17 de fevereiro de 2012

Punição pequena, mas justa

12:05 | , ,

Amigo leitor, aproveitamos a oportunidade para lhes desejar um excelente carnaval. E, como não poderia deixar de ser, vamos entrar em recesso na folia de momo. Nossa próxima postagem será na sexta-feira, dia 24. Bom carnaval!

Mais um julgamento histórico aconteceu no Brasil nessa semana. Acusado por 12 crimes, dentre eles o assassinato da jovem Eloá Pimentel, na região metropolitana de São Paulo, Lindemberg Alves, que os cometeu em 2008, foi condenado ontem a 98 anos de prisão.

Apesar de o crime merecer uma pena mais severa, a decisão da juíza Milena Dias foi de bom tamanho e correspondeu ao que a opinião pública pedia. O maior cárcere privado da história de nosso país não podia ter seu desfecho abrandado nos tribunais.

Porém, o que pega nesse caso é o código penal. Apesar de ter sido condenado a 98 anos de cadeia, o máximo que ele vai ficar são 30 – no caso, 27, pois já cumpriu três anos. Creio que esse é o momento para se alterar o código que rege as penas para os crimes no Brasil. Obsoleto e impune são alguns dos adjetivos que se podem usar em relação a essas regras antigas e ultrapassadas.

Espero que, com esse julgamento, a sensação de impunidade no Brasil comece a se dissipar. Um de nossos maiores males precisa ser extinto com atitudes enérgicas e práticas de nossos governantes. E, como não poderia deixar de ser, boa cadeia para você, Lindemberg.

0 comentários: