10:51 | Natal, Notícias, Transporte
Créditos: DN Online
Foto: Andreivny Ferreira
O custo da passagem de ônibus vai aumentar de R$ 2,00 para R$ 2,30. O acréscimo de 15% sobre o valor atual da tarifa está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que rege a relação entre as empresas e o município. A previsão é que o aumento ocorra nas próximas semanas, segundo informações do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn).
O secretário da Semob, Marco Antônio da Silva, diz que não há definição sobre quando nem como a passagem será reajustada. "Foi apresentado uma planilha pelo Seturn, mas ainda está em avaliação esses indicadores", declarou.
O diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão afirmou que a instituição está aguardando um parecer da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para que o valor acordado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2010, seja executado. Ele informou que essa medida será tomada, uma vez que em maio do ano passado os motoristas e cobradores que atuamno transporte público de Natal receberam um aumento salarial.
O motorista de ônibus Humberto Bezerra, que trabalha há mais de 20 anos nessa função, informou que o reajuste que está querendo ser implementado é desproporcional ao repasse feito à classe de trabalhadores. Ele informou que em maio de 2010, os profissionais de transporte coletivo receberam um acréscimo de apenas de 3%, porém o aumento da passagem vai além do que lhes foi repassado.
Para a dona de casa Raquel Ferreira da Silva, o aumento da passagem de ônibus é um "verdadeiro absurdo". Ela informou que só na casa dela, moram 15 pessoas que utilizam diariamente o transporte coletivo para estudar, trabalhar ou sair para realizar outras atividades. Além disso, o aumento da passagem vai representar um custo a mais nas despesas de sua residência. "Bem que poderia aproveitar e aumentar o nosso salário também, não é?", brincou.
Para a aposentada Ivene Matos, o aumento da passagem não corresponde com a distância percorrida pelas linhas de ônibus, uma vezque para se deslocar em pequenos trechos, o valor da passagem é o mesmo de quem precisa ir para localidades mais distantes. "Poderiam criar, nos bairros, algumas linhas de ônibus que tivessem o valor reduzido para trajetos menores".
0 comentários:
Postar um comentário