o que o amante do futebol sempre pensou: a obscuridade da administração da Federação Internacional de Futebol sempre deixou brechas para se acreditar em práticas ilegais no comando da federação.

Pena que, nesta eleição, Blatter teve escapatória. Ficou provado que a administração dele tem práticas ilícitas e que, apesar do progresso do futebol nos últimos anos, a FIFA perdeu credibilidade na gestão do futebol. Há de se fazer uma auditoria e solicitar a saída desse homem da presidência. Creio que, sem Joseph Blatter, a FIFA pode ter dias melhores e saia desse cenário conturbado que vive no momento.

De toda forma, são mais quatro anos aturando Blatter no comando da entidade máxima do futebol. Agora é esperar a próxima peneira que deve ser retirada: a do sol da CBF.

Candidato único, Joseph Blatter é reeleito para quarto mandato na Fifa

07:46 | , ,

Créditos: Globoesporte.com

Foto: AFP / Globoesporte.com
Apesar do clima de tensão provocado pelos escândalos e denúncias de corrupção na Fifa durante as últimas semanas, além da tentativa da Federação Inglesa de adiar a votação, o suíço Joseph Blatter, de 75 anos, foi reeleito para mais quatro anos como presidente da entidade máxima do futebol mundial. Esse será o quarto mandato de Blatter à frente da entidade, onde está desde março de 1998.

Nas eleições desta quarta-feira, representantes das 208 federações eram chamados em ordem alfabética pelo secretário-geral da entidade, Jêróme Valcke, de dois em dois, em uma cabine. Ao todo, foram 203 votos, o que significa que apenas cinco federações não votaram ou estiveram ausentes no evento. Duas delas, São Tomé e Brunei, não puderam participar pois não tiveram campeonatos nacionais na última temporada. Blatter se reelegeu com 186 votos, o que significa mais que 50% mais um, do total de votantes, número necessário para a vitória.

Apesar de toda a tecnologia de que a Fifa dispõe, todo o processo foi feito em papéis. Além disso, os votos foram contados um a um. Após longos minutos de silêncio, saiu o resultado que todos já esperavam: mais uma vitória do "capitão" Blatter.

O suíço era o único postulante ao cargo, já que o presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), o qatare Mohammed Bin Hamman, que disputaria a presidência com ele, retirou sua candidatura antes de ser suspenso pela Fifa.

Visivelmente emocionado, Blatter agradeceu a todos os membros dos Comitês da Fifa e aos que acreditaram na sua reeleição, acrescentando ainda que a base da entidade é sólida.

- Gostaria de agradecer pela confiança. Agradeço do fundo do meu coração. Juntos teremos mais quatro anos, providos por Deus que me deu a vida, a energia e a força para continuar no caminho, fazendo nosso trabalho. Estou feliz que fomos aptos a trazer a Fifa à solidariedade, unidade, que nos possibilitou, com coragem suficiente e pensamentos positivos, caminhar em frente. Nós vamos recolocar o nosso navio no curso certo, em águas claras, transparentes. Precisaremos de algum tempo, não podemos fazer isso de um dia para o outro, mas a nossa pirâmide está intacta, porque sua fundação é sólida, tão sólida quanto o nosso jogo. Eu gostaria simplesmente de dizer que estou tocado e honrado, e agradecê-los. Mas, ao mesmo tempo, é um desafio para mim, e eu o aceito. Vamos juntos. Algo maravilhoso aconteceu aqui hoje! Vamos, vamos! Obrigado! - comemorou.

"Crise" na FIFA: Nas últimas semanas, a Fifa enfrentou uma série de denúncias e escândalos. Primeiro foram as acusações de que quatro membros do comitê executivo da entidade, entre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teriam pedido favores para a escolha da Copa do Mundo de 2018. As denúncias foram averiguadas e, segundo a Fifa, os envolvidos foram inocentados.

Pouco tempo depois, foi a vez de Mohammed bin Hammam, presidente da Confederação Asiática de Futebol e ex-concorrente à presidência da Fifa, e do presidente da Concacaf e vice da Fifa, Jack Warner, serem acusados de comprarem votos e subornar pessoas para ajudar na campanha de Hammam. Ambos acabaram suspensos pelo comitê de ética da Fifa.

Revoltado com a punição, Warner, que havia prometido dias antes da reunião do comitê revelar um “tsunami” de outros escândalos, disparou denúncias. Primeiro, acusou Blatter de ter feito uma suposta doação de US$ 1 milhão de dólares (R$ 1,6 milhão) à Concacaf para, em troca, receber apoio na sua reeleição. Depois, revelou um e-mail enviado a ele por Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa, no qual o dirigente fala que o Qatar comprou o direito de sediar a Copa de 2022.

Valcke negou veementemente as acusações e disse que foi mal interpretado. Blatter, por sua vez, convocou uma coletiva na última segunda-feira e, de forma evasiva, rebateu as denúncias dizendo que a Fifa não estava em crise.

30 de maio de 2011

A conquista incontestável de um time sem precedentes

09:44 | , ,

Foto: Agência Reuters / Globoesporte.com
O último sábado foi de um climax impressionante para os amantes do futebol. Era a final do maior torneio interclubes do mundo. Onde tinham as maiores estrelas, num estádio famosíssimo, e duas torcidas apaixonadas. Sábado passado tivemos o confronto entre Manchester United (Inglaterra) e Barcelona (Espanha), na final da Liga dos Campeões da Europa.

Foi um excelente jogo. Limpo, sem jogadas ríspidas e pouquíssimas faltas. Dois times preocupados apenas em jogar futebol e levar o caneco mais cobiçado da Europa.

Mas, o favoritismo era tamanho do time espanhol que, quem contestasse, podia ser chamado de louco. O melhor time de futebol do mundo, na atualidade, deu um banho no time inglês. O Barcelona jogava como música. Impresisonante o domínio e a posse de bola, a quantidade de passes feitos, a eficiência e o talento de seus jogadores. O resultado, com um time tão bom em campo, parecia previsível.

E foi. Barcelona 3 x 1 Manchester United. Foi a vitória de um time merecedor. Com o melhor jogador do futebol mundial na atualidade (o argentino Lionel Messi), além de vários excelentes jogadores de algumas partes do mundo. Só no meio-campo, três dos quatro jogadores (Messi, Xavi e Iniesta) se encaixariam em qualquer time do mundo e o fariam jogar muito bem. Foi uma conquista incontestável.

Porém, é uma pena que um jogo de altíssimo nível assim só tenha uma vez por ano - se bem que o Mundial de Clubes da Fifa, em tese, devia ter também jogos de alto nível técnico. Adoraria se o Brasil tivesse, sistematicamente, jogos daquele nível.

Agora é esperar a próxima temporada para sabermos se continuaremos a ter o domínio azul-grená do Barcelona ou se alguma equipe conseguirá batê-lo (O que será difícil). Pois o Barcelona é um timaço - e se tivesse algum aumentativo a mais, lhe caberia muito bem.