27 de fevereiro de 2012

Educação pública jogada ao relento

10:01 | , ,

Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)
Nesta quinta-feira, começa o ano letivo da rede pública de ensino para a rede municipal, em Natal, e para a rede estadual de escolas. Mais um ano onde as dificuldades certamente irão perdurar para quem depende da escola pública.

Primeiro, bem antes do início das aulas, vem já a primeira dificuldade: a falta de vagas. Se com a estrutura que as escolas possuem já seria difícil manter os alunos que têm, imagine uma enxurrada de novatos...

Segundo: Para se ter uma educação de qualidade, os professores precisam ser melhor capacitados e remunerados. Como se quer uma melhoria no ensino se o mestre ganha mal e não se capacita direito?

Terceiro: Como já citado, a falta de estrutura é algo gritante! Escolas em péssimo estado de conservação (levemos, em conta, também, o vandalismo de alguns que se dizem alunos), com carteiras quebradas, sem ventilação (quando tem, é deficiente), sem material para os professores trabalharem... Sem, até mesmo biblioteca! A situação das nossas escolas é um caos!

Se não bastasse tudo isso, há sempre o risco iminente de uma greve atrapalhar todo o ano letivo, como houve no ano passado na rede estadual. É dose!?

Já cansamos de dizer aqui que a falta de compromisso dos governantes é a principal responsável pela péssima situação do ensino público no nosso Estado e no país. Se a educação tivesse o "carinho" que outras áreas da administração pública possuem, seguramente, a educação pública do Brasil, nos dias atuais, voltaria ao nível de excelência que nossos pais e avós contam para os jovens de hoje em dia.

Mas, como essas revoluções não são feitas instantaneamente, por enquanto devemos conviver com essas e outras dificuldades enquanto a mentalidade dos governantes não mudam. Um país que quer ser de primeiro mundo não pode ter fatores de terceiro - principalmente, quando se fala de educação.

Ano letivo começa com incertezas na rede pública

10:00 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Alberto Leandro (Tribuna do Norte)
A três dias do início do ano letivo, próxima quinta-feira, 1º de março, ainda pairam muitas incertezas nas escolas das redes  municipal, de Natal, e estadual de Educação. Há riscos que ainda não foram dissipados, como o indicativo de greve dos professores da rede municipal, que têm assembleia geral na quarta-feira, 29, e ameaçam não entrar em sala de aula, caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas. Há promessas não cumpridas, como a contratação de professores para suprir o déficit nas duas redes e as reformas e preparação dos prédios para receber os alunos, e há dúvida se elas virão ainda no primeiro semestre. Para os pais a preocupação é a de garantir vagas para matricular seus filhos.

Embora baseado apenas em dados preliminares, o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, arrisca dizer que "quase não haverá excedente" na rede municipal. No entanto, as demandas registradas pelos Conselhos Tutelares dão conta de que a realidade não é bem essa. Até ontem, 579 pais já haviam procurado os Conselhos Tutelares das zonas Oeste e Norte, na esperança de garantir escola para os filhos. A maior parte procura vaga na rede municipal.

Fontes da Tribuna do Norte na SME revelam que somente no bairro do Planalto, zona Oeste de Natal, onde não há escolas, nem municipal, nem estadual, a demanda reprimida - ou seja, de crianças fora da sala de aula - chega a, pelo menos, 1.000 - a maioria necessitando de vaga nas séries inciais da educação infantil e do ensino fundamental. Em 2011, a Prefeitura de Natal foi obrigada, por não suprir toda a demanda, a contratar, na rede privada, 4.862 vagas por meio do Programa Escolas para Todos (PPET).

Este ano, segundo Valter Fonseca, os dados computados, até a quinta-feira, 23, quando concedeu entrevista à Tribuna do Norte, apontam apenas 142 excedentes, na educação infantil. Já no ensino fundamental, segundo Fonseca, quase duas mil vagas ainda não foram preenchidas.

Ao mesmo tempo, que revela a possível inexistência de "déficit", o titular da Educação mostrou números que sinalizam para o encolhimento da rede municipal, de 55 mil alunos, em 2011, para 49 mil alunos, agora em 2012 - 6 mil matrículas a menos. Ele não soube explicar as razões da retração. "Certamente", disse ele, "foi por motivos vários".

A mudança de nível do 9º ano para o 1º ano do ensino médio é uma das razões, segundo ele. "Mas outros alunos", disse ele, "podem ter procurado a rede estadual e privada ou outra opção, que não sei qual poderia ser". A redução, disse ele "é uma coisa significativa" e "mostra o compromisso que a prefeitura está tendo com a Educação". Ele disse que, em 2011, na educação infantil houve uma absorção bastante acentuada, com a contratação do PPET.

Fonseca reconheceu que os números podem mudar. "Esses dados que estou apresentando é o que está registrado hoje [até a quinta-feira, 23], mas  podemos ainda ter alteração". As informações, segundo o secretário, ainda estão sendo checadas, e serão divulgadas nos próximos dias, mas "pelos dados preliminares é provável que não precise contratar o PPET, mas se for necessário é para muito pouco".

O titular da Educação disse que, apesar da 'inexistência de excedente', a prefeitura vai abrir matrículas no PPET e que elas devem ser finalizadas até 15 de março. Em janeiro, o secretário chegou a anunciar que a demanda reprimida ficaria em torno de 5 mil crianças, baseado no número de matriculas no PPET. Na entrevista a TN ele não soube explicar para onde migrou esse contingente de crianças.

A última escola inaugurada pela Prefeitura de Natal foi a Noilde Ramalho, em maio de 2011, na comunidade da África, na Redinha. A escola tem capacidade para 360 alunos entre 6 e 14 anos de idade, do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Na educação infantil, o mais novo prédio é o do CMEI Fernanda Jales, no bairro Pitimbu, com 240 vagas, nos quatro níveis e berçário. Nas regiões Oeste e Norte da cidade, a SME está construindo mais cinco CMEIs, sendo dois do tipo "B", que oferta 240 vagas e três do tipo "C", para 120 alunos.

Fechamento de creches é problema: O Conselho Tutelar da zona Oeste cita como os bairros mais problemáticos os do Planalto, Cidade Nova e Felipe Camarão, onde a demanda reprimida é muito alta. Mas há problemas também no Bom Pastor. "Este ano, o bairro perdeu quatro creches municipais, e isso significa menos crianças sendo atendidas", afirmou o conselheiro Luís Carlos de Melo. Estão fechadas as creches Criança Feliz, 'Rosas e Orquídeas', Santa Esmeralda e Arco-íris. Esta última foi uma das unidades recebidas do Meios. A única que funciona é o CMEI Frei Damião.

No bairro, mais de 400 crianças estão ameaçadas de ficar sem escola, segundo a Associação dos Moradores e Amigos do Bom Pastor. Segundo Luís Carlos a demanda que chega aos conselhos é apenas daqueles pais mais esclarecidos. "Com certeza", disse ele, "o número de crianças fora da escola é três, quatro vezes maior".

No início de março, as demandas, segundo informou, serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual. O Conselho também fará a notificação do secretário municipal de Educação.  Nesse região, 79 pessoas já procuraram o Conselho Tutelar para reivindicar vaga, a maioria na rede municipal. Em 2011, o conselho registrou 457 demandas. O relatório foi encaminhado ontem ao Comdica [Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente], Prefeitura de Natal, Vara da infância e MPE.

Na zona Norte, segundo a conselheira tutelar Meire Aquino Motta, a demanda por escola é muito alta. A maioria das escolas, segundo ela, tem uma lista de excedente, que é enviada para as secretarias estadual e municipal de educação. "Acredito que tem mais criança fora que dentro da sala de aula". De janeiro até a última sexta-feia, o Conselho havia encaminhado, à pedido de pais, perto de 500 requisições para as escolas municipais e estaduais.

A prevalência maior, segundo a conselheira, é para a rede municipal. Segundo Meire, assim que o relatório for finalizados eja encaminhado para a promotoria da Educação, relatando os casos que não tiveram resposta da SME.

Para a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte), Fátima Cardoso, soa, no mínimo, estranho os dados da SME de que "quase não há excedente".  Fátima Cardoso lembrou que esses números são reflexos de apenas uma realidade: as escolas fixam em suas portas cartazes de que "não há mais vagas" e os pais vão embora, voltam pra casa sem fazer o registro da necessidade de vaga". Por isso, disse ele, se tem dados altamente subestimados.

"De certa maneira", disse a sindicalista, "a secretaria está escondendo, maquiando essa demanda reprimida". São poucas as escolas, segundo ela, que fazem a relação de excedentes. Uma fonte da TN na Secretaria confirmou que a quantidade de pais que fazem registro de falta de vaga, seja na SME ou nas escolas.

Fátima Cardoso disse ainda que "não conhece essas duas mil vagas que o secretário anuncia". "É, no mínimo, estranho porque até ano passado o município estava com excesso de alunos em sala de aula", afirmou. Em salas que deveriam ter 30, tinham até 37 alunos, na maioria das escolas. "Acredito que esse encolhimento da rede é fruto da desconfiança e do descrédito dos pais  quanto a educação municipal, pela precariedade que se encontra".

Proposta do município não agrada ao Sinte/RN: Em assembleias na última quarta-feira os professores das redes municipal de Natal e da rede estadual  decidem se levam adiante o indicativo de greve para o dia 1º de março. Na rede municipal, onde há mais probabilidade de greve, o Sinte/RN briga pelo pagamento de 1/3 de férias, de forma integral, em folha suplementar ainda, este mês, e por um reajuste de 22,22%, baseada na lei Federal de nº 11.738/08, a lei do piso nacional.

A proposta da SME, segundo o titular da pasta, Walter Fonseca, é de pagar em duas etapas, primeiro ao professores de educação infantil, em abril; e do ensino fundamental, em maio. Já a correção salarial seria de 6%, mais 4% de aumento real, aplicado em três parcelas [março, abril e maio].

"Estamos dialogando intensamente com o Sinte", disse Fonseca, adiantando que, na última reunião, após o carnaval, a proposta foi atualizada "no limite do que o município hoje pode oferecer". O titular da educação disse que espera dos professores "bom senso, responsabilidade e, sobretudo, o compromisso com a educação  para termos um ano letivo de qualidade".

A coordenadora do Sinte/RN, Fátima Cardoso, disse que falta ao município e ao Estado um projeto de Educação e cobrou respostas às reivindicações. Ela lamentou a falta de diálogo com a secretaria estadual de Educação, Betânia Ramalho. A última audiência com o Sinte foi em agosto do ano passado. "No caso do município, o Plano Municipal de Educação deveria ter sido revisado em 2010, e não foi. No caso do Estado, não temos sequer um plano estadual de Educação", analisou".

No âmbito estadual, a maior luta será pela implantação do piso nacional e convocação dos 3.500 novos professores, aprovados no concurso de 2011. A reportagem da Tribuna do Norte tentou falar com a secretária Betânia Ramalho, mas ela não atendeu ao pedido de entrevista.

Professores reclamam das más condições: Ao passo que participam da Jornada Pedagógica, encerrada na última sexta-feira, os professores municipais reclamam da desvalorização e da falta de condições nas escolas. Em muitas, as pequenas reformas sequer começaram, em outras estão sendo iniciadas, mas não devem ser finalizadas até 1º de março. "As escolas, do Estado e do município", criticou Fátima Cardoso, "estão sucateadas. Nenhuma passou por reforma e as condições são insalubres, as piores possíveis, na maioria delas".

No município, a exceção fica para os prédios novos dos CMEIs. Na rede estadual a promessa é de reformar, pelo menos, 84 escolas da rede, e enviar 100 novos ônibus, que já estão estacionados no pátio do Centro Administrativo para os municípios. Mas a previsão é de as obras e a entrega dos veículos só aconteçam a partir de março. Os ônibus escolares só serão entregues em solenidade no dia 8 de março, na presença do ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

Na rede municipal, o secretário Walter Fonseca garantiu que em parte das escolas, as obras estão sendo intensificadas e em outras a equipe de engenharia está verificando a necessidade de reparos. Nas 146 unidades em funcionamento, 35 funcionam em prédios alugados. Ele reconheceu que, em muitas, as condições são precárias. O tempo de férias, segundo ele, "ficou muito curto", mas os reparos estão sendo feitos "em ritmo mais acelerado".

"Estamos trabalhando", adiantou Fonseca, "para oferecer um ano letivo com o mínimo de problemas". Segundo ele, os processos de licitação para aquisição de merenda, equipamentos, fardamento escolar, material de expediente e de limpeza e kit escolar já estão praticamente fechados. Mas ainda não há previsão de quando esses materiais começam a ser fornecidos às escolas.

Em 2011, o município abriu licitação de R$ 1,2 milhão, para manutenção das 72 escolas em funcionamento e está, segundo o secretário, providenciando um aditivo, que abrirá - ainda sem data prevista - mais R$ 750 mil em crédito. No caso dos CMEIs, o gasto em 2011 foi de R$ 400 mil e um aditivo deve ser aberto "no mês de março ou abril".

Na rede estadual, as obras ainda não foram iniciadas e só devem começar em março, com a abertura do Orçamento Geral do Estado (OGE). Os diretores já estão desanimados. "O que ouvimos sempre, desde o ano passado, é que estão preparando o processo, que está em licitação, e nunca sai disso", reclama a diretora da Escola Estadual Winston Churchill, Maria Eliane Silva de Carvalho. A escola está na lista da SEEC  das quatro maiores que serão reformadas, ao lado do Atheneu, Anísio Teixeira e Varela Barca. Em nenhum dos casos o processo saiu da fase licitatória. A previsão é de investir R$ 1,5 milhão em cada escola.

24 de fevereiro de 2012

Fim de festa

11:31 | , , ,

Foto: Rafael Oliveira (G1)
Enfim, acabou o carnaval. Tempo de festa, alegria e descanso para muitos de nós brasileiros. Para quem vai a São Paulo ou ao Rio de Janeiro, é a chance de ver os grandiosos desfiles das escolas de samba – que fazem com que o nosso carnaval seja conhecido no mundo inteiro.

Porém, o fim do carnaval, pelo menos para os paulistanos, foi um exemplo de como não se deve comemorar a folia de momo.

Muito tumulto, incêndio, agressões e destruição de notas do julgamento do desfile mancharam o belíssimo carnaval de São Paulo. Um imbecil, que se diz integrante de uma escola de samba, invadiu a área restrita a leitura das notas e rasgou algumas, provocando toda essa confusão.

Foi algo lastimável. Isso é coisa de quem não sabe perder e/ou quem não teve competência para organizar o melhor desfile. Para organizar tamanha baderna, alguma agremiação devia ter algum tipo de interesse.

Isso, sem dúvidas caro leitor, manchou a imagem do carnaval brasileiro. Toda essa confusão por causa de notas chega a ser bizarra. Se não sabem perder, fica quieto e pronto.

Mas, mesmo com toda essa confusão, há de se registrar o título merecido da Mocidade Alegre. A homenagem feita ao escritor Jorge Amado foi muito bonita e fez por merecer a melhor avaliação dos jurados.

Espero que tal bagunça sirva de lição para quem organiza o carnaval de São Paulo rever suas políticas organizacionais. Uma das principais imagens da cidade não pode ser manchada dessa maneira sem uma punição exemplar.

No mais, ode a folia de momo! E que 2013 venha aí com mais um bom carnaval!

Após confusão, Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo

11:30 | , , ,

Créditos: G1

Foto: Tiago Queiroz (AE / G1)
A Mocidade Alegre foi eleita nesta terça-feira (21) a vencedora do carnaval paulistano. O anúncio do título foi feito à noite pela Liga Independente das Escolas de Samba, horas depois da confusão que marcou e ofuscou o final da apuração no sambódromo do Anhembi, na Zona Norte.

Este foi o oitavo título da escola do Bairro do Limão, na Zona Norte, campeã em 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007 e 2009. A vitória desse ano tem gosto de superação: atingida no dia 9 de janeiro por um incêndio no barracão da escola, que fica sob o Viaduto Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, a Mocidade teve que correr para reconstruir alguns carros a tempo.

Com 3.500 componentes e 25 alas, a Mocidade comemorou o centenário do escritor Jorge Amado homenageando o candomblé, a capoeira e as festas populares que integram o universo do livro “Tenda dos Milagres”, romance publicado em 1969. A passagem da escola pela avenida durou 60 minutos, cinco a menos que o prazo máximo permitido para cada agremiação.

O samba "Ojuobá, no céu os olhos do rei...na terra a morada dos milagres...no coração um obá muito amado" foi puxado pelo intérprete Clóvis Pê, que ocupa a posição pelo quinto ano consecutivo.

A comissão de frente da Mocidade, coreografada por André de Almeida, representou os obás, guerreiros que chamavam Xangô para libertar o povo negro oprimido. Dois carnavalescos assinaram o desfile: Sidnei França e Márcio Gonçalves.

Invasão e depredação interrompem apuração do carnaval de SP

11:30 | , , ,

Créditos: G1

Um grande tumulto interrompeu a apuração do carnaval de São Paulo nesta terça-feira (21). Houve quebra-quebra, carros alegóricos foram incendiados e pelo menos cinco pessoas acabaram detidas.

A confusão começou quando um representante da escola Império de Casa Verde invadiu o local onde eram lidas as notas, no sambódromo do Anhembi, e rasgou os envelopes durante a divulgação dos pontos do último quesito. Naquele momento, a Mocidade Alegre liderava, seguida por Rosas de Ouro, Vai-Vai, Mancha Verde e Unidos de Vila Maria.

A apuração teve de ser interrompida. Torcedores na arquibancada começaram a jogar objetos na área dos organizadores até que conseguiram derrubar as grades e invadir o espaço restrito.

Houve quebra-quebra. Os torcedores chegaram a atear fogo a carros alegóricos que estavam na área da dispersão, no Anhembi. Pelo menos duas alegorias da Pérola Negra foram completamente destruídas no incêndio.

Parte dos torcedores saiu do sambódromo e interditou a pista local da Marginal Tiête. Placas que separavam a Marginal do sambódromo foram depredadas e arrancadas pelo grupo.

Acompanhados pela Polícia Militar, um grupo da Gaviões da Fiel seguiu a pé pela Marginal Tietê para a quadra da escola, localizada a cerca de dois quilômetros do Anhembi. Até o início da confusão, a escola não vinha registrando notas boas na apuração.

Prisões: O representante da Império de Casa Verde que rasgou as cédulas com as notas foi detido pela Polícia Militar pouco depois do tumulto. Outro integrante da Gaviões da Fiel também foi preso. Além deles, outras três pessoas acabaram detidas pelo tumulto ou porte de entorpecentes.

Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Deatur, os detidos após confusão no Sambódromo serão autuados em flagrante no posto montado no Anhembi.

No começo da noite, homens da Polícia Técnico Científica faziam perícia no local do sambódromo onde eram lidas as notas das escolas de samba.

Resultado: Por causa do tumulto, não foi divulgado qual será o resultado do carnaval paulista. No momento da confusão, a Mocidade Alegre liderava a apuração. Os jurados liam as notas do último quesito, "comissão de frente", quando a apuração foi interrompida.

A ordem da apuração era: 1º Mocidade Alegre, 2º Rosas de Ouro, 3º Vai-Vai, 4º Mancha Verde e Unidos de Vila Maria.

O presidente da Liga das Escolas de Samba, Paulo Sérgio Ferreira, afirmou que não há possibilidade de anulação das notas. Eles vão fazer um levantamento das notas e, se não forem recuperadas as que faltavam, vencerá quem estava em primeiro lugar no momento em que a apuração foi interrompida.

Ferreira afirmou que "tem escola que não sabe perder". "O jogo é jogado, a regra é clara. A escola vem na avenida, canta o samba errado e depois quer tirar o julgador de samba-enredo. Vamos ver se tem possibilidade de levantar as duas notas que faltam, se não tiver, vai se manter o resultado que se mantém até agora", disse.

No início da noite, as notas da Comissão de Frente - quesito que era divulgado no momento da confusão - foram encontradas em um banheiro químico do Anhembi por um diretor da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

Mau comportamento: O regulamento da Liga das Escolas de Samba afirma que qualquer membro ou dirigente com comportamento inadequado, seja na concentração, na dispersão, no desfile ou na apuração do carnaval, terá sua escola eliminada do concurso e será expulsa da Liga. Na hora da contagem dos votos, os integrantes das escolas não podem pressionar, ameaçar ou agredir a integridade física ou moral de nenhuma pessoa da Liga.

17 de fevereiro de 2012

Punição pequena, mas justa

12:05 | , ,

Amigo leitor, aproveitamos a oportunidade para lhes desejar um excelente carnaval. E, como não poderia deixar de ser, vamos entrar em recesso na folia de momo. Nossa próxima postagem será na sexta-feira, dia 24. Bom carnaval!

Mais um julgamento histórico aconteceu no Brasil nessa semana. Acusado por 12 crimes, dentre eles o assassinato da jovem Eloá Pimentel, na região metropolitana de São Paulo, Lindemberg Alves, que os cometeu em 2008, foi condenado ontem a 98 anos de prisão.

Apesar de o crime merecer uma pena mais severa, a decisão da juíza Milena Dias foi de bom tamanho e correspondeu ao que a opinião pública pedia. O maior cárcere privado da história de nosso país não podia ter seu desfecho abrandado nos tribunais.

Porém, o que pega nesse caso é o código penal. Apesar de ter sido condenado a 98 anos de cadeia, o máximo que ele vai ficar são 30 – no caso, 27, pois já cumpriu três anos. Creio que esse é o momento para se alterar o código que rege as penas para os crimes no Brasil. Obsoleto e impune são alguns dos adjetivos que se podem usar em relação a essas regras antigas e ultrapassadas.

Espero que, com esse julgamento, a sensação de impunidade no Brasil comece a se dissipar. Um de nossos maiores males precisa ser extinto com atitudes enérgicas e práticas de nossos governantes. E, como não poderia deixar de ser, boa cadeia para você, Lindemberg.

Lindemberg é condenado a pena de 98 anos e dez meses pela morte de Eloá e mais 11 crimes

12:04 | , ,

Créditos: Uol

Lindemberg Alves, 25, foi condenado nesta quinta-feira (16) pela morte de sua ex-namorada Eloá Pimentel, 15, após quatro dias de julgamento no fórum de Santo André (ABC paulista). A jovem foi feita refém por cerca de cem horas em outubro de 2008 em seu apartamento, localizado em um conjunto habitacional na periferia do município paulista. O crime considerado é o de homicídio doloso duplamente qualificado. A advogada de defesa, Ana Lúcia Assad, já afirmou que pediu a nulidade absoluta do julgamento.

Imagem: Uol
O réu também foi condenado por mais 11 crimes: duas tentativas de homicídio (contra a amiga de Eloá, Nayara Rodrigues, e contra o sargento Atos Valeriano, que participou das negociações), cinco cárceres privados (de Eloá, e três amigos:  Iago Oliveira e Victor Campos, e duas vezes por Nayara, que foi liberada e retornou ao cativeiro) e disparos de arma de fogo (foram feitos quatro).

A pena proferida pela juíza Milena Dias foi de 98 anos e dez meses de reclusão, em regime inicialmente fechado --ele não poderá recorrer em liberdade. O réu, entretanto, não pode ficar preso por mais de 30 anos, de acordo com a lei brasileira. Lindemberg ouviu a sentença de cabeça baixa. Além da prisão, foi decretada uma multa de 1.320 dias.

A ação começou no dia 13 de outubro de 2008. Junto com Eloá, foram feitos reféns os amigos dela que estavam reunidos para fazer um trabalho de escola: Iago Oliveira e Victor Campos foram liberados no primeiro dia de cárcere; e Nayara Rodrigues foi liberada no segundo dia, mas retornou ao cativeiro.

A ação terminou no quinto dia, quando policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), que negociavam a liberação das reféns, invadiram o apartamento, afirmando ter ouvido um estampido do local. Em seguida, foram ouvidos mais tiros: dois deles atingiram Eloá, um na cabeça e outro na virilha, e outro atingiu o nariz de Nayara. Eloá morreu horas depois; Nayara foi levada para o hospital e sobreviveu. Lindemberg, sem ferimentos, está preso desde então.

O júri começou na última segunda-feira (13) e ouviu ao todo 13 testemunhas nos quatro dias de julgamento, entre familiares da vítima, os amigos que foram feitos reféns e policiais que participaram da ação.

Sentença: Ao ler sua sentença, a juíza Milena Dias disse que o réu agiu com frieza e de forma premeditada, "com orgulho e egoísmo", citando que os crimes foram uma "barbárie" e causaram "angústia dos familiares". "Lindemberg teve uma bárbara e cruel intenção criminosa", alegou. "O réu agiu com frieza, premeditadamente, em razão de orgulho e egoísmo, [e por considerar que] Eloá não poderia terminar o relacionamento amoroso."

A magistrada também afirmou que Lindemberg causou transtornos a sociedade, além de causar grande comoção na população. "Ele teve uma conduta que extrapola o dolo normal", afirmou.

"Durante a barbárie, o réu deu-se ao trabalho de dar entrevista para emissoras, demonstrando seu comportamento audacioso e frieza assustadores. O réu chegou a pendurar uma camiseta de time de futebol na janela da residência invadida", completou. Ao fim da leitura da pena, a promotora do caso pediu que o réu responda ainda por porte ilegal de arma.

A juíza disse ainda que encaminhou ao Ministério Público uma denúncia contra a advogada de Lindemberg, Ana Lúcia Assad, por ela supostamente ter cometido um crime contra a honra ao afirmar, durante o júri, que a magistrada precisava voltar a estudar.

13 de fevereiro de 2012

A calada de uma grande voz

17:22 | , ,

Foto: Getty Images / Revista "Caras"
Cresci vendo e ouvindo um dos maiores talentos de todos os tempos da música mundial. Músicas que se tornaram mitos, clássicos. Mesmo sendo em inglês, gostava do seu trabalho. Em termos de música internacional, ídola.

Essa era Whitney Houston. Uma das mais belas vozes da música no mundo. Porém, inexplicavelmente e surpreendentemente, o mundo ficou sabendo da sua morte no último sábado, nos Estados Unidos.

Todos nós ficamos perplexos com essa perda na música mundial. Uma voz como a de Whitney é difícil de encontrar. Porém, a forma como ela morreu era previsível.

Infelizmente, mais um grande talento se perdeu por conta do álcool e das drogas. Maconha, cocaína, crack e bebidas fizeram com que sua carreira definhasse e sua incomparável voz sumisse.

Que essa morte fique de lição para aqueles que estão se perdendo nesses péssimos vícios. Se uma artista mundialmente famosa se perdeu nessas coisas horríveis, você não pode seguir esse exemplo.

Mas, apesar de tudo, temos de reverenciar esse talento que infelizmente se foi no último sábado. Whitney Houston sempre será uma grande artista e sempre será lembrada.

Whitney Houston pode ter morrido afogada, diz site

17:22 | , ,

Créditos: Bol

Imagem: Reuters / Bol
Uma investigação inicial aponta que a causa da morte de Whitney Houston pode ter sido afogamento - a cantora, de 48 anos, foi encontrada morta, com o corpo embaixo d'água na banheira no último sábado (11). No quarto do hotel não foram encontradas drogas ou bebidas alcoólicas. Policiais disseram que localizaram apenas frascos e cápsulas de remédios. A informação é do site TMZ.

A necropsia do corpo da cantora será feita ainda neste domingo (12), mas o resultado só deve ser divulgado depois que for feito exame toxicológico. Apesar de a causa da morte ainda ser desconhecida, tudo leva a crer que Houston tenha dormido ou ficado inconsciente na banheira, e tenha se afogado.

Whitney tomava Xanax, remédio que, misturado com álcool, pode sedar uma pessoa. Membros da família afirmaram ao TMZ que o remédio foi receitado por médicos para controlar a ansiedade e depressão.

A cantora foi encontrada pela cabeleireira e pelos seguranças, que estranharam a demora dela no banheiro e arrombaram a porta. A cabeleireira teria ficado desesperada quando viu o corpo mergulhado. Whitney participaria da festa pré-Grammy.

Paramédicos retiraram o corpo de Whitney Houston do hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, durante a madrugada deste domingo e levaram para o necrotério onde será realizada a autópsia.

O capitão Brian Elias, do escritório de investigação de Los Angeles, disse que os exames para detectar a causa da morte ainda não foram agendados e que os investigadores estão aguardando os relatórios antes que a autópsia possa ser conduzida. A informação é da agência de notícias Associated Press.

Na quinta-feira (9), Whitney foi para a boate "Tru" com o ex-namorado Ray J e saiu na madrugada de sexta-feira (10) num estado “lastimável”, segundo testemunhas.

Segundo a polícia de Beverly Hills, seguranças do hotel fizeram uma ligação de emergência sobre Houston às 15h43 locais (21h43 no horário de Brasília). Uma equipe de paramédicos já estaria no hotel por conta de uma festa do Grammy e teria tentado ressuscitar, sem sucesso, a cantora. Às 15h55, Houston foi declarada morta.

Whitney falou com sua mãe, Cissy Houston, e com sua prima, Dionne Warwick, horas antes de morrer, e ambas disseram que não perceberam nada de diferente com a cantora e que ela estava com uma voz normal no telefone. A conversa teria girado em torno da participação de Whitney na festa pré-Grammy organizada por Clive Davis.

Seu ex-marido, Bobby Brown, está "arrasado", segundo disse um familiar próximo à revista "People". "Eles tinham em comum a filha Bobbi Kristina e queriam criá-la juntos. Não se odiavam. De fato, havia muito respeito entre eles. É um duro golpe para Bobby. Está arrasado. Ele gostava muito dela. São momentos muito tristes", acrescentou.

Whitney se casou com Brown, um cantor de soul, em 1992. Tiveram sua filha um ano depois e após uma relação tumultuada, que incluiu uma denúncia da cantora por violência doméstica, o casal se divorciou em 2007.

Cantora Whitney Houston morre aos 48 anos

17:18 | , ,

Créditos: Uol

Imagem: Uol
A cantora e atriz norte-americana Whitney Houston morreu neste sábado (11), aos 48 anos, segundo informações da agência de notícias Associated Press. De acordo com a polícia local, Houston foi encontrada morta em seu quarto, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills. Não havia sinais aparentes de crime ou violência, declarou um porta-voz da polícia a jornalistas diante do hotel. Segundo Kirsten Foster, assessor da estrela, a causa da morte permanece desconhecida e está sendo investigada.

Segundo a polícia de Beverly Hills, seguranças do hotel fizeram uma ligação de emergência sobre Houston às 15h43 locais (21h43 no horário de Brasília). Uma equipe de paramédicos já estaria no hotel por conta de uma festa do Grammy e teria tentado ressuscitar, sem sucesso, a cantora. Às 15h55, Houston foi declarada morta.

Uma fonte do site de celebridades TMZ.com disse à publicação que a cantora estava na banheira, quando seu corpo foi encontrado pelos paramédicos.

A notícia da morte de Whitney Houston surge na véspera da maior premiação da música mundial, o Grammy, que será realizado neste domingo (12), em Beverly Hills. Um de seus mentores de longa data, o produtor Clive Davis, chegou a afirmar que ela estaria presente à festa e, inclusive, deveria cantar. "É a noite favorita dela no ano, então quem sabe..."

Em nota, Neil Portnow, presidente da Academia fonográfica, responsável pelo Grammy, disse que Houston "era uma das maiores cantoras pop do mundo de todos os tempos" e que "uma luz se apagou na comunidade musical".

O líder religioso negro Reverendo Al Sharpton, convocou o público a orar. "Na manhã do Grammy, o mundo deve fazer uma pausa e rezar pela memória de uma cantora talentosa."

"Garota de ouro": Celebrada como "a garota de ouro" da indústria fonográfica entre as décadas de 80 e 90, a carreira de Houston andava ofuscada por problemas com drogas, bebida e violência doméstica.

No final de 2009 e início de 2010, após anos de luta contra a dependência química, ela ensaiou uma fracassada volta aos palcos. Na parte inicial de sua turnê britânica, parecia sofrer com falta de ar quando cantava. Em Paris, chegou a ser hospitalizada com uma infecção respiratória e adiou várias apresentações. Na Austrália, sua passagem foi vaiada por fãs e critica pela imprensa especializada.

Whitney Houston chegou a vender 55 milhões de discos, só nos Estados Unidos. O sucesso a levou da música para o cinema, atuando em filmes como "O Guarda-Costas", com Kevin Costner, e "Falando de Amor", dirigido por Forest Whitaker.

Nessa mesma época, influenciou uma geração de cantoras  como Christina Aguilera e Mariah Carey até que sua voz e imagem foram destruídas pelo uso de drogas e a vida pessoal tumultuada com seu último marido, o cantor Bobby Brown.

No final de sua carreira, Houston tornou-se célebre por abusar das drogas. As vendas de seus álbuns diminuíram, e sua imagem serena foi abalada por um comportamento violento e aparições públicas bizarras. Ela confessou ter abusado de maconha, cocaína e comprimidos, e sua voz foi ficando cada vez mais rouca, fazendo com que ela não conseguisse atingir as altas notas que a tornaram famosa.

"O grande mal sou eu. Não sou nem minha melhor amiga nem minha pior inimiga", disse a cantora em entrevista a Diane Sawyer em 2002.

Biografia: Whitney era filha da cantora gospel Cissy Houston, prima da diva dos anos 60 Dionne Warwick e afilhada de Aretha Franklin. Ela começou a cantar em igrejas ainda criança. Adolescente, fazia backing vocals para Chaka Khan, Jermaine Jackson e outros, e era modelo. Foi nesse período que o magnata da música Clive Davis ouviu falar da cantora.

"A primeira vez que a vi foi em um show de sua mãe... O impacto foi muito grande. Ouvir aquela jovem colocando fogo nas músicas. Provocou, de verdade, arrepios na espinha" , disse Davis ao "Good Morning America".

Pouco tempo depois, os Estados Unidos sentiram esse "arrepio" também. Houston gravou seu primeiro álbum, "Whitney Houston", em 1985. Foram vendidas milhões de cópias e suas músicas se tornaram sucesso. "Saving All My Love for You" rendeu à cantora seu primeiro Grammy, de melhor vocalista pop. "How Will I Know," "You Give Good Love" e "The Greatest Love of All" também se tornaram singles.

Seu segundo trabalho, "Whitney", de 1987, também teve grandes sucessos como "Where Do Broken Hearts Go" e "I Wanna Dance With Somebody".

O "New York Times" descreve a voz da cantora como "uma das melhores vozes gospel de sua geração". "Whitney evitava os maneirismos típicos do gênero, e usava frases evangélicas com moderação. Em vez de projetar vulnerabilidade e compaixão, ela comunicava força e auto-confiança, fazendo baladas pop majestosas."

A cantora deixa uma filha, Bobbi Kristina, fruto de seu casamento com Bobby Brown. Eles ficaram juntos entre 1992 e 2007.

10 de fevereiro de 2012

Uma fatalidade no rival

13:01 | , ,

Imagem: Bol
Creio eu, caro leitor, que você deva saber que sou torcedor fanático do Flamengo, ao qual considero o melhor time de todos. Pois bem, mas, na situação que escrevo este texto, toda a rivalidade deve ser deixada de lado para lamentarmos uma dura perda.

Nessa semana, o Vasco viveu uma situação péssima: a morte súbita em mais uma atividade de futebol. O agravante é que a vítima foi um garoto de 14 anos.

Infelizmente, temos de lamentar mais uma perda no futebol. Quem sabe esse garoto não se transformasse em mais uma promessa... Nesse momento de dor e saudade, o “Fatos e Opiniões” deixa aqui a solidariedade e a homenagem ao garoto que faleceu.

Mas, essa morte reacende a polêmica em torno da saúde de quem pratica futebol. Cada vez mais vemos casos de jogadores que morrem de maneira súbita por conta de problemas ocultos ou não.

Há de se cobrar mais eficiência e melhoria dos departamentos médicos dos clubes. A saúde, antes de qualquer coisa, tem de ser prioridade na avaliação dos jogadores. Um jogador saudável tem mais chances de dar alegrias a sua torcida.

Porém, não basta um clube ter o melhor e mais equipado departamento médico, se um jogador não se cuida. Dieta constante, abstenção de fumo e álcool, por exemplo, já são pontos que melhoram a saúde de um atleta. Todos fazendo a sua parte ajudam no espetáculo.

Que esse caso sirva de exemplo para que, cada vez mais, o bem estar e uma boa saúde tenham prioridade no futebol e em qualquer esporte brasileiro. Chega de tantas mortes no futebol.

Garoto do sub-15 do Vasco sofre convulsão e morre durante treino no CT da base

13:00 | , ,

Créditos: Uol

Imagem: Uol
O jovem Wendel Junior Venâncio da Silva, de 14 anos, passou mal e morreu na manhã desta quinta-feira durante um treino no centro das categorias de base do Vasco em Itaguaí, município a 70 km do Rio de Janeiro.

O garoto teve complicações após sofrer uma convulsão em campo. De acordo com o hospital UPA, de Itaguaí, o jovem já chegou morto ao local por volta de 11h e nem houve tempo para receber atendimento médico. Em seguida, ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Campo Grande, também no estado do Rio de Janeiro.

O corpo chegou ao IML às 15h40 desta quinta-feira e, desde então, passa por uma perícia. As causas da morte ainda não foram descobertas e só serão averiguadas durante o exame.

Os médicos do Vasco deixaram o lugar no fim da tarde e se dirigiram para São Januário, no Rio de Janeiro, para estudar o caso antes de se pronunciarem.

O gerente da base vascaína Humberto Rocha confirmou o incidente, mas não soube dar maiores detalhes sobre o caso. “Eu estava trabalhando normalmente e recebi essa informação, sim. Estou me encaminhando para Itaguaí para resolver o caso e ver o que é verdade. Infelizmente, não tenho mais detalhes por enquanto”, afirmou ao UOL Esporte.

A reportagem apurou que o centro de treinamento não tinha nenhuma ambulância à disposição nem médicos para cuidar de incidentes durante a sessão física.

Após o incidente trágico, o treinamento da tarde foi cancelado. O menino veio de Minas Gerais e estava em período de testes no time sub-15 do clube carioca.

6 de fevereiro de 2012

O troca-troca no Palácio Felipe Camarão

11:01 | , ,

Imagem: Prefeitura do Natal
Uma média impressionante dá a dimensão do caos que se tornou a administração da prefeita de Natal, Micarla de Sousa: a cada 20 dias é trocado um secretário na capital potiguar – preferencialmente, os do primeiro escalão.

Isso é um fator pequeno, se colocarmos em conta a péssima gestão que está em vigor. Mas, tal fato dá uma grande dimensão do que o natalense está passando nas mãos da atual administração.

Ruas cheias de buracos, escolas abandonadas, saúde em caos, servidores com salários atrasados... Se formos colocar aqui tudo de ruim que aconteceu em Natal desde 2009, este que vos escreve passaria o dia contando e colocando aqui. Resumindo: Natal está uma bagunça!

Espero que tal gestão tenha dado uma lição no eleitor para que reflita melhor na escolha que fará no dia 03 de outubro. Se 4 anos foram suficientes para acabar com Natal, o que dirá mais quatro? Pense melhor na sua escolha!

Prefeitura de Natal tem um novo secretário a cada 20 dias

11:00 | , ,

Créditos: Nominuto.com

Começar de novo. É como pode ser avaliada a mudança de secretariado que a prefeita Micarla de Sousa realiza em sua gestão neste início de ano, restando 11 meses para a alcaidessa concluir seu mandato.

As mudanças foram iniciadas ontem com a publicação de exonerações e nomeações dentro da máquina administrativa. Elas devem seguir ao longo da semana, quando haverá nomeações ainda para primeiro, segundo e terceiro escalão. Só entre os seus secretários, as mudanças chegam a 56, o que dá a média de um secretário novo a cada 20 dias.

O propósito das mudanças não é apenas modernizar a gestão, como tem dito a prefeita, mas escolher acertadamente aqueles que estão ao lado da administração. O DOM de hoje começa por cargos de primeiro escalão. Alguns foram apenas relocados de pasta; outros foram mesmo para a degola, e não voltam mais.

Deixaram suas pastas os seguinte secretários: Jean Valério Damasceno (Comunicação Social); Cláudio Porpino (Semsur); Rodrigo Cintra (Secopa); Luiz Almir (Relações Interinstitucionais); Elisabeth Thé (Mobilidade Urbana); Tertuliano Pinheiro (Turismo); Lailson Vieira (Procon); Vagner Araújo (Gestão de Pessoas), Carlos Von Sohsten (Gestão Estratégica e Ouvidoria); Kalazans Bezerra (Gabinete Civil).

Ao mesmo tempo, alguns foram restituídos, mas a funções diferentes. Jean Valério foi nomeado novo titular da Secopa. Cintra não volta mais para a administração em razão de desgastes gerados por sua passagem turbulenta no borboletário. Para a Semsur, foi um adjunto do Gabinete Civil, Luis Antônio Lopes.

O jornalista Gerson de Castro é o novo secretário de Comunicação Social. Ele vem dos quadros da 95 FM, emissora de propriedade da família da prefeita. Carlos Voh Sohsten substitui Vagner Araújo na Segelm.

Dos quadros da própria Semob saiu o novo titular da pasta, Márcio José Dantas Luz. Márcio Godeiro é o novo titular da Relações Interinstitucionais. Para o Gabinete Civil, como já se sabia, foi nomeado o vereador Heráclito Noé.

As substituições de Tertuliano Pinheiro e Rodrigo Cintra serão feitas nesta semana. O primeiro preferiu deixar a gestão. Cintra sai pelos desgastes que provocou.

3 de fevereiro de 2012

Insegurança máxima

09:02 | , ,

Foto: Nominuto.com
Já postamos aqui, caro leitor, que a insegurança aqui no RN é um caso de calamidade pública – o que não é segredo para ninguém. Porém, o negócio tá piorando: Se já não bastasse uma fuga de mais de 40 presos, mais seis fugiram nesta quinta-feira.

Detalhe: a secretaria de segurança pública o rotula como presídio de “segurança máxima”. Se num presídio de segurança máxima são registradas fugas, imagine nos comuns. Lamentável!

Que presídio de segurança máxima é esse onde o preso consegue fugir? Se é de segurança máxima, deve se investir para tanto, ora.

O governo precisa abrir os olhos para as condições do sistema prisional do RN. A situação das cadeias é absurda e desumana. Precisa-se investir mais na melhoria do sistema – afinal, a finalidade dele é recuperar os que cometeram crimes.

Mas, já que o caos está instalado, onde está a estrutura da polícia pra recapturar os foragidos? A situação da PM é uma vergonha. Do jeito que está, o terror está instalado no Estado.

Enquanto isso, teremos de conviver com o medo. São quase 50 bandidos a mais nas ruas tirando nosso sossego. As autoridades precisam reagir. E rápido.

Direção de Alcaçuz divulga nomes dos detentos fugitivos

09:01 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Após a contagem dos presos, a direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz constatou que seis apenados escaparam na madrugada desta quinta-feira (2), ao invés de cinco, como havia sido divulgado inicialmente.

Os presidiários fugitivos são: Joelson Paulino Batista, Alan Dayvison Nunes dos Santos, José Roberto Bernardo, Ricardo Alexandre de Souza, Paulo Eduardo Lopes de Oliveira, e  Akceussanerson Silva de Souza.

Os seis escaparam por um túnel cavado no pavilhão I da unidade prisional. O buraco estava aberto desde a última fuga realizada pelo local. A polícia segue em diligências para tentar encontrar os detentos.

Seis detentos fogem da Penitenciária de Alcaçuz

09:00 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Seis detentos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na madrugada desta quinta-feira (2). Os apenados escaparam por um túnel em uma das celas do pavilhão I, que permanece aberte desde que foi cavado, para uma outra fuga.

Há quinze dias, 41 homens conseguiram fugir de Alcaçuz abrindo as celas, que estavam sem cadeado, e cerrado uma grade de proteção no pátio do pavilhão mais novo da unidade. Destes, nove foram recapturados, e a fuga em massa se caracterizou como a maior da história do Rio Grande do Norte. A polícia segue em diligências para encontrar os fugitivos de janeiro, e também os que escaparam nesta quinta.