14 de agosto de 2010

Dnit garante início das obras das marginais da BR-101

13:00 | , , ,

Créditos: Tribuna do Norte
As obras de construção e pavimentação a asfalto da rodovia federal BR-101, entre Natal e Parnamirim, devem começar no dia 30 de agosto e a previsão de término é dezembro de 2010, informou a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As marginais abrangem toda a extensão que vai do Viaduto de Ponte Negra até à saída de Parnamirim, perfazendo um total de 12,40 quilômetros. A obra faz parte do projeto de duplicação da BR-101, com investimentos da ordem de R$ 147 milhões.

“Certamente a obra mudará o trânsito de veículos, visto que as marginais serão completamente livres, sem semáforos”, explica o superintendente Fernando Rocha, a respeito do fato de que o trânsito pela rodovia federal será exclusivo para quem vai sair de Natal para o interior e outros estados do país, enquanto as marginais visam desafogar o trânsito urbano entre Natal e Parnamirim.

“As marginais servirão basicamente para o tráfego local, dando comodidade e segurança para os usuários que desejam ir de um bairro a outro, utilizando a BR-101”, acrescentou Rocha.

A última fase de construção das vias marginais da BR-101/NE no Rio Grande consiste na implantação de pistas asfaltadas nos dois sentidos da rodovia, possibilitando ao motorista transitar entre Natal e Parnamirim, com acesso  a partir do Centro Administrativo. Cada via terá 12,5 km de extensão e 7,5 metros de largura.

As obras das marginais da BR-101 correspondem ao Lote 1, que se estende de Ponta Negra a Arês, no litoral Sul, e estão sendo executadas pelo 1° Batalhão de Engenharia e Construção (1° BEC) do Exército Brasileiro, sob a supervisão Dnit/RN).

Com a construção destas vias marginais, espera-se que haja uma diminuição do fluxo de veículos nos retornos que darão acesso à Avenida Maria Lacerda e ao bairro de Cidade Satélite. Isto porque, a via principal não será mais usada para a conversão. O novo retorno será feito a partir da construção da marginal, com três faixas de rolamento.

Para minimizar ainda mais o trânsito nestes trechos, não serão colocados semáforos nem faixas de pedestres nestas vias marginais.

Rocha explica que o trânsito, porém, não sofrerá grandes transtornos no período das obras, pois a circulação de veículos ocorrerá nas marginais, sem congestionar as vias principais.

Além das marginais e desse retorno, será construído um novo retorno de acesso à avenida Abel Cabral, 300 metros, depois da entrada de acesso no sentido de quem vai de Parnamirim a Natal.

Trecho depois do viaduto de  Ponta Negra será beneficiado: Com o projeto, um trecho de cerca de 600 metros a partir da concessionária Ford (Salinas) até às proximidades da passarela de Neópolis sobre a BR-101 Sul, que há muito aguarda intervenção será finalmente asfaltado. Há cinco anos, as obras de pavimentação e drenagem da avenida da Integração, realizadas pelo DNIT, levaram o asfalto até à entrada do acesso a Candelária, ao final do Viaduto de Ponta Negra.

“Não estavam previstas intervenções no projeto anterior, para esta área. As obras serão feitas a partir de agora e entregues até dezembro”, garante o superintendente.

Desde então, quem transita pela marginal Dão Silveira reclama  de buracos e desníveis que se multiplicam no calçamento. Em dias de chuva as imediações do posto de gasolina e lojas de veículos, ficam completamente alagadas. “A água fica empoçada, por vários dias”, disse o vendedor Antônio de Pádua Araújo.

As batidas, segundo o funcionário público Aldo Francisco da Silva, são frequentes quando os veículos desaceleram ou tentam desviar do calçamento solto. “Há muito se fala que esta obra vai ser feita, mas o que se vê é  o aumento de acidentes”.

Com a implantação da rota de transporte intermunicipal, o fluxo, na altura dos condomínios residenciais passa a ser de mão dupla. A via, usada como rota de fuga em alternativa à via principal, nos horários de pico, nem sempre é garantia de fluxo rápido. “Não há sinalização, os acessos à BR estão esburacados e caminhões e ônibus passam por aqui direto em alta velocidade. É um perigo”, critica José Alves de Souza.

Outro ponto a ser modificado é a marginal que dá acesso ao túnel da Avenida das Alagoas, em Pirangi. O trecho pavimentado encerra na entrada. A estrada carroçável usada em sentido contrário por quem vem de San Vale em direção ao túnel, cederá espaço para a nova marginal com três faixas.

Acidentes na Via Costeira aumentaram 20% após reforma

12:52 | , , ,

Créditos: DN Online
Foto: Andreivny Ferreira
Ao contrário do que se planejou, a nova Via Costeira, depois da implantação de canteiros centrais e alargamento das pistas para fazer fluir o trânsito de veículos e dar mais segurança a motoristas e pedestres, vem registrando um aumento de 20% no número acidentes em comparação ao ano passado. O mais recente acidente aconteceu anteontem nas proximidades do posto do Corpo de Bombeiros, quando, por volta das 18h, um veículo Ranger capotou, derrubou um poste e a fiação da via. Mesmo quando não apresentam vítimas fatais, os acidentes causam prejuízos ao patrimônio e congestionamento. Também aumenta o medo de trafegar na avenida.

Dois recentes casos fatais chocaram a cidade. Em 27 de julho, a bióloga Helena Fagundes Bouth morreu após colidir seu Peugeot 206 contra um ônibus. No dia 8 do mesmo mês, o taxista Francisco Hermínio também morreu, após ter seu Fiat Siena atingido por um caminhão.

A falta de equipamentos fundamentais na Via, como uma rótula giratóriae radares e redutores de velocidade, além da escuridão à noite por falta de iluminação, podem estar contribuindo para a imprudência dos condutores que exageram na velocidade e fazem manobras proibidas.

Segundo dados do Comando da Polícia Estadual de Trânsito, de janeiro a outubro do ano passado, quando a obra ainda estava em execução, foram registrados 68 acidentes com quatro vítimas fatais. Após a entrega e liberação da obra para o tráfego, em novembro do ano passado, até julho deste ano, foram registrados 82 acidentes com 2 vítimas fatais.

Para o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), o excesso de velocidade praticado pelos condutores e a ingestão de bebidas alcoólicas seriam causas de muitos acidentes na Via Costeira. "Para derrubar um poste de concreto, um carro não pode ter batido com menos de 70 km/h, que é a velocidade da via. Se alguém percorre com velocidade superior é um potencial causador de acidente", disse ele, esclarecendo que isso depende muito da consciência do motorista.

Pontos críticos: De acordo informações da Polícia Estadual de Trânsito, a nova Via Costeira tem apresentado alguns pontos críticos, com maior frequência de ocorrência de acidentes. As proximidades do restaurante Tábua de Carne, devido a não conclusão do canteiro central é um desses pontos. Ao invés da construção do canteiro, foram colocadas marcas longitudinais para indicar ao motorista que não é permitido a transposição das faixas ou o retorno naquele local, mas um pouco mais na frente, em frente ao Relógio do Sol, onde será construído uma rótula giratória.

A transposição dessas faixas em frente ao restaurante resultou, no dia 27 do mês de julho, na morte da bióloga Helena Bouth, de 26 anos, que ao fazer a manobra com seu Peugeot 206, foi atingida violentamente por um microônibus da empresa Santa Maria que trafegava no mesmo sentido. "O problema é que as pessoas não imaginam o grande risco que correm ao fazer a manobra nesse local ao invés de ir até o relógio de Areia Preta e fazer com mais segurança", disse o diretor do DER, Caio Pascoal.

Outro ponto crítico é em frente ao Centro de Convenções. Quem vem de Ponta Negra em direção ao Centro não tem visibilidade do veículo que vem do Centro para Ponta Negra. Outro problema para os motoristas que trafegam na via é a falta de acostamento, o que é justificável, na visão de Caio Pachoal, devido a implantação do canteiro central e do alargamento das duas pistas.

Volta às aulas piora o trânsito nas principais vias de Natal

12:46 | , , ,

Créditos: DN Online
As aulas recomeçaram e com elas vem o inevitável aumento do fluxo de automóveis nas principais vias de Natal. Quem já estava se habituando a um trânsito menos congestionado, agora com o fim das férias, vê-se em meio a um aumento de 40 a 50% a mais no número de veiculos transitando diariamente pela cidade. Alheio a isso, o número de carros segue crescendo. A cada mês são cadastrados no Detran uma média de 2,5 mil veículos, o que corresponde a uma fila de 8km a mais que entra na cidade para circular em um espaço físico que não cresce.

Nas principais ruas de acesso a grandes escolas, a situação tende a piorar mais ainda, é o caso da Avenida Hermes da Fonseca, que dá acesso ao Complexo Educacional Henrique Castriciano, ao Colégio Maria Auxiliadora e ao IFRN, onde diariamente o fluxo de veículos aumentou de 12 mil nas férias para 18 mil agora, um incremento de 50% a mais. Já na Prudente de Morais, que possui também grandes escolas e faculdades, o aumento de veículos foi maior e chegou a quase 50%, passando de 7,7 mil no período de férias para 11 mil atualmente. Outra avenida que teve um incremento de 50% no movimento no pós férias é a Romualdo Galvão que passou de 8,6 mil para 12,8 mil veículos transitando diariamente. Os números foram cedidos pela Secretaria de Mobilidade que faz a contagem eletrônica através de fotossensores instalados em diversos pontos da cidade.

O aumento dos carros em um trânsito já caótico traz congestionamento, desconforto e atraso para todo mundo. Segundo o secretário adjunto de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Haroldo Maia, o problema é de difícil solução, tendo em vista que tudo que se faça nessa área, a princípio, pode até parecer que trará solução para o problema, mas depois torna-se mero paliativo em função do número sempre crescente de carros na cidade. Ele citou a Via Livre, que desobstruiu várias vias de Natal, garantindo a mobilidade com a retirada de estacionamentos. "Mas até em algumas avenidas que têm o Via Livre a situação também fica complicada em horários de pico".

Corredores: Uma solução, na opinião de Haroldo Maia, seria investir no transporte público com corredores exclusivos para ônibus e com uma política de subsidios por parte dos governos, proporcionando um valor de passagem mais acessível para o trabalhador. Com relação à implantação do Via Livre, ele diz que todo mundo aprova mas ainda há resistência principalmente do comércio. "A via é um bem muto caro para servir de estacionamento, pois prejudica a mobilidade principalmente no deslocamento nos principais corredores da cidade", disse.

Segundo Haroldo Maia, outra medida que vai ajudar a desafogar o trânsito nas principais vias é a liberação do pronlogamento da avenida Prudente de Morais até a BR 101. "Mas para que isso venha a realmente surtir efeito no trânsito é necessário ainda a mudança de mentalidade da população. É importante investir ainda na qualidade do transporte público de massa, como ônibus e trens. Só com transporte de qualidade é queas pessoas podem começar a deixar os carros em casa. Além disso, novos projetos e melhorias devem ser pensados diariamente porque a cidade diariamente também ganha edifícios e cosntruções novas, que devem prover a questão também do estacionamento", disse Haroldo.

9 de agosto de 2010

Picuínha desnecessária

20:56 | , ,

Foto: AFP / R7
Estamos vendo nas últimas semanas uma "guerra fria" que, sinceramente, me desagrada. É a troca de farpas entre Colômbia e Venezuela por causa de um possível ataque militar colombiano ao país de Hugo Chávez.

Olha, nunca vi uma guerra por causa de um motivo que considero fútil. Mas antes, é bom lhe explicar o que acontece: Desde o início do ano, o então presidente colombiano, Álvaro Uribe, fecha acordos com as forças armadas dos Estados Unidos para que os conterrâneos do Tio Sam façam exercícios militares e utilizem da maneira que quiser bases militares da Colômbia. Chávez, que é contra qualquer coisa que os americanos façam (Exceto comprar seu petróleo) reclamou desse acordo. Então, começaram as farpas...

Ei, não entendo como a intromissão desnecessária em algum assunto pode provocar tanto falatório e até uma guerra. Ora, se a Colômbia quer que os norte-americanos façam exercícios militares em seu país, não tem pra quê outro presidente, que se diz contra esses princípios, querer forçar o vizinho a revogar tal acordo. Chávez, deixe isso para lá. Se preocupe com seu país, que vende petróleo há bastante tempo. Se preocupe com outras coisas, mas não em assuntos internos de outros países.

Vamos esperar a reunião desta terça para ver se a "Guerra fria" da América do Sul acabe, pois precisamos de paz por aqui. Enquanto isso, vamos ver se Lula continua preocupado em mediar o conflito ou se volta para nossa segurança pública que está um caos...

Chávez e Santos devem se reunir na terça para tratar de crise diplomática

20:42 | , ,

Créditos: G1
Foto: Reuters / G1
Os presidentes de Venezuela e Colômbia, Hugo Chávez e Juan Manuel Santos, irão se reunir na próxima terça-feira (10) em Bogotá para tentar resolver a disputa diplomática entre os dois países.

A reunião foi anunciada pelos chanceleres Maria Anglea Holguin, da Colômbia, e Nicolás Maduro, da Venezuela, que se encontraram neste domingo.

Holguín e Maduro se reuniram por cerca de três horas. A colombiana qualificou a conversa como "um primeiro passo" para o reestabelecimento das relações bilaterais.

"Foi um diálogo franco e direto com o objetivo de os dois países reestabelecerem as relações com transparência", completou.

Chávez rompeu as relações diplomáticas com a Colômbia em 22 de julho, como reação à denúncia que o governo colombiano do ex-presidente Alvaro Uribe apresentou na Organização de Estados Americanos (OEA) sobre a suposta tolerância de Caracas à presença de guerrilheiros colombianos no território da Venezuela.

Chávez já havia dito neste sábado estar disposto a se reunir com Santos e "virar a página" do conflito com a Colômbia. "Estou disposto a virar a página e olhar para o futuro. Estou disposto, presidente Santos", disse Chávez em um ato político, transmitido pela emissora estatal VTV.

Sem guerra: Em seu discurso de posse, neste sábado, o novo presidente da Colômbia descartou a possibilidade de um conflito com a vizinha Venezuela. "A palavra guerra não está em meu dicionário quando penso na relação da Colômbia com seus vizinhos ou com qualquer nação do planeta", discursou.

Santos afirmou que espera restabelecer relações com os vizinhos venezuelanos e equatorianos por meio de "diálogo direto" o quanto antes, e que, quem fala em guerra, nunca teve a responsabilidade de, como ele já teve, enviar soldados a combate.