13 de abril de 2012

Deuses do Futebol e suas costas largas

21:02 | , , ,

Muito bem, caro leitor... Nesta sexta-feira 13, trazemos um texto que relata a terrível situação vivida pelos flamenguistas ontem, no Rio de Janeiro. Com finais de partida dramáticos, o maior clube do Brasil foi eliminado de maneira surpreendente na Taça Libertadores da América. Por isso, trazemos hoje o comentário do cronista esportivo, do canal de TV a cabo SporTV, Lédio Carmona, em sua coluna no site Globoesporte.com. Boa leitura!

Créditos: Globoesporte.com

As verdades da traumática noite de quinta-feira para os rubro-negros aconteceram durante o jogo contra o Lanus. É fato, sim, cristalino, que o Flamengo jogou muito bem. Também é real a avaliação de que Ronaldinho Gaúcho, pressionado por todos os lados, resolveu sair da inércia e jogar bola – e assim aconteceu. Os rubro-negros tiveram o domínio da partida, diante de um Lanus desinteressado e que, mesmo com a derrota acachapante, terminou em primeiro lugar no grupo. Tudo isso testemunhado. Nada inventado. O aplauso dos torcedores pelo esforço dos jogadores foi justo e comovente.

Foto: Globoesporte.com
As falácias vieram após o apoteótico final da partida entre Olimpia e Emelec, no Defensores del Chaco. O gol de Luis Quinonez classificou os equatorianos e para os rubro-negros funcionou com um castigo encomendado com doses de crueldade por todos erros, negligência, incompetência, soberba e até preguiça que o time demonstrou durante a competição mais importante do primeiro semestre.

Voltamos à falácia. Pôr a culpa da eliminação nos “Deuses do Futebol” só pode ser deboche. Lamentar falta de sorte ou excomungar o azar é primário. Desdenhar do Emelec é dor de cotovelo e sintomas agudo de mau perdedor. Não é só o Flamengo, mas todos os grandes clubes brasileiros que tem a obrigação, sem negociação, de se classificar na fase de grupos da Libertadores. Ficar pelo meio do caminho é vexame. Nossos clubes são mais ricos, tem mais pode econômico, mais dinheiro. Nove em cada 11 jogadores do Emelec querem jogar no Fla. 11 em cada 11 titulares do Flamengo ganham mais do que os classificados equatorianos. Descontado os bem-remunerados brasileiros, Juan Roman Riquelme é o jogador mais bem-remunerado da América do Sul. Ganha 330 mil mensais, quatro vezes menos do que o contra-cheque de Ronaldinho Gaúcho. Por sinal, a maioria dos jogadores ganha menos do que Willians, Você duvida?

Foi uma vergonha que o torcedor rubro-negro não merecia. E ainda teve que aguentar a historinha de que o time fez a sua parte e, de resto, a culpa foi dos Deuses do Futebol. Só pode ser provocação. Ou aquele tal mundo paralelo. Fico com a segunda opção.

0 comentários: