4 de julho de 2011

Tecnologia social (?)

12:24 | , ,

Imagem: Wikipédia
Há muito tempo que é consolidado o conceito de que, sem internet, a grande maioria das coisas que são feitas hoje no mundo não sai do lugar. O planeta não se desenvolve, negócios são perdidos, pessoas deixam de se falar. Mas, é de fácil compreensão que essa área precisa de desenvolvimento.

E tal desenvolvimento deve chegar logo aqui no Brasil. Hoje, temos uma das piores conexões do mundo. Pior por conta da baixa velocidade e pelo alto custo. Onde já se viu pagar R$ 120 por uma internet com conexão de 1 Mbps se, no Japão, essa velocidade é obsoleta? Lá, o valor equivalente, em moeda local, deve ser infinitamente superior ao que nos é oferecido.

E, agora, nossa amiga Dilma Rousseff, Presidente da República, lança um plano nacional de Internet, oferecendo uma velocidade razoável por míseros R$ 35,00. Seria uma boa para os brasileiros?

Por um lado, sim. Num país de quase 200 milhões de habitantes, hoje, só há cobertura de internet para cerca de 26% das casas, o que é um nível baixíssimo para um país que quer ser desenvolvido. Com isso, se espera alcançar cerca de 70 a 75% dos domicílios em 3 anos - prazo para a implantação completa do plano.

Porém, há um lado ruim nessa história. Porque diabos o Governo quis fazer esse plano em conjunto com as empresas de telefonia? É óbvio que o lobby vai ser muito grande para que esse preço suba rapidamente, inviabilizando esse plano. E outra: Se for no nível de serviço que é oferecido hoje, o usuário vai ter muita dor de cabeça, sobretudo em relação a velocidade e ao suporte para algum eventual problema.

Mas, de toda forma, temos de aguardar. O Governo, pra fazer tal ação, deve ter algum benefício na manga. O Brasil precisa se desenvolver. Um caminho para isso é a rede mundial de computadores - o que precisa ser bem melhorada.

Padrão de qualidade da banda larga deve ser definido até 31 de outubro

12:17 | , ,

Créditos: G1

Em edição extra na quinta-feira (30), o Diário Oficial da União estabeleceu que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá adotar até 31 de outubro de 2011 padrões de qualidade para internet em banda larga. A publicação também aprova o "Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo”.

O Artigo 2º do decreto nº. 7.512 coloca sob responsabilidade da Anatel a adoção de medidas regulatórias que defininem, "entre outros, parâmetros de velocidade efetiva de conexão mínima e média, de disponibilidade do serviço, bem como regras de publicidade e transparência que permitam a aferição da qualidade percebida pelos usuários".

Para fins de ampliação do acesso às telecomunicações, a Anatel deverá licitar, ainda, as subfaixas de radiofrequência de 451 MHz a 458 MHz e de 461 MHz a 468 MHz, de modo a exigir dos vencedores contapartidas na forma de atendimento a áreas rurais e regiões remotas.

Essas contrapartidas incluem a ampliação progressiva da penetração dos serviços de voz e dados e fornecimento de internet em banda larga a todas as escolas públicas rurais situadas na área de prestação de serviço.

Internet de 1 Mbps a R$ 35 começa a ser vendida em 90 dias, diz ministro

12:10 | , ,

Créditos: G1

Imagem: Editoria de Arte / G1
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (30) que os planos de acesso à internet com velocidade de 1 Mbps e valor de assinatura de R$ 35, previstos no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), começam a ser vendidos dentro de 90 dias.

O governo e as teles devem assinar ainda nesta quinta-feira o acordo em torno do PNBL, programa que pretende levar internet de alta velocidade a todo país até o final de 2014. Os últimos detalhes do termo de compromisso ainda estão sendo redigidos mas, segundo o ministro, o documento vai ser levado nesta quinta-feira para a assinatura do decreto pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo anunciou pela manhã que governo e teles tinham chegado a um acordo sobre a proposta do Plano Nacional de Banda Larga. Para que o acordo saísse, o governo teve que abrir mão da exigência de que as teles cumprissem com metas de qualidade do serviço, demanda feita pela presidente Dilma Rousseff.

Bernardo informou, porém, que até outubro a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve aprovar a regulamentação que prevê qualidade mínima para a internet brasileira, tanto fixa quanto móvel, e que valerá também para o PNBL. As regras devem valer a partir de 2012.

Ainda de acordo com ele, foi mantido no acordo do PNBL a previsão de sanções caso as teles não cumpram com as metas de oferta do serviço.

Quando o plano foi lançado, em 2010, uma das expectativas do PNBL era disponiblizar o serviço de 11,9 milhões de domicílios para quase 40 milhões de domicílios até 2014. O custo da tarifa estava cotado em R$ 15, para o plano com incentivos, com velocidade de até 512 kbps (quilobits por segundo) e com limitação de downloads e de R$ 35 para o plano comum, com velocidade de 1 Mbps.

1 de julho de 2011

Porque ainda existe o Carnatal?

10:05 | , ,

Olá pessoal! Bem, vamos com o nosso post de hoje, com uma referência ao maior evento de rua da capital potiguar: o Carnatal. Para este ano, há indefinições sobre a festa, uma vez que seu percurso está no entorno do Machadão, que virou um canteiro de obras para a construção do novo estádio "Arena das Dunas" para a Copa do Mundo de 2014.

Mas, como, para muitos, essa festa significa bastante, há essa intenção de fazê-la assim mesmo, apesar de o percurso estar em obras. De toda forma, a discussão está posta.

Por isso, hoje reprisamos o texto publicado em 03/12/2010, falando do maior carnaval fora de época do Brasil, que traz muitos problemas para nossa cidade. Boa leitura!

Foto: Artur Dantas (Nominuto.com)
Natal está um caos. Uma festa privada parou a cidade. Isso é o que se ouve por aí com o início da dita "maior micareta do Brasil", o Carnatal. Essa peleija começou ontem e vai até domingo, dia 05.

Não entendo como pessoas gastam até R$ 500 só para dar duas voltas no Machadão em um espaço de três horas. Chega a ser mais caro que o show do Paul McCartney (Que foi bem melhor) em São Paulo e se equipara ao preço de uma senha para a apresentação do Roberto Carlos, no dia 10. Um absurdo! Sem contar com os enormes transtornos que a capital potiguar enfrenta, sobretudo no trânsito.

Por conta disso, não tenho palavras para descrever minha veemente crítica a esse evento privado que é um malefício para a nossa cidade e, principalmente, para os moradores da região. Por isso, no post opinativo de hoje, trago um texto genial que meu ex-professor e publicitário Ricardo Rosado escreveu em seu blog. Apenas leia e comente...

Créditos: Fator RRH
DECRETO Nº. 10.000 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2010.

Dispõe sobre a realização do Carnatal e dá outras providências.

A PREFEITA CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE NATAL, CAPITAL DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município de Natal, artigo 55, VI,

CONSIDERANDO que o legislador municipal não tem a necessária isenção para tratar de tema tão importante para... (ah! deixa pra lá);

CONSIDERANDO que o Tesouro Municipal há 20 (vinte) anos reserva, sem contestação, os recursos suficientes para a realização da folia;

CONSIDERANDO, por fim, que está todo mundo ocupado com assuntos menores, como a guerra urbana carioca e as operações Higia e Apia;

DECRETA:

Art. 1º Os órgãos e entidades da Administração Pública municipal deverão ficar à disposição do Carnatal pelo período requerido por seus organizadores.

Parágrafo Único — Os servidores envolvidos diretamente com o evento Carnatal em Natal não farão jus a horas extras;

Art. 2º - As unidades municipais de saúde adaptarão as escalas de plantão de acordo com a demanda estimada pelos organizadores do evento.

Art. 3º A Guarda Municipal manterá de prontidão os pelotões requisitados pelos organizadores do Carnatal, auxiliando, inclusive, na organização das filas para entrega de abadás.

Art. 4º A limpeza urbana concentrará suas tarefas diárias no entorno da realização do evento.

Art. 5º -Todas as viaturas do SAMU Municipal serão deslocadas para o evento a partir das 16h de cada dia da festa, lá permanecendo até o dia amanhecer.

Art. 6º- Fica temporariamente flexibilizado o direito de ir e vir do natalense no raio de até 2 km do local do evento, absolutamente a critério do organizadores da folia. Se alguém reagir para entrar em sua própria casa, a Polícia Militar deve prender o meliante;

Art. 7º A Câmara Municipal de Natal também se autodissolve neste período, por acordo das lideranças, dando folga aos ilustres vereadores e seus abadás;

Art. 8º- Ministério Público, Receita Federal, Polícia Militar, Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Justiça Federal e todos os flanelinhas, também suspendem suas atividades neste período, para não atrapalhar a folia e prejudicar o lucro dos organizadores do evento, e que eles possam também cair na farra, que ninguém é de ferro;

Art. 9º Está suspensa a cobertura da imprensa que possa prejudicar o evento, proibidas as críticas e espaços para as reações dos moradores de Natal. A partir desta data está liberada a babação e o puxa-saquismo na comunicação;

Art. 10º Cumpra-se.

Art. 11- Publique-se na madrugada do segundo dia do Carnatal.

“Estamos numa Democracia, e ai de quem duvidar”! já dizia o democrata João Batista de Figueredo.

Gama e Silva Falcão, Ministro provisório da republiqueta de bananas na qual se transforma Natal todo ano.

Destaque confirma permanência do Carnatal no entorno do Machadão

10:05 | , ,

Créditos: Tribuna do Norte

O Carnatal 2011, entre os dias 1º e 4 de dezembro, será mesmo na área do entorno do Machadão, que neste período estará em fase de demolição para construção do estádio Arena das Dunas. A confirmação veio do diretor da Destaque Promoções, empresário Ricardo Bezerra.

Foto: Tribuna do Norte
O percurso do corredor da folia sofrerá alterações, especialmente no trecho próximo aos estádios, onde nas edições anteriores da micareta ficavam posicionadas as arquibancadas e camarotes. Ricardo Bezerra, representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Natal e da empresa OAS, responsável pela construção do estádio para sediar jogos da Copa 2014, estiveram reunidos ontem para tratar do assunto.

"Houve o entendimento nessa reunião pela continuidade. Mas com alterações que ainda vamos trabalhar em um projeto, de forma que possamos ser mais precisos onde será necessário alterar em relação ao tradicional percurso", afirmou Ricardo.

O diretor da Destaque Promoções reconhece que o evento deve ter redução na quantidade de camarotes e arquibancadas, e que é bem provável que não sejam mais posicionadas no mesmo local (pista marginal aos estádios Machadão e Machadinho).

Na conversa com representantes da OAS, Ricardo afirmou que a empresa  vai estudar que áreas poderiam ser disponibilizadas com o mínimo de interferência na rotina e espaço do canteiro de obras. "A empresa entende que a permanência do evento naquele local é boa, inclusive para eles".

A redução do número de vagas de arquibancadas e de camarotes, na opinião de Ricardo Bezerra, não deixa o evento menor. Apenas seria uma adequação necessária, que pode ser compensada através da ampliação do número de camarotes temáticos, por exemplo.

As avenidas Prudente de Morais e Romualdo Galvão, que correspondem a boa parte do percurso do corredor da folia, continuam no traçado original. "Em dez ou quinze dias teremos mais informações sobre essas mudanças".