9 de março de 2012

Sinal de tempos melhores no futebol brasileiro?

17:01 | , ,

Foto: AP / BBC Brasil
Foram 23 anos. Tivemos avanços, é verdade. Mas, foi um tempo tenebroso no futebol brasileiro e que está se acabando após um anúncio muito esperado pelos amantes do esporte mais famoso do mundo: a saída de Ricardo Teixeira da CBF.

Este homem, para os brasileiros, é um sinônimo de corrupção. Com vários escândalos nas costas, e processos judiciais em várias partes do mundo contra si, Teixeira alegou motivos de saúde para se licenciar do cargo.

Já estava mesmo na hora de a entidade máxima do futebol nacional ter uma mudança significativa. Apesar dos avanços e conquistas que ele esteve a frente, nosso futebol não precisa mais dele.

Não precisa por vários fatores: submissão aos horários e calendário da Globo, que deixa em condições sub-humanas os jogadores que precisam atuar o ano inteiro e só possuem 20 dias de férias, jogos sem nenhum atrativo da Seleção, falta da melhoria das categorias de base do nosso futebol e, principalmente, os vários escândalos de corrupção onde a Confederação Brasileira de Futebol está envolvida.

Assim, coloco mais uma vez o título desse texto: será que esse é um sinal de tempos melhores no futebol brasileiro?

Provavelmente, ainda não. Quem vai assumir o cargo é José Maria Marin, vice-presidente da entidade (aquele mesmo que roubou medalhas na final da Copa São Paulo 2012), que, segundo a imprensa especializada, também não seria flor que se cheire.

O que é preciso na CBF é uma renovação de fato. Novas pessoas, investimentos novos, fortificação da seleção, mudança no calendário brasileiro e muitas outras coisas são precisas para retomarmos o título de melhor futebol do mundo – que não conquistamos a toa.

Melhorias no futebol brasileiro sempre serão bem vindas. Se forem rápidas, melhor ainda.

0 comentários: